• Nenhum resultado encontrado

Conclusões com Relação aos Objetivos Geral e Específicos

5. CONCLUSÃO

5.1 Conclusões com Relação aos Objetivos Geral e Específicos

Com relação ao objetivo específico de caracterizar o perfil socioeconômico dos associados das organizações de materiais recicláveis, o mesmo foi atingido na seção 4.1 do presente trabalho. O Quadro 7 traz um resumo do perfil socioeconômico dos integrantes das organizações pesquisadas. Através da análise desta informação, foi possível verificar as principais diferenças entre tais organizações e que impacto o perfil dos integrantes tem na sua gestão.

A observação do perfil socioeconômico mostrou que a Cooperativa apresentou o integrantes mais jovens, o que representou uma vantagem frente às demais organizações, tendo em vista o volume de atividades manuais que estas organizações possuem. Outro aspecto observado na Cooperativa foi o elevado grau de instrução de seus membros em comparação às outras organizações, este fator permitiu o destaque na gestão da Cooperativa, tendo a complexidade dos relacionamentos dentro da cadeia, com órgãos públicos, grandes empresas, entre outros.

Foi possível verificar, também, que os integrantes das organizações são em sua maioria mulheres com idades variando entre 35 e 70 anos e com famílias que possuem entre 5 e 7 dependentes. Este quadro geral permite retratar uma situação social de pobreza, em que nas organizações mal se consegue chegar a um salário mínimo, sendo portanto um meio de subsistência insuficiente. Nas associações e grupos informais os gestores relataram grande dependências dos membros à renda proveniente dos programas sociais do governo.

Ainda com relação aos objetivos específicos, no que diz respeito a análise dos principais fatores que afetam a gestão das organizações estudadas,

as seções 4.1 à 4.9 analisaram estes fatores com base nas características observadas na literatura a respeito da Economia Solidária. O quadro 5 resumiu de que forma este fatores estão relacionados à Economia Solidária.

No tocante à comparação da gestão dos resíduos sólidos urbanos entre os diferentes tipos de organização, as seções 4.2.1 à 4.2.9 dividiram as análises em Cooperativa, Associação Fortaleza, Associações da Região Metropolitana de Fortaleza e Grupos Informais. Tal divisão foi realizada para que fosse possível comparar os diferentes aspectos de gestão observados nas organizações também em contexto regional.

No entanto, observou-se que as Associações de Fortaleza possuem características diferentes das Associações da Região Metropolitana de Fortaleza, no entanto, foram verificadas semelhanças entre os Grupos Informais pesquisados na capital e no interior.

A análise em contexto regional permitiu verificar que para as associações há uma grande diferença em seu desempenho devido a suas localizações, Fortaleza ou Região Metropolitana. Inicialmente, a proximidade das Associações à Cooperativa representa uma vantagem, já que a Cooperativa possui um canal mais ativo com a Prefeitura de Fortaleza. Outro fator relevante é a diferença econômica das localidades, pois quanto maior o montante de verba que o municípios destinam para a limpeza pública, maiores são os incentivos dados às organizações.

Quanto ao objetivo geral do trabalho, o estudo apresentado permitiu a identificação dos principais aspectos de gestão nos diferentes tipos de organizações constituídas por catadores de materiais recicláveis em Fortaleza e Região Metropolitana tomando como base as características da Economia Solidária. O quadro 15 apresentou um resumo destes aspectos.

No que se refere ao desempenho das organizações de reciclagem no Estado do Ceará, nota-se que apesar do volume de material reciclado pelas organizações pesquisadas ser ainda inexpressivo, aproximadamente 0,07% do total de resíduo coletado no Ceará. No entanto, a renda gerada pela reciclagem tem grande contribuição para o sustento das famílias, pois, segundo alguns

gestores, as organizações constituem a única fonte de emprego e renda de seus integrantes.

Além disto, as organizações tem impacto relevante nas comunidades em que se localizam, pois os membros das organizações estudadas residiam em suas imediações.

A estrutura de comercialização constitui um importante elemento na gestão da organizações. Observou-se que a atual estrutura utiliza agentes intermediários para a comercialização do resíduos, estes atravessadores agregam pouco ou nenhum valor ao material, ficando apenas com parte dos lucros dos catadores. Verifica-se, portanto, que tais elemento necessitam ser eliminados desta cadeia.

Com incentivo das Prefeituras e com a integração da Rede de Catadores do Ceará deveria ser construído um canal direto entre a Rede, composta pela Cooperativa, Associações e Grupos Informais, e as Indústrias Recicladoras. Há também a possibilidade de ampliação de incentivos financeiros à estas organizações para a criação de uma estrutura de beneficiamento do material reciclável.

No que se refere à PNRS, observou-se no Ceará o não cumprimento na eliminação dos lixões, que inicialmente estava prevista por Lei para 2014. No entanto, como grande parte dos municípios brasileiros não conseguiram se adequar foi dado um prazo adicional até 2018 e até 2021 para municípios com até 50 mil habitantes.

Com relação à inclusão dos catadores na logística reversa, também estabelecida na PNRS, foi relatado por alguns gestores das organizações a disponibilização de infraestrutura para coleta (caminhões e carros manuais), disponibilização de equipamentos para compactação do resíduos e pesagem. Por tanto, apesar de haver investimentos, em algumas localidades, principalmente na região metropolitana, estes são insuficientes.

É importante pontuar alguns aspectos, que sirvam também como proposições de melhorias diante da realidade observada. Com relação ao grau

instrução, é relevante ressaltar a necessidade de capacitação dos membros das organizações observadas, pois isto permitiria uma gestão mais profissionalizada.

No tocante à integração entre os diferente tipos de organizações através da rede de catadores, observou-se que a rede tem um papel maior de prestar apoio às organizações menores, no entanto, seria interessante promover encontros entre estas organizações.

Por fim, no que diz respeito às políticas públicas adotadas nos municípios, verifica-se a necessidade de maior incentivo à contratação de serviços provenientes de tais organizações para a limpeza pública.