• Nenhum resultado encontrado

CONCLUSÕES E PERSPECTIVAS FUTURAS

Antonio Lucio Mello Martins

CONCLUSÕES E PERSPECTIVAS FUTURAS

A elaboração deste trabalho permitiu a visualização de uma parcela das situações de risco e de algumas potencialidades e ações positivas em prol do ambiente da UGRHI Turvo/Grande. É notório que um trabalho mais aprofundado e detalhado poderia indicar uma quantidade e variedade bem maior de aspectos ambientais da área, tarefa que necessitaria de um projeto de pesquisa para dar continuidade ao já realizado.

Para um Comitê de Bacias, o mapeamento ambiental participativo possui um grande potencial para a prevenção de situações de risco, haja vista a possibilidade de ocorrência de acidentes que provocam danos ambientais e sociais em áreas vulneráveis. Pouco tempo antes do encerramento deste trabalho, dois acidentes chamaram muito a atenção da população e dos gestores públicos da região, descritos no capítulo anterior.

Coincidência ou não, ambos os riscos associados a esses acidentes foram apontados e mapeados direta ou indiretamente na capacitação. Em Santa Adélia, risco ambiental associado a usinas de açúcar e álcool; em vários municípios, riscos associados à presença de linhas férreas que atravessam áreas urbanas.

Convém salientar aqui o valor inestimável do mapeamento ambiental participativo como instrumento de educação ambiental, no lugar de simples levantamento de situações de risco que em inúmeros casos é efetuado

sem a participação das pessoas que residem ou trabalham na área. Esse método pode ser aplicado, seja na educação formal como na não formal, tendo já ocorrido um desdobramento importante na junção do mapeamento ambiental participativo com o estudo do meio realizado em Fernandópolis (LOPES et. al., 2012), com iniciativa de participantes da capacitação que se mostraram bastante animados com o trabalho.

Assim, a expectativa é que o trabalho aqui exposto possa contribuir para a gestão ambiental da UGRHI Turvo/Grande, principalmente na formulação de atividades de educação ambiental e no levantamento de dados para os instrumentos de planejamento ambiental da área.

AGRADECIMENTOS

Ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos, processo FEHIDRO TG 350/2009, pelo apoio financeiro ao Projeto de Educação Ambiental "Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação", bem como ao CBH-TG pelo apoio administrativo necessário para a viabilização desse recurso financeiro.

Ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande pela cessão do CD com o Relatório Zero, a partir do qual foram obtidos os mapas-base utilizados nesta pesquisa.

Os autores agradecem aos participantes da capacitação técnica/pedagógica "Identificação de riscos e alterações ambientais em bacias hidrográficas" que, vindo de seus diversos municípios de origem, passaram seu conhecimento sobre as condições ambientais da UGHI Turvo e Grande, sem o qual este trabalho não seria possível.

Agradecimento também à Dra. Ângela Cristina Bieras, pela colaboração na capacitação técnica, especialmente nas anotações e digitação dos relatos dos participantes.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, Mônica Pilz; OTERO, Patrícia; PINHEIRO, Cyntia Helena RAVENA (orgs). Orientação para educação ambiental: nas bacias hidrográficas do Estado de São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, 2005.

CARPI JUNIOR, Salvador. Experiências de mapeamento de riscos ambientais no Estado de São Paulo com utilização de método participativo. In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE DESASTRES NATURAIS, I 2012, Rio Claro. Anais... CONGRESSO

BRASILEIRO SOBRE DESASTRES NATURAIS, I Rio Claro: Editora UNESP, 2012, p. 1-12.

Leonice Seolin Dias e Sandra Medina Benini (Org.) - 57

IPT. Relatório Técnico no 40.515. Diagnóstico da situação atual dos recursos hídricos e estabelecimento de diretrizes técnicas para a elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Turvo Grande - Relatório Final. Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. Fundo Estadual de Recursos Hídricos. 3v. 631p, 1999. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A: São Paulo, 1999.

LOPES, Maria Conceição; MARTINS, Antonio Lucio Mello; AMO, Fernando Colombo; CARPI JR, Salvador; JOAQUIM, José Carlos;

ANTONIO, Cristiano Michel; FERNANDES, Ana Cristina de Mello; CUSTÓDIO, Claudia Malavazzi Trovatti; ABDO, Maria Teresa Vilela Nogueira; SENSULINE, Rômulo Valaretto; ALBERGANTE, Fernando Henrique. A utilização de mapas participativos como atividades de educação ambiental em bacia hidrográfica: DIÁLOGO INTERBACIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RECURSOS HÍDRICOS, IX, 2011, Barra Bonita (SP). Caderno de resumos...Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, IX, 2011. Barra Bonita (SP), p.101.

LOPES, Maria Conceição. Comunidade, escola e ciência unidas pela preservação. Jornal do Engenheiro Agrônomo. Pesquisa Agrícola, n. 259, abr./mai. 2011.

MARTINS, Antonio Lucio Mello; LOPES, Maria Conceição. Projeto de Educação Ambiental “Bacia Hidrográfica: um instrumento na Educação”. FEHIDRO TG355/2008, fev. 2008. 30p.

MARTINS, Antonio Lucio Mello; LOPES, Maria Conceição. Projeto de Educação Ambiental em bacia hidrográfica promove geração de conhecimento e de tecnologias. 13 de dezembro de 2001. Disponível em:

<http://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/2645>. Acesso em: 17 jan. 2014

MARTINS, Antonio Lúcio Mello; LOPES, Maria Conceição; ABDO, Maria Teresa Vilela Nogueira; VALARETTO. Rômulo Sensuline.

Educação Ambiental no Polo Regional Centro Norte Promove Ações de Sustentabilidade Regional. Pesquisa & Tecnologia, 01 out.

2011. Disponível em: http://www2.aptaregional.sp.gov.br/artigo.php?id_artigo=921. Acesso em 17 jan. 2014

SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE/COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL.

Meio ambiente paulista: relatório de qualidade ambiental 2011. Organização: Fabiano Eduardo Lagazzi Figueiredo. São Paulo:

SMA/CPLA, 2011

SECRETARIA EXECUTIVA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA TURVO E GRANDE. Educação ambiental no Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo e Grande. Revista Diálogo-10 anos de Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hidricos, n. 11, set. 2012.

TAVARES, Jussara da Silva; FERRANTE; Vera Lucia Botta. Organizações Não Governamentais Ambientais na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos dos Rios Turvo e Grande: entre a resistência e a utopia, algumas reflexões. IV Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais, junho 2009, FEAGRI-Unicamp, École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris.

CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA