• Nenhum resultado encontrado

Esta dissertação possibilitou a realização de uma análise detalhada ao setor de soluções injetáveis de pequeno volume dos Laboratórios Vitória S.A..

Através da realização da análise histórica da classificação das salas limpas verificou-se que este setor se encontra conforme o pretendido, sendo apenas detetadas cerca de 10% de contaminações em todas as amostras efetuadas. Em relação à análise histórica das ocorrências de contaminações em diferentes fases de fabrico visualizou-se que existe um aumento de 2014 para 2015 nas análises do controlo microbiológico do ar (principalmente na sala de filtração e no fluxo de ar laminar na sala de filtração) e das superfícies (na sala de filtração). Contudo, no controlo microbiológico das impressões de luvas verificou-se uma diminuição do número de contaminações.

No sentido a identificar o motivo que levou ao aumento das contaminações foram analisados os microrganismos existentes nas amostragens de forma a conhecer a origem e patogenicidade dos diversos microrganismos encontrados.

Em relação ao controlo microbiológico do ar verificou-se que a maioria dos microrganismos encontrados são de origem ambiental (75%) e patogénicos para indivíduos com imunidade reduzida (51%) em 2014 e de origem ambiental (60%) e raramente patogénicos (47%) em 2015. No controlo microbiológico das superfícies a maioria dos microrganismos são de origem ambiental (60%) e não patogénicos (50%) em 2014 e de origem humana (63%) e raramente patogénicos (38%) em 2015. No controlo microbiológico das impressões de luvas, a maioria dos microrganismos são de origem humana em ambos os anos analisados, com 53% e 66% respetivamente. Em relação à patogenicidade, em 2014, os microrganismos patogénicos só para indivíduos com imunidade reduzida detém cerca de 47% e os microrganismos raramente patogénicos 47%. Em 2015, a maioria dos microrganismos eram raramente patogénicos com cerca 60%.

A contaminação ambiental pode ser oriunda do sistema AVAC, da água, do azoto ou do ar comprimido. No sentido a identificar a causa foram efetuadas cartas de controlo de parâmetros ambientais (pressão, humidade relativa e temperatura) das salas críticas ao processo de fabrico. Em relação à contaminação de origem humana existe uma grande incidência nos operadores, nomeadamente pelo número de movimentações e aumento de transpiração.

Com o intuito a contrariar o aumento de contaminações realizou-se uma proposta de um novo layout para o setor de soluções injetáveis e uma análise de risco para o processo de simulação de enchimento assético (Media Fill).

Também com o propósito de perceber se o número de amostragens do controlo microbiológico realizadas eram suficientes em cada sala limpa do setor de injetáveis realizou-se uma análise de risco dos pontos de amostragem. Em relação às amostragens de controlo microbiológico de superfícies verifica-se que deveria haver mais pontos de amostragem do que realmente se efetua. Assim propôs- se implementar novas localizações de amostragens nas salas críticas (sala de preparação, sala de

86

filtração e sala de enchimento) do processo de fabrico. Nas amostras de controlo microbiológico do ar por centrifugação também se deveria aumentar o número de pontos de amostragem. Contudo no que diz respeito às amostragens nas salas críticas verifica-se que estão de acordo com o esperado. Na sala de enchimento verifica-se que o número de amostragens é superior ao esperado, revelando que existem amostragens suficientes para controlo de contaminações microbiológicas.

Na tentativa de justificar o aumento das contaminações, além de se proceder à uma auditoria interna do setor, a uma proposta de um novo layout e de efetuar as análises de risco do processo e pontos de amostragem realizou-se uma comparação de produtos nos dois processos de fabrico (com esterilização final e processamento assético) de forma a perceber qual o produto mais crítico dentro de cada processo e as medidas que podem ser tomadas de forma a minimizar o risco de contaminação. Na esterilização final o produto mais crítico é o Produto O e no processo assético o Produto V.

As cartas de controlo permitem identificar se os parâmetros ambientais estão em conformidade com as especificações. No entanto não foi possível retirar conclusões à conformidade porque os dados analisados não têm em consideração a atividade que está a decorrer na sala. Essas atividades (limpeza, manutenção, sanitização, fumigação entre outros) não têm que cumprir os limites de especificação direcionados para as fases de produção, assim seria necessário estipular novos valores de limites adequados para estas atividades extras.

Apesar de não se poder concluir quanto à conformidade do setor, a análise aos parâmetros ambientais mostraram que o parâmetro mais crítico ao processo é a humidade relativa. Isto demonstra que existe um desvio ao limite superior de especificação, sendo que valores elevados de humidade relativa são propícios a proliferações microbiológicas. No entanto, a empresa realiza todos os testes necessários de modo a demonstrar que todos os produtos se encontram em conformidade e que a humidade não tem impacto nos produtos.

Com o intuito de melhorar os parâmetros ambientais, nomeadamente a humidade relativa e a temperatura, dever-se-ia realizar modificações no desumidificador e arrefecimento de ar na unidade de tratamento do ar. Em relação à pressão dever-se-ia implementar dois mecanismos, um de abertura/fecho automático de portas e outro evitar o bloqueio do mecanismos que só permite abrir a porta se as outras estiverem fechadas. Contudo, esta análise não pode ser considerada uma conclusão direta aos riscos de produtos.

Concluiu-se que o setor de soluções injetáveis necessita de ações de melhoria, nomeadamente efetuar alterações na sala de filtração, no sistema AVAC, no sistema de abertura/fecho de portas, aumentar alguns pontos de amostragem de controlo microbiológico, implementar intercomunicadores e se possível a construção de um layout mais funcional. No entanto, este setor encontra-se em conformidade.

Como sugestão de trabalhos futuros propõe-se uma melhoria da base de dados do AKIVISION, nomeadamente fazer com que os valores estejam de acordo com o tempo de produção, e quando estiverem a ocorrer outras atividades nas salas críticas, modificar os limites de especificação de acordo com a atividade.

Outra proposta futura, além das alterações descritas anteriormente, dever-se-ia realizar uma requalificação aos equipamentos presentes no setor, particularmente a requalificação do túnel de esterilização e despirogenização de ampolas. A implementação de um novo layout ou de um novo produto requer a realização de uma nova qualificação e avaliação ao setor de soluções injetáveis.

87