• Nenhum resultado encontrado

Neste trabalho foi apresentada a atual situação e a perspectiva de crescimento da potência eólica instalada no mundo e no Brasil. Diante deste fato, realizou–se uma descrição das principais tecnologias utilizadas nas turbinas eólicas de velocidade variável dentre as comercialmente disponíveis na atualidade, optando–se pelas que utilizam o Gerador de Indução Duplamente Alimentado (DFIG ou DFIG-Doubly Fed Induction Generator) com dois conversores fonte de tensão “back-to-back”, que vem se tornando uma opção padrão para aplicações em altas potências devido o seu princípio de funcionamento. A principal vantagem do DFIG em relação às tecnologias que utilizam o conversor pleno, é o custo reduzido da eletrônica de potência que fica na ordem de 30% da potência nominal da turbina. Como maior limitação destaca–se a conexão direta do estator com a rede elétrica, que acopla os distúrbios da rede elétrica com as dinâmicas do gerador.

A modelagem matemática do gerador de indução foi apresentada através dos procedimentos clássicos adotando–se a representação matricial dos sistemas nos quais ocorre a conversão eletromecânica de energia. Para o controle dos conversores foi utilizada a teoria do Controle Orientado pelo Campo de modo que a máquina se comporte como se fosse uma máquina de corrente contínua.

O controle do DFIG é realizado tradicionalmente por controladores PIs, cujos ganhos são ajustáveis por tentativa e erro, Zeiglar-Nicholas ou alocação de polos. O ajuste por tentativa e erro não é uma tarefa trivial, e necessita do conhecimento do comportamento dinâmico do sistema eólico, além disso, os ganhos e constantes de tempo devem ser reajustados para diferentes condições de operação.

A estratégia de controle por LMI apresentou ótimo desempenho, ótima robustez e um sistema de controle simples a ser implementado, mesmo quando há variações dos parâmetros da planta.

O controle apresentou uma estratégia de controle de alto desempenho para melhorar o comportamento dinâmico do DFIG, possibilitando minimizar os efeitos das perturbações no sistema. Dentre os controladores analizados o controlador foi o que apresentou um melhor desempenho considerando os critérios analizados.

As metodologias propostas asseguraram a robustez e o bom desempenho em relação à rejeição do erro de rastreamento (erro entre a referência e a saída), foi possível observar o desempenho dessas estratégias quando introduzidas incertezas na planta do modelo linearizado.

Os resultados das simulações foram apresentados para validar e demonstrar o bom desempenho e robustez dos controladores LMI e no controle de sistemas SISO e MIMO, e para dar suporte à análise teórica apresentada. A comparação com os resultados obtidos através dos controladores clássicos, justificam o porquê de os controladores PIs serem amplamente utilizados: simplicidade matemática e de implementação, em troca de uma leve redução na robustez do sistema.

O desenvolvimento desta proposta apresentou soluções originais para o projeto de controladores robustos aplicados no controle de uma planta eólica, de tal forma que se acredita que a referida proposta seja uma solução ímpar na melhoria da estabilidade dinâmica e transitória do DFIG integrado à rede elétrica e no controle de sistemas multivariáveis.

Como sugestões para trabalhos futuros, destaca-se a necessidade da implementação dos controladores em um sistema físico laboratorial para observar o real desempenho das estratégias de controle robusto apresentadas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] ALLGOWER F., “Hinf – Control in Matlab”, Institut fur Systemtheorie und Regelungstechnik, Universitat Stuttgart, 2002.

[2] BIN, EDSON. “Maquinas Elétricas e Acionamento”, Brasil – ELSEVIER – Campus, 2014. ISBN 978-85-352-5923-0.

[3] BOYD, S. et al. “Linear Matrix Inequalities in System and Control Theory”. Philadelphia, USA: Society for Industrial and Applied Mathematics – SIAM – Philadelphia, 1994. 205 p.(SIAM studies in applied mathematics). ISBN0-89871-334- X.

[4] DIOGO M.R, MARCOS A.B., LUIZ.A.M. DE MORAES “Comportamento dos

Geradores de Indução Duplamente Alimentados em Turbinas Eólicas de 1,5MW”, Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba-PR, Brasil, 2013.

[5] E. LAROCHE. “Commande Robuste”, Option Automatique Robotique, Ecole Nationale Supérieure de Physique de Strasbourg, Strasbourg, França, 2011.

[6] FENG LIN. “Robust Control Design: An Optimal Control Approach”, Wayne State University,USA and Tongji University, China, John Wiley & Sons, Ltd, 2007. [7] FRANCISCO K. A., LIMA. “Aerogerador Baseado Em Maquina De Indução

Duplamente Alimentada - Suportabilidade Para Afundamento De Tensao”, Tese

de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil, Maio de 2009.

[8] HOGBEN, LESLIE. “Handbook of Linear Algebra”, Ames, USA: IOWA STATE UNIVERSITY AMES – Taylor & Francis Goup, Ame, 2007. 1400p. ISBN1-58488- 510-6.

[9] ICARO, JOÂO, “Introdução à Análise Convexa – Conjuntos e Funções Convexas”, Universidade Federal de Goiás – Instituto de Matemática e Estatística, Goiânia – 2013.

[10] JAN SVENSSON. “Grid-Connected Voltage Source Converter – Control

Principles and Wind Energy Applications”, Technical Report N°331,School of Electrical and Computer Engineering Chalmers University of Technical, Göteborg, Sweden, Chalmers Bibliotek, ISSN:0346-718X, Mars 1998.

[11] JEAN PATRICK DA COSTA “Contribuição ao Estudo do Gerador de Indução

Duplamente Alimentado: Operação Durante Distúrbios na Rede Elétrica”, Tese de doutoramento, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, Brasil, 2010.

[12] JEREMY G.VANANTWERP, RICHARD D.BRAATZ. “A Tutorial on Linear and

Bilinear Matrix Inequalities”, Journal of Process Control, University of Illinois, Illinois, USA, Oct. 2000.

[13] LIEVEN V.,VENKATARAMANAN B. “Algorithms and Software for LMI

Problems in Control”, IEEE Control Systems, Oct. 1997.

[14] P. Gahinet and P. Apkarian, “A linear matrix inequality approach to control” Int. J. Robust Nonlin. Control, vol. 4, 1994.

[15] P. Gahinet, A. Nemirovski, A. J. Laub, and M. Chilali, “LMI Control Toolbox”, The Math-Works Inc., 1995.

[16] PINTO, Vandilberto.P; CAMPOS, J. C. T. ; REIS, L. L. N. ; Rocha, N ; JACOBINA, C. B . “Robustness and Performance Analysis for the LQG/LTRI Controller

Applied to Doubly-Fed Induction Generators in Wind Energy Conversion Systems”. Electric Power Components and Systems, v. 40, p. 131-146, 2012.

[17] S. MÜLLER, M. DEICKE & RIK W. DE DONCKER. “Doubly Fed Induction

Generator Systems for Wind Turbines”, IEEE Industry Application Magazine, May. 2002.

[18] TROFINO. A, COUTINHO.D, BARBOSA.A. “Sistemas Multivariáveis: Uma

abordagem via LMIs” Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, Agosto de 2003.

Documentos relacionados