• Nenhum resultado encontrado

5 A PESQUISA NOS SITES DE INFIDELIDADE

4) Conexão On-line ou Off-line

A conexão apresentada pelos participantes comprometidos no site estudado poderia indicar se o usuário está ligado/ conectado (on), ou desligado/ desconectado (off).

A distribuição de conexão total dos comprometidos apresentou 74% das mulheres conectadas (on-line) e apenas 14% dos homens, de todas as faixas etárias, ligados ao site no momento da coleta dos perfis.

Gráfico 3 – Conexão On-line / Off-line: comprometidos por sexo

74,0% 13,8% 26,0% 86,2% MULHERES HOMENS

Conexão

Comprometidos

on

off

Uma observação interessante: todos os perfis que estavam desconectados (off-line) registravam o tempo de desconexão. Vale lembrar que, dos 631 perfis coletados, os usuários off-line estavam, no máximo, há quatro dias sem se conectarem ao site, dado este que valeria uma melhor investigação.

Os gráficos a seguir exibem a comparação das faixas etárias entre sexos, a saber: gráfico 4 (25-35 anos) = p. 126; gráfico 5 (36-45 anos) = p. 126; gráfico 6 (46-60 anos = p. 127).

Gráfico 4 – Conexão On-line / Off-line: faixa etária 25-35 anos

Gráfico 6 – Conexão On-line / Off-line: faixa etária 46-60 anos

A conexão das mulheres é a mais alta na faixa dos 25 a 35 anos, exibindo uma queda na faixa de 45 a 60 anos. Poderíamos imaginar que estar conectado seja indispensável quando se é jovem, mas os dados do Censo de 2011 revelam que a conexão das pessoas acima dos 50 anos tem se elevado diante das outras faixas etárias. Talvez devamos cogitar que este não seja um site de grande interesse para a faixa etária de 46 a 60 anos.

Os homens permanecem com o perfil desconectado na faixa entre 82% a 90%, independente da idade. Não podemos esquecer que há uma opção na construção do perfil: permitir que o usuário se apresente off-line.

A diferença de conexão entre homens e mulheres nos parece representativa, mesmo com a utilização da ferramenta que possibilita aparecer off-line; a apresentação on-line por 74% das mulheres em comparação aos 14% dos homens nos permite refletir sobre a necessidade da mulher se colocar em uma posição indicativa de disponibilidade, uma postura que reforça o estereótipo da exigência de exposição para ser escolhida e de total liberdade de horários para encontros, o que talvez seja ilusório pois as mulheres, mesmo sem filhos, têm jornadas acopladas de trabalho.

5) Fotos

As fotos presentes no perfil de todos os que se dizem comprometidos dividiram-se da seguinte forma:

Quadro 3 – Distribuição das fotos por sexo

Rosto Inteiro Partes do rosto Partes do corpo Sem foto Mulheres 47% 16% 10% 16% 10% Homens 21% 3% 16% 13% 46%

A exposição das mulheres é significativamente maior: 47% exibem fotos de rosto e 16% do rosto e corpo (inteiro), representando 63% das 154 mulheres estudadas, que facilmente podem ser reconhecidas na rede.

Nos homens, somados, temos 75% (em 116 selecionados) que optam por não colocar foto, ou postam somente partes de rosto ou de corpo, o que não permite sua identificação.

Na faixa dos 25 aos 35 anos, mais de 50% das mulheres expõem o rosto e 15% colocam fotos de corpo inteiro (rosto incluso); esta é a faixa em que as mulheres são facilmente identificáveis. Menos de 20% colocam partes do corpo (pernas e colo). O gráfico 7 (p. 129) resume essas informações.

Nesta faixa etária, somente 18% dos homens colocam fotos de rosto, embora mais de 30% postem fotos de partes do corpo, principalmente com músculos visíveis. Nenhum homem coloca foto de corpo inteiro, e acima de 40% não postam fotos, o que se acentuará com o acréscimo da idade.

O gráfico 8 (p. 129) exibe os números referentes a essas exposições na faixa dos 36 aos 45 anos.

Gráfico 7 – Fotos: faixa etária 25-35 anos

Entre 36 e 45 anos, 47% das mulheres postam fotos de rosto, em comparação a 18% dos homens. Eles também expõem partes do corpo em menor proporção que as outras faixas de idade. Quase 50% dos homens não colocam foto no perfil, em contraste com somente 10% das mulheres. Nesta faixa os homens mostram mais partes do rosto (25,6%) do que nas demais faixas de idade.

Gráfico 9 – Fotos: faixa etária 46-60 anos

Quase 25% dos homens aparecem com fotos de rosto na faixa dos 46 aos 60 anos, em detrimento das fotos de partes do corpo e de partes do rosto, ambas com 11,5%. Quanto a fotos de perfil, 46,2% deles optam por não postar; neste site ainda se mantém, portanto, a ocultação da identidade e o anonimato como mais representativos dos homens.

As mulheres mostram menos o rosto que nas outras faixas, preferindo postar partes do rosto; quase 20% delas não incluem fotos em seus perfis, mas ainda assim são mais facilmente identificáveis.

Alguns detalhes nas fotos que merecem ser destacados: um perfil continha a foto de duas mulheres, outro exibia uma foto retirada da internet (propaganda), ambos na faixa de 25 a 35 anos. Um homem postou uma foto abraçado a uma mulher, sem menção da escolha por ménage à trois ou swing; este perfil foi excluído, pois fazia parte dos solteiros. Este dado

vale somente para ressaltar que qualquer pessoa pode construir um perfil com a foto de outra, assim como descrito acima; uma mulher que dizia nunca ter entrado no site tentou retirar sua foto, sem sucesso, e enviou queixa para o “Reclame Aqui” (site mediador de reclamações).

5.1) Galeria de Fotos: onde são colocadas as fotos íntimas ou explícitas, que

somente podem ser visualizadas se o(a) proprietário(a) do perfil fornecer a chave65 ao interessado. O espaço reservado para fotos privativas não foi conhecido pela pesquisadora.

Aqui temos uma inversão nas fotos preservadas/ expostas de homens e mulheres:  51% das mulheres possuíam fotos na galeria privativa;

 72% dos homens continham fotos mais íntimas.

A média apresentada demonstra que este é um espaço onde os homens superam as mulheres, talvez por se sentirem mais seguros ao fornecer a chave somente às pessoas por eles selecionadas.

Gráfico 10 – Galeria de Fotos: faixa etária 25-35 anos

65

Gráfico 11 – Galeria de Fotos: faixa etária 36-45 anos

A galeria privada poderia ser utilizada não somente como um local para fotos íntimas, mas um lugar de desvelamento da imagem pessoal somente para as pessoas selecionadas. Apesar disso, alguns discursos de mulheres solicitam que não sejam enviadas fotos explícitas de genitais.

No que tange aos homens, cerca de 72% deles possuem galeria privada. As faixas de 25 a 35 anos e de 36 a 45 anos mantêm a média de 68% e 67% respectivamente; na faixa dos 46 aos 60 anos esta média sobe para 75% de usuários com fotos íntimas. Parece que os homens mais velhos sentem-se mais seguros em mostrar-se reservadamente.