• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2: METODOLOGIA

2.5. Configuração da Análise dos Dados

Para analisar como os esquemas explicativos dos alunos evoluíram em relação ao conceito de solução e ao processo de dissolução, em cada etapa da pesquisa, o olhar

95 voltou-se para a construção de noções microscópicas dentro do tema. Ideias relativas às interações entre as partículas constituintes do soluto e do solvente na formação de uma mistura homogênea de substâncias foram abordadas através de situações de ensino estruturadas para que os alunos pudessem refletir sobre as ideias que já tinham, retomando-as em níveis diferentes de conceitualização.

A análise dos dados focalizou na perspectiva da evolução conceitual dos esquemas explicativos dos alunos de acordo com as seguintes fases:

 Análise das concepções iniciais dos alunos.

 Análise das concepções dos alunos durante a intervenção pedagógica.  Análise das concepções dos alunos após a intervenção pedagógica.

 Configuração das explicações dos alunos de acordo com níveis explicativos.

2.5.1. Análise das Concepções Iniciais dos Alunos

Para verificar as concepções iniciais dos alunos, consideraram-se os 101 participantes do diagnóstico inicial. Após sucessivas leituras das respostas fornecidas ao diagnóstico, foram criadas categorias de análise, cujos resultados orientaram a elaboração das situações de ensino desenvolvidas no estudo, conforme foram descritas. As categorias de análise, os dados obtidos e os resultados serão descritos no capítulo 3.

2.5.2. Análise das Concepções dos Alunos Durante a Intervenção Pedagógica

Nesta fase da pesquisa, para análise da evolução conceitual, foram considerados os alunos que participaram de todas as etapas do processo: diagnóstico inicial, atividades e diagnóstico final que constaram de: 9 alunos da 2ª série A, 19 alunos da 2ª série B, 11 alunos da 2ª série G e 20 alunos da 3ª série D, totalizando 59 alunos, todos que não haviam passado pelo ensino de soluções.

Durante as situações de ensino, a evolução conceitual dos alunos foi verificada com base nos esquemas explicativos que construíam. Estes foram analisados, após verificar as concepções explicitadas através das folhas de trabalho e das aulas áudio- vídeo gravadas que possibilitaram a elaboração das categorias de análise dentro de três

96 dimensões: 1ª dimensão - caracterização da solução como uma mistura homogênea de substâncias; 2ª dimensão - ampliação das ideias de homogeneidade na construção do conceito de solubilidade e na diferenciação entre soluções saturadas e insaturadas; 3ª dimensão - construção e utilização de um modelo de interações entre as partículas constituintes da solução que justificassem o processo de dissolução.

Como ferramentas para auxílio da análise dos dados, foram utilizadas as planilhas elaboradas em cada uma das dimensões, com recursos do programa da Microsoft Office Excel 2003 (planilha de dados), utilizando a função lógica, a qual permitiu estabelecer relações entre as categorias de análise, uma em função da outra, dentro das três dimensões. As categorias de análise, as planilhas com os dados e a análise dos resultados, nestas três dimensões, serão apresentadas no capítulo 3. 2.5.3. Planejamento, Aplicação do Diagnóstico Final e Análise das Concepções dos Alunos após o Processo de Ensino

Após o processo de ensino, foi aplicado, em aula, um diagnóstico final (anexo 4), para que os alunos respondessem as questões individualmente. A elaboração do diagnóstico baseou-se nas atividades desenvolvidas durante o processo de ensino. Os objetivos de cada questão proposta no diagnóstico final estão descritos no quadro 2.5.

Quadro 2.5

Planejamento do diagnóstico final

Questões Objetivo das Questões

Questões 1 e 4

Verificar se o aluno construiu o conceito de solução como uma mistura homogênea de substâncias, e se distingue entre um sistema representativo de solução e de substância pura.

Questões 2 e 7

Verificar se o aluno considera a existência de soluções sólidas, líquidas e gasosas, exemplificando-as e distinguindo-as dentro do contexto social.

Verificar se o aluno exemplifica situações nas quais ocorrem a existência de soluções sólidas, líquidas e gasosas.

Questão 3 Verificar se o aluno diferencia solução saturada de solução insaturada, utilizando o conceito de solubilidade. Questão 5 (I),

(II)

Verificar se o aluno foi capaz de relacionar a concentração de uma solução em função da quantidade de partículas.

Verificar em que medida as palavras de uso comum foram dando lugar a significados cientificamente corretos, integrando-os na estrutura cognitiva dos alunos ao longo do processo de ensino.

Questão 6 Verificar a importância atribuída pelo aluno, após o processo de ensino, sobre a necessidade de água ou de um líquido no processo de dissolução. Questões 8a,

10 e 11 Verificar se o aluno elaborou o conceito de solubilidade e o ampliou para a identificação das soluções. Questão 8b e

9

Verificar se o aluno elaborou um modelo explicativo, para justificar a dissolução como um conjunto de interações entre as partículas, soluto/solvente, e se reestruturou a ideia de que a densidade não é um fator determinante da dissolução.

97 Após a análise das respostas dos alunos às questões do diagnóstico final, foram verificadas as características das respostas dos alunos para as três dimensões propostas durante a fase de ensino, nas quais foram enquadradas as concepções manifestadas. Também foi utilizada, como ferramenta de análise, uma planilha de dados. As categorias de análise, os dados e os resultados, serão apresentados no capítulo 3.

2.5.4. Configuração das Explicações dos Alunos de acordo com Níveis Explicativos Após apresentação, análise e discussão das características das explicações dos alunos buscaram-se configurá-las, desde as noções macroscópicas para as noções microscópicas emníveis explicativos, os quais foram elaborados a posteriori, conforme as ideias apresentadas em cada uma das fases: (A) antes do ensino, (D) durante o ensino com explicações abrangentes da 1ª, 2ª e 3ª dimensões e (P) após o ensino, de acordo com concepções apresentadas no diagnóstico final.

A finalidade foi visualizar como se configurou a evolução conceitual dos alunos das noções macroscópicas às microscópicas sobre o conceito de solução e do processo de dissolução. Também se utilizou como ferramenta de análise, uma planilha de dados. As concepções dos alunos em cada nível explicativo, os dados obtidos e a análise dos resultados serão apresentados no capítulo 3.

98

CAPÍTULO 3

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E ANÁLISE DOS DADOS

A análise dos dados obtidos foi realizada de forma a verificar como evoluem os modelos explicativos dos alunos em relação ao conceito de solução e do processo de dissolução, considerando um conjunto de interações entre as partículas constituintes do (soluto/solvente) na formação de uma mistura homogênea de substâncias.

Em cada etapa da pesquisa, o olhar voltou-se para a construção de noções microscópicas dentro do tema, as quais foram abordadas através de situações de ensino estruturadas, para que os alunos pudessem refletir sobre as ideias que já tinham, retomando-as em níveis diferentes de conceitualização.

A análise dos dados focalizou-se na perspectiva da evolução conceitual dos modelos explicativos dos alunos de acordo com seguintes fases:

 Análise das concepções iniciais dos alunos.

 Análise das concepções dos alunos durante a intervenção pedagógica.  Análise das concepções dos alunos após intervenção pedagógica.

Após apresentação, análise e discussão das características dos modelos explicativos dos alunos, nestas três fases, procuraram-se enquadrar tais modelos em seis níveis explicativos, conforme o modelo que construíram.

A finalidade foi visualizar como se configurou a evolução conceitual dos alunos das noções macroscópicas às microscópicas sobre o conceito de solução e do processo de dissolução.

A verificação das concepções iniciais contou com 101 alunos participantes, e os resultados obtidos orientaram a elaboração das situações de ensino desenvolvidas no estudo.

Na análise da evolução conceitual, foram considerados os alunos que participaram de todas as etapas do processo que constou de: nove alunos da 2ª série A, dezenove alunos da 2ª série B, onze alunos da 2ª série G e vinte alunos da 3ª série D, todos eles não haviam passado pelo ensino de soluções.

99

Documentos relacionados