• Nenhum resultado encontrado

Configuração de zonas

No documento ESET SMART SECURITY 6 (páginas 43-47)

Na janela Configuração de zona, você pode especificar o nome da zona, a descrição, a lista de endereços de rede e a autenticação da zona (consulte também Autenticação de zona - Configuração de cliente).

A zona representa um grupo de endereços de rede que cria um grupo lógico. A cada endereço no grupo são atribuídas regras semelhantes definidas centralmente para todo o grupo. Um exemplo de tal grupo é a Zona confiável. A Zona confiável representa um grupo de endereços de rede que são de total confiança e que não são bloqueados pelo firewall pessoal de maneira alguma.

Essas zonas podem ser configuradas utilizando a guia Zonas na janela Configuração de zona e regra, clicando no botão Editar. Insira um Nome para a zona e uma Descrição, depois adicione um endereço IP remoto clicando no botão Adicionar endereço IPv4/IPv6.

4.2.4.1 Autenticação de rede

Para os computadores móveis, é recomendável verificar a credibilidade da rede à qual você está se conectando. A Zona confiável é identificada pelo endereço IP local do adaptador de rede. Os computadores móveis geralmente inserem redes com endereços IP semelhantes à rede confiável. Se as configurações da Zona confiável não forem alternadas

4.2.4.1.1 Autenticação de zona - Configuração de cliente

Na janela Configuração de zona e regra, clique na guia Zonas e crie uma nova zona usando o nome da zona

autenticada pelo servidor. Em seguida, clique em Adicionar endereço IPv4 e selecione a opção Sub-rede para adicionar uma máscara de sub-rede que contenha o servidor de autenticação.

Clique na guia Autenticação de zona. Cada zona pode ser definida para autenticar ao servidor. A zona (seu endereço IP e sub-rede) será válida depois que sua autenticação ocorrer com êxito, ou seja, ações como alternar para um perfil de firewall e adicionar um endereço/sub-rede da zona à Zona confiável só serão executadas depois que a autenticação tiver sido concluída com sucesso.

Selecione a opção Os endereços IP/sub-redes na zona se tornarão válidos ... para criar uma zona. Ela se tornará inválida se a autenticação for malsucedida. Para selecionar um perfil de firewall pessoal a ser ativado após uma autenticação bem-sucedida da zona, clique no botão Perfis....

Se você selecionar a opção Adicionar endereços/sub-redes da zona à Zona confiável, os endereços/sub-redes da zona serão adicionados à Zona confiável após a autenticação bem-sucedida (recomendado). Se a autenticação for malsucedida, os endereços não serão adicionados à Zona confiável. Se a opção Alternar para o perfil com o mesmo nome automaticamente (um novo perfil será criado) estiver selecionada, o novo perfil será criado após a

autenticação bem-sucedida. Clique no botão Perfis... para abrir a janela Perfi do firewall.

Há dois tipos de autenticação disponíveis: 1) Usando o servidor de autenticação da ESET

A autenticação de zona procura por um servidor específico na rede e usa uma criptografia assimétrica (RSA) para autenticar o servidor. O processo de autenticação é repetido para cada rede à qual o computador se conecta. Clique em Configuração... e especifique um nome de servidor, uma porta de escuta do servidor e uma chave pública que corresponda à chave privada do servidor (consulte a seção Autenticação de zona - Configuração de servidor). O nome do servidor pode ser inserido na forma de um endereço IP, um DNS ou um nome NetBios. O nome do servidor pode ser seguido por um caminho especificando o local da chave no servidor (por exemplo, nome-do-servidor_/diretório1/

diretório2/autenticação). Insira vários servidores, separados por ponto e vírgulas, para atuar como servidores

alternativos se o primeiro não estiver disponível.

A chave pública pode ser um arquivo de um dos seguintes tipos: Chave pública PEM codificada (.pem)

Essa chave pode ser gerada usando o servidor de autenticação ESET (consulte a seção Autenticação de zona -Configuração de servidor).

Chave pública codificada

Para testar suas configurações, clique no botão Testar. Se a autenticação for bem-sucedida, será exibida uma notificação de Autenticação bem-sucedida do servidor. Se a autenticação não estiver configurada corretamente, será exibida uma das seguintes mensagens de erro:

Falha na autenticação do servidor. Tempo máximo para autenticação decorrido.

O servidor de autenticação está inacessível. Verifique o nome do servidor/endereço IP e/ou verifique as configurações do firewall pessoal das seções do cliente e do servidor.

Ocorreu um erro ao comunicar com o servidor.

O servidor de autenticação não está em execução. Inicie o serviço do servidor de autenticação (consulte a seção Autenticação de zona - Configuração de servidor).

O nome da zona de autenticação não corresponde à zona do servidor.

O nome da zona configurada não corresponde à zona do servidor de autenticação. Revise as duas zonas e certifique-se de que seus nomes sejam idênticos.

Falha na autenticação do servidor. O endereço do servidor não foi encontrado na lista de endereços da zona determinada.

O endereço IP do computador executando o servidor de autenticação está fora do intervalo de endereços IP definido da configuração atual da zona.

Falha na autenticação do servidor. Provavelmente uma chave pública inválida foi inserida.

Verifique se a chave pública especificada corresponde à chave privada do servidor. Verifique também se o arquivo de chave pública não está corrompido.

2) Pela configuração da rede local

A autenticação é executada com base nos parâmetros do adaptador da rede local. A zona será autenticada se todos os parâmetros selecionados da conexão ativa forem válidos.

4.2.4.1.2 Autenticação de zona - Configuração de servidor

O processo de autenticação pode ser executado por qualquer computador/servidor conectado à rede que deva ser autenticado. O aplicativo Servidor de autenticação ESET precisa estar instalado em um computador/servidor que esteja sempre acessível para autenticação quando um cliente tentar se conectar à rede. O arquivo de instalação do aplicativo Servidor de autenticação ESET está disponível para download no site da ESET.

Depois de instalar o aplicativo Servidor de autenticação ESET, uma janela de diálogo será exibida (você pode acessar o aplicativo clicando em Iniciar > Programas > ESET > Servidor de autenticação ESET).

Para configurar o servidor de autenticação, insira o nome da zona de autenticação, a porta de escuta do servidor (o padrão é 80), bem como o local para armazenar o par de chaves pública e privada. Em seguida, gere as chaves pública e privada que serão utilizadas no processo de autenticação. A chave privada permanecerá no servidor, enquanto a chave pública precisará ser importada no lado do cliente na seção de autenticação da zona, ao definir uma zona na

No documento ESET SMART SECURITY 6 (páginas 43-47)