• Nenhum resultado encontrado

Controle dos pais

No documento ESET SMART SECURITY 6 (páginas 61-65)

O módulo Controle dos pais permite configurar as definições do controle dos pais, fornecendo aos pais ferramentas automatizadas que ajudam a proteger as crianças e a definir restrições durante a utilização de dispositivos e serviços. O objetivo é impedir que as crianças e os jovens tenham acesso a páginas com conteúdos impróprios ou prejudiciais. O Controle dos pais permite bloquear sites que possam conter material potencialmente ofensivo. Além disso, os pais podem proibir o acesso para mais de 40 categorias de site predefinidas e mais de 140 subcategorias.

Para ativar o Controle dos pais para uma conta de usuário específica, siga estas etapas:

1. Por padrão, o Controle dos pais está desabilitado no ESET Smart Security. Há dois métodos para ativar o Controle dos pais:

de Controle dos pais, você deverá configurar o Controle dos pais para a conta desejada clicando em Não definido. Na janela de configuração da Conta, insira uma idade para determinar o nível de acesso e as páginas da web recomendadas para a faixa etária informada. O Controle dos pais agora será ativado para a conta de usuário especificada. Clique em Configuração em um nome de conta para personalizar categorias que você deseja permitir ou bloquear na guia Filtragem do conteúdo da página da web. Para permitir ou bloquear páginas da web

personalizadas que não correspondam a uma categoria, clique na guia Páginas da web bloqueadas e permitidas.

Se você clicar no título Controle dos pais no painel Configuração na janela principal do produto ESET Smart Security, a janela principal será exibida dividida em três seções.

1. Controle dos pais

Depois de selecionar Ativado à direita, uma janela Desativar a proteção temporariamente será exibida. Aqui você pode definir o intervalo de tempo durante o qual a proteção estará desativada. Em seguida, a opção mudará para Desativado e todas as configurações serão ocultadas.

É importante proteger as definições no ESET Smart Security com uma senha. Essa senha pode ser definida na seção Configuração de acesso. Se nenhuma senha for definida, o aviso a seguir será exibido sob a opção Controle dos pais - É necessária uma senha para configuração avançada para proteger o controle dos pais de modificações - e

Configurar senha... estará visível. As restrições definidas no Controle dos pais afetam apenas as contas de usuário padrão. Como um administrador pode substituir qualquer restrição, elas não terão nenhum efeito.

Por padrão, a comunicação HTTPS (SSL) não é filtrada. Portanto, o Controle dos pais não pode bloquear páginas da web que começam com https://. Para ativar esse recurso, selecione Ativar próximo à mensagem de aviso A filtragem de sites criptografados (HTTPS) não está ativada, ou selecione Sempre rastrear o protocolo SSL na seção de configuração Configuração avançada > Web e email > Filtragem de protocolo > SSL.

Observação: o Controle dos pais precisa que Filtragem de conteúdo do protocolo de aplicativo, Verificação de

protocolo HTTP e Integração do sistema do firewall pessoal estejam ativados para funcionar corretamente. Por padrão, todas essas funcionalidades estão ativadas.

2. Contas de usuário do Windows

Se você tiver criado uma função para uma conta existente, ela será exibida aqui com o atributo Ativado. Clicar em Ativada alternará o Controle dos pais para a conta. Em uma conta ativa, clique em Configuração... para ver a lista de categorias de páginas da web permitidas para essa conta, bem como páginas da web bloqueadas e permitidas.

Importante: Para criar uma nova conta (por exemplo, para uma criança), use as seguintes instruções passo a passo para

o Windows 7 ou o Windows Vista:

1. Abra Contas de usuário clicando no botão Iniciar (localizado no lado esquerdo inferior de sua área de trabalho), clicando em Painel de controle e clicando em Contas de usuário.

2. Clique em Gerenciar outra conta. Se for solicitada uma confirmação ou senha do administrador, digite a senha ou forneça a confirmação.

3. Clique em Criar uma nova conta.

4. Digite o nome que quiser dar à conta de usuário, clique em um tipo de conta e clique em Criar conta.

5. Abra novamente o painel de Controle dos pais clicando novamente na janela do programa principal do ESET Smart Security para Configuração > Controle dos pais.

3. A última seção contém duas opções

Definir exceção para a página da web... - Esta é uma forma rápida de definir uma exceção a uma página da web para a conta selecionada. Insira o endereço URL da página da web no campo URL e selecione a conta na lista abaixo. Se você marcar a caixa de seleção Bloquear, a página da web será bloqueada para essa conta. Se deixar essa caixa de seleção desmarcada, a página da web será permitida.

As exceções definidas aqui são superiores às categorias definidas para a(s) conta(s) selecionada(s). Por exemplo, se a conta tiver a categoria Notícias bloqueada, mas você definiu uma página de notícias permitida como uma exceção, a conta poderá acessar essa página da web permitida. Você pode verificar as alterações realizadas aqui na seção Páginas da web bloqueadas e permitidas.

Mostrar log – Essa opção mostra um log detalhado da atividade de Controle dos pais (as páginas bloqueadas, a conta em que a página foi bloqueada, o motivo etc.). Também é possível filtrar esse log clicando em Filtrar... de acordo com seus próprios critérios

4.4.1 Filtragem do conteúdo da página da web

Se a caixa de seleção ao lado de uma categoria estiver marcada, ela estará permitida. Desmarque a caixa de seleção próxima a uma categoria específica para bloqueá-la na conta selecionada.

Ao mover o mouse sobre uma categoria, será exibida uma lista de páginas da web que se enquadram nessa categoria. Aqui estão alguns exemplos de categorias (grupos) com os quais os usuários podem não estar familiarizados:

Diversos - Geralmente, endereços IP privados (locais), como intranet, 127.0.0.0/8, 192.168.0.0/16, etc. Quando você recebe um código de erro 403 ou 404, o site também corresponderá a essa categoria.

Não solucionado - Esta categoria inclui páginas da web não solucionadas devido a um erro ao se conectar ao mecanismo do banco de dados do Controle dos pais.

Não categorizado - Páginas da web desconhecidas que ainda não estão no banco de dados.

Proxies - Páginas da web, como anonimizadores, redirecionadores ou servidores proxy públicos, podem ser usadas para obter acesso (anônimo) a páginas da web que geralmente são proibidas pelo filtro do Controle dos pais.

Compartilhamento de arquivos - Estas páginas da web contêm grandes quantidades de dados, como fotos, vídeos ou livros eletrônicos. Há um risco de que esses sites possam conter materiais potencialmente ofensivos ou de

4.4.2 Páginas da web bloqueadas e permitidas

Digite um endereço URL no campo em branco na lista, marque Permitir ou Bloquear e clique em Adicionar para adicioná-lo à lista. Para excluir um endereço URL da lista, clique no botão Remover .

Na lista de endereço URL, os símbolos especiais * (asterisco) e ? (ponto de interrogação) não podem ser usados. Por exemplo, os endereços de página da Web com vários TLDs devem ser inseridos manualmente (paginaexemplo.com,

paginaexemplo.sk, etc.). Quando você insere um domínio na lista, todo o conteúdo localizado neste domínio e em todos

os subdomínios (por exemplo, sub.paginaexemplo.com) será bloqueado ou permitido de acordo com sua escolha de ação baseada na URL.

Observação: bloquear ou permitir uma página da web específica pode ser mais seguro do que bloquear ou permitir uma categoria inteira de páginas da web. Tenha cuidado ao alterar essas configurações e adicionar uma página da web ou categoria à lista.

No documento ESET SMART SECURITY 6 (páginas 61-65)