• Nenhum resultado encontrado

Configuração dos Parâmetros do Receptor de Campos em um Ensaio de Emissão Radiada

EQUIPAMENTOS E METODOLOGIA UTILIZADOS NA MEDIÇÃO DA EM

2.3 Metodologia para Medição da EM

2.3.3 Configuração dos Parâmetros do Receptor de Campos em um Ensaio de Emissão Radiada

Apesar das emissões radiadas não serem o foco principal deste trabalho, a presença de uma célula TEM forneceu a possibilidade de estender os estudos de emissões conduzidas para emissões radiadas, permitindo assim fazer comparações entre resultados de emissões conduzidas e radiadas.

A célula TEM disponível é a S-LINE, fabricada pela Rohde&Schwarz da Alemanha. A célula comporta equipamentos com dimensões de até 35cmx35cmx35cm. A Fig. 2.9 mostra uma foto da S-LINE.

Esta célula faz correlação com um ensaio de emissões radiadas realizado em um Local Próprio de Ensaio (de radiação), com uma distância entre antena de medição e ESE de 10m (Norma CISPR 22) [20].

Fig. 2.9 – Célula TEM S-LINE, utilizada para fazer medições de emissões radiadas. Para a correta configuração dos parâmetros do receptor de campos para a medição de emissões radiadas, a seguir apresenta-se um breve tutorial. A Fig. 2.10 mostra a primeira tela (primeiro guia) do programa ESPC-K1.

Fig. 2.10 – Tela de configuração do programa ESPC-K1 para ajuste dos parâmetros de medida de emissões radiadas (primeiro guia).

TABELA 2.6 – Configuração dos parâmetros da primeira tela (guia).

Parâmetro Descrição

Receiver Type Ajuste para o tipo de receptor de campos. Deve estar colocada a opção “ESPC+B2+B3” que indica que o receptor de campo está setado para seu alcance máximo de freqüência, isto é, 9kHz – 2,5GHz.

Y-Axis Faixa de valores para o eixo das amplitudes. O “minimum level” (nível mínimo) e o “maximum level” (nível máximo) devem ser ajustados para que o gráfico da medida apareça inteiro na tela. Este ajuste pode ser feito após a realização da medida.

X-Axis Faixa de valores para o eixo das freqüências. Se for selecionada a opção “linear”, em uma medida de 30MHz-1GHz (faixa para emissões radiadas – CISPR 22), a medida não vai ficar disposta da melhor maneira para que se possa interpreta-la. Deve-se então selecionar a opção “logarithmic”. Esta opção apenas ajusta a maneira de apresentação dos dados, e não a maneira pela qual a leitura dos dados é feita.

Detector Esta opção indica para o receptor qual ou quais devem ser os detectores ativos na medida. Para emissões radiadas, deve-se utilizar o detector de pico (PK).

Demodulation Demodulação do sinal. Não é necessário ajustar, deixa-se em “off”. Protective

Attenuation Atenuação para proteção. Deixa-se em modo automático “Auto”.

Fig. 2.11 – Tela de configuração do programa ESPC-K1 para ajuste dos parâmetros de medida de emissões radiadas (segundo guia).

TABELA 2.7 – Configuração dos parâmetros da segunda tela (guia).

Parâmetro Descrição

Scan Mode Esta opção deve estar ajustada para modo linear, para que o passo de aumento de freqüência não perca nenhuma freqüência problemática durante a leitura. Deve-se perceber que apesar da apresentação dos dados estar sendo feita em um gráfico com escala logarítmica de freqüência, a leitura é feita de modo linear.

Start Neste campo deve ser colocada a freqüência onde se deseja iniciar a medição Stop Neste campo deve ser colocada a freqüência onde se deseja finalizar a medição

Step Neste campo deve ser colocado o passo de incremento de freqüência na medição. Já que a faixa passante estabelecida pela CISPR 16 para a faixa de 30MHz-1GHz é de 120kHz, deve-se utilizar um passo com um valor menor ou igual à metade do valor da faixa passante [93]. No caso, adotou-se um valor de 60kHz.

M-Time Este campo estabelece qual é o intervalo de tempo em que o detector fica em cada freqüência da faixa que está sendo medida. Para que o detector possa captar transientes que ocorram dentro de um período de tempo da freqüência da rede (≅ 16,7ms), deve-se ajustar um tempo maior ou igual a um período da freqüência da rede. No caso, adota-se 20ms [93].

IF BW Estabelece a faixa passante da medida. De acordo com a CISPR 16, a faixa passante para a faixa de 30MHz-1GHz deve estar entre 100kHz-500kHz. No caso, o receptor possui o valor pré-estabelecido de 120kHz.

Atten. Deve-se utilizar a opção que deixa a atenuação automática, “Auto”.

Fig. 2.12 – Tela de configuração do programa ESPC-K1 para ajuste dos parâmetros de medida de emissões radiadas (terceiro guia).

A Tabela 2.8 mostra a configuração correta de cada parâmetro da segunda tela. TABELA 2.8 – Configuração dos parâmetros da terceira tela (guia).

Parâmetro Descrição

Type Esta opção permite a escolha do tipo de transdutor que vai ser utilizado para leitura pelo receptor de campos. Para emissões radiadas, deve-se escolher a opção “S-Line”. Current Setting Este campo mostra qual o transdutor ativo.

Setup... Este botão permite alterar o transdutor ativo. Ao pressionar este botão, a tela mostrada na Fig. 2.14 aparece.

Fig. 2.13 – Tela de configuração do programa ESPC-K1 para ajuste dos parâmetros de medida de emissões conduzidas (sub-guia do terceiro guia).

A Tabela 2.9 mostra a configuração correta de cada parâmetro da segunda tela. TABELA 2.9 – Configuração dos parâmetros da terceira tela (guia).

Parâmetro Descrição

S-Line Model Esta opção permite a escolha do tipo de S-Line a ser adotada na medida. Deve-se escolher o modelo 700.

2.4 Conclusões

Neste capítulo foram apresentados os equipamentos e métodos utilizados na medição da EMI conduzida e radiada. A norma CISPR 16, que foi adotada como referência neste trabalho, teve seus conceitos básicos explanados.

No próximo capítulo, serão apresentadas as técnicas preventivas para a redução da EMI, que podem ser aplicadas desde a fase de projeto de uma fonte chaveada.

TÉCNICAS PREVENTIVAS PARA A