• Nenhum resultado encontrado

As configurações gerais definem a forma como serão apresentados os slides, as configurações de blocos, assim como, a definição dos tempos.

3.1 Configuração geral

As configurações gerais para apresentação de slides podem ser acessadas de duas forma:

1) Através do menu “Recursos Complementares / QMonitor”;

2) Pela barra de ferramentas Qulaitor, através do ícone .

Ao clicar em uma destas opções, será exibido o ambiente QMonitor e através do botão “Opções” poderão ser realizadas as configurações:

Após clicar em “Opções / Configurar”, será exibida a seguinte tela de configu- ração:

Apresentação - possibilita a apresentação por: Slides p/ seções ou Alternar manualmente.

Slides p/ seção - possibilita a apresentação de gráficos por seções. Cada seção pode apresentar de 1 a 4 blocos por slide.

Alternar manualmente - possibilita a apresentação de gráficos por seções com a alternância de slide por clique na seção.

Segundos - define o tempo em segundos, para a apresentação de se- ções. Este tempo é válido para todas as seções que estiverem configuradas no Módulo.

Seção padrão - define qual a seção será apresentada como padrão. As seções são criadas e configuradas de diferentes formas. No exemplo abaixo, são apre- sentadas 3 seções criadas para exibição “Indicadores”, “Gráficos novos” e “Gráficos setor de atendimento”:

Link de acesso direto - nesse campo, é apresentado o link da seção de gráficos disponível para o acesso via Web. Este recurso permite que, através de um link web e um browser, seja possível acessar diretamente o ambiente de apresentação dos blocos. Basta uma conexão a internet, para que a apresentação se inicie.

O acesso será feito somente no ambiente da apresentação, impossibilitando assim, o acesso a área de configuração. Pode-se colocar a URL no “Iniciar” do Windows, para que o pc quando startado vá diretamente para a apresentação dos blocos (grá- ficos e/ou resultados SQL)

3.2 Configuração de seções

As configurações de seções determinam o nome da seção, o número de bloco por slide, que pode ser de 1 a 4, além do tempo de apresentação. Através da opção “+”, a tela de configuração será apresentada. (Ver maiores informações sobre o tempo de apresentação no item “Tempos no Módulo QMonitor”).

Na tela do configuração da seção definem-se as informações que determinam a apresentação de blocos por slides:

Deve-se inserir o nome da seção, definir o tempo dos slide para os blocos. É possível também optar por alinhar ou não o conteúdo no topo do bloco e configurar a

Outro recurso possível dentro da seção, é de remover uma seção:

É possível remover a seção através do botão “Ações / Remover seção”. Ao clicar nesta opção a seguinte tela será apresentada.

Também há a possibilidade de adicionar um bloco a uma seção. Para isso, basta clicar no botão “Ações / Adicionar bloco”:

Ao clicar nesta opção será exibida a tela para adicionar o bloco:

Existem 5 tipos de blocos que podem ser adicionados, a seleção de tipos de bloco definirá formas distintas de apresentação gráfica. Os blocos podem ser os seguin- tes:

Ӿ Gráfico SQL

A seleção do tipo de bloco Gráfico SQL, possibilita a configuração da apresen- tação de slides para os gráficos cadastrados no recurso QMonitor. Uma listagem com os diferentes tipos de gráfico será apresentada na opção “Gráfico”. Define-se também, o Intervalo de atualização do bloco.

Ӿ Gráfico Remoto

A opção de adição de gráfico remoto possibilita a exibição de gráficos para lo- calidades diferentes através de conexão Web Service. É possível visualizar graficamente informações que estão geograficamente distantes através do recurso “Web Services”.

A exibição pode ser realizada entre gráficos de sistemas diferentes. É possível visualizar graficamente informações que estão em sistemas diferentes e que estejam geograficamente distantes, utilizando o recurso “Web Services”.

Para criar uma conexão Web Services é necessário acessar através do menu “Administração / Avançado / Ferramentas”, a opção “Conexões WebServices”.

Uma listagem de conexões será apresentada. Através do ícone realiza-se a configuração do sistema cadastrado com a inserção de informações obrigatórias.

Definidas essas configurações, será necessário definir as configuração no recur- so QMonitor, através do tipo de bloco “Gráfico remoto”. Após “conectar” serão apresen- tados uma lista com os gráficos disponíveis na conexão remota:

Ӿ Resultado SQL

Os resultados apresentados o que estão cadastrados no Qualitor através do menu “Relatórios e gráficos / Ferramentas de relatório / Resultados SQL”:

A apresentação dos blocos do tipo “Resultados SQl” será na forma de tabelas, conforme imagem a seguir:

Ӿ Resultado SQL Remoto

Esta opção de ‘Resultado SQL remoto” é o mesmo recurso explicado no tipo de bloco “Gráfico Remoto” e o funcionamento desta opção é da mesma forma descrito anteriormente.

Ӿ Gateway

Na opção tipo de bloco “Gateway”, o objetivo é realizar a consulta de valores em aplicações diferentes do Qualitor. Isso torna possível a visualização dessas informa- ções em diferentes tipos de formato gráfico.

O Qualitor realiza o envio de solicitação de dados para um sistema diferente gerando os gráficos a partir dos dados desse sistema. Quando um bloco for configurado como “Gateway”, um arquivo com nome GTWGetChart.class.php deverá estar presente no diretório do Qualitor, conforme ilustrado abaixo:

Este arquivo, conterá uma codificação em PHP onde métodos (conjunto de instruções que retornarão valores a serem utilizados na construção de gráficos) serão desenvolvidos. Um bloco quando configurado como “Gateway” utilizará o parâmetro MÉTODO.

Cada “function” representa a construção de um tipo de gráfico diferente que é desenvolvido através da codificação XML. A partir de então, os códigos informados solicitarão a um sistema, os campos que terão seus dados coletados.

Os “métodos” são desenvolvidos pelo cliente, a fim de buscar informações no sistema que ele deseja monitorar, entregando posteriormente essas informações ao Qualitor para a formação de gráficos a serem demonstrados no ambiente QMonitor.

3.3 Tempos no Módulo QMonitor

No processo de utilização do QMonitor, que visa a demonstração gráfica de informações, é importante conhecer a existência de 3 tipos de tempos:

Ӿ Tempo de Seção;

Ӿ Tempo de Slide;

Ӿ Tempo de Bloco;

3.3.1 Tempo de seção

O tempo da seção é único para todas as seções. As seções irão respeitar esse tempo que é inserido na configuração geral de apresentação de slides, conforme tela a seguir:

Documentos relacionados