• Nenhum resultado encontrado

Confronto das Ideias

No documento Download/Open (páginas 138-144)

CAPITULO 4 – A CENTRAL DE ABASTACIMENTO DE GOIÁS – CEASA-GO:

4.6 Confronto das Ideias

A CEASA-GO, em meio a tantos embates e em tão pouco tempo de criação, já tem o que comemorar, por estar colocada em 4º lugar do ranking das Ceasas brasileiras, por ser referência no país e ser o maior mercado atacadista das Regiões Centro-Norte do país.

A pesquisa realizada no ambiente interno da CEASA-GO possibilitou um olhar mais preciso dos interesses dos agentes privados e públicos alocados nesta Central. O perfil de competências dos agentes privados e públicos permitiu compreender a necessidade desses em aprimorar seus conhecimentos, já que o mercado se encontra em plena atividade de mudanças e a tecnologia é fator fundamental no desenvolvimento humano, social, econômico e político.

Quanto à Gestão e ao Planejamento da CEASA-GO, os agentes privados e os agentes públicos compartilham e contradizem suas opiniões ante a realidade que estão inseridos.

O confronto das ideias entre os agentes privados e os agentes públicos será demonstrado nos Quadros a seguir. O Quadro 23 explorará, conforme apresentado na metodologia, o Bloco 2 – Gestão da CEASA-GO; o Quadro 24, o Bloco 3 – Autonomia e Responsabilidade; o Quadro 25, o Bloco 4 – Imagem e Comunicação da CEASA-GO e o Quadro 26, o Bloco 6 – Planejamento e Espaço Físico.

Quadro 23: Quadro Síntese do Confronto das Ideias entre os Agentes Privados e os Agentes Públicos no Quesito Gestão da CEASA-GO, 2015

BLOCO 2 - GESTÃO DA CEASA-GO

DESCRITORES AGENTES

PRIVADOS

AGENTES PÚBLICOS MODELO DE GESTÃO SATISFATÓRIO % %

Sempre 22,7 66,7

Quase sempre 15,5 33,3

Raramente 33,3 -

Nunca 28,9 -

AVALIAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES MÉDIA DE NOTAS MÉDIA DE NOTAS UNIAP 6,50 6,66 ASPHEGO 5,59 4,83 ASCEAGO 5,94 5,50

AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SETORES DA CEASA-

GO MÉDIA DE NOTAS MÉDIA DE NOTAS Banco de Alimentos 8,07 8,00

Comunidade CDI Ceasa Digital 6,28 8,00

Banco de Caixas 7,80 7,20

Área de Lazer 5,69 6,00

Estacionamento de Carros de Passeio 7,31 7,17

Pátio de Caminhões 5,65 6,66

CONHECIMENTO DO PROHORT % %

Sim 12,4 50,0

Não 87,6 50,0

CONHECIMENTO DO NOVO REGULAMENTO DE

MERCADO % %

Sim 37,1 100,0

Não 62,9 0,0

REFORMA ADMINISTRATIVA NA CEASA-GO % %

Sim 79,4 83,3

Não 20,6 16,7

OBS. Foram confrontadas apenas as questões pertinentes. Fonte: Autora, 2015.

No Quadro 23 que apresenta o Bloco 2 sobre a Gestão, o descritor refere que o modelo de Gestão da CEASA-GO é satisfatório para atender a todos os setores da Central de Abastecimento, observa-se uma divergência de opiniões entre os agentes privados, que consideram com 33,3% este modelo raramente satisfatório, e os agentes públicos consideram satisfatório com 66,6%. Essa diferença explica-se também pelo período em que foi realizada a pesquisa, pois os agentes privados participaram no ano de 2014, quando a Diretoria Executiva era composta por Presidente, Diretor Técnico, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro e Chefe de Gabinete. Já os agentes públicos participaram da pesquisa no ano de 2015, quando já estava em processo de definição uma nova diretoria mais enxuta.

A Avaliação das Associações possui um consenso entre agentes privados e públicos e ambos as classificaram com uma nota mediana na escala de 0 a 10. A UNIAP acredita-se que possui uma avaliação melhor por realizar algumas parcerias com a CEASA-GO e por estar mais próxima dos interesses da classe, como pôde ser observado no item 3.4 deste estudo que se refere ao papel da UNIAP ante a CEASA-GO. A ASPHEGO possui uma péssima avaliação, pois não defende as prioridades e necessidades da sua categoria; ao passo que a ASCEAGO permanece totalmente neutra diante de seus associados.

A Avaliação dos programas e projetos de responsabilidade social e os setores da CEASA-GO são bem avaliados pelos agentes privados e públicos, para o Banco de Alimentos, a Comunidade CDI Ceasa Digital, o Banco de Caixas e o Estacionamento de Carros de Passeio as notas oscilaram entre 7,0 e 8,0, já a área de Lazer e o Pátio de Caminhões tiveram a menor nota, mesmo assim as notas ficaram acima de 5.

Quanto ao PROHORT, apenas os agentes públicos, mesmo assim 50%, possuem conhecimento do programa contra 87,6% dos agentes privados que não conhecem. Ao serem abordados sobre o conhecimento do Novo Regulamento de Mercado publicado em 2010; 62,9% dos agentes privados disseram desconhecer o Regulamento, o que retrata a falta de interesse da categoria em conhecer o que melhor assegura os direitos da classe; já os agentes públicos conhecem 100% do Regulamento de Mercado, mesmo porque participaram da elaboração do livreto.

A Reforma administrativa é concordada por ambos os agentes, que acreditam em mudanças com o novo modelo de uma gestão mais enxuta.

Continuando as análises, o Quadro 24 confronta as ideias referentes à autonomia e responsabilidade dos agentes diante da CEASA-GO. Dos agentes privados, ao serem questionados sobre a liberdade de gerir sua empresa na CEASA-GO, 44,3% afirmaram ter total liberdade na gestão de seus negócios; já os agentes públicos foram questionados quanto à liberdade para realizarem seu trabalho da forma como consideram melhor, 100% deles afirmaram possuir tal liberdade, o que comprova uma gestão pautada na confiança e no trabalho em equipe.

Em relação à consideração das opiniões dos agentes privados e dos agentes públicos nas tomadas de decisão pela CEASA-GO, os primeiros, em sua maioria, 75,2%, relatam que raramente ou nunca suas opiniões, quando pertinentes, são

levadas em consideração pela Diretoria Executiva da CEASA-GO. Já os agentes públicos afirmam 100% serem ouvidos e suas opiniões levadas em consideração na tomada de decisão da Central de Abastecimento de Goiás.

Quadro 24: Quadro Síntese do Confronto das Ideias entre os Agentes Privados e os Agentes Públicos no Quesito Autonomia e Responsabilidade, 2015

BLOCO 3 – AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

DESCRITORES AGENTES

PRIVADOS

AGENTES PÚBLICOS LIBERDADE PARA REALIZAR SEU TRABALHO % %

Sempre 44,3 100,0

Quase sempre 17,5 -

Raramente 16,5 -

Nunca 16,6 -

Prefiro não Opinar 2,1 -

CONSIDERAÇÃO DAS OPINIÕES NAS TOMADAS DE

DECISÃO PELA CEASA-GO % %

Sempre 15,5 100,0

Quase sempre 8,2 -

Raramente 27,8 -

Nunca 47,4 -

Prefiro não Opinar 1,1 -

OBS. Foram confrontadas apenas as questões pertinentes. Fonte: Autora, 2015.

O Quadro 25 refere-se à Imagem e Comunicação da Central de Abastecimento de Goiás, sendo esta muito bem avaliada quanto à sua localização, recebendo nota 9,42 dos agentes privados e 10,00 dos agentes públicos. A liberdade para realizar seu trabalho dentro da CEASA-GO pelos agentes públicos se reafirma ao atribuírem nota 9,16 ao ambiente de trabalho, este descritor foi avaliado pelos agentes privados com nota 7,78. Limpeza e organização e Trânsito Interno tiveram as piores avaliações de seus agentes privados e públicos, com suas notas ficando abaixo de 5.

Em consenso a Segurança, a ética na relação da CEASA-GO com seus parceiros e os Serviços Terceirizados ficaram com uma avaliação razoável, com notas de 5 a 7, tendo a ética na relação da CEASA-GO com seus parceiros uma boa avaliação pelos agentes públicos, que atribuíram nota 8,50.

A satisfação com a Ceasa é confirmada por 100% dos agentes públicos, afirmando que indicariam um amigo a abrir um negócio na CEASA-GO; já para os agentes privados esta satisfação ficou balanceada com 56,7% indicando e 43,3%

não indicando nenhum amigo a ter um negócio dentro da CEASA-GO. Esses fatores são favoráveis à imagem da Central de Abastecimento de Goiás.

Quadro 25: Quadro Síntese do Confronto das Ideias entre os Agentes Privados e os Agentes Públicos no Quesito Imagem e Comunicação da CEASA-GO, 2015

BLOCO 4 – IMAGEM E COMUNICAÇÃO DA CEASA-GO

DESCRITORES AGENTES

PRIVADOS

AGENTES PÚBLICOS AVALIAÇÃO DA IMAGEM DA CEASA-GO MÉDIA DE

NOTAS MÉDIA DE NOTAS Localização da CEASA-GO 9,42 10,00 Ambiente de Trabalho 7,78 9,16 Limpeza e Organização 4,60 6,33 Trânsito Interno 3,23 4,33 Segurança 7,01 7,66

Ética na relação da CEASA-GO com seus parceiros 5,69 8,50

Serviços Terceirizados 5,50 7,00

INDICAÇÃO DE AMIGO A ABRIR UM NEGÓCIO NA

CEASA-GO % %

Sim 56,7 100,0

Não 43,3

ORIENTAÇÕES DE REGULAMENTAÇÃO E

FUNCIONAMENTO CLARAS E OBJETIVAS % %

Sempre 55,7 83,3

Quase sempre 10,3 -

Raramente 25,8 16,7

Nunca 6,2 -

Prefiro não Opinar 2,1 -

COMUNICAÇÃO DA DIRETORIA COM OS AGENTES

PRIVADOS* % % Rádio 15,5 50,0 E-mail 1,0 - Telefone 5,2 66,7 Pessoalmente 50,5 100,0 Por Assembleia 10,3 - Correspondência/ Comunicado 24,7 50,0 Pela Associação 3,1 - Não se Comunica 18,6 -

* Esta questão poderia marcar mais de uma opção

OBS. Foram confrontadas apenas as questões pertinentes. Fonte: Autora, 2015.

Quanto à comunicação, foram questionados se as orientações de regulamentação e funcionamento da CEASA-GO são claras e objetivas, tendo uma aprovação de 83,3% dos agentes públicos e com uma média positiva acima de 60% os agentes privados afirmaram que essas informações são claras e objetivas.

O processo de comunicação entre agentes privados e a Diretoria da CEASA- GO e vice-versa foi consensual entre os agentes públicos e privados, que por terem

mais de uma opção de escolha afirmaram que a comunicação é realizada, principalmente, pessoalmente, pela Rádio CEASA, por telefone e por correspondência/comunicado.

O Quadro 26 retrata as opiniões quanto ao Planejamento e Espaço Físico da CEASA-GO apresentando os agentes privados e os Públicos compartilhando da mesma ideia, que o espaço físico da Ceasa não é satisfatório para a demanda do mercado, sendo uma ação positiva a distribuição das empresas por segmento. Compartilham também que a CEASA-GO é de fácil acesso aos comerciantes de outras regiões e estados.

Quadro 26: Quadro Síntese do Confronto das Ideias entre os Agentes Privados e os Agentes Públicos no Quesito Planejamento e Espaço Físico da CEASA- GO, 2015

BLOCO 6 – PLANEJAMENTO E ESPAÇO FÍSICO DA CEASA-GO

DESCRITORES AGENTES

PRIVADOS

AGENTES PÚBLICOS O ESPAÇO FÍSICO DA CEASA-GO É SATISFATÓRIO

PARA A DEMANDA DO MERCADO % %

Sim 30,9 -

Não 68,0 100,0

Prefiro não opinar 1,0 -

POSITIVA A DISTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS POR

SEGMENTO % %

Sim 74,2 83,3

Não 18,6 -

Prefiro não opinar 7,2 16,7

FACILIDADE DE ACESSO DA CEASA-GO AOS

COMERCIANTES DE OUTRAS REGIÕES E ESTADOS % %

Sempre 89,7 100,0

Quase sempre 9,3 -

Raramente 1,0 -

OBS. Foram confrontadas apenas as questões pertinentes. Fonte: Autora, 2015.

Os resultados revelam que as opiniões em sua maioria se convergem e tanto os agentes privados quanto os públicos estão acordados na ideia da necessidade de ampliação do mercado e a realização de melhorias nos quesitos principais referentes à limpeza e organização, trânsito interno, segurança, estacionamento, entre outros, enfim, em uma modernização da Central de Abastecimento de Goiás.

No documento Download/Open (páginas 138-144)

Documentos relacionados