• Nenhum resultado encontrado

Conhecimento dos sujeitos da Pesquisa sobre Educação Ambiental

FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DA PESQUISA NAS GRANDES ÁREAS DO CONHECIMENTO DO CNPq

5.3 AS QUESTÕES AMBIENTAIS NAS ESCOLAS DE TAMANDARÉ E MARAGOGI E AS SUAS RELAÇÕES COM A APA COSTA DOS CORAIS

5.3.2 Conhecimento dos sujeitos da Pesquisa sobre Educação Ambiental

Na análise de “Estatísticas textuais” (Quadro 12), as palavras que se apresentaram ativas de modo mais frequente demonstram que as concepções de Educação Ambiental estão muito ligadas a uma proteção do meio ambiente. O termo mais frequente associado à Educação Ambiental foi o advérbio meio, o que remete as concepções de meio ambiente apresentados no item anterior. O segundo termo mais frequente foi o verbo conscientizar que se se apresentou fortemente vinculado à necessidade de respeito ao meio ambiente, isto é, eles encaram a EA como uma ferramenta de conscientização da sociedade moderna com relação aos problemas ambientais desencadeados pelas ações predatórias da humanidade.

A noção de Educação Ambiental também presenta-se fortemente associada ao termo

sustentabilidade, associado às questões da qualidade de vida, especialmente no que refere a

necessidade de cuidar dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações. Outros substantivos frequentes nas respostas foram preservação/conservação, indicando concepções de educação ambiental que poderiam ser relacionadas à análises centradas no preservacionismo, o que não seria algo inédito uma vez que ambientalista canadense Sauvé (2005), em seus escrito sobre “Correntes da Educação Ambiental”, já havia previsto o conceito de meio ambiente e educação ambiental frequentemente sendo associados à preservação ambiental, com ênfase em seus problemas ecológicos, pouco integrado com as questões sociais.

Quadro 12 - Estatísticas Textuais dos termos mais frequentes nas conceituações sobre Educação Ambiental.

Ordem Forma N° de Repetições Tipo

1. Meio 40 Adv 2. Conscientizar 40 Ver 3. Indivíduo 25 Nom 4. Ambiente 25 Nom 5. Sustentabilidade 24 Nom 6. Vida 23 Nom 7. Qualidade 23 Nom 8. Conservação 23 Nom Continua

Quadro 12 - Estatísticas Textuais dos termos mais frequentes nas conceituações sobre Educação Ambiental.

Ordem Forma N° de Repetições Tipo

9. Humano 22 Adj 10. Respeito 21 Nom 11. Preservação 13 Nom 12. Processo 10 Nom 13. Coletividade 9 Nom 14. Proteção 8 Nom 15. Natureza 8 Nom 16. Ambiental 7 Adj 17. Responsável 3 Adj 18. Preocupado 3 Adj 19. Formar 3 Ver 20. Educativo 3 Adj 21. Voltar 2 Ver 22. Sujeitos 2 Ver 23. Questão 2 Nom 24. Problema 2 Nom 25. Natural 2 Adj 26. Educação 2 Nom 27. Desenvolvimento 2 Nom 28. Consciente 2 Adj 29. Buscar 2 Ver 30. Vivo 1 Adj

Fonte: Elaborada pelo autor com auxílio do software IRAMUTEQ Ver = Verbo Adj = Adjetivo Nom = Substantivo Adv = Advérbio

Através da frequência também pôde-se realizar uma nuvem de palavras com as palavras mais frequentes sobre a compreensão do que seria a Educação Ambiental na visão dos respondentes, o que pôde-se observar na Figura 6.

Na nuvem de palavras percebe-se uma concepção de Educação Ambiental enquanto um processo de tomada de consciência sobre as questões ambientais, centrada no papel que o ser humano tem nesse processo e a necessidade de encarar o meio ambiental na perspectiva da sustentabilidade. O trabalho com educação ambiental reflete diretamente os posicionamentos filosóficos e ideológicos que o educador possui. Se o professor se posiciona numa corrente mais conservadora tenderá, em suas ações, a adotar posturas de transmissão de conhecimentos muitas vezes desvinculados da realidade. Do contrário, se ele considera as partes como interrelacionadas e constitutivas do todo de modo holístico, a construção do conhecimento será uma via de mão dupla, para ele e para o aluno.

Figura 6 – Nuvem de Palavras sobre Educação Ambiental

Fonte: Elaborada pelo autor com auxílio do software IRAMUTEQ

Do conjunto de docentes participantes que desenvolvem ações de educação ambiental, cerca de um terço considerou apenas os alunos enquanto sujeitos da ação podendo significar que suas práticas estão mais ligadas a práticas educativas voltadas para a transmissão de conhecimentos e não como uma educação transformadora em que professor e aluno são potenciais sujeitos a serem transformados com a ação.

A associação da educação ambiental com a conscientização do indivíduo é uma característica, presente nas definições dos professores, que precisa ser abordada com cuidado, pois com ações de educação ambiental é possível e necessário que o educador sensibilize o aluno, mas a conscientização deve ser uma escolha pessoal e intrasferível dos sujeitos da ação. O professor só pode conscientizar a si mesmo assim como o aluno precisa despertar sua própria consciência (FREIRE, 2011).

Em relação às definições de educação ambiental, as respostas dos professores, com uma constância considerável, estiveram relacionadas também ao termo “preservar”, o que pode indicar que suas concepções estão mais ligadas ao preservacionismo, que resguarda a visão da “natureza intocável”.

No entanto, é prudente que se considere que não foi investigado o que o professor entende por preservação ou conservação e a utilização do termo pode ter sido feita sem reflexão de seu significado. No desenvolvimento de ações, destaca-se que o conjunto de professores

polivalentes, embora representando uma pequena parcela dos participantes, relataram se envolver mais com ações de educação ambiental. Esse é um resultado relevante, pois este professor se insere nos primeiros anos da educação e a base oferecida aos alunos nos anos iniciais de ensino é imprescindível e decisiva para a sua formação cidadã.

Já através da análise de similitude (Figura 7), pode-se perceber que linhas mais espessas ligam termos frequentemente usados em correlação, indicando, ao centro, que os sujeitos da pesquisa associam a Educação Ambiental enquanto processo educativo, centrado no indivíduo, que precisa se preocupar com as questões ambientais, buscando preservar o meio ambiente e garantindo a sua sustentabilidade.

Figura 7 – Análise de Similitude sobre Educação Ambiental

Fonte: Elaborada pelo autor com auxílio do software IRAMUTEQ