• Nenhum resultado encontrado

3 PERCURSO METODOLÓGICO

3.2 ETAPAS PARA A COLETA DE DADOS

Nessa subseção são apresentadas as etapas metodológicas para a coleta dos dados utilizados na pesquisa.

3.2.1 Etapa Exploratória

O primeiro momento da pesquisa foi exploratório e contou com as seguintes etapas: realização de uma visita às Secretarias de Educação dos municípios objeto de estudo para apresentação do projeto e solicitação de autorização para o desenvolvimento da pesquisa e visita às escolas que trabalham com Ensino Fundamental e Ensino Médio (Apêndices A e B), a fim de se familiarizar com as pessoas e com a realidade do ambiente estudado. Três técnicas foram utilizadas para apoiar todo o estudo:

I. A pesquisa bibliográfica.

II. A pesquisa documental, especialmente os documentos de orientações curriculares: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais para Temas Transversais e Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental, com destaque para seus objetivos, aspectos da transversalidade e da interdisciplinaridade, critérios de avaliação e orientações didáticas e diretrizes gerais.

III. Levantamento de dados no campo uma vez que os sujeitos da pesquisa foram abordados para investigação do processo educativo analisado nessa investigação.

O levantamento bibliográfico foi realizado em livros, dissertações, teses e em artigos pesquisados na base de dados Scopus, levando em consideração a adequação com o tema, o número de citações e o fator de impacto atribuído à produção.

Através desta etapa, buscou-se apresentar o estado da arte das questões referentes as questões ambientais em escolas, com especial ênfase àquelas inseridas no contexto de áreas legalmente protegidas. Neste levantamento, o foco temático pode ser resumido nas seguintes palavras-chaves: meio ambiente, educação ambiental, escola e unidades de conversação.

A pesquisa documental voltada para a análise das propostas curriculares das escolas investigadas permitiram compreender o espaço dentro do qual suas ações educativas se processam. Nesse sentido, a análise do escopo dos documentos em questão possibilitaram vislumbrar os objetivos e as ações que contemplam a problemática ambiental educativa nessas escolas e a sua relação com o contexto onde está inserida.

3.2.2 Etapa Descritiva

Nesta etapa, o levantamento de dado foi realizado em Escolas de Ensino Fundamental e Médio dos Municípios de Tamandaré-PE e Maragogi-AL. A abordagem desses universos educacionais levou em consideração a opinião de diferentes participantes. Tais sujeitos da pesquisa foram enquadrados em dois grupos distintos, que compreendem os professores (grupo 01), e os coordenadores escolares/gestores (grupo 02).

As escolas estarem inseridas nos munícipios de Maragogi-AL e Tamandaré-PE, assim como trabalharem com anos finais do fundamental e/ou ensino médio foram os critérios escolhidos para a seleção das instituições participantes da pesquisa, o que totalizou 14 escolas.

Como critério para a escolha dos professores optou-se por selecionar aqueles que estão ministrando aulas nos anos finais do ensino fundamental ou médio, independente da disciplina que leciona, com tempo de magistério e de exercício na escola igual ou superior a um ano, porque considera-se que este recorte temporal mínimo permite que o docente tenha condições de conhecer a dinâmica da instituição onde desenvolve as suas atividades pedagógicas. Para o grupo 02, formado pelos coordenadores e gestores escolares, optou-se por utilizar como critério apenas o tempo de exercício na função que não pode ser menor que 1 (um) ano.

A coleta de dados primários aconteceu através da aplicação de questionários. Optou-se pela aplicação de questionários orientados segundo duas categorias: a) concepções sobre meio ambiente e educação ambiental b) relação da escola frente às questões ambientais presentes no espaço geográfico onde se encontra. Essas duas categorias de perguntas estão associadas, respectivamente, aos objetivos específicos anteriormente apresentados.

O questionário voltado para o grupo dos docentes (D) (Apêndice A), foi dividido em três partes. A primeira esteve destinada a traçar o perfil profissional dos entrevistados; a segunda buscou levantar informações de como a questão ambiental se apresenta na prática pedagógica; a terceira parte objetivará apresentar o conhecimento apresentado pelos docentes sobre o contexto ambiental onde a escola se encontra inserida, isto é, o da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

. O questionário aplicado com os gestores (G) e coordenadores pedagógicos (CP) também foi dividido em três partes. Assim como no anteriormente citado, a primeira parte será destinada a traçar o perfil profissional dos entrevistados; a segunda busca levantar informações de como a questão ambiental se apresenta na escola e o papel deles nesse processo; a terceira

parte objetiva apresentar seus conhecimentos sobre a APA Costa dos Corais e a sua relação com a escola.

Para coleta de dados acerca do processo de ambientalização nas escolas foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas com os profissionais da educação das escolas selecionadas. As questões abertas foram formuladas como um mecanismo para que os professores respondessem mais livremente sobre seus conhecimentos, estratégias de ação, dificuldades e facilidades no trabalho com educação ambiental e tecessem sugestões para melhoria do trabalho com educação ambiental nas escolas. As questões fechadas foram aquelas em que observou-se que a definição prévia de categorias não tendia para a distorção dos dados conforme conveniência do pesquisador.

Para acessar as escolas, o pesquisador solicitou a liberação das Secretarias de Educação dos municípios objetos de estudo. Concedida as permissões para a coleta nas unidades educativas, ofícios circulares foram entregues nas escolas selecionadas com apresentação da pesquisa e solicitação de acesso às dependências das instituições para abordagem aos professores. As direções/coordenações das escolas contatadas permitiram o acesso às dependências das instituições e ofereceram o espaço dos intervalos para que os professores fossem contatados. Para esse contato, foram agendadas visitas, conforme conveniência do calendário escolar.

Nas visitas foi apresentada a pesquisa aos professores, gestores e coordenadores que compareceram no dia e oferecido o questionário juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Por ser curto o espaço de tempo destinado ao intervalo de aulas, como mecanismo de possibilitar maior adesão dos professores, foi acertado que aqueles que aceitassem voluntariamente participar da pesquisa deveriam assinar o TCLE sendo combinado um dia para o pesquisador voltar à instituição para coletar os questionários.

Nas visitas, 115 participantes se dispuseram a contribuir para a pesquisa assinando o TCLE e aceitando o questionário. Desse total, apenas 80 devolveram o questionário respondido. Como o critério de amostragem foi definido por serem públicas e trabalharem com ensino fundamental e médio, todas elas estão representadas com respondentes. A caracterização detalhada dos sujeitos da pesquisa será apresentada na sessão resultados.