• Nenhum resultado encontrado

Como é que David Hume explica a origem do conhecimento? Na sua resposta deve integrar os seguintes conceitos: Ideias; Impressões; Sentidos; Razão (45 pontos)

Grupo III 1 Considere o texto:

1. Como é que David Hume explica a origem do conhecimento? Na sua resposta deve integrar os seguintes conceitos: Ideias; Impressões; Sentidos; Razão (45 pontos)

2. Considere o texto:

“Parece então que esta ideia de uma conexão necessária entre eventos surge de uma multiplicidade de casos similares de conjunção constante entre esses eventos, e esta ideia nunca pode ser sugerida por qualquer desses casos singulares, ainda que examinado de todos os ângulos e em todas as posições possíveis. Mas numa multiplicidade de casos nada há que seja diferente de cada um dos casos individuais que se supõe serem exactamente similares, a não ser que, depois da repetição de casos similares, a mente é levada pelo hábito, quando aparece um dos eventos a esperar o seu acompanhante usual e a acreditar que ele vai ocorrer.

Portanto, esta conexão que sentimos na mente, esta transição costumeira da imaginação de um objecto para o seu acompanhante habitual, é o sentimento ou a impressão a partir da qual formamos a ideia de poder ou conexão necessária.”

David Hume, Investigação sobre o Entendimento Humano, INCM, pp. 88

2.1. Explicite, a partir do texto, em que se baseia a ideia da relação de causa e efeito em Hume. (55 pontos):

76 Apêndice 2 – 2.2. Correção do Teste 11.º

Grupo I 1. (6x5 pontos)

1.1. d) persuadir os outros pelo uso da palavra facilitava o acesso ao poder; 1.2. b) a persuasão tem em vista a verdade, mas a manipulação não.

1.3. c) do constringente;

1.4. b) obtemos um discurso manipulador. 1.5. b) um ponto de vista;

1.6. d) o estudo da validade dos argumentos dedutivos a partir da análise da sua forma lógica;

2. (5x2 pontos) 2.1. V 2.2. V 2.3. V 2.4. V 2.5. F Grupo II 1. (25 pontos) Cenário de Reposta

Os princípios são: o Cogito e Deus. O Cogito é a primeira verdade (resiste à dúvida metódica); e Deus, sendo fonte de toda a verdade e bondade (i.e., “não criou o nosso entendimento com uma natureza tal que ela se possa enganar acerca das coisas de que tem percepção muito clara e muito distinta”) garante a realidade do mundo exterior.

Descritores do nível de desempenho no domínio específico da disciplina:

Nível 1 – Identifica os “princípios”, mas de forma incompleta. (10 valores) Nível 2 –. Identifica os “princípios”, de forma completa. (20 valores)

Nível 3 – Identifica os “princípios” de forma completa. Utiliza a terminologia filosófica de forma correta. (25 valores)

77 2. (35 pontos)

Cenário de Reposta

A partir do texto, o aluno deverá: a) identificar “o primeiro princípio” como sendo o cogito; b) explicar que o cogito é uma “verdade indubitável”; e c) porque, quer o sujeito esteja num estado de loucura, a sonhar ou quer haja um génio maligno, há sempre algo que é enganado.

Descritores do nível de desempenho no domínio específico da disciplina:

Nível 1 – Faz afirmações corretas, mas avulsas. (10 valores)

Nível 2 – Identifica o cogito como primeiro princípio. Explica que o cogito é uma verdade indubitável, mas de forma incompleta. (17,5 valores)

Nível 3 – Identifica o cogito como primeiro princípio. Explica que o cogito é uma verdade indubitável porque resiste a qualquer “forma” de dúvida ou, dito de outro modo, o cogito é a própria condição de poder duvidar. (30 valores)

Nível 4 – Identifica o cogito como primeiro princípio. Explica que o cogito é uma verdade indubitável porque resiste a qualquer “forma” de dúvida ou, dito de outro modo, o cogito é a própria condição de poder duvidar. Utiliza a terminologia filosófica de forma correta. (35 valores)

Grupo III 1. (45 pontos)

Cenário de Reposta

Hume afirma que os sentidos são a origem, o critério e o limite do conhecimento acerca da realidade; rejeitando assim o inatismo. Deste modo, a razão sem os sentidos não pode ajuizar ou fazer inferências sobre a realidade; ao invés, o mesmo só é possível a partir de uma base empírica, i.e., no caso de Hume, todas as ideias (ideias essas que podem ser simples ou complexas) verdadeiras acerca do real devem ser reconduzidas a uma impressão que lhes corresponde (impressões essas que, tal como diz Hume, se distinguem das ideias pelo grau de vivacidade).

Descritores do nível de desempenho no domínio específico da disciplina:

Nível 1 – Faz afirmações corretas, mas avulsas. (10 valores)

Nível 2 – Explica que os sentidos são a origem, o critério e o limite do conhecimento acerca da realidade, mas de forma incompleta. (20 valores)

78

Nível 3 – Explica que os sentidos são a origem, o critério e o limite do conhecimento acerca da realidade. Explica que a razão, sem os sentidos, não pode ajuizar sobre a realidade. Distingue impressão de ideia, explicando a sua relação. (35 valores)

Nível 4 – Explica que os sentidos são a origem, o critério e o limite do conhecimento acerca da realidade. Explica que a razão, sem os sentidos, não pode ajuizar sobre a realidade. Distingue impressão de ideia, explicando a sua relação. Utiliza a terminologia filosófica de forma correta. (45 valores)

2. (55 pontos)

Cenário de Reposta

A partir do texto, o aluno deverá: a) explicar que a relação de causalidade em Hume baseia-se unicamente na expectativa e no hábito/costume; b) explicar que Hume reduz a relação de causa e feito a uma mera ligação entre fenómenos que se sucede temporalmente, de forma regular (multiplicidade de casos), e não como conexão necessária e c) concluir que, em última instância, a causalidade em Hume é “psicológica" na medida em que é uma ideia que não procede da experiência nem da razão mas sim de um sentimento, ou seja, o hábito de ver um “copo” partir (ao cair, por exemplo) criou em mim uma crença, crença essa que me faz esperar/acreditar que os “copos” que cairão no futuro (em circunstâncias semelhantes) terão o mesmo destino.

Descritores do nível de desempenho no domínio específico da disciplina:

Nível 1 – Faz afirmações corretas, mas avulsas. (15 valores)

Nível 2 – Identifica a relação causal com o hábito, mas de forma incompleta. (25 valores). Nível 3 – Identifica a relação causal com o hábito. Explica que Hume reduz a relação de causa e feito a uma mera ligação entre fenómenos. Explica que a causalidade em Hume é “psicológica”, i.e., que não existe na natureza. (45 valores).

Nível 4 – Identifica a relação causal com o hábito. Explica que Hume reduz a relação de causa e feito a uma mera ligação entre fenómenos. Explica que a causalidade em Hume é “psicológica”, i.e., que não existe na natureza. Utiliza a terminologia filosófica de forma correta. (55 valores).

79 Apêndice 3 – 3.1. Exemplo de Planificação de Aula 10.º

Escola Secundária da Ramada

Documentos relacionados