• Nenhum resultado encontrado

DIGITAL PARA APLICAÇÕES EDUCACIONAIS

A TV digital de fato é uma opção para o desenvolvimento de aplicações educacionais, tendo em vista a futura dissipação desta tecnologia, podendo ser uma das principais escolhas para o desenvolvimento de um sistema de ensino-aprendizagem.

Com a experiência adquirida na construção da aplicação foi possível identificar as possibilidades e limitações referentes aos níveis de interatividade e como estes podem impactar na construção de aplicações educacionais, mesmo que a aplicação desenvolvida não seja uma aplicação educacional.

Para viabilizar a realização destas conjecturas tomou-se como ponto de partida a taxonomia de software educacional apresentada por Giraffa (2008). Tendo sempre em mente que uma

Conforme Giraffa (1999) todo programa pode ser considerado um programa educacional desde que possua um enfoque no processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento de um software educacional necessita de algumas escolhas que vão do aspecto técnico até o formato de sistema a ser desenvolvido. Com a popularização da TV Digital o aspecto técnico, ganha uma nova opção de escolha.

Outro ponto que pode influenciar diretamente na escolha da TV Digital para ser a plataforma de desenvolvimento é a diversidade de níveis de interatividade, onde o software pode ser apenas enviado via broadcasting ou até mesmo trocar informação entre telespectador e emissora em tempo (respeitando as limitações de banda do canal de retorno), escolha esta a ser feita de acordo com sua necessidade.

Giraffa, 1999 classifica software educacional em grupos, conforme suas características, onde pode ser classificado desde um tutorial, até um jogo que auxilie um professor no processo educacional.

• Tutorial: O tutorial pode ser definido com um passo à passo de tarefas a serem realizadas para o cumprimento de um objetivo.

• Exercícios on-line: O professor pode disponibilizar exercícios em um ambiente virtual, onde o aluno, ao acessar tenha que responder uma série de perguntas, podendo estas serem transmitidas em massa para que o aluno envie as respostas posteriormente, ou mesmo após a transmissão de uma pergunta o sistema aguarda o usuário responde-la para enviar uma nova pergunta. Assim ajudando no aprendizado do aluno sobre determinada disciplina.

• Prova on-line: Semelhante aos exercícios on-line uma prova, pode ser aplicada via ambiente virtual, podendo assim avaliar o desempenho de aprendizagem do aluno.

• Demonstração: O professor pode disponibilizar uma demonstração sobre um assunto abordado em aula, demonstração esta podendo utilizar recursos de vídeo, gravações de áudio, ou mesmo apresentação automáticas.

• Jogos: alguns jogos ajudam a desenvolver ou mesmo fixar conceitos aprendidos em aula, ou até mesmo desenvolver habilidades em determinados alunos.

• Fórum de discussão: Abrindo um fórum de discussão o professor pode postar uma mensagem sobre determinado conteúdo fazendo com que cada aluno de sua opinião, assim compartilhando conhecimento entre todos, complementando o conteúdo repassado pelo professor.

• Ambiente de ensino on-line: Permite que o aprendiz não esteja presente fisicamente em um ambiente formal, possibilitando até a gerência do seu tempo para realização dos estudos.

• Repositório de materiais: Possibilita a postagem de arquivos produzidos, troca de arquivos com os demais alunos, além do conteúdo disponibilizado pelo professor para a disciplina.

Cada modalidade de software descrita pode ser utilizada dentro de um contexto, dependendo da necessidade do professor, haverá uma destas que mais se adéqua. Todas estas modalidades podem ser desenvolvidas para um ambiente de TV Digital.

Os níveis de interatividade a serem utilizados para o desenvolvimento de aplicativos podem ser variáveis de acordo com cada modalidade de software educacional. Uma forma de representar esta variação pode ser por meio de tabela.

A Tabela 2 apresenta uma classificação de modalidades de software educacional e quais níveis de interatividade se adéquam a necessidade básica do sistema.

Tabela 2. Classificação de modalidades de software por nível de interatividade.

Modalidade de Software Nível Um Nível Dois Nível Três

Tutoriais X Exercícios on-line X X Prova on-line X X Demonstração X Jogos X X X Fóruns de discussão X

Ambientes de ensino on-line X X

Repositórios de materiais X X

Com a experiência adquirida no trabalho foi possível identificar o grau de interatividade necessário para cada modalidade de software educacional, classificando-os em um ou mais níveis

de interatividade. A classificação foi feita com base na definição de níveis de interatividade de Crocomo, 2007.

Um método hipotético dedutivo foi utilizado para permitir inferir a partir de um caso particular suas decorrências. Com isso foi possível inferir as informações para compor a tabela. Com o desafio lógico desenvolvido, foi possível obter uma experiência prática, que ajudou na criação desta tabela.

Algumas modalidades de software educacional foram classificadas em mais de um nível de interatividade, ou seja, de acordo com os recursos disponíveis pode-se utilizar um nível de interatividade inferior ao que mais se adéqua a aplicação. Por exemplo, em exercícios on-line o telespectador pode ir respondendo cada tarefa, e recebendo a confirmação do acerto ou erro da questão, no terceiro nível de interatividade. Caso os recursos disponíveis não possibilitem o uso do nível de interatividade três, o telespectador pode receber todas as perguntas e retornar ao final, todas as respostas, assim tratando-se do segundo nível de interatividade.

Dentre as modalidades de software educacional descritas nesta seção, o ambiente de ensino a distância pode ter destaque se tratando de TV Digital, pois a estrutura da tecnologia favorece esta modalidade.

Segundo Giraffa, 1999 o ensino a distância, transformou as noções de tempo e de espaço, que passam a ser relativos, rompendo os conceitos originais de ensino. Isso porque, diferentemente de uma sala de aula tradicional, onde há um local e um horário determinado, o processo de aprendizagem a distância pode ocorrer sem necessidade de estar no mesmo local e horário.

Podendo estar na maioria dos lares dos brasileiros a TV Digital se torna um meio comum para este fim, além de cômodo e seguro.

4

CONCLUSÕES

A TV Digital é um assunto atual no Brasil, uma nova tecnologia que deve trazer diversas oportunidades, inclusive para a área educacional. Novas aplicações e serviços devem ser disponibilizados dentro de pouco tempo, tanto para fins comerciais como para fins acadêmicos.

Documentos relacionados