• Nenhum resultado encontrado

Em meados de 2012 Jared Levy e Gordon Stott lançaram uma em presa californiana que tinha com o obj etivo resolver a questão endêmica da indústria de casas pré- fabricadas: o preço ( FURUTO, 2012) . Eles j á tinham experiência em proj etar casas pré- fabricadas contem porâneas e sustentáveis, mas sua tecnologia patenteada que permite que 95% da casa seja produzida dentro de um a indústria, e em seguida entregue como contêineres através de trens, navios ou caminhões, fez com que o valor da casa finalizada ficasse mais baixo que o praticado pela concorrência.

“ Nosso objetivo era prover aos consumidores a alta qualidade de casas que eles desejavam a um preço que eles pudessem pagar” , diz Jared Levy em sua entrevista a Furuto ( 2012) . Para Levy, a ineficiência dos sistem as pré-fabricados (ao menos nos Estados Unidos) , deve- se ao fato de que a indústria não é capaz de entregar ao consumidor um produto de qualidade superior e menos caro que as construções convencionais. Todos os m odelos Connect: Homes são feitos para serem facilmente transportados, e seus módulos dim ensionados para que o transporte possa ser interm odal. Deste m odo a em presa é a primeira a entregar suas casas não apenas por caminhões, m as tam bém por vias férreas e navios, permitindo a exportação das casas.

O fato de as casas serem 90% montadas dentro de uma fábrica ( as dem ais fábricas conseguem com pletar apenas 55% da produção antes de ir para o canteiro), reduz a quantidade de tem po dispendida na execução de instalações e acabam entos no canteiro, e os custos em butidos associados à construção convencional acabam por ser eliminados da equação.

Para este estudo de caso, utilizaremos o m odelo Connect: 5. Esta opção oferece fluxo espacial em volta da cozinha, posicionada com o elem ento centralizador da casa, e planta livre. Com número de quartos flexível, esta casa se adapta às necessidades específicas de cada consumidor.

Dentro da página de customização do site é possível “ligar ou desligar” as opções de incluir côm odos a mais, permitindo a visualização im ediata do im pacto que é causado em planta. Para este m odelo é possível acrescentar um deck, hall de entrada, despensa de alim entos, um

quarto extra e garagem para dois carros. Mas a depender da opção selecionada, as outras são desativadas ( por exem plo, é preciso decidir entre despensa e quarto extra) .

Figura 46: Connect: 5 – Vista externa e planta baixa, sem opcionais.

Font e: htt p: / / connect - hom es.com / dev/ connect - 5- 2/

Figura 47: Connect: 5 – Vista externa e planta baixa, com opcionais.

3.7.5 I deabox

A em presa norte americana I deabox oferece opções de casas que são facilm ente customizáveis, e os proprietários participam do processo do início ao fim . No entanto, apesar de m uitas possibilidades de escolha, os m odelos limitam -se àqueles oferecidos no site.

O fundador da em presa, Jim Russel, afirma em entrevista à revista digital Bam boo (2015) que procura oferecer aos consumidores opções que se encaixem em seu m odo de vida, e tam bém em suas expectativas financeiras. Para ele, a I deabox oferece opções para quem quer ter um a casa economicam ente acessível, com uma pegada de carbono pequena, m as sem sacrificar a qualidade da construção ou o design. Deste modo, a principal característica das casas é relacionada ao bom proj eto, não à quantidade de m etros quadrados construídos.

Figura 48: Modelo Confluence em duas versões customizadas.

Font e: htt p: / / www.ideabox.us/ confluence/

O exterior de cada I deabox vem com telhas metálicas na cobertura, paredes externas revestidas em galvalume e fibrocimento, e janelas cuj os vidros são de baixa emissividade de calor. Os acabamentos internos incluem piso em madeira, bam bu ou m arm óleo, e opções de m ateriais com o corian ou silestone para bancadas. A casa j á vem com infraestrutura preparada para equipamentos digitais sem fio. Há ainda uma opção de pacote que inclui eletrodomésticos certificados com o selo Energy Star tais como fornos, m áquinas lava-louças e lava-roupas, geladeiras, e até m esmo adega para vinhos.

As casas são transportadas semi construídas, em um único volume até o terreno, podendo ser inseridas diretamente sobre as fundações ( radier ou estacas) . O tem po necessário para com pletar instalações e deixar a casa pronta para m orar é de dois dias.

Figura 49: Variações do Modelo Confluence.

Font e: htt p: / / www.ideabox.us/ confluence/

A I deabox oferece em seu website seis diferentes opções de projeto, com variações de área construída e preços. As opções vão de lofts totalm ente integrados, a casas de vários côm odos. Há até um modelo que pode ser transportado e utilizado sem estar conectado à rede elétrica, ou de abastecimento de água e esgoto. Os equipamentos de tratam ento de resíduos,

aproveitamento de água e geração de energia podem ser acoplados a qualquer m odelo. O m odelo Confluence, de aproximadamente 83m ² é o mais vendido da empresa, e por isso será utilizado para este estudo de Caso.

O m odelo Confluence explora a ideia de uma sala de estar central que serve de distribuição aos dem ais côm odos da casa, dois quartos e dois banheiros. Existem duas alternativas possíveis ao modelo original, cada um a com duas variações possíveis. É possível aum entar a casa com espaço dedicado apenas à cozinha, que por sua vez apresenta dois possíveis layouts. Nesta opção, chamada de C2+ , a área interna passa a ser de118m ² . Há ainda a opção de m odificar a disposição dos am bientes ou m esm o de acrescentar um terceiro quarto à casa. Na opção C3, a casa passa a ter 157m ² . Com este modelo tem os então 5 opções de planta, volumetria e área construída, além das opções de escolha de m ateriais de acabamento interno e externo.

3.7.6 P.A.T.H.

A parceria realizada em 2012 entre a em presa Riko, uma das construtoras europeias líderes em construção sustentável pré-fabricada em m adeira, e o designer Philippe Starck, nasceu do desejo de desenvolver uma série de casas industrializadas, projetadas para satisfazer as necessidades habitacionais globais. Esta colaboração resultou em P.A.T.H. ( prefabricated

accessible t echnological hom es) , e oferece 34 m odelos que permi tem ao consum idor proj et ar

sua casa desde a área interna até a externa. Podem ser escolhidos vários m ateriais de acabamento, luminárias, diferentes fachadas e estilos de telhados, resultando em uma casa customizada.

Os principais com ponentes construtivos estruturais de um a P.A.T.H. – divisórias internas e externas, telhados e forros – são pré-fabricados em indústrias controladas, onde o processo de m anufatura é protegido de efeitos do clima. I sto permite que a produção sej a realizada o ano inteiro. A casa leva aproximadamente 6 m eses para ser entregue pronta ao morador após sua com pra.

São oferecidas diversas tipologias que diferem em tam anho, número de quartos, quantidade de andares e disposição dos côm odos. Através do site é possível escolher o m odelo, número de quartos e estilo de telhado. Cada estrutura oferece fachadas envidraçadas que permitem abundância de luz natural, mantendo as perdas térmicas a níveis mínim os por conta da qualidade do vidro. As casas P.A.T.H. foram concebidas para integrar tecnologias verdes

inteligentes com o painéis fotovoltaicos, bom bas de calor, painéis solares para aquecimento da água, turbinas eólicas, e coletores de águas pluviais, tornando a casa ambientalm ente correta desde sua produção até o fim de sua vida útil.

Figura 50: Variações do Modelo Térreo – 1 quarto e garagem .

Font e: htt p: / / www.st arckwit hriko.com /

Figura 51: Variações do m odelo Térreo – 3 quartos.

Font e: htt p: / / www.st arckwit hriko.com /

Neste caso as opções de customização se restringem a acabam entos, sendo os m odelos todos iguais, variando apenas no tamanho, a depender da planta escolhida.

3 .8 Conside rações f inais sob re a re visão de lit e rat ura: casas p r é

Documentos relacionados