• Nenhum resultado encontrado

4.4 DIFICULDADES PARA EMPREENDER NO INSTAGRAM

4.4.8 Conseguir Seguidores

Dois dos aspectos abordados anteriormente que motivaram os indivíduos a utilizar o Instagram como canal para empreender foi o aumento da exposição do produto e a facilidade para acessos a novos mercados. Todavia, antes de colher esses benefícios, é necessário ultrapassar uma dificuldade: conseguir seguidores.

UNI2, CONF3, INF4, INF8, FEM11, CONF12, UNI13 e FEM14 foram os informantes-chave que abordaram esse obstáculo. A seguir, tem-se os relatos de alguns deles:

Por exemplo, pra sua empresa ser vista, você tem que começar a seguir um monte de pessoas, então no início isso requer muito tempo... (CONF3) A dificuldade do Instagram é você conseguir mais seguidores. Aí então você tem que ter uma forma de começar a seguir um monte de gente quando você tem tempo pra a pessoa botar pra a pessoa botar pra seguir você de novo... (INF4)

A única dificuldade é tornar ela conhecida né, ter muitos seguidores... (FEM11)

O que eu tive que ter foi uma estratégia que é pra poder atrair seguidores. (UNI13)

Em virtude dessa dificuldade, UNI2 e INF4 optaram por utilizar seus perfis pessoais do Instagram para iniciar o empreendimento por já possuírem uma boa quantidade de seguidores. Enquanto UNI2 permaneceu utilizando a mesma conta tanto para fins comerciais quanto pessoais, INF4 transformou o seu perfil pessoal em um comercial e depois criou uma conta para assuntos pessoais.

Utilizar a sua conta pessoal, se possuir uma quantidade representativa de seguidores, não é a única maneira utilizada para que seu negócio consiga ter vários seguidores. CONF9 e UNI15 não abordaram conseguir seguidores como uma dificuldade, contudo relataram serviços que podem ser ofertados aos proprietários de perfis comerciais.

Já apareceu pessoas, acho que três pessoas, me chamando no WhatsApp pra vender seguidores, tantos seguidores por não sei quanto, tantos seguidores, digo: Colega, obrigada, mas não, não porque eu não tenho dinheiro pra gastar com isso. Eu tenho dinheiro pra comprar linha e agulha, daí eu resolvo o restante... (CONF9)

Não, prefiro o programa que eu pago pra gerenciar ... muito melhor. (UNI15) UNI15, com essa fala, remete-se a gerenciadores de Instagram que começam a seguir usuários e curte as fotos automaticamente, evitando que a empreendedora passe muito tempo do seu dia dedicando-se a essa atividade. Para ela, foi a ferramenta que fez o seu negócio dar certo. É importante ressaltar que a) durante o período de 30 dias de observação das atividades do negócio, 1103 pessoas começaram a seguir o perfil comercial, o terceiro maior aumento de seguidores desta pesquisa e que b) esta não é uma ferramenta disponibilizada pelo Instagram.

A venda de seguidores e os gerenciadores de Instagram não são as únicas formas utilizadas para atrair novos usuários. A funcionalidade Patrocinado é uma ferramenta paga que está presente no Instagram e possibilita que pessoas que não seguem o seu perfil comercial possam ver a publicação que o indivíduo escolheu

promover. Dentre as respostas dos entrevistados quando questionados sobre essa ferramenta tem-se:

a) UNI2 afirmou que nunca usou, pois ele acredita que não precisa, afinal já possui o alcance que ele almejou;

b) CONF3 falou que já utilizou, mas não gostou, pois veicula as postagens para as pessoas que já seguem o perfil da empresa;

c) INF4 comentou que usou, porém não teve o sucesso que achou que teria, ou seja, não conseguiu muitos seguidores;

d) INF8 relatou que nunca usou, mas acredita que quando tiver o interesse de aumentar o volume de sua produção utilizará;

e) FEM11 pontuou que não utilizou e não tem pretensão de usar, pois ela conhece pessoas que já experimentaram essa ferramenta e não gostaram dos resultados obtidos;

f) CONF12 afirmou que não usou, porque agora ela não sente mais a necessidade;

g) UNI13 falou que não utilizou, mas afirmou que alguns amigos já usaram e gostaram dos resultados alcançados;

h) FEM14 comentou que já usou e achou que o retorno não foi positivo. Nesse âmbito, é possível observar que não houve um consenso com relação a se essa ferramenta auxilia o negócio ou não.

Uma prática para ganhar seguidores que pode ser considerada informal e que ganhou muitos adeptos no Instagram foram os sorteios que geralmente funcionam da seguinte maneira: uma foto para o sorteio é postada no feed do perfil comercial e para que os usuários possam participar e concorrer ao prêmio eles precisam a) curtir a postagem, b) seguir o Instagram da empresa; c) marcar 1, 2, 3 ou mais amigos nos comentários quantas vezes quiser e d) não é permitido marcar Instagram de empresas, de pessoas famosas e fakes. Quando perguntados sobre essa prática os participantes da pesquisa responderam que:

a) UNI2 afirmou que nunca fez sorteios, mas os seus clientes estão pedindo que ele faça, dessa forma ele está se organizando para atender a essa solicitação;

b) CONF3 comentou que já fez sorteios e que eles funcionam mais do que o patrocinado;

d) INF8 relatou que já realizou um sorteio e que ganhou seguidores, mas não foi uma quantidade tão grande que justificasse fazê-lo com frequência; e) FEM11 pontuou que nunca fez, mas pretende fazer, inclusive para ela vai

ser uma forma de desfazer-se de umas peças paradas;

f) CONF12 já realizou um sorteio e afirmou que os resultados não foram tão bons para ela por ter ganhado, no máximo, 100 seguidores;

g) UNI13 falou que fez sorteios não só para conseguir mais seguidores, mas também para fidelizar clientes existentes;

h) FEM14 já realizou sorteios e gosta muito dos resultados por ganhar vários seguidores em virtude da empreendedora fazer esses sorteios em parceria com outras lojas com presença no Instagram.

O sorteio é outra prática que também não atingiu um consenso entre os informantes-chave desta pesquisa.

Utilizar o perfil pessoal para iniciar o empreendimento, empregar gerenciadores de Instagram, comprar seguidores, usar a ferramenta Patrocinado e realizar sorteios não são as únicas formas de conseguir seguidores. Em várias redes sociais virtuais, incluindo o Instagram, existe a figura do digital influencer ou influenciar digital que geralmente é uma pessoa que tem muitos seguidores e uma grande habilidade de influenciar o comportamento deles.

Latiff e Safiee (2015) comentam que pode ser difícil para os donos de negócios conseguir os primeiros 1000 seguidores, dessa forma é de suma importância que eles consigam identificar os “instagrammers” que possam promover o seu negócio para que ele seja conhecido pelo público, fazendo com que o perfil do empreendimento ganhe mais seguidores.

Os informantes-chave desta pesquisa nomearam essas pessoas que são influentes no Instagram como Digital Influencer, Influenciador Digital ou Blogueiro. Nesse cenário, durante as entrevistas, alguns respondentes expressaram sua opinião sobre essa figura:

a) CONF3 utiliza em suas publicações um influenciador digital da cidade, o qual ela chama de blogueiro. Após a participação dessa pessoa na exposição dos jalecos, a empreendedora disse que seu número de seguidores aumentou;

b) INF8 usou uma vez de forma não planejada, visto que uma amiga, sem ela pedir, fez uma postagem divulgando o Instagram de sua empresa e quando ela percebeu estava ganhando vários seguidores;

c) FEM11 ainda não usa o influenciador digital, mas ela acredita que é a melhor forma de conseguir seguidores;

d) UNI13 utiliza um influenciador digital da região, assim o empreendedor envia seus produtos para essa pessoa para que ela divulgue a fim de tornar seu negócio mais conhecido.

É possível perceber que as opiniões sobre qual prática é a melhor são diferentes, cada informante-chave tem sua opinião baseada nas próprias experiências ou de amigos. Ademais, cada participante da pesquisa pode ter uma percepção diferente do que pode ser considerado poucos ou muitos seguidores.