• Nenhum resultado encontrado

Cada software editor de áudio tem a sua vantagem particular, seja na interface, forma de disposição das informações na tela, velocidade de aplicação dos plugins, efeitos visuais e outras coisas, mas de uma forma geral, todos os softwares comparados, têm recursos para se chegar ao mesmo resultado final nos quesitos gravação ou mixagem e após uma análise das comparações realizadas entre os softwares editores de áudio, formato de áudio e bibliotecas de edição utilizadas, pude aferir que o software Audacity que é gratuito e de código aberto, se equipara com os melhores editores de áudio proprietários podendo substituí-los de forma efetiva, sem deixar nada a desejar.

O Audacity se iguala com vários softwares proprietários e gratuitos no quesito multiplataforma, como por exemplo o Audition, Goldware, Sound Forge(Sony) e Garage

Band(Apple). Já no quesito de suporte a plugins o Audacity também fica entre os melhores num empate técnico com o Audition, Ardour, Qtractor, Reaper, Sonar. Mas na comparação quanto aos formatos de áudio suportados o Audition deixa um pouco a desejar pois não suporta o formato MIDI, para execução mas somente para edição e mixagem.

Em pesquisa realizada por votação o Audacity leva a melhor comparado com outros editores com 56,75%(2,944 votos) contra 13,96% (724 votos) para Audition, 10,29% (534 votos) do Avid Pro Tools dentre outros avaliados mas podemos ver a grande diferença para o segundo e terceiro colocados na votação realizada, (LIFEHACKER,2012).

Audacity também é recomendado e mencionado como um dos melhores editores de áudio , (WILLIAMS,2013) , (FEE,2013). Já no site FindTheBest (FINDTHEBEST,2014) são realizadas inúmeras comparações com os mais diversos editores e funcionalidades de cada software como por exemplo importação, exportação, formatos de áudio compatíveis, efeitos dentre outros. Novamente o Audacity desponta em primeiro lugar desbancando vários softwares proprietários.

O Audacity permite gravar, cortar, copiar, colar, colocar efeitos, aumentar ou diminuir volume, permite o trabalho com multi faixas, escolha da qualidade do som, importar, exportar, converter o áudio em vários formatos, editar o áudio no formato WAV, AIFF, FLAC, MP2, MP3 ou Ogg Vorbis. Ele também é multiplataforma rodando em Windows, Mac OS X, GNU / outros sistemas operacionais Linux.

Para a gravação e edição do áudio o software utiliza algumas bibliotecas de edição, id3lib, libflac, libid3tag, libogg, libvorbis, cada uma para um formato específico porém a mais utilizada é a LAME, devido a formato mp3 ser o mais conhecido e compatível atualmente.

LAME é uma ferramenta educacional para ser usado para aprender sobre codificação de MP3. O objetivo do projeto LAME é usar o modelo de código aberto para melhorar a acústica psico, modelar o ruído e a velocidade de MP3. LAME não é para todos ele é distribuído como apenas o código-fonte e requer a habilidade de usar um compilador C, (PROJECT,2014).

LAME começou a ser desenvolvido por volta de 1998. Mike Cheng começou como um pacote, como uma extensão utilizando das fontes de um codificador chamado 8hz-MP3. Depois de algumas preocupações de qualidade levantados, ele decidiu começar do zero com base nas fontes do codificador dist10. LAME evoluiu e agora se tornou uma ótima biblioteca.

Características do LAME:

• Suporta MPEG1, MPEG2 e MPEG2.52 camada de codificação III.

• Codifica em CBR (taxa de bits constante) e em dois tipos de bitrate variável, VBR e ABR3, bem como freeformat.

• Suporta sinais mono e estéreo. Sinais estéreo são codificados por padrão com um algorithm4 avançado para maximizar a qualidade.

• Parâmetros padrão atento para codificação ideal.

• Rápido. Codifica para -V 2 a 17 vezes de tempo real em um Pentium 4 de 2.8Ghz. • Utiliza um modelo acústico e modelação do ruído psico avançado que melhorou

durante anos.

• Desenvolvido sob a licença LGPL GNU

• Taxas de amostragem MPEG1 são 32 Khz, 44.1Khz e 48Khz. • Taxas de amostragem MPEG2 são 16Khz, 22.05kHz e 24kHz.

• O MPEG 2,5 não existe como um padrão. É uma extensão da Fraunhofer, que acrescentou a possibilidade de codificar em 8Khz, 11,025Khz e 12kHz.

• Veremos Variável Taxa de bits e taxa de bits média (ABR).

• A codificação estéreo de LAME alterna automaticamente entre Mid-Side e simples es- téreo para maximizar os bits disponíveis, preservando a qualidade. Mais informações em Mid / Side Stereo

O LAME pode ser utilizado em conjunto com algum software por importação e por linha de comando ou integrado no código fonte, só que nesse caso você precisará de um compilador.

Não é exagero afirmar que o LAME é a biblioteca mais completo da categoria, pois ele oferece muitos recursos que são bem úteis para o usuário. Além de sua principal funcionalidade, é possível descomprimir arquivos MP3 em WAV, (GUGIK,2014).

LAME é importado no código fonte da maneira tradicional, em C é através do ]include LAME.h. No C] incorporada a dll no código fonte através do comando [DllImport("LAME.dll")], ou se preferir importar depois mais outras dlls pode deixar uma variável para receber o arquivo dll, no lugar do nome da dll. No Java com o java.lang.Object e extendendo de lame.std.Lame.

LAME também pode ser utilizada em programação paralela em GPU, com o auxílio de CUDA, para melhorar o desempenho de codificação e decodificação de áudio. Através da Tabela10, podemos verificar um aumento significativo de velocidade de processamento do paralelismo em GPU, utilizando a linguagem CUDA, em relação ao processo normal em CPU, (LOURENCO,2009).

Tabela 10 – Tabela de Comparação entre processamento de arquivos em CPU normal e GPU paralela

Tamanho dos Arquivos 3MB 6MB 12MB 24MB 41MB 82MB

Tempo Médio de codificação do LAME em GPU

0,76s 1,18s 2,48s 3,52s 8,56s 13,81s Maior Tempo de codificação do LAME

em GPU

0,79s 1,19s 2,57s 3,69s 8,64s 13,88s Menor Tempo de codificação do LAME

em GPU

0,76s 1,18s 2,47s 3,49s 8,50s 13,70s Tempo Médio de codificação do LAME

original

0,85s 2,06s 3,06s 6,65s 11,98s 27,08s Maior Tempo de codificação do LAME

original

0,86s 2,07s 3,07s 6,67s 12,01s 27,24s Menor Tempo de codificação do LAME

original

0,85s 2,06s 3,06s 6,64s 11,97s 27,01s Ganho Médio de Desemenho do LAME

em GPU

1,12x 1,75x 1,23x 1,89x 1,41x 1,97x

Fonte: (LOURENCO,2009)

Segundo Lourenço (LOURENCO,2009), a Tabela 10mostra uma variação muito maior nos tempos do LAME com parte do processamento em GPU ao contrário dos tempos

do LAME original com processamento em CPU. Dos testes do LAME modificado o desvio padrão chegou ao valor de 5,4 por cento enquanto o desvio padrão do LAME original não passou de 1,1 por cento. Também ele constatou que o desempenho das implementações que utilizaram CUDA foi até 1,97 vezes maior se comparado com codificadores que não uti- lizaram o modelo de programação paralela. E que mesmo no pior caso, as implementações que utilizaram CUDA foram pelo menos 1,12 vezes mais rápidas. Sendo assim é possível verificar que é possível melhorar o desempenho dos algoritmos de processamento de áudio ao utilizar um modelo de programação paralela em GPU, como por exemplo CUDA.

Para codificar com o LAME a sintaxe padrão é a seguinte: lame entrada.wav saída.mp3

Onde entrada.wav é o arquivo de entrada a ser comprimido e saída.mp3 é o resultado esperado. Por padrão, é utilizado o bitrate 128 Kbps com 44 Khz de frequência e formato estéreo. Para alterar estes parâmetros, o programa pode ser chamado da seguinte maneira:

lame [opçoes] entrada.wav saida.mp3

As diversas opções do LAME podem ser conferidas através do comando “lame -?”. Para executar o processo inverso - descompactar um arquivo MP3 em WAV – a opção “–decode” deve ser utilizada.

Documentos relacionados