• Nenhum resultado encontrado

Projetos possuem características que fazem com que diversas empresas os empreguem para alcançar seus objetivos. Os projetos são antes de tudo, empreendimentos temporários, que, de forma progressiva, organizam atividades e recursos entre as diversas funções de uma empresa para criação de um produto ou serviço único, atendendo a objetivos declarados e satisfazendo a critérios pré- estabelecidos de prazo, custo e qualidades. Eles são compostos de processos, que muitas vezes podem seguir um padrão e, portanto, podem ser desenvolvidos segundo uma metodologia. Os projetos são organizados em ciclo de vida, o que permite um maior controle gerencial de recursos e resultados e uma maior inter-relação com outros processos em andamento na organização. Para cada tipo de empresa existe um ciclo de vida e a definição de como será este ciclo de vida depende do gerente de projeto, que necessita ter uma visão macro para sua melhor definição.

Conhecer os fatores que influenciam e afetam os resultados dos projetos pode significar a diferença entre o seu sucesso e o fracasso.

Em Indústrias, na perspectiva da gestão de projetos, os benefícios são enormes, com vários casos de sucesso. Com o aumento da eficiência e expansão da lucratividade concretizados pela melhor utilização dos limitados recursos e planejamento, estimativas e controle de custos crescentemente aperfeiçoados, resultando em uma concretização mais efetiva dos marcos, metas e objetivos da Empresas. A competição pelos recursos e falta de autoridade do gerente de projetos em relação aos gerentes funcionais, exige da Empresa uma posição muito clara em relação aos seus objetivos e estratégias.

Toda empresa necessita de gestão de projetos e é esta percepção que define a rapidez com que se tornam maduras em gestão de projetos. Pode-se afirmar que quanto maior a maturidade da Indústria, menores serão as possibilidades de fracasso na implantação de projetos. Industrias, geralmente são empresas pouco maduras por serem não orientadas a projetos.

O gerenciamento de projetos em indústrias é sempre um desafio. Por serem empresas não orientadas a projeto, exigem do gerente de projetos conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais mais apuradas do que em Empresas orientadas a projetos.

A negociação é o processo em comunicação mais utilizado pelo gerente de projetos e por este motivo tão necessário entender suas técnicas e dominar suas etapas definindo claramente os objetivos e se preparando de uma forma estruturada.

Ela é utilizada em todas as fases do projeto e na vida.

O entendimento por parte dos executivos de que Projetos são necessários para evolução da Empresa e conquista e manutenção de mercado e que sua melhor gestão trará maior lucratividade com menor custo, fará o diferencial das Empresas de sucesso do futuro.

A gestão de projetos necessita das habilidades técnicas, mas também necessita de habilidades comportamentais.

As habilidades comportamentais estão sendo valorizadas e necessitam, cada vez mais, serem aprimoradas. É proposta para um futuro estudo de como estruturar o gerenciamento de conflitos e torná-lo uma habilidade essencial para o gerenciamento de projetos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARCHIBALD, Russel D. Managing High-Technology Programs and Projects 2nd edition, (ed) John Wiley & Sons, Canada, 1992.

BERGEN, S.A. Project Management, An Introduction Issues in Industrial Research and Development, (ed) Basil Blackwell, New York, 1986.

BOYADJIAN, João Carlos. Ciclo de vida de projetos industriais. Mundo PM: project management, Curitiba, n. 9, p.46-51, 2006. Bimestral.

DINSMORE, Paul C.; CAVALIERI, Adriane. Como se Tornar um Profissional em Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Qualitymark, 2004.452 p.

DINSMORE, Paul C.; SILVEIRA, F.H. Gerenciamento de Projetos: Como Gerenciar seu Projeto com Qualidade, dentro do Prazo e Custos Previstos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.176 p.

KATZ, R.L. Katz, R.L. As Habilitações de um Administrador Eficiente. Biblioteca Harvard de Administração de Empresas, 1976.

KEPNER-TREGOE. Gerenciamento de Projetos. São Paulo: [s.n.], 1997 90 p. KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As melhores Práticas. Porto Alegre:

Bookman, 2002. 525 p.

_________, _____. Project management: a system approach to planning, scheduling and controlling. 8 ed. Hoboken: Eiley Publishing, 2003. 891 p. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed.

Tradução: Bazan Tecnologia e Lingüística. São Paulo: Prentice Hall, 2001. 764 p. Título original: Marketing Management: millennium edition.

MILOSEVIC, DRAGAN Z. - Project Management ToolBox, Tools and Techniques for the Practicing Project Manager, John Wiley & Sons, Hoboken, New Jersey, 2003.

PORTER, Michael. What is strategy? Harward Business Review, Boston, 1996. Bimestral

POSSI, Marcus et al. Capacitação em gerenciamento de projetos: guia de referência didática. Rio de Janeiro: Brasport, 2004. 499 p.

PMI. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. The guide to the project management body of knowledge. 3. Ed. Pennsylvania: PMI, 2004. 388 p.

2003. 210 p.

VERZUH, Eric. MBA compacto: gestão de projetos. Tradução de André de L. Cardoso. 12 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. 398 p. Título original: The fast forward MBA in Project management.

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS

<http://www.institutomvc.com.br/artigos/col_artigos/negociacao.htm> / INSTITUTO MVC, Negociação. / acessado em 06/04/07.

<http://www.pmimg.org.br> PMIMG. PMBoK 2000: versão livre do PMBoK 2000. Belo Horizonte, 31 de Janeiro de 2002. / . Acesso em 20/03/02.

<http://www.sebrae.com.br/br/parasuaempresa/aprendaanegociar_423.asp> SEBRAE, Estilos de Negociação. / Acesso em 20/03/07

<http://www.guiarh.com.br/p4.htm> / WANDERLEY, J.A., Negociação: O Caminho do Sucesso. / acessado em 06/04/07

<http://pt.wikipedia.org/wiki/negociação> / WIKIPEDIA, a enciclopédia livre. Desenvolvido por GNU Free documentation, 2001. Artigo: Negociação. / Acesso em 06/04/07

<http://www.institutomvc.com.br/artigos/col_artigos/negociacao.htm> / URY, William, Como Chegar ao Sim - A Negociação de Acordos Sem Concessões. / acesso em 06/04/07.

Documentos relacionados