• Nenhum resultado encontrado

Ao longo do curso de especialização tive algumas dificuldades, primeiro para dominar os recursos informatizados, que foram o principal meio de estudo no ambiente virtual, e segundo para conciliar oito horas de trabalho, a vida familiar e os estudos. Por outro lado, tinha a meu favor a disponibilidade de todo o material didático e a liberdade para organizar meus estudos em horários convenientes.

O curso de especialização proporcionou-me a reflexão sobre como estão sendo conduzidos os trabalhos na equipe Estratégia Saúde da Família em que trabalho. Verifiquei a necessidade de renovar meus conhecimentos e, além disso, nas atividades virtuais houve a socialização com os profissionais de saúde de outros municípios. Em alguns casos identifiquei similaridades e em outros municípios a realidade vivenciada é totalmente diferente da minha.

Essa troca foi importante para ampliar o conhecimento das diversas realidades vivenciadas na Estratégia Saúde da Família de nosso Estado.

A minha atuação na equipe multiprofissional foi exercer uma postura flexível e aberta para aceitar as disciplina dos demais profissionais, confiando e socializando de forma ética os problemas de saúde do paciente, da família e da coletividade para toda a equipe, objetivando resolver o problema de forma planejada e compartilhada. Trabalhar na equipe multiprofissional nos levou a respeitar o outro profissional de forma a aceitar sua conduta na assistência ao paciente e contribuir para o acompanhamento e a continuação do tratamento do paciente quando se faz necessário.

A especialização contribuiu para o amadurecimento profissional no tocante às minhas práticas assistenciais na ESF. O impacto do curso na minha formação profissional foi vislumbrar, de forma ampliada, a magnitude do nosso Sistema Único de saúde, sua complexidade e operacionalidade, bem como as políticas públicas que, em sua essência, buscam a satisfação do usuário.

40

REFERÊNCIAS

AMARAL, O.L. Transtornos Mentais. Disponível em:

http://www.inef.com.br/transtono.htm. Acesso em: 16 dez. 2010.

BAPTISTA, R. S.; PAGLIUCA, L. Pessoa com deficiência numa perspectiva evolucionária:

análise de conceito. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 8, n. 3, 2009.

BERNARDES, L. C. G.; MAIOR, I.M.M.L.; SPEZIA, C.A. et al. Pessoas com deficiência e políticas de saúde no Brasil: reflexões bioéticas. Ciência & Saúde Coletiva, v.14, n. 1, p. 31-38, 2009.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:

Senado, 1998.

______. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília:

Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: <

bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional >. Acesso em: 16 abr. 2011.

______. Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2003.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro de 2005.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Projeto SB BASIL 2003: Condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Painel de Indicadores do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

______. Ministério da Saúde. Sistema de Planejamento do SUS, uma construção coletiva.

Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

CALEFFI, MARIA. Doenças da Mama. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências. Capítulo 43, 3ª edição. 2006.

CECCIM, R,B. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciênc. saúde coletiva, v.10, n.4, p. 975-986, 2005.

41

FILHO, Osmar Lucena. Revista Municipal A Renovação Continuada. (1993, 2ª edição).

GAIO, D.S.M. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseada em

Evidências. In: ______. Assistência Pré-natal e Puerpério, 3ª ed. Brasília 2006. Cap. 36.

IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTISTICA). Censo 2010.

Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 10 nov. 2010.

OMS. Organização Pan-Americana de Saúde. Relatório sobre a Saúde no Mundo 2001.

Saúde Mental: Nova Concepção, Nova Esperança. Lisboa: OMS, 2001.

SECETARIA DA SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO. Sistema de Informação da Atenção Básica. Piquet Carneiro, 2011.

SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ. Consolidado dos Municípios do Ceará no ano de 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Medicina. Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde. Curso de especialização em saúde da família: Modelo Assistencial e Atenção Primária à Saúde. Fortaleza, 2010a. Disponível em:

http://www.medicina.ufc.br/unasus/cesf2/mod assist/aula_02/index.php?p=02.php. Acesso em: 29 set. 2011.

______. Faculdade de Medicina. Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde.

Curso de especialização em saúde da família: Modelo Assistencial e Atenção Primária em Saúde, 2010b. Disponível em: <http://www.medicina.ufc.br/unasus/cesf2/ead/aula 2 /, texto complementa Diretrizes Operacionais da Estratégia Saúde da Família>. Acesso em: 15 Nov.

2010.

______. Faculdade de Medicina. Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde.

Curso de especialização em saúde da família: Saúde Mental e Violência, 2010c. Disponível em: http://www.medicina.ufc.br/unasus/cesf2/ead/aula 1 />. Acesso em: 15 nov. 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Medicina. Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde. Curso de especialização em saúde da família: Saúde da

Mulher no Ciclo Vital. Fortaleza, 2010. Disponível em:

http://www.medicina.ufc.br/unasus/cesf2/aulas 1e 2 . Acesso em: 18 Jan 2011.

______. Faculdade de Medicina. Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde.

Curso de especialização em saúde da família: Saúde Ambiental, Acidentes naturais, Artificiais e os Riscos para a Saúde da Família, 2011a. Disponível em:<http://www.medicina.ufc.br/unasus/cesf2/ead/aula 4 />. Acesso em: 13 mar. 2011.

Documentos relacionados