• Nenhum resultado encontrado

Considerações Finais

A cidade-dormitório de Itaboraí tenderá, num futuro imediato, a sofrer uma profunda transformação. É provável que se mantenha ainda na função de cidade- dormitório, dada a limitação estrutural do tipo de empreendimento como o Comperj em relação à real capacidade de gerar empregos estáveis (Piquet, 2007). As obras de infraestrutura, instalação de equipamentos urbanos e a construção da planta industrial já representam atração para grande número de trabalhadores que chegam ao local, vindos de fora do município. As edificações de shoppings

centers e de conjuntos habitacionais, a especulação imobiliária e o aumento

populacional súbito, sequer captado no recenseamento demográfico de 2010, são algumas evidências da antecipação das mudanças que tornam o espectro de

Macaé mais plausível como imagem de futuro para a região (O Globo, 02/09/2011;

Fórum Comperj, 2011).

Provavelmente a massa de riqueza gerada, direta e indiretamente, pelo Comperj, tenderá a reduzir a pobreza, mas, em contrapartida, poderá acentuar a desigualdade social, invertendo os indicadores anteriormente assinalados (ver Tabela 2).

Quadro 2 – Percepções dos problemas nos fóruns: serviços sociais públicos e participação

Acesso aos Serviços Sociais Públicos ligados a Educação Fórum

Grande Rio relaciona a falta de oferta de creches (...) à dificuldade da aquisição de renda pelas mães. Ainda discute a falta de vagas em todos os segmentos, principalmente na educação infantil.

Acesso aos Serviços Sociais Públicos ligados à Saúde Fórum

Grande Rio queixa-se da falta de atendimento odontológico na unidade de saúde. Acesso aos Serviços Sociais Públicos ligados à Assistência Social

Fórum Grande Rio traz a questão do aumento de gravidez na adolescência e do consumo de

drogas lícitas e ilícitas.

Fórum

Bairro Amaral também traz a questão da gravidez na adolescência, acrescentando o afastamento da escola e a falta de informação e diálogo. Entende a atividade sexual como meio de inserção social.

Acesso aos Serviços Sociais Públicos ligados à Comunicação Fórum

Grande Rio queixa-se da falta de um telefone público. A Cidadania e Participação

Fórum

Os temores e as esperanças quanto a esse futuro foram manifestados pelos agentes comunitários e demais profissionais da saúde nos fóruns da Ouvidoria Coletiva em Itaboraí durante o ano de 2008, tendo sido confirmados nos grupos focais de avaliação dessa experiência em 2010-2011. Nesse sentido, a educação como valor socialmente partilhado, ancorado na ideia de mobilidade social, permite entender a convergência entre medo e esperança mostrada pela população trabalhadora de Itaboraí.

No compasso de espera do futuro imediato, a prefeitura do município tem de lidar tanto com a escassez de recursos próprios – fortemente dependente de transferências intergovernamentais carimbadas como despesas obrigatórias –, quanto com o tempo político das disputas que dificultam ou paralisam a admi- nistração. Uma questão importante é saber quando e como a transferência da cota-parte do imposto sobre circulação de mercadorias, advindo da operação industrial do Comperj, produzirá o efeito-renda alardeado em favor do empreendimento. Enquanto isso, a brutal demanda de insumos pelo Comperj pode ser uma oportunidade para Itaboraí conquistar pelo menos uma melhoria real no saneamento básico, exigindo-se o tratamento e o controle dos efluentes industriais.

A formação das pessoas nas diferentes profissões e habilidades – privadas e públicas –, percebida por todos como uma necessidade, pode tornar-se um fato, conquistando prioridade na agenda governamental municipal. As parcerias com instituições públicas abrem um dos caminhos para tal formação. Nesse sentido, há que se assinalar a importância do Mestrado Profissional em Vigilância da Saúde da Região Leste do Rio de Janeiro, criado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz). Trata-se da qualificação pós-graduada de gestores e técnicos nos temas e questões de política pública relevantes para a região, que converge ensino, pesquisa e desenvolvimento social. Não resta dúvida que a variável fundamental do desenvolvimento econômico socialmente mais justo, como assinalou Celso Furtado em sua obra Cultura e

Desenvolvimento em Época de Crise (Furtado, 1984), é a participação política da

população, ampla e diversificada.

Pode-se então reconhecer a relevância das formas de participação popular que, à semelhança da Ouvidoria Coletiva, permitem instaurar processos nos quais a experiência e o saber dos diferentes grupos da população, expressos pelas lideranças civis e religiosas, alcancem e façam jus à esperança de um mundo melhor para os itaboraienses.

Queremos aqui expressar nossa sincera homenagem a Rossana Silva Souza, que participou ativamente na concepção deste capítulo e que infelizmente já não está entre nós.

Referências

ALVES, R. Por uma Educação Romântica. 4. ed. Campinas: Papirus, 2003.

BARREIRA, I. A. F. Cidade, atores e processos sociais: o legado sociológico de Lúcio Kowarick. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 25(72): 149-159, 2010.

BIENESTEIN, R. et al. O Leste Fluminense e o Comperj: atores, consensos e conflitos. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, XIII, 25-29 maio 2009, Florianópolis.

BRICEÑO-LEÓN, R. Siete tesis sobre la educación sanitaria para la participación comunitaria. Cadernos de Saúde Pública, 12(1): 7-30, 1996.

CARVALHO, M. A. P.; ACIOLI, S. & STOTZ, E. N. O processo de construção compartilhada do conhecimento uma experiência de investigação científica do ponto de vista popular. In: VASCONCELOS, E. M. A Saúde nas Palavras e nos Gestos: reflexões da Rede Educação Popular e Saúde. São Paulo: Hucitec, 2001.

DUBET, F. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

EIA – ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL – COMPERJ. Apresentação. Concremat Engenharia, 2007. Disponível em: <www.observatoriodopresal.com.br/wp-content/uploads/2011/08/ Apresentação-EIA-EM-TODOS-OS-VOLUMES.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2014.

FORUM COMPERJ. Secretários da região metropolitana do Rio discutem impactos do Comperj, 16 fev. 2011.

FURTADO, C. Cultura e Desenvolvimento em Época de Crise. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Mapa da pobreza e desigualdade nos

municípios – Brasil – 2003, 2010. Disponível em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 17 nov. 2010. KOWARICK, L. Escritos Urbanos. São Paulo: Editora 34, 2009.

LIMA, C. M. P. & STOTZ, E. N. Religiosidade popular na perspectiva da Educação Popular em Saúde: um estudo sobre pesquisas empíricas. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, 4(3): 81-93, 2010. Disponível em: <http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/ article/view/388> Acesso em: 18 ago. 2014.

MARTINS, J. D. As Regras da Metrópole: campo urbanístico e ordem social na região metropolitana de São Paulo, 2006. Tese de Doutorado em Sociologia, Brasília: Universidade de Brasília. MOYSÉS, Y. S. O Comperj: modelo de desenvolvimento hegemônico e contradições no espaço local

(Itaboraí, Rio de Janeiro). Revista Geografar, 5(1): 1-24, 2010.

O GLOBO. Com obras do Comperj, Itaboraí sofre ‘boom’ imobiliário e enfrenta os males da migração. O Globo, Rio de Janeiro, 09 jan. 2011. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/ economia/com-obras-do-comperj-itaborai-sofre-boom-imobiliario-enfrenta-os-males-da- migracao-2840022>. Acesso em: 30 ago. 2014.

PENALVA SANTOS, A. M. Descentralização e autonomia financeira municipal: a perspectiva das cidades médias. Indicadores Econômicos FEE, 32(3): 101-126, 2004.

PIQUET, R. Indústria do petróleo e dinâmica regional: reflexões teórico-metodológicas. In: PIQUET, R. & SERRA, R. (Orgs.). Petróleo e Região no Brasil: o desafio da abundância. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

PORTAL ODM – Acompanhamento Brasileiro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ITABORAÍ RJ Relatórios Dinâmicos: Itaboraí, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <www. relatoriosdinamicos.com.br/portalodm/2-educacao-basica-de-qualidade-para-todos/ BRA003033029/itaborai---rj>. Acesso em: 30 ago. 2014.

RELATÓRIO Final da pesquisa Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva (2008-2011). Rio de Janeiro, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz, 2011.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DE MATERIAL PLÁSTICO DO PARANÁ (SIMPEP). Boletim Eletrônico Semanal, 61: Brasken vai participar do Comperj, 01 de abril de 2011. Disponível em <http://simpep. com.br/wp/wp-content/uploads/2011/04/Boletim-Simpep-61.pdf> Acesso em: 30 ago. 2014. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (TCE). Estudo Socioeconômico Itaboraí.

Secretaria-Geral de Planejamento, 2007. Disponível em: <www.setrerj.com.br/pdfs/dados_ itaborai.pdf>. Acesso em: 20 out. 2008.

TOLEDO, L. & SABROZA, P. Acompanhamento analítico da evolução de doenças e agravos segundo parâmetros epidemiológicos pré-estabelecidos. Plano de monitoramento sanitário do processo de implantação do Comperj. Relatório técnico: executivo de mobilização – etapa 1 da implantação do plano. Rio de Janeiro, 28 jan. 2009.

VALLA, V. V. Participação popular e informação numa conjuntura de nova ordem mundial. In: MARTÍNEZ, F. J. M. & SILVA, L. R. (Comps.). La Medicina al Final del Milênio. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 1995.

STOTZ, E. N. Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de ouvidoria coletiva (2008-2011). Relatório final. Rio de Janeiro: Ensp/Fiocruz, 2011

WESTPHAL, M. F. Municípios saudáveis: aspectos conceituais. Saúde e Sociedade, 6(2): 9-18, 1997. ZIMERMAN, D. Classificação geral dos grupos. In: ZIMERMAN, D. & OSÓRIO, L. C. (Orgs.). Como

Trabalhamos com Grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

ZIONI, F. & WESTPHAL, M. F. O enfoque dos determinantes sociais de saúde sob o ponto de vista da teoria social. Saúde e Sociedade, 16(3): 26-34, 2007.

1 O projeto foi desenvolvido sob a coordenação geral de Simone Cynamon Cohen, a coordenação executiva e de pesquisa urbanística de

Carmen B. Silveira e a coordenação de pesquisa social de Gisélia Potengy.

Cada lugar é, à sua maneira, o mundo. (...) Mas, também, cada lugar, irrecusavelmente imerso numa comunhão com o mundo, torna-se exponencialmente diferente dos demais. Milton Santos

E

ste capítulo apresenta as ideias norteadoras e algumas ações do projeto Uma

Proposta de Hábitat Saudável em Comunidade Vizinha ao Campus Fiocruz da Mata Atlântica, realizado entre 2008 e 2010, por intermédio do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz da Mata Atlântica (PDCFMA) em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp).1 Consistiu em

uma investigação em Curicica1, uma de sete comunidades da antiga Colônia Juliano Moreira (CJM), localizada no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC‑Colônia).

A experiência respaldou‑se no conceito ampliado de saúde, que transcende o entendimento de saúde como ausência de doenças e afirma a relação desta com o acesso às condições essenciais para assegurar a qualidade de vida. Trata‑se, desse modo, de compreender a saúde como “uma importante dimensão da qualidade

7

Em Busca da Qualidade de Vida:

Documentos relacionados