• Nenhum resultado encontrado

Este estudo proporcionou a aproximação a alguns resultados sobre o que pensam os professores que participaram deste estudo sobre o currículo escolar e a sua relação com no ensino sobre o semiárido.

A noção sobre o currículo escolar para a maioria dos professores nas escolas que fizeram parte deste estudo é que este não é um assunto comum no ambiente de trabalho. O estudo, a discussão e o entendimento sobre currículo são coisas distantes da realidade desses educadores.

No que se refere à participação dos professores na construção do currículo e na seleção de conteúdos a pesquisa demonstra que, por não se verem como parte integrante do currículo, alguns professores consideram que há outros profissionais mais competentes para fazerem essa seleção.

A visão de currículo como rol de conteúdos está muito presente na concepção dos professores, mesmo que informem que o currículo são ações que acontecem no cotidiano da escola.

O estudo também mostra uma distância muito grande entre o ensino realizado em sala de aula e os assuntos relacionados ao semiárido ou a questões do meio em que vivem os alunos e educadores da cidade de Sumé, no cariri paraibano.

A inclusão, no currículo das escolas, de temas relacionados ao semiárido, à relação local-global ou à questões que tematizem sobre o meio ambiente ainda não está contemplada de forma mais abrangente nas escolas sumeenses.

REFERÊNCIAS:

APPLE, M. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1885.

LIMA, I. S. Currículo: por entre as trilhas do processo de escolarização. Texto apresentado na disciplina Currículo contextualizado e aprendizagens signifciativas no Curso de Especialização em educação contextualizada, no CDSA/UFCG. (mimeo). 2010.

MALVEZZI, Roberto. Semiárido: uma visão holística. Brasília: Confea, 2007. (coleção Pensar Brasil)

MARTINS, Josemar da silva. Anotações em torno do Conceito de educação para Convivência com o Semiárido. In: RESAB. Secretaria Executiva. Educação para Convivência com o Semiárido: reflexões teórico-práticas. 2. ed. Juazeiro - BA: RESAB, 2006.

MOREIRA, A. F. B. (org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SEB, 2008.

MENEZES, A. C. S.; ARAÚJO, L. M. Currículo contextualização ecomplexidade: espaço de interlocução de diferentes saberes. Currículo, Contextualização e complexidade: Espaço de interlocução de diferentes saberes. Caderno Multidisciplinar, v. 04, p. 33-49, 2007.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? In: SACRISTÁN, J.G.; PÉREZ GOMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SILVA, Adelaide Pereira da. O conceito de educação contextualizada na perspectiva do pensamento complexo: um começo de conversa. Texto apresentado como apoio ao Curso de Especialização Em Educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro ofertado pelo

CDSA – Campus de Sumé (UFCG) nos dias 4 e 5 de junho de 2010. Sumé: [s.n], 2010. (mimeo).

SILVA, J. S. Emergência da ciência moderna e gênese da educação descontextualizada: desconstrução cultural e descolonização epistemológica do paradigma clássico de inovação no campo do conhecimento. Campina Grande: [s.n], 2010a (mimeografado).

RICHARDSON, Roberto Jerry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Questionário

Marque apenas uma opção em cada questão: 1- Na sua escola, o tema currículo escolar:

a.( ) dificilmente é falado neste assunto

b.( ) não é falado, pois há outros assuntos a serem tratados c.( ) não é necessário falar pois o currículo já vem pronto d.( ) fala-se apenas de vez em quando

e.( ) fala-se bastante pois os professores elaboram o currículo.

2 Indique como você professor(a) tem recebido informações sobre Currículo:

a. ( ) Através de eventos promovidos pela Secretaria de Educação. b. ( ) Por meio de projetos ou materiais do Mistério da Educação.

c. ( ) Você mesmo(a) procura se informar buscando material sobre o tema d. ( ) Você não tem acesso a informações sobre o currículo.

e. ( ) Não há informações na escola sobre currículo.

3 – Sobre a participação dos professores na elaboração do currículo escolar, você considera que:

a. ( ) Os professores são muito sobrecarregados com suas atividades docentes e não teriam tempo para participar da elaboração do currículo. b. ( ) Existem profissionais especializados para a elaboração do currículo. c. ( ) O currículo escolar é objeto de interesses de grupos políticos,

econômicos e ideológicos, por isso, os professores não participam dessa elaboração.

d. ( ) Os professores não estão preparados para fazer a escolha dos conteúdos que formam o currículo.

e. ( ) Os professores elaboram o currículo escolar ao fazerem a escolha dos conteúdos que lecionam.

4 O currículo escolar significa:

a. ( ) A grade curricular que toda escola tem b. ( ) A listagem de conteúdos de cada disciplina c. ( ) Tudo o que a escola realiza

d. ( ) Os conteúdos do livro didático e. ( ) O projeto político pedagógico

5. No que se refere à relação entre currículo e trabalho de sala de aula: a. ( ) O currículo tem pouca importância no cotidiano da sala de aula b. ( ) O currículo se realiza no cotidiano da escola

c. ( ) O currículo está distante da sala de aula d. ( ) O livro didático é o currículo na sala de aula.

e. ( ) O trabalho da sala de aula é a representação do currículo

6. Com relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula, a. ( ) Os conteúdos são determinados pela Secretaria

b. ( ) Os conteúdos vêem prontos para serem seguidos

c. ( ) O MEC determina os conteúdos a serem ensinados aos alunos d. ( ) Os conteúdos são tirados do livro didático.

e. ( ) Os professores escolhem os conteúdos que querem ensinar

7 .No que se refere aos conteúdos sobre o Semiárido:

a. ( ) Conteúdos sobre semiárido não são trabalhados na escola b. ( ) Conteúdos sobre semiárido são muito trabalhados na escola

c. ( ) Não há como trabalhar conteúdos sobre semiárido porque o livro não tem

d. ( ). Conteúdos sobre semiárido são muito trabalhados na escola e. ( ) Os conteúdos sobre semiárido são pouco trabalhados na escola

8 – O que é currículo escolar?

9 – Qual a importância de inserir a temática semiárido nos conteúdos da sala de aula?

Documentos relacionados