• Nenhum resultado encontrado

Esta seção apresenta as considerações finais do capítulo de desenvolvimento, o sistema web experimental e o protótipo do Arduino atenderam os objetivos do trabalho. O sistema web possibilita cadastrar as faturas elétricas da residência e os equipamentos que consomem e produzem energia elétrica, para que seja possível cadastrar a meta para determinado período do ano e simular o consumo para os meses futuros da meta, a simulação pode ser acompanhada para verificação dos resultados obtidos e através dos valores acompanhados indicadores são criados para futuras simulações se aproximarem com o hábito de consumo elétrico da residência em determinado mês. O protótipo didático de medição com o Arduino atendeu as expectativas, conseguiu suas medições dos valores testados em laboratório com os equipamentos de calibração de medição. O coeficiente de calibração é utilizado para aproximar os valores medidos do Arduino dos valores medidos pelos equipamentos do laboratório e o código elaborado consegue calcular o consumo médio do(s) equipamentos (s) conectados a extensão onde o sensor da corrente está engatado. Para evoluir o protótipo é necessário desenvolver uma técnica para medir a tensão da rede elétrica, que têm o valor fixado no código o que não reflete a realidade da instalação elétrica da residência. Outro aspecto que necessita ser melhorado é a capacidade de medição que está limitada até 20 amperes por 1 volt, ou seja, é possível medir no máximo a tensão de um equipamento de 4.400 Watts de potência, a cima dessa potência o sensor não queima porém não consegue alcançar os mesmos resultados de medição.

6 CONCONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho relacionou áreas de Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica e Ambiental para levantar informações para processos e cálculos de economia de energia e implementar funcionalidades que atendam o objetivos principal de desenvolver experimentalmente um sistema web que possibilite monitorar e simular o consumo de energia elétrica em residências e os objetivos específicos que foram modelados no capítulo 4 e desenvolvidos no capítulo 5 do trabalho. Com embasamento foram estudados e pesquisados os critérios e cálculos da eficiência energética de alguns equipamentos responsáveis pela iluminação, refrigeração e produção de energia em uma residência, também foram pesquisadas maneiras de simular o consumo e produção média de energia e os critérios e conceitos da Medição e Verificação para que seja possível desenvolver a técnica capaz de medir a corrente exigida durante o funcionamento dos equipamentos. A tarifação elétrica e as leis que regulam a eficiência energética e as taxas cobradas do consumidor residencial foram os últimos assuntos abordados na pesquisa. Seguindo a metodologia da pesquisa exploratória foram levantados os materiais necessários para a concepção dos protótipos de soluções, desenvolvendo os capítulos: a) Introdução, b) Revisão Bibliográfica, c) Metodologias, d) Planejamento, e) Considerações Finais e f) Referências do trabalho. No final da monografia estão os apêndices A, B, C, D e E, referentes a outros itens modelados e desenvolvidos no trabalho.

Baseado na revisão bibliográfica foram modelados e implementados o protótipo do sistema web que possibilite monitorar, simular e acompanhar o consumo em uma residência e a construção do protótipo para efetuar as medições dos equipamentos. Conforme testes e avaliações, os protótipos atenderam o objetivo principal do trabalho e os objetivos específicos detalhados no capítulo 1. Os critérios e cálculos pesquisados para lâmpadas, condicionadores de ar e placas fotovoltaicas foram encontrados no site do Inmetro e o cálculo do consumo médio mensal dos equipamentos é baseado na potência e na hora de utilização por mês do produto, os critérios foram importante para entender como são avaliados e quais são as características testadas em laboratório desses pequenos grupos de equipamentos, assim como o entendimento da classificação do nível de eficiência energética, características do produto que podem ser detalhadas no campo Observações dos Equipamentos, encontrado na tela de cadastro do equipamento (Figura 35). Os critérios e cálculos que envolvem a medição do

consumo dos aparelhos foram encontrados no guia de medição e verificação da Aneel que apresentou o conceito do período da linha de base, referente ao histórico do consumo elétrico da residência e os conceitos de fatores estáticos e variáveis independentes, referentes aos indicadores do sistema. As tarifas elétricas foram analisadas e além da tarifa elétrica e do consumo médio da residência, outros valores são cobrados, como impostos e taxas. Por fim, o planejamento, o desenvolvimento do sistema experimental e a construção do protótipo didático de medição e verificação de corrente, também são itens que atenderam os objetivos do trabalho.

O consumo médio dos equipamentos é influenciado por diferentes fatores que podem ser verificados através de sensores, como a temperatura do ambiente ou a variação da tensão da rede elétrica, medição complexa e que necessita de tecnologias mais avançadas, como por exemplo, a utilização de um sensor de corrente mais preciso ou um microprocessador mais adequado para ação de medir corrente, diferente do Arduino que didaticamente atendeu os objetivos do trabalho. A problemática de como monitorar e simular o consumo de energia elétrica dos equipamentos em uma residência foi solucionada, porém controlar os gastos independe das tecnologias desenvolvidas na monografia, concluindo que a variável que de fato influencia diretamente no consumo do equipamento é o tempo de utilização, valor que está relacionado ao hábito de consumo das pessoas que utilizam esses equipamentos, ou seja, para que uma meta de controle ou redução de gastos em uma residência realmente aconteça é necessário que todos os indivíduos da residência estejam dispostos a cumprir seu papel, utilizando os equipamentos de forma racional e inteligente.