• Nenhum resultado encontrado

Produzir um texto hoje é dia não é uma atividade fácil, porém também não é complexa, exige do autor do escrito conhecimento da temática em questão, assim como também, discernimentos em torno da produção textual e elementos textuais, subsídios esses que são essenciais saber e conhecer sendo um auxilio ao autor no momento de elaborar um texto.

Mediante a análise da pesquisa a ser investigada, conforme o objetivo geral da pesquisa, que foi analisar os efeitos de sentido gerados por conta do uso ou da ausência de elementos coesivos de associação em Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos finalistas do curso de Letras. Acredita-se que o mesmo ficou respondido, pois notou-se que os trabalhos monográficos das alunas dispõem dos dados coesivos associativos, elementos esses que acudiram as estudantes na elaboração e constituição dos seus escritos.

Os específicos que consistiram em identificar os elementos coesivos de associação que foram utilizados nos trabalhos que compõem o corpus deste projeto; averiguar se existe a ausência de elementos coesivos de associação em construções e essa ausência compromete a coerência; e verificar se os elementos coesivos de associação usado pelos autores colaboram com o estabelecimento da coerência. Também crer, que os próprios foram contestados, através da análise foi plausível a identificação dos termos coesivos de associação nos documentos, indagou-se ainda que a carência dos subsídios coesivos, encontrados nas amostras foram poucas, não afetando o sentido proposto pelas escritoras, pode-se afirmar que as discentes fizeram o uso de maneira correta dos auxílios coesivos, onde é possível compreender o sentido que as próprias desejaram repassar acerca dos seus Trabalhos de Conclusão, estabelecendo assim a coerência e a informatividade dos texto.

A respeito da questão norteadora, que levou a realizar esta pesquisa sendo a seguinte: os alunos finalistas do curso de Letras utilizam-se da coesão por associação em seus Trabalhos de Conclusão de Curso? Crer que a indagação ficou respondida, após as observações, leituras e análises das monografias, os textos são constituídos de nexos, elementos esses que ajudam qualquer pessoa no momento de produzir um texto, o recurso mais utilizado foi partonímia que diz respeito aos vocábulos que se referem a determinado contexto, ou objeto em tese.

A metodologia utilizada no referente trabalho contribui de forma significativa para que os objetivos das inquietações fossem almejados e respondidos, compreende que a mesma

foi adequada a investigação, sendo plausível na adesão da pesquisa.

O estudo sobre a Linguística Textual, mas especificamente a Coesão por Associação, foi um estudo que proporcionou novas informações e conhecimentos, mediante a pesquisa e a análise foi possível ampliar meus conhecimentos através das leituras, o que certamente me servirá futuramente tanto na minha vida pessoal e como profissional.

Portanto espera-se que este trabalho possa ajudar, auxiliar e contribuir com o estudo de qualquer pessoa, discente, docente, ou qualquer indivíduo que tenha interesse em conhecer, aprender, ou até fazer uma investigação mais profunda acerca da Coesão por associação, como ficou claro que este subsídio, é um item essencial que o aprendiz de Língua Portuguesa necessita adquirir quando o processo de formação educacional, discernimento esse que lhe

será útil em sua vida futura.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, Irandé. Análise de texto: fundamentos e práticas. / Irandé Antunes - São Paulo, Parábola Editorial, 2010.

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação/Irandé Antunes, - São Paulo:

Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência / Irandé Costa Antunes. – São Paulo: parábola Editorial, 2005.

BARRETO, Ellen Bianca da Silva. A coesão textual em narrativas escritas de alunos surdos do 9°. Itabaiana, 2014.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade: texto e linguagem. 3ª ed. – São Paulo:

Martins Fontes, 2006.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão E Coerência textuais. Editora ática: São Paulo, 1983.

KOCH, Igredore & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. São Paulo, Cortez. 1989 KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 22. ed. – São Paulo: Contexto, 2010.

KOCH, Ingredore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual. Trajetória e grandes temas. São Paulo: contexto, 2015.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia/--3. Ed. rev. e ampl. – São Paulo: Atlas, 1991.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório publicações e trabalhos científicos. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Linguística textual: o que é e como se faz. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. 1983. Lingüística textual, o que é e como se faz. Recife, Universidade Federal de Pernambuco. Série Debates, v. 1.

MARCUSHI, Luiz Antônio. De fala para escrita: atividade de retextualização. 9. Ed.

São Paulo: Cortez, 2008.

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

MELO, Clarissa Reis. GOMES, Jacira J. Coesão textual. Ensaio, Veja – 09. 06. 1999.

ANEXOS

Monografia 01

O curso de dupla licenciatura em letras em uma localidade de tríplice-fronteira possui uma grande importância, ainda mais quando a LE a ser estudada é a língua espanhola.

Digamos que é uma língua viva, pois faz parte do cotidiano de inúmeras pessoas que vivem nesta região.

Ao fazermos menção ao curso, é possível conhecer algumas das percepções que os alunos trazem consigo, por isso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura dupla em Letras do Instituto de Natureza e Cultura INC/BC em relação ao ensino de línguas em ambiente acadêmico e seus desdobramentos na formação docente inicial. E como objetivos específicos foram: Investigar, a partir da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas quais seriam as razões que contribuem para que um aluno opte/prefira por uma ou outra língua, sendo que o curso possibilita uma dupla licenciatura. Identificar nas respostas dos participantes da pesquisa os desdobramentos que a formação inicial acarreta na percepção dos acadêmicos quanto ao curso ofertado. E por último averiguar quais são as situações recorrentes nas respostas dos participantes da pesquisa, no que diz respeito à predileção ou não predileção deles em relação às línguas e suas respectivas literaturas ensinadas no curso de dupla licenciatura.

Feita a análise, foi possível conhecer os reais motivos que acarretam e influenciam na escolha dos alunos em relação às línguas ofertadas. Quanto à escolha pelo curso foi possível perceber nas respostas que, a identificação e o incentivo são fatores que contribuem para a escolha do curso. Em relação à formação dos educandos fica evidente que, todavia, o curso necessita de melhorias, mas em especial a Língua Espanhola. Isso talvez, devido à falta de acervos que ainda deixam a desejar. Os alunos evidenciam inúmeras questões que podem melhorar no curso, como a falta de professores de LE, mais acervos bibliográficos, intercâmbios, o uso do laboratório de línguas e outros. De alguma maneira, esses fatores acabam prejudicando a formação dos alunos, sendo que muitos deles não irão se sentir capazes em lecionar as duas línguas.

Diante disso, a questão que norteou a pesquisa foi: há uma predileção em relação ao ensino e aprendizado e futura atuação profissional dos acadêmicos do curso de Letras no que diz respeito à língua portuguesa e à língua espanhola?

A referida predileção podemos compreender que a mesma está de maneira dividida, o que se percebe é que há uma vontade em trabalhar com ambas às línguas, porém o processo de formação interfere de maneira única, pois ainda não temos um curso que atenda 100% às necessidades dos alunos. Tanto é que, a LE é aderida pelos alunos com mais facilidade com base nos resultados desta pesquisa. Logo, as questões secundárias, foram: quais seriam as razões que contribuem para que um aluno opte/prefira por uma ou outra língua, sendo que o curso possibilita uma dupla licenciatura? Essa predileção, se houver, estaria ligada ao ensino de línguas no âmbito acadêmico? Ou à autoavaliação quanto ao próprio desenvolvimento/aperfeiçoamento em uma ou outra língua?

Várias são as questões que evidenciam uma predileção pelas línguas ofertadas, mas cada qual com suas particularidades. No caso de a língua portuguesa ser a língua materna da maioria dos alunos, é provável que eles tenham maior confiança em trabalhar com ela. Já no caso da língua espanhola o processo de formação é muito importante, pois aprender formas gramaticais, estrutura, pronúncia são processos que requerem um pouco mais de atenção e dedicação.

E como ambas estão em um único curso, a probabilidade de os alunos preferirem a língua portuguesa era o mais provável, porém, como nos mostra os resultados em relação a pergunta que alude a predileção por uma delas, a maioria dos alunos optou por ambas as línguas.

Por esse motivo, constata-se que existe a predileção linguística, porém, de maneira parcial. É evidente que os alunos demonstram interesse pela LE, e isso implica diretamente na resolução dos itens destacados por eles, que partir de melhorias internas e externas à sala aula.

Portanto, com os resultados desta pesquisa é possível levantar discussões para melhoraria do curso de dupla licenciatura em letras. Sabemos que o processo de formação não é nada fácil, e que pesquisas como essas abrem caminhos para novas pesquisas, o que de fato seria interessante. Enfim, a discussão apresentada neste trabalho buscou-se fundamentar em bases teóricas a fim de refletir sobre o tema pesquisado.

Monografia 02

A inclusão efetiva de alunos autistas na sala de aula ainda é um grande desafio, pois incluir o educando com deficiência em classe requer atenção, habilidades que o incentive a procurar ou buscar desenvolver suas habilidades comunicativas e de interação com seus

colegas e professor em classe.

Considerando que a pessoa com TEA tem uma grande dificuldade em se relacionar com as pessoas, primeiro ela precisa confiar no seu professor, em seguida no seu acompanhante especializado, daí o fato de que o poder pública precisa incluir esse auxiliar dentro de classe, que este realmente esteja preparado a ensinar aluno com autismo, pois, ele será de grande ajuda para o professor titular em classe, logo após interagir com ele e seus colegas de sala de aula, para que assim haja aos poucos uma socialização dele com seus amiguinhos, sendo através de adaptações em seus materiais didáticos feitas pelo professor e acompanhante da pessoa com TEA.

Apesar desse processo de educação inclusiva ainda ter muito desafio nas escolas com alunos com autismo, foram criadas leis que amparam essas pessoas com TEA na escola, com intuito de ajudá-las no processo de desenvolvimento em suas habilidades, que precisam de um estímulo para que se consiga de fato superar suas necessidades. Conforme manifesto por alguns professores, é preciso que aquilo que se encontra expresso na lei possa virar realidade na escola.

A realização deste Trabalho de Conclusão de Curso- TCC possibilitou conhecer melhor a vida do professor frente ao desafio com a heterogeneidade dentro de sala de aula.

DE acordo com as próprias manifestações dos professores, eles buscam formas e meios para que nenhum aluno fique distante de outros em classe, sem compreender o conteúdo explicado pelo professor. Um ponto que digamos chave para que haja uma ajuda para o professor que está todos os dias em uma sala de aula cheia, e ainda ter um aluno com deficiência, seria um cuidador, pois ele auxiliaria o professor com este aluno, fazendo adaptações de materiais para que o aluno pudesse estudar, compreender as atividades e conteúdos explicados na escola.

Diante dos resultados coletados, percebeu-se que os professores enfrentam esses desafios buscando melhorias para ensino aprendizagem desses alunos, são sinceros ao falar que não são formados para lidar com esses alunos com deficiência em sala de aula, porém buscam metodologia para que esse aluno melhore o desempenho dele, fazem adaptações em materiais didáticos, para que consigam bons resultados em sala de aula com seus alunos que requerem um pouco mais de atenção, isso para que o aprendiz possa conseguir superar suas necessidades em sala de aula.

Atualmente apesar de já ter avanço em relação ao ensino aprendizagem desses alunos, ainda se tem muito a lutar pelo direito desses educandos em sala de aula, tirar a lei do papel e pôr em prática na realidade das escolas.

Sendo assim, esta pesquisa deixa manifesto que é preciso formação para os

profissionais da educação, principalmente na educação básica do ensino fundamental e médio, fase em que os alunos poderão conseguir um grande progresso em seus estudos e desenvolvimento de habilidade comunicativa, já que a grande dificuldade deles é o contato, a comunicação e a interação deles com outras pessoas, e isso precisa muito ser estimulado, bem trabalhado pelo professor e cuidador que estará ali em classe com esse aluno.

Esses estímulos são realizados com metodologias inovadoras, os educadores fazem propostas inclusivas, fazem de tudo para realmente haver uma inclusão social do aluno em sala de aula, pois sabem que este tipo de deficiência precisa de um olhar mais profundo, mais específico para que o aluno com TEA consiga desenvolver habilidade e conseguir uma independência. Nesse sentido, uma interação e comunicação sempre serão importantes e têm um papel fundamental na vida dessas pessoas: é a ajuda que existe no elo entre família e escola, havendo esta ajuda na escola e em casa com sua base familiar o educando conseguirá de fato sua autonomia.

Professores relataram também que uns tiveram comunicação e ajuda da família para esse aluno na escola, outros, a família pouco se comunicava para realmente saber da situação do filho em sala de aula, muitas vezes isso dificultava bastante o acesso e a comunicação do professor com este educando na classe, pois havia atividades passadas para a casa que muitas vezes voltavam em branco, sem ter respostas no caderno, isso quer dizer que não se tinha ajuda em casa e isso dificultava bastante, pois o processo de desenvolvimento destes alunos precisa de atenção e acompanhamento tanto na escola quanto em casa.

Portanto, ao concluir esta pesquisa percebeu-se que, para trabalhar com esses educandos precisa de uma formação mais adequada visando ao fortalecimento no ensino aprendizagem do aluno com TEA, precisa também ter o apoio da escola para materiais didáticos já adaptados para a utilização do professor com esse aluno em sala de aula, um cuidador para auxiliar o professor titular com ele, além disso, uma boa comunicação entre a família e escola para ter de perto o acompanhamento desse aluno, fazendo com que de fato também as leis e direitos dessas pessoas saiam do papel e entre para a realidade no dia a dia delas.

Monografia 03

Este trabalho de conclusão de curso contribuirá em sala de aula de ELE em que temos a literatura como uma ferramenta ideal proporcionar no ensino e aprendizagem de um

idioma. Pois, com a abordagem comunicativa a literatura teve seu lugar nas aulas de espanhol.

De acordo com a investigação, foi compreendido que textos literários hispânicos trazem grandes benefícios por vários fatores a autenticidade do material, tratam de temas universais, trazem as riquezas linguísticas, valores culturais e o compromisso do leitor quando realiza as leituras dos textos. Com isso, a literatura hispano-americana, a partir do Boom literário, traz um valor estético, social, histórico, cultural, que os escritores como Gabriel Garcia Marques, Carlos Fuentes, Júlio Cortázar, Mario Vargas Llosa entre outros escritores fizeram em suas obras literárias e, ao mesmo tempo, utilizaram este reconhecimento internacional ao questionar e se posicionar frente a diferentes problemas sociais, políticos, educacionais entre outros temas que seus respectivos países estavam passando naquele momento.

Dessa forma, tem-se uma literatura própria dos latino-americanos, uma produção diferenciada como uma própria identidade, cultura, social, costumes temas que os escritores destacam em seus romances, novelas, contos, ensaios, relacionando com o realismo mágico e o fantástico.

Por meio das leituras realizadas para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, constatou-se que a literatura hispano-americana é essencial não apenas no processo de ensino e aprendizagem, mas também contribui na competência comunicativa e a partir disso, novos conhecimentos para interacionar no meio social e cultural em que está imersa uma língua e seus falantes.

Por fim, cabe destacar ainda, que a pesquisa demostra a internacionalização do mundo hispânico, por meio do fenômeno literário Boom, foi fundamental parar que a literatura em língua espanhola se desenvolvesse, difundindo-se a partir da eclosão de traduções a uma multiplicidade de línguas

Monografia 04

Ter realizado essa pesquisa foi uma oportunidade de compreender a Literatura Amazonense enquanto importante no processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo por meio das canções e poemas de Celdo Braga ferramenta de ensino para fomentar a cultura local em sala de aula.

O estudo oportunizou a investigação da importância atribuída a Literatura Amazonense, bem como a análise das canções e poemas do professor, poeta, e cantor, pertencente a região do alto Solimões Celdo Braga, com alunos do 9°ano do Ensino

Fundamental na Escola Municipal Olavo Bilac.

Buscou-se analisar a aceitação dos estudantes da referida turma com relação a Literatura Amazonense, identificando também o conhecimento prévio que os mesmos já tinham acerca das obras do cantor supracitado. Além disso, os discentes foram instigados a conhecer a mais a respeito das obras do poeta e sua contribuição para a cultura local.

Dentre os inúmeros desafios vinculados a Literatura Amazonense destaca-se a escassez de obras na instituição de ensino, reconhecendo a importância vital destas obras na escola no tocante a qualidade de educação oferecida, que deve estar relacionada a cultura local, levando os alunos a valorizarem os autores pertencentes sua região e consequentemente tomarem conhecimento de suas raízes culturais.

Nesse processo de valorização o professor é reconhecido enquanto principal mediador, no que tange ao acesso dos estudantes a esses conteúdos literários, permitindo que os alunos construam sua identidade cultural e adquiriram confiança. A literatura em seu contexto mais amplo ajuda as pessoas a atender seus sentimentos e proporciona a experiência de vivencia a arte.

Por fim, salienta-se que durante a observação participativa a docente não trabalhou a Literatura Amazonense em sala de aula, porém, ao abordar a temática por meio de intervenções os alunos demostraram interesse na realização das atividades propostas, deixando perceptível sua satisfação na execução do projeto. Em vista desse interesse, espera-se que os professores adotem a Literatura Amazonenespera-se proporcionando o incentivo à leitura e escrita e ampliando o desenvolvimento intelectual e cultural dos estudantes.

Documentos relacionados