• Nenhum resultado encontrado

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a relação do público com as mídias digitais e a sua influência nos hábitos e costumes de cada um em relação à gastronomia. Refletiu também sobre a comunicação, a cultura e a gastronomia e as implicações destas áreas no comportamento humano.

Nesta análise, foram evidenciadas as mudanças que as mídias sociais estão provocando na vida das pessoas, em seu comportamento e em suas escolhas. O acesso às redes sociais, sites e blogs, tem provocado mudanças no cotidiano e vem incorporado elementos que há algum tempo atrás não estavam presentes em nossas vidas.

Um olhar sobre o público que busca conteúdos digitais sobre a gastronomia, nos mostrou como a mídia tem modificado a relação das pessoas com o registro e o modo de armazenar estas informações referentes à culinária. O caderno de receitas, que antigamente existia em quase todas residências, era uma das possibilidades de manter viva a tradição gastronômica das famílias, aliada ao gosto pessoal de cada um com relação à alimentação. Ele vem perdendo espaço e hoje já não é mais tão presente. Muitas pessoas já não têm mais um caderno, e aqueles que ainda preservam esta forma de registro não mais o utilizam como em outros tempos. É possível afirmar, que, entre a geração mais jovem, este tipo de registro, é quase inexiste, sendo substituído pelas redes sociais, blogs etc. Esta história/ forma

63 de registro ainda é preservada pela geração mais velha, que em outros tempos, não dispunha de acesso a conteúdos digitais.

Os sites de gastronomia, os blogs, as redes sociais, têm se tornado uma constante na vida da maioria das pessoas. Os conteúdos digitais que são produzidos cada vez com mais qualidade, fazem com que os meios de comunicação se utilizem destes conteúdos para atingir um grande número de seguidores. Surgem assim os influenciadores digitais.

Neste trabalho foi realizada uma análise sobre a interação entre a Tastemade Brasil e o público que acompanha páginas de gastronomia e conteúdos relacionados à culinária. Com mais de 16 milhões de seguidores em sua página do Facebook a Tastemade Brasil atualmente é uma das maiores páginas de Gastronomia no país20. A popularidade da Tastemade, diz respeito à seriedade com que o site trabalha com o consumidor. Atento sempre aos desejos, às buscas e as necessidades apresentadas pelo seu público alvo, a Tastemade produz o conteúdo de maneira que atenda o consumidor e, mais do que isso, conquiste um espaço cada vez maior na vida das pessoas.

Ao analisar os elementos que constituem os conteúdos da Tastemade Brasil, percebemos que os vídeos têm grande destaque na página, sendo inclusive, o principal tipo de conteúdo produzido e publicado. Contudo, a produção destes materiais é o que chama a atenção. São ângulos planejados para serem atrativos e chamarem atenção de quem estiver passando pelo feed. Cores atraentes e vivas, organização dos produtos a serem usados e além disso, comidas que realmente fazem quem estiver olhando, assistir a receita do início ao fim, já que, geralmente são vídeos curtos, com menos de 1 minuto de duração. São desenvolvidos especificamente para meios onde o consumidor passa maior parte do tempo e direciona atenção para estes conteúdos.

Para além de simplesmente satisfazer nossas necessidades fisiológicas, pela comida, podemos também, comunicar valores, sentidos e identidades. As transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade, transformam os hábitos alimentares, o consumo e as trocas culturais. Assim, a comida pode ser pensada também como um meio para socialização. Produzir sentidos pela alimentação, é a

20 Informação disponível em: https://marketingconteudo.com/influenciadores-de-gastronomia-do- brasil/

64 proposta que a gastronomia traz para os dias atuais. Ressignificar a cultura e entender a alimentação como uma linguagem, nos possibilita compreender o próprio sentido da humanidade.

Quando olhamos para as respostas apresentadas nas questões representadas pelo gráfico 19 e no Quadro 5, podemos verificar o quanto as respostas expressam sentimentos, lembranças, significados. Um grande número dos entrevistados consegue expressar sentimentos como alegria, empolgação, determinação e inclusive muito amor envolvido na preparação e compartilhamento de uma refeição. Também encontramos relatos de prazerosas vivências com a família e com amigos ao redor de uma mesa. Mais do que somente suprir necessidades, é possível verificar que para muitos é um momento de celebração da vida. Por outro lado, também verificamos entre as respostas, aquelas pessoas que não atribuem significado especial à alimentação, à preparação do alimento, e às histórias de sua família. Talvez porque estas pessoas não tenham experiências positivas relacionadas à gastronomia, talvez porque nunca pararam para pensar sobre a importância da alimentação.

As respostas que permitiram a livre expressão dos entrevistados, vieram carregadas de expressões como “prazer”, “união”, “família”, “saúde”, entre outras. Estas expressões nos permitem afirmar que o ato de produzir seu próprio alimento e degustar com as pessoas que nos são caras, é acima de tudo um encontro consigo mesmo, um momento de celebração de reencontro com a nossa história. Assim, esperamos que cada um que acessou o questionário e respondeu, mesmo que de forma sucinta e sem muita expressão, possa se perguntar, refletir e quem sabe ressignificar o sentido da alimentação em sua vida.

Porém, após a análise de todos os pontos apresentados anteriormente, ainda

nos deparamos com algumas questões que permanecem em aberto e que podem se transformar em objeto de aprofundamento desta pesquisa: Quando deixamos de registrar nossas receitas de família, estamos deixando de preservar os costumes e as tradições da nossa cultura? Como serão preservadas estas histórias?

Embora a proposta deste trabalho tenha sido a realizar uma análise sobre a Tastemade Brasil, no questionário esta não foi a página do Facebook, nem blog mais citado pelos entrevistados. Como a maioria das pessoas que responderam o questionário é residente no Rio Grande do Sul, questiona-se: Porque outros sites

65 como o Tudo Gostoso e Tasty Demais atingem um público maior aqui no Sul? Por que a Tastemade Brasil não aparece como página destaque nas buscas?

O prazer em produzir o seu próprio alimento foi citado pela maioria dos entrevistados. Este aspecto tem melhorado a qualidade de vida das pessoas? Como se tratam as questões referentes ao uso de produtos orgânicos, saudáveis na alimentação humana? Os sites incentivam o uso de condimentos e produtos industriais na produção de uma receita? E na área da publicidade? Quais são as propagandas mais veiculadas nestes veículos de mídia? Que produtos vendem? Que mensagens passam para os consumidores?

O tema apresentado sugere uma gama muito grande de conexões. Apresentamos aqui um recorte, mas entendemos ser possível aprofundar todas estas questões com a continuidade do estudo.

Documentos relacionados