• Nenhum resultado encontrado

Esta pesquisa trouxe como tema o microempreendedor da Área têxtil e sua importância na geração de empregos na cidade de São Bento -PB –PB. Onde tomou-se possível a aplicação de um questionário no empreendedor entrevistado o qual, atende pelo o nome de Francisco Rogerio Diniz Araújo o perfil caracterizado neste senhor é de alguém comprometido com sua empresa e com as pessoas que o cercam, os quais, são: funcionários, clientes e os seus familiares.

A empresa analisada, apesar de contar com pequeno porte, mantêm –se em exercício diário com as suas fabricações têxtis e com a contratação de trabalhadores. Sabe-se que uma microempresa organizada tem condições plenas de garantir a mão de obra de funcionários e os seus respectivos ganhos.

Então diante dessa temática, o referido trabalho valeu-se de uma análise de dados e também de uma pesquisa bibliográfica, a qual, contribuiu para a sua fundamentação. Para tal conclui-se determinando que estes MEIs, são de suma importância para o mercado interno bruto e oferta de vínculos empregatício.

No nosso estudo teórico ficou evidente a grande evolução das indústrias têxtis principalmente o comércio das redes que favoreceu o surgimento de várias microempresas e microempreendedores na cidade, outros estudos feitos evidenciam cada vez mais o crescimento e expansão de novas empresas têxtil na região, sendo beneficiado em especial pelo trabalho do que popularmente conhecemos como redeiros ou corretores que são os vendedores de porta em porta, esses trabalhadores são os que facilitam a expansão desse comércio local para as demais regiões dando oportunidades para o surgimento de pequenas empresas e microempreendedores.

Sabe-se que existem várias pequenas, empresas, as quais na decorrência dos anos vindouros buscam a sua sobrevivência, contudo sempre procuram ofertar os melhores serviços, os melhores produtos com boas expectativas de preços. A pequena empresa, faz uma diferença junto ao mercado, quando aumenta a sua demanda e agilidade; diante disso a contratação de empregados torna-se algo de suma importância para a alavanca construtivo deste.

REFERÊNCIAS

ASAAS. Ferramentas Digitais para Microempreendedor Individual. Setembro 12, 2017. No Comments. Disponível em: https://blog.asaas.com. Acesso em 20/05/2019 CUSTÓDIO, Telma Padilho. A importância do Empreendedorismo como estratégia de Negócio. Unisalesiano-Centro Universitário Católico Salesiano AUXILIUM Curso de Administração.

GERHARDT. TATIANA Engel; Silveira, Denise Tolfo. Métodos da pesquisa. Coordenado pela Universidade Alberto do brasil- UAB/UFRGS e pelo curso de graduação Tecnologia. Porto Alegre: Editora da UFRG, 2009.

GOMES, Fafael da Silva. Análise do perfio do microempreendedor Individual, MEI no DF; Brasilia- DF,2016. Disponivel em: bdm. Unb.br>bitstream,,2016.

IBGE/IDEME – Instituto de Desenvolvimento municipal e Estadual da paraiba. Perfil Municipal 2008. Informação por regiões GEO – Administrativos.http/www.ideme.pb.gov.br

MARIA< Jeferson Przyvitoxiski.SOUZA,Abel Correa de . Micro Empresário Individual- Empreendedorismo e Realidade Administrativa atual.Argentina,2014. MARTINS, Carlíria Amarante. Vantagens e desafios enfrentados pelo microempreendedor individual. Disponível em https://usj.br/wp,content/uploads/2014/07/TCC-Carília-Amarante-Martins.pdf. Acesso em 12/04/2019

MORESI, Eduardo. Metodologia de pesquisa. Programa de Pós graduação Scricto Sensu em gestão do conhecimento e tecnologia da informação da informação. UNIVERSIDADE CATOLICA DE BRASILIA – UCB;Brasília – DF, 2003.

PIB-Produto interno Bruto-https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/s]ao- bento/panorama.

PILZ, Sabrina Elisa. Microempreendedor individual: uma análise no município de Mato Leitão. UNIVATES, Universidade Vale do Taquari – Curso de ciências contábeis. Lajeado, outubro de 2017. Disponível em https://www.univates.br/bdu/bitatream/1073/1971/1/201/2017/SabrinaPilz.pdf.

Acesso em 10/05/2019.

RAMOS, L.; BRITTO, M. O funcionamento do mercado de trabalho metropolitano brasileiro no período 1991-2002: tendências, fatos estilizados e mudanças estruturais. IPEA, 2004. (Texto para Discussão, n. 1011).

RAIMUNDO, Emília Regina Cabral. A Globalização e seus impactos sobre o mercado de trabalho brasileiro na década de 1990. Universidade Federal de Santa Catarina; curso de graduação em ciências econômicas. Florianópolis, julho de 2007.

ROCHA, Denner Half Dias. O contador Empreendedor: Ações iniciais, desafios,

riscos e possibilidades. Disponível em

https:acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/44660/R-E-DENNER HALF DIAS ROCHA. Pdf: sequence=1. Acesso em 15/04/2019

SANTOS, Mateus. Microempreendedor individual. 26/10/2016 Disponível em https://administradores.com.br. Acesso em 01/05/2019

SANTOS,Matheus. Microempreendedor individual; 2016. Disponível em: administradores.com.br>artigos

SBCOACHING.Revista. Empreendedor Individual: o que é, como funciona e como ser; 20 de junho de 2019. Disponívrel em:sbcoaching.com.br

SCHLINDWEIN, clainton. Empreendedores, o desafio do negócio próprio. Uma análise da criação de micro e pequenas empresas. Dissertação (Pós-graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2004.<https://teses.eps.usc.br/ defesa/pdf/9195.pdf>

SEBRAE. Disciplina de empreendedorismo. São Paulo: Manual do aluno, 2007, 67p.

SILVA , Franklin Ennson Morais da Contribuições da Formalização através do programa microempreendedor individual para o desenvolvimento dos micro negócios do bairro de mangabeira em João pessoa- PB, 2016. Disponível em: repositório. Ufpb.br>bitstream>FEMS18092017

SILVA, Edmilson Ferreira; Et al. O empreendedorismo como Ferramenta de desenvolvimento econômico e social. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do conhecimento. Ano 03, Ed. 08, vol.13, pp.05-23, Agosto de 2018. ISSN: 2448-0959 SOUZA, Dayany Marlene de. Os principais Benefícios proporcionados ao trabalhador informal para formalização através do microempreendedor individual. Florionopolis-SC. Disponiverç em: tcc.bu.ufrc.br? contabeis294059.

LISTA DE ÂPENDICES

APÊNDICE A – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido APÊNDICE B – Questionário aplicado ao microempreendedor.

APÊNDICES

APÊNDICE A – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Documentos relacionados