• Nenhum resultado encontrado

O setor da Construção Civil é expressivo para o crescimento do país. Esse setor é responsável pela contratação de parte da mão de obra do país, bem como tem larga contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Porém, na contramão desses benefícios, ele é um grande gerador de resíduos, os quais geralmente são destinados incorretamente. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo geral desenvolver um modelo que permita uma avaliação de oportunidade de implantação de Usinas de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil em municípios brasileiros, bem como aplicá-la, por meio de um estudo de caso, na cidade de Pato Branco-PR.

O modelo proposto neste trabalho consiste na união do Modelo Canvas com o Plano de Negócios e a Metodologia Multi-índice Ampliada (MMIA) sob as abordagens determinística e estocástica (Simulação de Monte Carlo). Todos esses modelos, os quais devem ser analisados em conjunto, fornecem uma base sólida para assegurar a viabilidade ou não de um investimento em uma URRCD em um município brasileiros. Dessa forma, os empreendedores que buscam implantar uma URRCD nestes municípios têm uma ferramenta que lhes permitirá minimizar seus riscos e incertezas, ao possibilitar que se elabore um projeto de investimento o mais próximo possível da realidade.

A última etapa do trabalho consistiu em uma aplicação do modelo, via estudo de caso, no município de Pato Branco – PR. Para isso, foram consideradas algumas características do município, tais como: população, taxa de crescimento da população e geração média de RCD do município. A partir destes dados, começaram a ser estimados os valores correspondentes ao investimento inicial da URRCD, preço de venda dos agregados, receita e custos anuais de operação e manutenção. A partir destes dados, foi aplicado o modelo proposto neste trabalho, ou seja, primeiro fez-se o modelo Canvas, depois foi montado o plano de negócios e, por fim, aplicada a MMIA junto à Simulação de Monte Carlo.

Os resultados encontrados satisfazem aos objetivos proposto neste estudo. A análise determinística apresentou resultados favoráveis à decisão de investir no projeto de investimento e a análise estocástica apresentou resultados similares, mostrando que há alta probabilidade (99,78%) de que o VPL do projeto de

investimento na URRCD de Pato Branco - PR seja positivo. Entretanto, o Payback ajustado mostrou que espera-se retorno do investimento após 12 anos de operação da URRCD. Uma forma de melhorar esse resultado seria através do incentivo do Poder público, por meio de subsídio à aquisição do terreno e dos equipamentos de instalação. Com isso, os custos de instalação da URRCD diminuiriam, levando a um aumento da atratividade do projeto. Os índices de elasticidade mostraram que é preciso monitorar as receitas esperadas e os custos estimados com mais atenção, ou seja, será preciso um trabalho, por parte dos gestores da URRCD, em prol de sempre estarem buscando aumentar a demanda pelos agregados reciclados, como maneira de aumentar a receita da usina, desde que a mesma não ultrapasse sua capacidade de produção.

Como sugestão para estudos futuros, propõe-se que, junto ao modelo proposto, seja proposta uma análise do valor ambiental da URRCD, como forma de qualificar os resultados frente aos clientes que comprarão os agregados reciclados para usar em suas obras. Essa análise também agregará valor ao empreendimento perante a sociedade, ao mostrar todos os benefícios proporcionados pela gestão correta dos resíduos provenientes de construção civil e demolição. Sugere-se também que seja feita a avaliação da viabilidade de receber RCD de municípios próximos à sede da URRCD, bem como avaliação de projetos de união de vários municípios para montagem da URRCD.

REFERÊNCIAS

ANGULO, S.C.; ULSEN, C.; KAHN, H., & JOHN, V.M. Desenvolvimento de novos mercados para a reciclagem massiva de RCD. Seminário de Desenvolvimento

Sustentável e a Reciclagem na Construção Civil, 2002a. São Paulo. Proceedings. São Paulo: IBRACON/IPEN, p. 293-307, 2002.

ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2. Ed., 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS - ABRELPE. Panorama nos resíduos sólidos no Brasil: 2016, São Paulo.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 10004:

Resíduos sólidos: classificação, Rio de Janeiro, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 15114:

Resíduos sólidos da construção civil – Áreas de reciclagem – Diretrizes para projeto, implantação e operação, Rio de Janeiro, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 15116:

Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil - Utilização em pavimentação e preparo de concreto sem função estrutural - Requisitos, Rio de

Janeiro, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO - ABRECON. Relatório: pesquisa setorial

2014/2015, São Paulo, SP, 2015.

ATHAYDE JUNIOR, G.B.; FERRARI JUNIOR, M.J.; PAULA, E.A.; BORLINI, F.R.; DINIZ, M.D.; ALMEIDA, M.O. Viabilidade econômica de uma usina de reciclagem de entulhos em Governador Valadares - MG. In: IV Simpósio internacional de qualidade ambiental, Anais... Porto Alegre, 2004, p. 1-8.

AZEVEDO, G.O.D.D., KIPERSTOK, A., MORAES, L.R.S. Resíduos da construção civil em Salvador: os caminhos para uma gestão sustentável. Engenharia Sanitária

e Ambiental, v. 11, n. 1, p. 65-72, 2006.

BAKENS, W. Realizing the sector's potential for contributing to sustainable development. Industry and environment, v. 26, n. 2-3, p. 9-12, 2003.

BALLOU, R.H. Logística Empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. 24. ed. São Paulo: Atlas, 388p, 2011.

BOARDMAN, C.M.; REINHART, W.J.; CELEC, S.E. The role of the payback period in the theory and application of duration to capital budgeting. Journal of Business

Finance and Accounting, v. 9, n. 4, p. 511-522, 1982.

BRASIL. Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Brasília. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, de

02/08/2010. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/lei/ l12305.htm>. Acesso em: 15 agosto 2016.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente - Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Resolução nº. 307, de 05 de julho de 2002. Brasília. Diário Oficial [da]

República Federativa do Brasil, de 17/07/2002. Disponível em: <http://www.mma.gov.br>. Acesso em: 15 agosto 2016.

BRITO, O. Gestão de riscos: uma abordagem orientada a riscos operacionais. São Paulo: Saraiva, 2007.

BROM, L.G.; BALIAN, J.E.A. Análise de investimentos e capital de giro:

conceitos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.

BRUNI, A.L.; FONSECA, Y.D. Técnicas de Avaliação de Investimentos: uma breve revisão da literatura. Cadernos de Análise Regional, v.1, p.40-54, 2003.

_____; FAMÁ, R.; SIQUEIRA, J.O. Análise do risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do método de Monte Carlo. Cadernos de Pesquisa em

Administração, v.1, n. 6, p. 62-74, 1998.

BURGOYNE, D. Construction and demolition (C&D) waste diversion in

California. Estados Unidos, Integrated Waste Management Board, 2005.

Disponível em <http://www.ciwmb.ca.gov/ConDemo/CaseStudies/DGSDiversio n.pdf>. Acesso em: 20 julho 2016.

CALDERONI, S. Os bilhões perdidos no lixo. São Paulo. Humanitas: FFLCH/USP, 3. ed. 345p, 1999.

CASAROTTO, N.F.; KOPITTKE, B.H. Análise de Investimentos: Matemática

Financeira, Engenharia Econômica, Tomada de Decisão, Estratégia Empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 411p., 2010.

CASSA, J.C.S.; BRUM, I.A.S.; CARNEIRO, A.P.; COSTA, D.B. Diagnóstico dos

setores produtores de resíduos na região metropolitana de Salvador/BA.

Projeto Entulho Bom - Cap. II. Salvador. EDUFBA/CEF. 2001.

_____; VALOIS, J.C.; CARNEIRO, A.P. Aplicação de uma escória de ferro-cromo como agregado graúdo de concreto de alto desempenho. In: 53º Congresso Anual da ABM. Anais... Belo Horizonte, 1998.

CAUCHICK MIGUEL, P.A. Metodologia de pesquisa para engenharia de

produção e gestão de operações. CAUCHICK MIGUEL (organizador). – Rio de

Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012.

CHAVES, G.L.D.; ANCÂNTARA, R.L.C.; ASSUMPÇÃO, M.R.P. Medidas de desempenho na logística reversa: o caso de uma empresa do setor de bebidas.

COELHO, A.; BRITO, J. Economic viability analysis of a construction and demolition waste recycling plant in Portugal – part I: location, materials, technology and economic analysis. Journal of Cleaner Production, v. 39, p. 338-52, 2013.

CORRAR, L.J. O modelo econômico da empresa em condições de incerteza: aplicação do Simulação de Monte Carlo. Cadernos de Estudos da Fipecafi, São Paulo, n. 08, p. 1-11, abr. 1993.

CORREIA NETO, J.F. Elaboração e avaliação de projetos de investimento:

considerando o risco. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

COSTA, L.G.T.A.; AZEVEDO, M.C.L. Análise Fundamentalista. Rio de Janeiro: FGV/EPGE, 1996.

CUNHA, N.A. Resíduos de construção civil: Análise de usinas de reciclagem. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UNICAMP, Campinas, 2007.

DAMODARAN, A. Gestão estratégica do risco: uma referência para a tomada de

riscos empresariais. Tradução Félix Nonnenmacher. Porto Alegre: Bookman, 2009.

DORNELAS, J.; BIM, A.; FREITAS, G.; USHIKUBO, R. Plano de negócios com o

modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de

exemplos. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

DUCLÓS, L.C.; SANTANA, V.L. Ciclo estratégico da informação: como colocar a

TI no seu devido lugar. Curitiba: Champagnat, 2009.

DURAN, X.; LENIHAN, H.; O’ REGAN, B. A model for assessing the economic viability of construction and demolition waste recycling and the case of Ireland.

Resources, Conservation and Recycling, v. 46, n.3, p. 302-20, 2006.

DUTRA, A.R.A. Análise de custo/benefício na transferência de tecnologia:

estudo de caso utilizando a abordagem antropotecnológica. Tese (Doutorado

em Engenharia de Produção) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.

EHRLICH, P.J. Avaliação e Seleção de Projetos de Investimentos: Critérios Quantitativos. São Paulo: Atlas, 1977

_____; MORAES, E.A. de. Engenharia Econômica: Avaliação e Selecção de Projectos de Investimento, 7.ª ed. São Paulo, Atlas, 2014

ESGUÍCERO, F.J. Análise econômica e ambiental na implantação de uma usina

de reciclagem de resíduos da construção e demolição – Estudo de caso no município de Lençóis Paulista. Dissertação (Mestrado em Engenharia de

FERREIRA, M.A.M. Indicadores para análise de projetos de investimento considerando fluxos de benefícios não-determinísticos. Revista de Negócios, v.9, n.4, p. 207-214, 2004.

FIGUEIREDO, A.M.; SANTOS, P.A.; SANTOLIN, R.; REI, B.S. Integração na criação de frangos de corte na microrregião de Viçosa – MG: viabilidade econômica e análise de risco. RERS, Rio de Janeiro, v. 44, n. 4, p. 713-730, 2006.

FINOCCHIO JÚNIOR, J. Project Model Canvas - Gerenciamento de Projetos

Sem Burocracia. 1.ed. Brasil, 2013.

GAVA, E.M. Concepção e análise de modelos de negócios por meio do

Business Model Canvas. Monografia (MBA em Gestão Empresarial). Universidade

do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, 2014.

GERSDORFF, R.C.J. Identificação e elaboração de projetos. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 184p, 2010.

GITMAN, L.J. Princípios de administração financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

GITMAN, L.J.; ZUTTER, C.J. Principles of Managerial Finance. Prentice Hall. 14 ed, 2014.

GOTTFRIED, D. A blueprint for green building economics. UNEP Industry and Environment, Japão, v. 26, n. 2-3, p. 20-21, 2003.

GRANT, E.L.; IRESON, W.G.; LEAVENWORTH. R.S. Principles of Engineering

Economy, 6ª Ed Nova York: Ronald Press,1976.

GROPPELLI, A.A., NIKBAKHT, E. Administração financeira. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

GUJARATI, D.N. Econometria básica. 3 ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

HARTMAN, J.C.; SCHAFRICK, I.C. The Relevant Internal Rate of Return. The

Engineering Economist, n. 49, p. 139–158, 2004.

HARZER, J.H. Indicadores de riscos em projetos de investimentos: uma

contribuição à Metodologia Multi-índice. Tese (Doutorado em Administração)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015.

HASTINGS, D.F. Análise financeira de projetos de investimento de capital. São Paulo: Saraiva, 2013.

HOLLAND, F.A.; WATSON, F.A. Payback period, discounted cash flow rate of return and added value for manufacturing process. Engineering and Process Economics, v. 1, p. 293-299, 1976.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo

Demográfico de 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em:

20 de setembro de 2016.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Nota Técnica: Aspectos do comportamento da indústria brasileira em 2013. 2014. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/-nota_tecnica/140331_notatecnic adiset18.pdf>. Acesso em 08 setembro 2015.

JOHN, V.M. Reciclagem de resíduos na construção civil – contribuição a

metodologia de pesquisa e desenvolvimento. Tese (Livre Docência) - Escola

Politécnica de São Paulo, Universidade de São Paulo - USP. São Paulo, 102p, 2000. JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Explorando a estratégia

corporativa: texto e casos. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

KARTAM, N.; AL-MUTAIRI, N.; AL-GHUSAIN, I.; AL-HUMOUD, J. Environmental management of construction and demolition waste in Kuwait. Waste Management, v. 24, n. 10, p. 1049-59, 2004.

KASSAI, Y. Barriers to the reuse of construction by-products and the use of recycled aggregate in concrete in Japan. In: Use of recycled concrete aggregate. Tomas Telford, p. 433-44, 1998.

KLUYVER, C.A.; PEARCE II, J.A. Estratégia: uma visão executiva. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

KOFOWOROLA, O.F.; GHEEWALA, S.H. Estimation of construction waste gene- ration and management in Thailand. Waste management, v.29, n.2, 731-38, 2009. LAPPONI, J.C. Projetos de investimento: construção e avaliação do fluxo de

caixa. São Paulo: Lapponi Treinamento e Editora, 2000.

_____. Projetos de investimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. LEITE, M.B. Avaliação de propriedade mecânicas de concretos produzidos com

agregados reciclados de resíduos de construção e demolição. Tese (Doutorado

em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UFRGS, Porto Alegre, 2001.

LEVY, S.M. Reciclagem do Entulho de Construção Civil de construção. São Paulo. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica de São Paulo, Universidade de São Paulo - USP, 1997.

LIMA, J.D. de. Manual de Análise da Viabilidade Econômica de Projetos de

Investimentos (MAVEPI): abordagem determinística e estocástica. 2017.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Câmpus Pato Branco). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS). Disponível em: <http://pb.utfpr.edu.br/savepi/materialDeApoio.php>. Acesso em: 12 março 2017.

_____; SCHEITT, L.C.; BOSCHI, T.F.; SILVA, N.J.; MEIRA, A.A.; DIAS, G.H. Propostas de ajuste no cálculo do payback de projetos de investimentos financiados.

Custos e Agronegócio on line, v. 9, n. 4. p. 162-80, 2013.

_____; ALBANO, J.C.S.; OLIVEIRA, G.A.; TRENTIN, M.G.; BATISTUS, D.R. Estudo de viabilidade econômica da expansão e automatização do setor de embalagem em agroindústria avícola. Custos e Agronegócio on line, v. 12, n. 1, p. 89-112, 2016. _____; TRENTIN, M.G.; OLIVEIRA, G.A.; BATISTUS, D.R.; SETTI, D. A systematic approach for the analysis of the economic viability of investment projects.

International Journal of Engineering Management and Economics, v. 5, n. 1/2,

p. 19-34, 2015.

LIMA, J.D. de; TRENTIN, M.G.; OLIVEIRA, G.A.; BATISTUS, D.R.; SETTI, D.

Systematic Analysis of Economic Viability with Stochastic Approach: A Proposal for Investment. In: Engineering Systems and Networks: The Way Ahead

for Industrial Engineering and Operations Management. Amorim, M.; Ferreira, C.; Vieira Junior, M.; Prado, C. (Org.). Volume 10, Série 11786: Lecture Notes in Management and Industrial Engineering. 1 ed. Switzerland: Springer International Publishing, 2017, v. 10, p. 317-325.

MAQBRIT: <http://www.maqbrit.com/britagem.html>. Acesso em: 12 abril 2016. MARTIN, R. Internal rate of return revisited. Social Science Research Network, 1995. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.39/ssm.920>. Acesso em: 29 junho 2016. MATOS, G.; WAGNER, L. Consuption of Material in the United States 1900-1995. US Geological Survey, 9 p., 1999.

MINARDI, A.M.A.F. Teoria de opções aplicada a projetos de investimentos. RAE –

Revista de Administração de empresas, v. 40, n. 2, p. 74-49, 2000.

MIRANDA, L.F.R.; ÂNGULO, S.C.; CARELI, E.D. A reciclagem de resíduos de cons- trução e demolição no Brasil: 1986-2008. Ambiente Construído, v.9, n.1, p.57-71, 2009.

MOORE, J.H.; WEATHERFORD, L.R. Tomada de decisão em administração com

planilhas eletrônicas. Porto Alegre: Bookman, 2005.

MOTTA, R.R.; CALÔBA, G.M. Análise de investimentos: tomada de decisão em

NAGALLI, A. The sustainability of Brazilian Construction and demolition waste management system. The Electronic Journal of Geotechnical Engineering, v. 18, p. 1755-59, 2013.

NOGAS, P.S.M.; SOUZA, A.; SILVA, W.V. Análise de investimentos: uma contribuição probabilística ao índice TMA/TIR da Metodologia Multi-índice. Revista

Iberoamericana de Ciencias Empresariales y Economía, v.2, n. 2, p. 43-55, 2011.

NUNES, K.R.A. Avaliação de investimentos e de desempenho de centrais de

reciclagem para resíduos sólidos de construção e demolição. Tese (Doutorado

em Engenharia da Produção), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

_____; MAHLER, C.F.; VALLE, R.; NEVES, C. Evaluation of investments in recycling centers for construction and demolition wastes in Brazilian municipalities. Waste

Management, v. 27, n. 11, p. 1531-40, 2007.

OSTERWALDER, A., PIGNEUR, Y. Business Model Generation – A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, Self- Published, Amsterdam, 2010. PADOVEZE, C.L. Planejamento orçamentário. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

_____; TARANTO, F.C. Orçamento empresarial: novos conceitos e técnicas. São Paulo: Pearson Educations do Brasil, 2009.

PAMPLONA, E.O.; MONTEVECHI, J.A.B. Engenharia Econômica avançada, UNIFEI, 2006. Disponível em: <http://www.iepg.unifei.edu.br/edson/ pesquisa.htm>. Acesso em: 11 junho 2016.

PENG, C.L.; SCORPIO, D.E.; KIBERT, C.J. Strategies for successful construction and demolition waste recycling operations. Construction Management &

Economics, v. 15, n. 1, p. 49-58, 1997.

PENROSE, E. A teoria do crescimento da firma. Tradução Tamás Szmrecsányi. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

PINTO, T.P. Metodologia para a gestão diferenciada de Resíduos sólidos da

construção urbana. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica da Universidade de São

Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil, São Paulo, 1999.

PINTO, T.P; GONZÁLES, J.L.R. (coord.). Manejo e gestão dos resíduos da

construção civil. Brasília: CAIXA, 2005.

PONCIANO, N.J.; SOUZA, P.M.; MATA, H.T.C.; VIEIRA, J.R.; MORGADO, I.F. Análise de viabilidade econômica e de risco da fruticultura na região norte Fluminense. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 42, n. 4, p. 615-635, 2004.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PATO BRANCO. Disponível em: <http://www.patobranco.pr.gov.br/>. Acesso em: 13 janeiro 2017.

RASOTO, A., GNOATTO, A.A., OLIVEIRA, A.D., ROSA, C.D., ISHIKAWA, G., CARVALHO, H.D., RASOTO, V.I. Gestão Financeira: enfoque em inovação. Aymara, Curitiba, 148p (Série UTFinova), 2012.

RÊGO, T.F.; CORREIA, A.M.M.; ARAÚJO, J.A.R.; GURGEL, J.C.; SOUZA, A. Expectativas de retorno e riscos percebidos no agronegócio corante natural de caju para o mercado B2B. Custos e Agronegócio on-line, v. 11, n. 2, p. 370-400, 2015. REVLOG: The European working group on reverse logistics. 2005. Disponível em: <http://www.fbk.eur.nl/OZ/REVLOG.htm>. Acesso em: 18 julho 2016.

ROSA, M.P. Viabilidade econômico-financeira e benefícios ambientais da

implantação de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil produzidos em Florianópolis-SC. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil)

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

RYAN, P.; RYAN, G.P. Capital budgeting practices of the Fortune 1000: How have thing changed? Journal of Business and Management, v. 8, n. 4, 2002.

SCREMIN, E.B.; CASTILHOS JR., A.B.; ROCHA, J.C. Sistema de apoio ao gerenciamento de resíduos de construção e demolição para municípios de pequeno porte. Engenharia Sanitária e ambiental, v.19, n. 2, p. 203-06, 2014.

SECURATO, J.R. Decisões financeiras em condições de risco. São Paulo: Atlas, 1996.

SHAW, J.S. Recycling. 2005. Disponível em <http://www.econlib.org/library/Enc/ Recycling.html> Acesso em 15 maio 2016.

SILVA, E.L.; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de

dissertação. 4ª ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SOARES, J.A.R. A análise de risco, segundo o método de Monte Carlo, aplicada

à modelagem financeira das empresas. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional

em Economia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. SOBRAL, R.F.C. Viabilidade econômica de usina de reciclagem de resíduos da

construção civil: estudo de caso da USIBEN – João Pessoa/PB. Dissertação

(Mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

SOUSA, A.F. Avaliação de investimentos: uma abordagem prática. São Paulo: Saraiva, 2007.

SOUZA, A. Notas de aula: Seminários Riscos em Projetos de Investimentos. Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013.

SOUZA, A.; CLEMENTE, A. Decisões Financeiras e Análise de Investimentos:

Fundamentos, técnicas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009.

SOUZA, J.S.; KLIEMANN NETO, F.J. O impacto da incorporação da inflação na análise de projetos de investimentos. Produção, v. 22, n. 4, p. 709-717, 2012.

UNITED NATIONS INDUSTRIAL DEVELOPMENT ORGANIZATION (UNIDO)

Manual de preparação de estudos de viabilidade industrial. São Paulo: Atlas,

1987. (Organizações para o Desenvolvimento das Nações Unidas)

US-EPA. Characterization of building-related construction and demolition

debris in the United States. Prairie Village – KS. June 1998.

VON ALTROCK, C. Fuzzy logic & neurofuzzy application in business and

finance. New Jersey: Prentice Hall, 1995.

WANG, J.Y., TOURAN, A., CHRISTOFOROS, C., FADLALLA, H. A systems analysis tool for construction and demolition wastes management. Waste Management, v. 24 n. 10, p. 989-97, 2004.

WOILER, S.; MATHIAS, W.F. Projetos: planejamento, elaboração, análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

ZHAO, W.; LEEFTINK, R.B.; ROTTER, V.S. Evaluation of the economic feasibility for the recycling of construction and demolition waste in China e the case of Chongqing.

Resources, Conservation and Recycling, v. 54, n. 6, p. 377-89, 2010.

ZORDAN, S.E. A Utilização do Entulho como Agregado na Confecção do

Concreto. 140p. Dissertação (Mestrado). Departamento de Saneamento e Meio

Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 1997.

APÊNDICE 1

Segundo informações encontradas nos sítios eletrônicos das empresas que fornecem equipamentos para a instalação de usinas, os equipamentos necessários são: o alimentador vibratório, o britador de impacto, a peneira vibratória, o imã permanente e os transportadores de correia.

O alimentador vibratório, em geral, tem capacidade de alimentação de 12 a 25 toneladas por hora. Os alimentadores vibratórios se destinam à alimentação mecanizada de britadores, combinando separação e alimentação em uma única operação, eliminando a necessidade de uma pré-classificação, além de permitir uma maior eficiência do britador. Consiste em um funil de chapa, altamente reforçado, apoiado em um chassi que se destina a receber a carga de pedras, e de uma plataforma vibratória inclinada que dá o impulso encaminhando o material ao britador. Esta plataforma é composta por mesa revestida de chapas de alta resistência à abrasão, apoiada sobre molas para serviço pesado nas extremidades. O movimento vibratório é provocado por um eixo excêntrico devidamente posicionado, que determinam um movimento vibratório direcionado.

Como vantagem do alimentador vibratório pode-se destacar a estabilidade e constância de funcionamento, robustez, promovendo a separação prévia de agregados menores, além de apresentar um manuseio fácil e uma manutenção

Documentos relacionados