• Nenhum resultado encontrado

3.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

De acordo com Gil (2010), uma pesquisa científica pode ser classificada de quatro formas: quanto à natureza dos objetivos traçados; quanto à forma de abordagem do problema; quanto aos seus objetivos e quanto aos procedimentos técnicos utilizados. Seguindo essa proposta, o presente estudo se enquadra da seguinte forma:

 Quanto à natureza dos objetivos traçados: este trabalho é classificado como pesquisa aplicada, pois, objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. De acordo com Silva e Menezes (2005), os conhecimentos adquiridos em pesquisas aplicadas estão intimamente direcionados à solução de problemas específicos, envolvendo verdades e interesses locais.

 Quanto à forma de abordagem do problema: a abordagem deste estudo é quantitativa, pois a pesquisa quantitativa considera tudo que pode ser quantificável, o que significa traduzir em números, opiniões e informações e classificá-las e analisá-las por meio de técnicas estatísticas. Para proceder aos levantamentos da geração de RCD e análise dos resultados econômicos, foram empregados métodos e técnicas de Estatística e Engenharia Econômica.

 Quanto aos seus objetivos: este estudo classifica-se como pesquisa exploratória, pois visa proporcionar maior familiaridade com o problema, objetivando ou torná-lo mais explícito ou construir hipóteses. A pesquisa exploratória envolve, dentre outras medidas, levantamento bibliográfico e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Esse tipo de pesquisa assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.

 Quanto aos procedimentos técnicos utilizados: este estudo recebeu as seguintes classificações: pesquisa bibliográfica, que é definida como a pesquisa elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado em bases de dados

na Internet; pesquisa documental, que é elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico, e estudo de caso, pois envolve o estudo profundo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento (CAUCHICK MIGUEL, 2012).

Dada a natureza dessa pesquisa e o objetivo de analisar a viabilidade econômico-financeira de uma URRCD, o presente trabalho propõe um modelo para avaliação da viabilidade econômica de implantação de URRCD em municípios brasileiros que engloba três partes: elaboração do modelo Canvas com o plano de negócios, aplicação da abordagem determinística via MMIA para analisar a viabilidade econômico-financeira do PI e aplicação da abordagem estocástica por meio da SMC como forma de reduzir a incerteza no PI.

3.1.1 Procedimentos para coleta e análise dos dados

Para a coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, que é considerada como fonte de dados secundários (CAUCHICK MIGUEL, 2012), essa pesquisa levantou outros dados secundários como: demonstrativos financeiros e relatórios de usinas de reciclagem de RCD existentes no Brasil, consultas junto a fornecedores de materiais e equipamentos: empresas do ramo de mineração e reciclagem e sindicatos de produtores de agregados. Além dessas fontes, buscou-se realizar questionários com Usinas já instaladas, de forma a compreender melhor como está o mercado de reciclagem na região e quais as possibilidades de investimento e crescimento na área3.

No que se refere à análise dos dados, primeiro foi feita uma compilação de todos os dados obtidos na pesquisa, de forma a ter uma primeira visão geral do modelo. Após, foi utilizada a técnica de triangulação, que compreende uma iteração entre as diversas fontes de evidência para sustentar os constructos, proposições ou hipóteses, visando analisar a convergência (ou divergência) das fontes de evidência, o que permite uma visão geral dos dados, e ao mesmo tempo detalhada, o que

3

Foram enviados questionários a cinco URRCD implantadas no Paraná, porém apenas a URRCD de Maringá enviou resposta, de forma que a mesma foi usada como base.

possibilitou a extração de conclusões válidas a partir desses dados (CAUCHICK MIGUEL, 2012). Após a triangulação, partiu-se para a análise dos resultados.

3.2 ETAPAS DO TRABALHO

Como este trabalho propõe um modelo de avaliação da viabilidade econômico-financeira da implantação de URRCD em municípios brasileiros e, em uma segunda etapa, é feito um estudo de caso aplicando esse modelo, esta subseção busca apresentar um resumo de todas as etapas do trabalho.

A primeira etapa do trabalho consistiu em construir um referencial teórico a partir de pesquisas bibliográfica e documental a respeito dos temas “resíduos da construção civil e demolição” e “viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento”. A segunda etapa, já dentro do modelo proposto, consistiu em verificar os aspectos mais relevantes da URRCD e na definição dos critérios da empresa, os quais servem de base para a montagem do plano de negócios.

A terceira etapa consistiu no modelo proposto em si, a qual segue quatro passos: parte-se do Modelo Canvas, o qual deve ser realizado de forma criteriosa pelo empreendedor; após, é montado o Plano de Negócios, considerando todos os aspectos relevantes do investimento, como estrutura, marketing, vendas, recursos humanos, entre outros; a partir dessas definições de como funcionará a empresa, qual seu tamanho, número de trabalhadores etc., deve ser montado o Fluxo de Caixa (FC), o qual servirá de base para a aplicação das abordagens determinística e estocástica.

A quarta etapa deste trabalho é a aplicação do modelo proposto por meio do estudo de caso da implantação de uma URRCD no município de Pato Branco – PR. Por fim, são apresentadas as conclusões do trabalho. A Figura 3 apresenta as etapas deste trabalho.

Figura 3: Etapas do trabalho Fonte: Elaboração própria.

4 PROPOSIÇÃO DO MODELO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO NO

Documentos relacionados