• Nenhum resultado encontrado

O presente capitulo tratou de diversos aspectos da ECCSE necessários para o entendimento das peculiaridades deste setor.

Através da pesquisa pudemos constatar e demonstrar a complexidade das ECCSE. Isto demonstra a necessidade da existência de ferramentas que apoiem os gestores no processo de gestão da empresa.

O capitulo constituiu uma das bases para o entendimento da importância da implantação de um modelo de Controladoria para as empresas em estudo, desenvolvido no capitulo seguinte.

CAPITULO 4 – ASPECTOS DO MODELO DE CONTROLADORIA NA INDUSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

4.1 Considerações iniciais

O segundo capítulo deste trabalho contribuiu para a identificação dos fundamentos de gestão econômica, a eficácia e resultado econômico e Controladoria. Tratou-se do Sistema Empresa, através da identificação dos subsistemas que se interligam na busca do atingimento de seus objetivos. Apresentamos uma abordagem para a empresa considerando-a como um sistema aberto, que atinge os seus objetivos através da capacidade de administrar a influência do meio e gerar resultados positivos.

O capitulo trouxe, ainda, uma abordagem que identificou o resultado da empresa como decorrente de fatores que conduzem a sua eficácia. Identificou-se a necessidade da apuração do resultado correto, a partir da mensuração do resultado financeiro, operacional e econômico das diversas transações realizadas pela empresa.

Ressaltou-se, também, como ponto essencial para a identificação do resultado econômico, a correta identificação da variação do patrimônio líquido de uma entidade.

No capitulo terceiro, foi apresentada uma visão das empresas de construção civil, subsetor edificações, objetivando apresentar uma visão das empresas deste setor.

Verificamos que as empresas voltadas para este segmento necessitam de informações estruturadas, para seu processo de tomada de decisão. No processo de gestão da empresa, na etapa do planejamento estratégico, são demandadas informações sobre as diversas variáveis de mercado; econômicas e de produção, geradas para cada empreendimento. No planejamento operacional, são identificadas diversas decisões, necessárias à execução dos planos. Na fase de controle, as informações geradas devem dar suporte para que os gestores acompanhem o desenvolvimento dos planos.

Neste capitulo, avançamos no estudo através do estabelecimento de um modelo de Controladoria, responsável por conduzir as entidades do segmento em estudo para a otimização do resultado, utilizando os conceitos destacados no segundo capitulo, na evidenciação deste resultado, no nível de áreas de responsabilidade, atividades e produtos.

Diante dessas colocações encontra-se o desafio de se estruturar um modelo de Controladoria para a construção civil, subsetor edificações, que auxilie na condução da atividade empresarial. A Controladoria, concebida e implantada com a utilização dos conceitos adequados representa uma solução para empresas de construção civil, subsetor edificações que buscam a eficácia e para que seus gestores conheçam os impactos de suas decisões.

Como foi dito no capitulo que trata da fundamentação teórica, as pesquisas destacam a Controladoria de duas maneiras: como ramo de conhecimento e como Unidade Administrativa. Neste trabalho, tratamos a Controladoria como Unidade Administrativa.

Neste capítulo, avançamos no sentido de identificar alguns aspectos de um modelo de Controladoria que, ao ser aplicado, possa contribuir para a otimização do resultado da empresa voltada para o segmento de construção civil, subsetor edificações, através da sua gestão econômica.

Desta forma, o modelo que ora se apresenta identifica como a Controladoria atua para a eficácia empresarial. O modelo é apresentado com base na teoria dos sistemas como facilitador do entendimento do ambiente da Controladoria.

Como afirma Santos (2000, p. 07):

“Entende-se que o modelo pode ter duas concepções: em primeiro lugar é uma representação simplificada da realidade ou de aspectos da realidade, como objetos, sistemas ou eventos reais. Em segundo, representa um ideal, um padrão a ser seguido, um exemplo a ser imitado em ações, procedimentos maneiras etc.”

O Modelo de Controladoria representa uma situação ideal de aplicação prática da área de conhecimento denominada Controladoria.

O modelo conceitual, para Cornachione (2001, p. 71), representa a realidade através de uma visão global dos principais dados e dos relacionamentos, sem a preocupação com as restrições de implementação.

Neste aspecto, a contribuição para a elaboração do modelo de Controladoria será desenvolvida considerando-se a necessidade de uma área responsável pela sua implementação, denominada de Controladoria, com a responsabilidade pela gestão econômica da empresa de construção civil, subsetor edificações, através da realização de uma série de atividades ordenadas, visando ao cumprimento da missão inerente a esta área.

Avançando nesta questão, o capítulo irá demonstrar que esta estrutura deve ser configurada como um órgão que abrangesse todas as necessidades da empresa, na coordenação de seus esforços, como afirmam Fisch & Mosimann (1999, p. 88):

“O órgão administrativo Controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborar com os gestores em seus esforços de obtenção da eficácia de suas áreas quanto aos aspectos econômicos e assegurar a eficácia empresarial, também sob aspectos econômicos, por meio da coordenação dos esforços dos gestores das áreas.”

Neste sentido, o modelo apresentado, neste capitulo, será desenvolvido a partir das premissas estabelecidas no capitulo introdutório.

Neste capitulo, portanto, pretende-se corroborar que a utilização pelas organizações de um Modelo de Controladoria baseado na Gestão Econômica, é o que melhor poderia contribuir para a eficácia das organizações refletida nos seus resultados periódicos.

4.2 Necessidade da Controladoria nas empresas de construção civil, subsetor