• Nenhum resultado encontrado

3.2 Subsistemas das empresas ECCSE: uma visão genérica

3.2.6 Subsistema físico-operacional

No subsetor Edificações, encontram-se as empresas que atuam principalmente na construção de edifícios residenciais, comerciais, institucionais ou industriais, seja no todo ou em partes dele, especializando-se em algumas atividades, como por exemplo: na execução de fundações, estruturas, instalações, ou serviços diversos, como no caso das reformas.

Desta forma, as empresas envolvidas neste setor terão como clientes diversas categorias finais ou ainda clientes intermediários no processo (no caso de subempreitadas).

Rosseto (1998, p.43 ) afirma:

O ganho de uma empresa, voltada para ICCSE, e que atua na construção de edifícios residenciais ou comerciais, está ligado à valorização do terreno, diretamente relacionado a sua localização. A diferenciação do produto está diretamente ligada ao cliente (gostos, aspirações e poder de compra), determinando o estilo, acabamento, equipamentos.

O subsistema físico-operacional identifica as tarefas necessárias para que a empresa voltada para o segmento de construção civil, subsetor edificações, possa oferecer seus produtos e serviços.

Em visão sistêmica das ICCSE, podemos evidenciar, através da figura 18, elementos do subsistema físico-operacional, próprios deste segmento17:

17 O subsistema físico operacional da ICCSE inclui o processamento de recursos próprios deste setor, juntamente com as demais atividades necessárias ao funcionamento de uma empresa.

Os comerciantes de unidades podem ser divididos em dois tipos de agentes responsáveis pela comercialização:

• Privada imobiliária – os agentes responsáveis são as imobiliárias privadas, que vendem habitações produzidas pelo setor de produção privado (incorporadoras e construtoras) no mercado;

• Estatal – o agente responsável pela venda é o Estado, através de seus órgãos de comercialização.

Subempreiteiras são aquelas empresas que terceirizam parte da realização da edificação. Neste caso, estaríamos comentando sobre o subsistema físico-operacional de uma empresa, que desenvolve, em determinado momento, apenas parte de uma edificação.

O consumidor final seria, em última instância, o último elo da cadeia, normalmente segmentado pelo nível de renda familiar, e, podemos enquadrá-lo considerando-se a divisão adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): em baixa renda (até 5 SM), média baixa renda (5 a 10 SM), média alta renda (10 a 20 SM) e alta renda (acima de 20 SM).

Fornecedores: De materiais básicos, componentes, Elementos e subsistemas, projetos, informações, tecnologia, financeiro, humano, outros. Fornecedor Recursos: Materiais básicos, Terreno, componentes, elementos e subsistemas, projetos, Rec. Humanos Tecnologia Informação, Rec. Financeiros outros Entradas Edificação de edificações comerciais; Construção de parte de obras, Incorporação e Construção de Unidades habitacionais Processamento Saídas Comerciantes de unidades. Subemprei- teiras Consumidor Final Clientes SUBSISTEMA FISICO-OPERACIONAL Produtos e Serviços

Os produtos gerados neste setor são identificados pelas edificações para fins comerciais e habitacionais, bem como para a prestação de serviços de subempreitadas, em parte destas edificações.

No processamento de recursos denominado Edificações Comerciais, temos a produção de edificações com finalidade comercial.

Na construção de parte de obras, temos o processamento de recursos para a realização de parte das obras.

No que diz respeito à Incorporação de Unidades Habitacionais, podemos detectar diversos tipos de produção, de acordo com o tipo de produto e a clientela:

Produção própria/preço de custo: Individualizada, alto padrão, construção por administração, venda a preço de custo ou mercado.

Produção privada imobiliária: condomínio, incorporação, construção e venda a preço fechado, no mercado imobiliário.

Produção e gestão estatal: o Estado é o gestor da produção ou gestor do financiamento à produção ou aquisição, com objetivos sociais.

Autoconstrução: construção de baixa renda, para a própria família ou para venda; construção individualizada, informal e formal.

Entre os recursos utilizados por este setor, podemos destacar os materiais básicos, representados por aglomerantes (cimento, cal), agregados (areia, pedra britada), tijolo, blocos, madeira, etc.. Os componentes representados por esquadrias, componentes de instalações elétricas e hidráulicas; elementos e subsistemas, representados pelos “kits ” de instalações, banheiro pronto, fachadas pré-moldadas.

Rosseto (1998, p. 71), ao caracterizar o subsetor de edificações, cita Cardoso, ao afirmar que o sistema produtivo da indústria de construção civil, subsetor edificações, desenvolve-se em duas fases:

b) ciclo executivo, composto por três estruturas, que exercem forças interdependentes e que asseguram a reprodução do sistema produtivo. As três estruturas são:

b.1) estrutura de produção; b.2) estrutura de trabalho; b.3) estrutura de gestão.

Desta forma, no processo de construção de um empreendimento, pode-se identificar as seguintes etapas:

1) contratação de pessoal; 2) gerenciamento da construção; 3) compra de materiais;

4) contratação de subempreiteiros;

5) realização da obra, através das seguintes atividades:

a) Serviços iniciais da obra (Levantamento Topográfico do Terreno, Estudo Geotécnico, vistoria da área da Obra, Demolição e Limpeza do Terreno); b) Instalações Provisórias (Instalações do Canteiro da Obra, Almoxarifado

da Obra e estabelecimento de Regras de Segurança Patrimonial);

c) Serviços Gerais (Serviços de Controle, Medidas de Proteção e Segurança do Trabalho);

d) Trabalhos em terra (Locação da Obra por Aparelho, Escavação, Aterro e Reaterro, Drenagem, Segurança do Trabalho em Escavação e em Fundações);

e) Fundações (Definição, Investigações Geotécnicas e Geológicas, Fundações em Superfície, Fundações Profundas, Observação do Comportamento e Instrumentação de Obras de Fundação);

f) Processos Usuais de Reforço de Fundação, Critérios de Medição, Escavação e Escoramento de Cava de Fundação, Rebaixamento de Lençol de Água e Prevenção de Fissuras em Edificação);

g) Estrutura (de Concreto Armado e Metálica) ;

h) Instalações (Elétricas e Telefônica, Hidráulica, Sanitária e de Gás, Mecânica, de Ar Condicionado, entre outras);

i) Alvenaria; j) Cobertura;

k) Tratamento (impermeabilização, Proteção Térmica e Acústica); l) Esquadria; m) Revestimento; n) Piso e Pavimentação; o) Pintura; p) Limpeza; q) Arremates Finais.

Pelo exposto, podemos concluir que o subsistema fisico-operacional das ICCSE apresenta-se bastante complexo, dado às atividades desenvolvidas pelas empresas deste segmento serem bastante peculiares. Isto exige que os gestores estejam atentos a diversos fatores inerentes a este segmento, tanto no que diz respeito ao Consumidor final dos produtos e serviços deste setor, como nos aspectos relacionados à comercialização das unidades, produção das unidades e seguimento das normas técnicas inerentes a estas atividades.