• Nenhum resultado encontrado

Com embasamento nos dados pesquisados: dissertações e teses do portal CAPES; três edições dos eventos Nacionais ENPEC, SNEF, ENEM; pesquisa tipo etnográfica (análise documental e bibliográfica, observação participante, questionário, entrevista professor de Física e Matemática); análise da BNCC; pode-se verificar que existem muitos poucos trabalhos que relacionam o conteúdo de Funções e Cinemática com referencial teórico TAS e com abordagem interdisciplinar da Matemática e da Física.

No universo dos eventos nacionais ENPEC, SNEF e ENEM identificou que existem 24 trabalhos que relacionam a Matemática e a Física, mas nenhum deles faz relação interdisciplinar entre as duas disciplinas utilizando o referencial da TAS para a educação básica.

Na legislação educacional vigente no Brasil está bem escrito que a interdisciplinaridade é necessária para propiciar ao educando a dar significado aos conteúdos. Na edição preliminar 2 da BNCC faz uso de uma linguagem muito próxima à teoria Ausubeliana (TAS), mas em nenhum momento faz uso deste referencial. Entretanto a legislação não deixa claro como os docentes poderão planejar e dialogar para realizar atividades interdisciplinares. Sendo necessário um estudo maior no que tange à políticas públicas de valorização profissional.

A pesquisa do tipo etnográfica consistiu-se em:

1) A análise minuciosa de dois livros didáticos de Matemática e de Física adotados no Ensino Médio, recomendados pelo PNLD 2015, a fim de verificar possíveis relações entre os conteúdos de Cinemática e de Funções. Nesta análise foram utilizados critérios baseados em adaptação ao PNLD Física e Matemática, sendo que, os critérios de seleção escolhidos estão de acordo com o interesse da pesquisa, na perspectiva interdisciplinar dos conteúdos.

Pelos livros apresentarem essas características, aquele que mais se aproxima de um material potencialmente significativo é o livro de Matemática do Dante (2015), com uma abordagem que relaciona os conteúdos de Função e Cinemática usando definição, exemplos e exercícios. Com base neste livro, fica uma sugestão da autora, para a utilização de um software direcionado aos

educandos, a fim de que estes percebam a análise gráfica da Função e do Movimento Retilíneo.

2) Na análise do Plano Político Pedagógico (PPP) da Escola, para investigar como a interdisciplinaridade está tratada em documento, conclui-se que a interdisciplinaridade faz parte dos documentos oficiais desta escola, mas que nas aulas não foi observado ações interdisciplinares.

3) Nas observações que ocorreram durante o segundo semestre de 2016, nos meses entre setembro de 2016 a janeiro de 2017 devido a uma greve ocorrida em 2016. Como foi um ano com algumas peculiaridades, as aulas consistiram em muitas atividades de avaliação, aulas com períodos reduzidos prejudicando o desenvolvimento dos conteúdos e ocasionando o não cumprimento do programa da série de ensino. Na disciplina de Física foram desenvolvidas atividades de simulações e experimento, o que trouxe interesse dos educandos, pois todos se envolveram na atividade experimental e na atividade de simulação, questionando os valores encontrados, discutindo os fatos observados, sendo uma possibilidade favorável a dar significados aos conteúdos.

Na disciplina de Matemática em todas as aulas a professora retomava aos conteúdos já trabalhados. As atividades de avaliação eram realizadas todas as semanas, permitindo ao professor a possibilidade de acompanhar as dificuldades e interesses dos educandos, favorecendo a motivação em todas as aulas. Isto fortaleceu o significado dos conteúdos buscando tirar as dúvidas pertinentes a cada assunto trabalhado, aproximando muito as atividades que propiciam indícios de uma aprendizagem significativa.

Existe um sincronismo na mesma etapa de ensino em alguns conteúdos de Matemática e Física no primeiro ano do Ensino Médio que não é suficiente para realizar a interdisciplinaridade. Para que seja possível, deve haver um avanço no que se refere ao diálogo e planejamento entre os docentes, para que em muitos casos possa realizar algumas alterações referentes à ordem que os conteúdos estão dispostos no currículo.

A percepção dos docentes acerca da interdisciplinaridade foi categorizada conforme as respostas dos oito docentes que responderam as questões propostas, em um questionário com questões abertas. Neste instrumento de pesquisa, o questionário, que foi categorizado conforme a

importância da legislação, aplicabilidade da legislação, Interdisciplinaridade como integração de conteúdos e disciplinas, interdisciplinaridade através de temática, Interdisciplinaridade como trabalho entre as áreas, Interdisciplinaridade entre conteúdos, entraves para interdisciplinaridade. No entanto identificou-se que os docentes possuem uma percepção de interdisciplinaridade ou transdisciplinaridade que vai de encontro ao referencial de Pombo (2008), mas que não se percebeu na escola durante o período da realização das observações das aulas de Matemática e Física.

Passa a existir a possibilidade de uma proposta para possível trabalho de pesquisa futura, que venha contribuir com esta lacuna existente nos materiais com abordagem interdisciplinar entre Física e Matemática: a elaboração, aplicação e avaliação de material potencialmente significativo com turmas de primeiro ano de Ensino Médio. Para a elaboração deste material devem-se levar em conta as seguintes características: conhecimentos prévios dos educandos, o nível de dificuldade aumentar gradualmente, situações de no mínimo duas disciplinas, utilização de TIC.

Este trabalho contribui na investigação das relações interdisciplinares da Matemática e da Física para nortear atividades futuras, no quesito de pouca produção de conhecimento nestas disciplinas que possuem pouca aceitação pelos educandos.

São necessárias atitudes docentes para que o educando perceba sentido ao conteúdo da sala de aula relacionando-o com a sua vida, além de pesquisas que investiguem como as políticas públicas estão sendo desenvolvidas para a valorização docente.