• Nenhum resultado encontrado

Na elaboração desta dissertação, teve-se como preocupação a apresentação e análise da metodologia de PML em uma empresa metalmecânica, mais especificamente, a WEG Indústrias S/A – Divisão Motores – Fábrica III. Levando em consideração ao aspecto preventivo desta metodologia, pode-se verificar a validação da mesma, destacando que, com sua implementação reduz-se o resíduo gerado, possibilitando a empresa o aumento de sua competitividade através da racionalização dos processos produtivos e, conseqüentemente, a redução do impacto ambiental.

Todos os objetivos propostos, inicialmente, pela pesquisa, foram alcançados. Primeiramente, diagnosticou-se e caracterizou-se os processos fabris e seus aspectos e impactos dos setores de Bobinagem e Montagem, da Fabricação III da empresa pesquisada, WEG Motores. Ressalta-se como principais impactos nas atividades desenvolvidas, os resíduos sólidos, efluentes de esgoto, água residuária, emanações e ruídos.

Após este diagnóstico inicial, entende-se que os problemas existem e necessitam de atenção. É importante que haja a conscientização de todos os envolvidos no processo, na busca de soluções para minimizar os problemas ambientais, levando em consideração as normas legais e ambientais.

Em seguida, para cumprir com o segundo objetivo deste estudo, a pesquisa parte para a avaliação da significância dos aspectos e impactos ambientais. Com a

pesquisa acadêmica desenvolvida na empresa, pôde-se observar nas ilustrações que se referem ao diagnóstico e avaliação dos aspectos e impactos ambientais na empresa, onde se destacaram a caracterização dos aspectos e impactos ambientais, o grau de significância dos mesmos, constatando-se que os impactos apresentados nos setores de Bobinagem e Montagem do Departamento de Fabricação III, local onde se realizou a pesquisa, podem ter como conseqüência, prejuízos à saúde humana como também ao meio ambiente e, que, além do aproveitamento dos resíduos, obtém-se também um ganho comercial, ambiental e social.

O terceiro objetivo foi alcançado com a identificação e análise das ações da PML utilizadas nos Setores de Bobinagem e Montagem na Fabricação III da WEG. Nesta etapa, verificou-se que a empresa utiliza e aplica diversos procedimentos, tais como: tratamento, embalagem, transporte e disposição, atendendo aos dispositivos legais da legislação ambiental e normas. Em todas as etapas do processo de Bobinagem e Montagem, a empresa direciona seus esforços para atingir uma PML, porém não atinge suas diretrizes, pois, nem todas as tecnologias que reduzem os impactos ambientais são, necessariamente, consideradas como tecnologias limpas. Para que isso ocorra se faz necessário que os processos produtivos utilizados na empresa passem por uma reavaliação objetivando na minimização do uso e redução das matérias-primas e insumos que contenham elementos perigosos.

Com base no levantamento realizado, verificou-se que as ações desenvolvidas nos setores em questão, não se encontram inseridas na metodologia da PML. São sim, procedimentos que visam a minimizar o impacto ambiental, sem ter a preocupação com a adoção de uma política que leve em consideração o ciclo de vida do produto, desde a extração das matérias-primas até a sua disposição final. Atendendo ao último objetivo, abordou-se a metodologia da PML, proposta pela UNEP/UNIDO, a qual objetiva aplicar a proposta da Produção Mais Limpa nos

setores estudados da WEG, levando em consideração os preceitos que visam a agregar maior valor aos produtos e serviços, com menor consumo de materiais, gerando menor contaminação.

Percebe-se que a preocupação ambiental está inserida na filosofia da empresa pesquisada, pois a mesma busca uma melhoria contínua nos seus processos produtivos, com a implantação de estações de tratamento de efluentes para corretos métodos de descartes, reciclagem de resíduos e incentivos a projetos sociais voltados à educação ambiental.

Desenvolve, também, produtos visando a minimização das agressões ao ambiente, através de pesquisas e experimentações de novas tecnologias para obtenção de processos menos agressivos ao meio ambiente, investindo em pesquisa e desenvolvimento.

Durante a visita, verificou-se que existe a “central de sucatas”, na qual são armazenados grande parte dos resíduos. Sendo a mesma abrigada da chuva, possuindo calçamento adequado. Algumas dessas sucatas são vendidas ou enviadas a sucateiros da região.

Os materiais com grandes quantidades de impurezas, como borra do processo produtivo são enviadas à aterros industriais classe I e II, devidamente licenciado pelo órgão estadual de fiscalização, conforme já citado durante a pesquisa. Resíduos oleosos e restos de solventes geralmente são acondicionados em tambores e armazenados até seu destino final. Alguns óleos são enviados a re- refinadores que os destilam e os transformam em sua composição original, podendo, novamente ser aproveitados. Óleos e solventes resultantes da estação de tratamento de efluentes são destinados a co-processamento em fornos de cimento.

Finalmente, realiza-se o controle operacional em seus diferentes processos a fim de evitar impactos negativos ao ambiente como limpeza das instalações (fator

importante para não haver um descarte prematuro dos fluídos e contaminações em geral), manutenções preventivas de máquinas, equipamentos de instalações, a utilização de medidas corretivas (filtros nas chaminés e as bacias e grelhas para potenciais vazamentos), o tratamento final adequado a resíduos sólidos e efluentes líquidos, um fator muito importante que é a qualificação dos recursos humanos e os procedimentos documentados abrangendo o manuseio, transporte e descarte de resíduos por funcionários e terceiros, entre outros.

Deve haver o envolvimento dos administradores, informando-se ao máximo e participando ativamente das mudanças, estando mais aberto a críticas e melhorias. Para se chegar à qualidade desejada do serviço ou produto final, é necessário transformar, aprimorar a cultura da empresa, o que não pode ser feito de uma hora para outra. É necessário tempo e trabalho contínuo. A ansiedade por resultados rápidos pode ser desastrosa.

Devido aos aspectos destacados durante a pesquisa, colocou-se a metodologia da Produção Mais Limpa à disposição da empresa, para que esta possa tomar conhecimento dos benefícios que a mesma traz, discorrendo sobre os principais pontos que beneficiam o desenvolvimento de atividades produtivas mais benéficas tanto à própria empresa como ao meio ambiente.

Pode-se perceber, também, que a PML não só possibilita alcançar benefícios ambientais, como também benefícios comerciais e sociais, estes, fundamentais para promoção de práticas ambientalmente corretas.

Enfim, a metodologia da PML possibilitou agregar novos conhecimentos por parte dos profissionais do setor metalmecânico e, através desta mudança de paradigma proporcionada pelo conhecimento da técnica da PML, passa-se a ter uma visão mais ampla sobre a importância da prevenção de resíduos gerados nas áreas

produtivas, fazendo com que haja, dentro da empresa, o surgimento de uma cultura da racionalidade e o paradigma da prevenção.

Este trabalho não teve o objetivo de quantificar e caracterizar todos os resíduos produzidos pela empresa, mas sim, uma parcela dos mesmos, o que irá, certamente, servir como exemplo para o treinamento de uma equipe de colaboradores internos, a qual poderá desenvolver um trabalho minucioso, numa segunda etapa, de identificação de impactos.

No documento Gestão da produção mais limpa: o caso WEG (páginas 148-152)