• Nenhum resultado encontrado

Considerações parciais

No documento PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO (páginas 81-86)

2. PRODUTOS E SERVIÇOS DE PUBLICAÇÃO E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA DE REVISTAS 1 Ciência da Informação

2.6 Considerações parciais

A realização do estudo dos produtos e serviços abordados no presente capítulo foi facilitada haja vista a existência de cadastro de usuários, embora também tenha sido observada a existência de uma demanda reprimida diante da pouca divulgação das ações promovidas pelo Ibict, algo identificado no estudo dos produtos e serviços que compuseram o terceiro e o quarto capítulos.

Nas entrevistas realizadas com os editores e usuários do SEER, registrou-se o alto grau de satisfação dos usuários em relação ao sistema, não só no que se refere à utilização da ferramenta SEER para editoração de revistas eletrônicas, como também na busca de informação no portal para fins didáticos e de pesquisa.

Particularmente em relação às entrevistas realizadas com os editores de revistas geridas mediante o Inseer, a maior crítica foi direcionada aos prazos para a manutenção das revistas na incubadora. Os usuários consideraram que os prazos referentes aos organismos governamentais deveriam ser ampliados, porque os editores se deparam com muita burocracia ao transferir as revistas para plataformas definitivas nessas instituições. Foram feitas algumas sugestões pertinentes de aprimoramento que cabem também ao SEER, já que estão interligados. Ainda sobre o Inseer, é oportuno ressaltar que os usuários consideraram o serviço prestado pela gerência do Inseer muito satisfatório e registraram o ótimo atendimento que sempre tiveram por parte dessa gerência na solução de problemas específicos.

No que se refere aos resultados obtidos mediante os formulários eletrônicos, ressaltam-se os seguintes pontos: em relação às ocorrências do campo aberto dos formulários direcionados aos editores, foram registradas várias ocorrências que vão desde o processo editorial, passando pelo treinamento, customização, usabilidade, chegando até a sugestão de melhoria dos manuais e maior integração dos usuários do SEER; em relação às ocorrências do campo aberto dos formulários direcionados aos usuários do portal, os registros estão concentrados na melhoria do leiaute do portal e na necessidade de melhor divulgação do sistema.

Ainda no tocante aos resultados obtidos por meio dos formulários eletrônicos, merecem destaque os itens a seguir: em relação aos editores, é alto o grau de satisfação dos usuários quanto à utilização da ferramenta, ao relacionamento com a gerência do SEER, ao suporte técnico de informática recebido do Ibict, à gestão das revistas no portal, à rapidez para o processamento da editoração eletrônica, à abrangência dos metadados do SEER e às ferramentas internas relativas aos formatos para arquivo e impressão da publicação; em relação aos usuários que buscam informação no portal, é alto o grau de satisfação quanto ao uso da busca simples.

Dentre os aspectos apontados, sobressaiu o interesse dos usuários para que os encontros Euseer sejam descentralizados para polos como Norte e Nordeste, no sentido de tentar promover a ferramenta em regiões com menos parceiros.

Outra proposição refere-se à ampliação da carga horária dos treinamentos. Isso permitiria aos alunos tempo hábil para fazerem mais exercícios práticos que ajudariam a sanar dúvidas durante o processo de simulação de uso da ferramenta. Sugerem, também, o cadastramento de autores, editores e artigos por região. Segundo os usuários, seria interessante a geração de relatórios por região.

Finalmente, no que se refere ao estudo da usabilidade dos sites do SEER e Inseer, existem observações importantes quanto à clareza e visibilidade do site, linguagem, autonomia e controle, padronização e consistência, flexibilidade e eficiência, estética e minimalismo, ajuda e documentação.

Nas entrevistas realizadas com os usuários da revista Ciência da Informação, foi possível observar que, em relação à submissão de artigos, a maioria dos entrevistados considera que o processo de submissão é claro e fácil. Entretanto, para número significativo de usuários, o prazo concedido aos avaliadores é muito grande e o prazo concedido aos autores para correção é muito curto.

considera a revista uma referência na área da ciência da informação e admite recomendá- la a outros pesquisadores. No entanto, gostariam que o leiaute da publicação fosse modificado para um design “mais alegre” e personalizado, de modo a se diferenciar da maioria das revistas eletrônicas editadas mediante o SEER. A metade dos usuários entrevistados considerou que a interface de busca é amigável e de fácil interação. Outro aspecto significativo refere-se à observação de um usuário, que atentou sobre a necessidade de maior inserção da revista no cenário internacional.

No tocante aos resultados obtidos com o campo das perguntas abertas do formulário eletrônico, merecem destaque os seguintes percentuais: 30% dos usuários consideram que o leiaute pode ser melhorado (convergindo para o que foi detectado nas entrevistas); 20% opinam que deve ser ampliada a quantidade de artigos publicados, incluindo artigos de autores de outros países; 20% consideram que o mecanismo de busca pode ser melhorado.

Relativamente à submissão de artigos, as ocorrências convergem para o que foi detectado nas entrevistas no que tange à necessidade de melhor balanceamento entre o prazo concedido aos pareceristas para avaliação e o prazo concedido aos autores para correção. Os usuários/autores registraram o fato de que gostariam de receber explicações sobre o porquê da não aceitação do artigo submetido à revista. Consideram que estas informações seriam importantes e ajudariam no aprimoramento de futuros artigos. Houve muitos registros de problemas na comunicação do usuário com o sistema. Durante o processo de submissão, observaram que o sistema não fornece informação no caso de erro no cadastramento. Muitos autores se queixaram por não conseguirem saber, com precisão, o andamento da avaliação do artigo, além de não disporem de informações sobre o prazo limite para submissão. Comentaram que as regras para submissão não estão claras. Sobre a última ocorrência, um usuário registrou que uma das normas ambíguas refere-se ao número limite de autores por artigo.

Quanto à análise heurística do website da revista Ciência da Informação, dentre outros registros detalhados nesta publicação, destacaram-se os exemplos sobre a existência de mensagens de erro não amigáveis quando ocorre uma falha na busca, informando fatos que fogem à compreensão dos usuários. Ressaltou-se, ainda, o fato de a identidade visual do website da revista não estar de acordo com a identidade visual das páginas do portal do Ibict.

Nas entrevistas com os usuários da Liinc em Revista, merecem destaque os seguintes resultados: quanto à submissão de artigos, 80% dos usuários consideraram

o processo de submissão claro e fácil, e 50% apontaram que o processo de submissão, aceitação e publicação é rápido, se comparado com outras revistas; em relação à busca de informação, 70% dos usuários consideraram a interface de busca simples, clara e amigável.

No que se refere às sugestões dos usuários para o aprimoramento da revista, tanto em relação à submissão de artigos quanto à busca de informação no portal, destacaram-se as seguintes: inclusão de temas como “qualidade da informação”, “usuários” e “memória e divulgação”; possibilidade de o autor ser o responsável pela tradução do título de seu artigo; criação de um espaço no portal da revista para que os autores de um mesmo número se conectem e possam trocar informações; apresentação, com antecedência, da programação dos temas dos próximos números da revista.

No tocante ao resultado obtido com o campo de perguntas abertas do formulário eletrônico, os pontos que mereceram destaque foram os seguintes: consideração de que o grau de satisfação dos usuários seja alto quanto ao conteúdo da Liinc em Revista; percepção de existência de uma demanda de autores que gostariam de receber dos pareceristas, de forma clara, as razões, justificativas de aprovação ou recusa dos artigos submetidos à apreciação; observação de percentuais relevantes quanto ao desenho gráfico da revista e quanto ao grau de satisfação dos usuários em relação à submissão de artigos.

Os usuários relataram que gostaram da revista, fazendo-se oportuno relatar a manifestação de um usuário que ficou impressionado com o acesso livre da revista, e que este fator pesou positivamente na sua decisão de submeter um artigo para publicação. Quanto ao aspecto do acesso, deve ser registrado, entretanto, que um usuário observou que as informações sobre as licenças do Creative Commons não estão contempladas na revista e que, em sua opinião, a política de acesso livre não está clara.

Os usuários sugeriram novos temas para serem abordados nos próximos números, tais como “usuários”, “qualidade da informação”, “memória e divulgação” e vários outros que estão relacionados no corpo deste diagnóstico.

Quanto às sugestões de aprimoramento da revista, citam-se as seguintes: fornecimento, com antecipação, dos temas a serem abordados na revista para que seja possível preparar com antecedência os manuscritos para submissão; disponibilização de espaço no portal para que os autores de um mesmo número se conectem e possam trocar ideias; criação de campo no formulário de submissão para que o autor possa inserir o título traduzido de seu artigo; sugestão de mais feedback dos pareceristas sobre as razões de aprovação ou desaprovação dos artigos avaliados.

Nas entrevistas realizadas com os usuários da revista Inclusão Social, merecem destaque os seguintes resultados: 90% dos usuários consideram a publicação uma referência na área. No entanto, alguns entrevistados notaram que as primeiras edições continham mais artigos de programas de governo voltados ao tema da inclusão social/ digital, e que nos últimos números tem se percebido a diminuição de artigos dessa natureza. Os usuários também se queixaram da falta de periodicidade, sugerindo que a revista deveria ser bimestral. É oportuno registrar que foi observada, durante as entrevistas, a importância que os usuários têm dado ao fato de a revista estar vinculada ao Ibict e, também, ao papel relevante exercido por ela ao fazer uma ponte entre a pesquisa acadêmica e as discussões sobre políticas públicas atinentes à parte excluída da população. Os usuários consideraram, ainda, a revista fundamental porque além de ser um meio para divulgar o tema da inclusão social/digital, é também um canal para colocar em contato pessoas interessadas em dialogar sobre o assunto. Deve ser ressaltado, ademais, que grande parte dos usuários gostaria que houvesse melhor indexação dos artigos publicados.

3. PRODUTOS E SERVIÇOS BIBLIOGRÁFICOS

22

No documento PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO (páginas 81-86)