• Nenhum resultado encontrado

Questionário (perguntas abertas)

No documento PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO (páginas 41-44)

2. PRODUTOS E SERVIÇOS DE PUBLICAÇÃO E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA DE REVISTAS 1 Ciência da Informação

2.1.2 Questionário (perguntas abertas)

No presente campo, os usuários tiveram importante participação, sugerindo aspectos relacionados à qualidade da revista, do seu conteúdo, dos seus artigos, do processo de submissão, da divulgação e interatividade do site, do seu leiaute, da recuperação da informação e do formato/extensão dos arquivos da revista. Serão descritas, a seguir, as sugestões dos usuários, seguidas do número de ocorrência registrado.

Quanto à indicação valorativa da qualidade da revista no âmbito científico/

institucional, observou que a informação sobre o Qualis (Capes) da revista Ciência da Informação não está facilmente disponível no seu site (1).

No que se refere ao conteúdo da revista, apresentou a necessidade de aumentar sua abrangência, enfocando em áreas interdisciplinares (1), além de melhorar a divisão ou definição de parâmetros dos artigos, diferenciando, por exemplo, artigos dos relatos de experiência (1). Ademais, sugeriu maior atenção da equipe editorial às normas nacionais e internacionais, algo que poderá refletir na melhoria do caráter informativo dos resumos, citações e listas de referências dos artigos (1). Comentou sobre a necessidade de apresentar o histórico da revista, já que tentou localizá-lo e não encontrou informações substanciais (1).

Especificamente em relação aos artigos, sugeriram maior número de publicação de autores de outros países (2), bem como a tradução e publicação de artigos estrangeiros cuja autoria seja de responsabilidade de autores-chave para a biblioteconomia e ciência da informação (2). Além disso, sugeriram a ampliação do número de artigos publicados em cada edição (2).

No tocante à qualidade da apresentação física dos exemplares impressos, sugeriram a melhoria da qualidade gráfica (material) da revista (3).

Em relação às submissões, sugeriram maior agilidade no processo de avaliação dos artigos enviados (4) e no processo de retorno aos autores quanto aos ajustes e à resposta de aceite após os ajustes solicitados (4). Ademais, recomendaram a diminuição do tempo de espera para as submissões, que às vezes chega perto de um ano (4). A necessidade da regularização da periodicidade foi mencionada (3), algo que pode estar relacionado à morosidade nas avaliações no processo de submissão, ocasionando o atraso na aceitação ou não do material enviado (1). Resposta às mensagens enviadas pelos autores aos editores também foi mencionada (1).

No que tange à divulgação e à interatividade no e do site da revista, sugere a criação de um blog dentro da revista para comentários dos artigos publicados (1), bem como maior divulgação, algo que poderá incidir na criação de links em outros sites estratégicos na área (1).

Quanto ao leiaute, foi mencionado que ele poderia ser melhorado, sem, no entanto, especificar algum aspecto a ser melhorado (3). Sugeriram, ademais, a ampliação da imagem da capa dos números da revista em relação à página (3). Sugeriu que a revista apresente uma página personalizada e customizada, com uma identidade própria (1). Sugeriu que, quando for acessada a opção “edições anteriores”, o link da edição desejada dê acesso direto ao sumário juntamente com a capa da revista (1).

Em relação à recuperação da informação, os usuários sugeriram maior eficiência no mecanismo de busca do site da revista (2), algo que pode estar relacionado à necessidade de aprimoramento da indexação dos artigos (2).

No tocante ao formato/extensão dos arquivos da revista, sugere a disponibilização de modelos de paper no formato word, como há em revistas internacionais, já formatado com os padrões da revista (1). Ademais, sugere a disponibilização da versão HTML para todos os artigos, argumentando que nem sempre há programa “leitor” de PDF nos computadores das universidades (1).

2.1.3 Usabilidade (website da revista Ciência da Informação)

Heurísticas de Nielsen11

Apresentam-se, a seguir, alguns exemplos que poderão orientar a análise heurística de sites de revistas científicas tomando como parâmetro alguns elementos ilustrativos observados durante a análise da revista Ciência da Informação.

Quanto à clareza e visibilidade do status do site, é objeto de análise, por exemplo, a existência de links que não informavam se a pesquisa estava sendo efetuada, bem como a identificação de expressões que, por sua localização na página, poderiam confundir o usuário, além das situações em que o usuário poderia ter dificuldade para conseguir resultados condizentes aos parâmetros de busca descritos na página.

Em relação à heurística padronização e consistência, o desaparecimento de informações, tais como os resultados de busca, durante a navegação, pode confundir o usuário. Essa incidência, quando ocorre, revela um problema na arquitetura da informação no site.

Particularmente em relação à heurística prevenção de erros, o sistema não pode emitir ao usuário informações que fogem à sua compreensão, como, por exemplo, a aparição de mensagens de erro não amigáveis disponibilizadas pelo sistema durante a ocorrência de alguma falha.

Quanto à heurística reconhecimento em lugar de lembrança, é recomendável que o site não apresente imagens que se sobreponham às informações principais buscadas. Por exemplo, se um usuário buscar pelo conteúdo de uma revista, a imagem da capa do número correspondente, em formato de link, não poderá sobrepor-se, ou seja, anteceder-se, ao sumário.

Em relação à heurística flexibilidade e eficiência, recomenda-se que uma página Web não contenha um número excessivo de informações sem que o usuário possa contar com ferramentas para facilitar a busca. Por exemplo, se numa revista a seção “Edições anteriores” contiver uma lista extensa de edições, ao usuário seria interessante dispor de algum tipo de atalho para se localizar uma edição específica, ou poder selecionar os exemplares por ano, volume ou número.

No tocante ao item estética e minimalismo, recomenda-se que a identidade visual de uma revista esteja em consonância com a identidade visual da instituição a qual pertence. Além disso, é importante que as páginas da revista obedeçam ao princípio de Gestalt em relação ao alinhamento e à proximidade dos itens, bem como é relevante que a similaridade entre os diversos elementos presentes na página não dificultem o entendimento da disposição dos conteúdos das páginas.

11 Interpretação a partir dos dados apresentados por Sousa, Rabello e Muniz (2010b). Salienta-se que não

foram encontrados problemas heurísticos nos itens linguagem, autonomia e controle do usuário e ajuda e

No documento PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO (páginas 41-44)