• Nenhum resultado encontrado

considerar as alternativas naturais.

No documento LIDANDO COM A ASMA NATURALMENTE (páginas 36-49)

Alterar o estilo de vida pode ser a primeira coisa a considerar. Já examinamos muitos fatores que podem desencadear a asma, variando de influências genéticas sobre as quais se pode fazer muito pouco sobre os fatores de estilo de vida todos os dias, como fumar e comer alimentos errados, com os quais certamente se pode fazer muito.

Assim, o primeiro fator a considerar é: quais mudanças o paciente pode fazer tanto em sua vida quanto no estilo de vida para reduzir o risco de asma? Para isso, é preciso voltar aos capítulos anteriores acerca dos “disparadores”(“gatilhos”), examinando a lista de fatores que podem induzir a asma ou um ataque de asma. Em cada caso, o paciente precisa se perguntar: Poderá surgir um problema e, se afirmativo, haverá uma solução?

Há algumas mudanças que o paciente não deve fazer de imediato. Por exemplo, se usar nozes, frutas secas e pão como parte de sua dieta diária, poderia tentar cortá-los para ver se isso faz alguma diferença. Para verificar, deve se valer, por alguns dias ou semanas, de um medidor de fluxo máximo e registrar se ocorreu melhora na qualidade da respiração ou se a frequência de ataques de asma caiu.

37

Lidando com a asma naturalmente

O paciente lê as etiquetas em todos os alimentos que come? Se a resposta for negativa, ele terá pouca ou nenhuma ideia se está comendo MSG, tatrazina ou qualquer uma das centenas de conservantes diferentes que são comumente usados nos alimentos diários. Deve começar agora a ler os rótulos e cortar alimentos contendo produtos químicos que podem ser um fator contributivo para asma. Se o paciente tiver meia dúzia de animais peludos correndo pela casa, deve saber que eles estão exacerbando o seu problema de asma. Assim, fica-lhe a opção de viver com o problema ou pedir a outra pessoa para cuidar de sua casa. Se fumar, deve parar agora. Se outro membro da família fuma, precisa fazê-lo compreender a doença e pedir-lhe um esforço para parar. Mesmo para quem

imaginar viver na casa mais limpa do mundo, as chances são de que lá ainda existam milhões de insetos, ácaros e até baratas. Recomenda-se entrar em contato com os serviços locais de controle de pragas o mais rápido possível para se livrar desses visitantes indesejáveis.

Deve-se considerar também a compra de novas roupas de cama, colchões e travesseiros. Livrar-se das coisas antigas é uma das formas mais rápidas de cortar de uma só vez toda a população de “convidados” indesejáveis. É preciso ainda ficar atento à contagem de pólen na primavera e no verão e tentar evitar sair de casa mais do que o necessário quando os índices estão no nível mais alto.

38

Lidando com a asma naturalmente

Quando o paciente trabalha em um ambiente onde há permanente fumaça química ou alguma outra forma de poluição, é preciso realismo para considerar a mudança de atividade. No caso afirmativo, recomenda-se fazê-la, porque é óbvio que a saúde não vai melhorar enquanto se estiver trabalhando em um ambiente poluído.

Se o paciente for pessoa que sofre de ataques de ansiedade ou estresse, deve considerar algo como a meditação ou ioga como forma de controlar as emoções mais extremas. Isto, reduzirá a probabilidade de sofrer ataques de asma recorrentes.

Se o paciente estiver tomando remédio para outra condição médica, pode ser que ele esteja agravando seu problema de asma. Recomenda-se consultar o médico para ver se pode mudar a receita e reduzir as dificuldades que ela esteja causando.

Se o paciente tem asma ou sofre ataques, é provável que o estilo de vida que ele atualmente leva o esteja impedindo de livrar-se do problema. Adotar as mudanças necessárias será um passo significativo na direção certa. Deve-se começar o mais rápido possível.

40

Lidando com a asma naturalmente

Mesmo que cada mudança constitua apenas uma pequena contribuição aos esforços para reduzir a susceptibilidade aos ataques de asma, todas elas, tomadas em conjunto produzirão resultado significativo.

Existem muitos recursos naturais que se podem aplicar para reduzir a gravidade do problema de asma. Porém, antes de ir mais longe, há uma coisa a lembrar: cada asmático é diferente do outro. Assim, seguir o que é eficaz para uma pessoa pode ser completamente ineficaz para outra pessoa. Ou seja, embora tudo que será apresentado a partir deste ponto tenha funcionado para algumas pessoas, nem tudo é provável que vá funcione para o leitor. Trata-se, assim, de uma questão de tentativa e erro. Recomenda-se experimentar o máximo de soluções ou ideias aqui propostas, executando cada uma delas por alguns dias ou uma semana e, no final, reavaliar a condição física e para determinar o sucesso obtido. No entanto, quando se usa um programa de erro e tentativa, é recomendável testar os recursos um a um, nunca todos ao mesmo tempo. Somente deste modo se pode determinar exatamente aquilo que está realmente produzindo resultados benéficos.

41

Lidando com a asma naturalmente

Todos provavelmente reconhecem que só com dieta perfeitamente equilibrada é possível obter todas as vitaminas, minerais e outros nutrientes de que precisamos, para muitos o agito da vida cotidiana é um grande obstáculo para manter uma dieta perfeita. Assim, quem suspeitar que sua dieta diária é de alguma forma desequilibrada ou deficiente, deve considerar tomar um multivitamínico todos os dias. Acredita-se que as vitaminas que mais eficazes para manter a asma sob controle são a B6 e a B12, as quais, combinadas, intensificam o ácido fólico para o combate à doença. Deve-se, contudo, evitar embarcar muita vitamina C e magnésio, bem como quantidades excessivas de produtos à base de peixe, pois conter Omega-6, já destacado como possível causador de asma.

42

Lidando com a asma naturalmente

Acredita-se que o mel seja eficaz para reduzir a incidência de ataques de asma, particularmente quando combinado com um antioxidante natural, como canela em pó ou extrato de açafrão. Todavia,

uma colher de chá somente de mel, todos os dias, é suficiente para aliviar os piores efeitos da asma. Por outro lado, se pretender- se maximizar a eficácia deste tratamento natural em particular, a primeira opção é usar meia colher de chá de mel acrescentando canela em pó à outra metade logo pela manhã e como última coisa a ser ingerida à noite. Alternativamente, pode-se usar duas vezes por dia uma colher de chá de mel bastante quente misturado a um quarto de colher de chá de açafrão.

Outra coisa a tentar para socorrer alguém que esteja sofrendo um ataque de asma é manter sob o seu nariz um frasco de mel. Em alguns casos, isso pode ajudar a aliviar a respiração do paciente, liberando suas vias aéreas e facilitando o aumento do volume de ar.

Nesta última situação, contudo, recomenda-se ter à mão um nebulizador de emergência, apenas para o caso de esse método particular não funcionar.

43

Lidando com a asma naturalmente

O alho pode ajudar a aliviar a maioria dos sintomas e ataques de asma, porque os ingredientes ativos que lhe dão aquele aroma característico também são substâncias naturais poderosas para reduzir a tendência de inflamação característica da asma. Para usar o alho de forma mais eficaz (e menos ofensiva), deixe ferver 10 dentes em meio litro de água por 5 a 10 minutos antes de beber o líquido. Considerando que o efeito benéfico para a respiração, recomenda-se, a quem não quiser destruir sua vida social, beber este líquido como a última coisa antes de ir para a cama. Alternativamente, sugere-se fazer uma mistura de chá de gengibre antes de adicionar dois dentes de alho à sua xícara. Isso combina duas das mais poderosas substâncias antinflamatórias naturais conhecidas pelo homem em uma só bebida. Assim, quebrando o jejum com uma xícara de chá de gengibre infundido com alho e encerrando o dia do mesmo modo, é provável que se consiga reduzir o pior dos efeitos da asma.

O vinagre de cidra de maçã é outra substância que se acredita ter qualidades

anti-inflamatórias. Recomenda-se, então, tomar uma colher de chá (pode ser

muito amargo ou amargo) antes de cada refeição, ou colocar duas colheres de sopa em um copo de água morna antes de beber um a cada dia.

Muitos doentes de asma acham que remover produtos lácteos de sua dieta, por completo, contribui para seus esforços em reduzir os piores efeitos da asma. Existem muitas razões diferentes pelas quais isso pode ser verdadeiro.

No caso do queijo, trata-se de um produto lácteo que foi fermentado. Portanto, muitos dos derivados do queijo são ricos em leveduras, o que pode ser

44

Lidando com a asma naturalmente

ruim para quem sofre de asma. Os produtos à base de leite intensificam a produção de muco - se você beber leite cheio de gordura, você quase pode sentir que está acontecendo enquanto você bebe - e a última coisa que qualquer doente asmático precisa é de um alimento assim: eles já têm problemas suficientes na sua capacidade natural para produzir o muco necessário.Se ele tomar iogurte, mesmo aquele natural, totalmente livre de gordura, estará tomando as bactérias que podem irritar-lhe o corpo ou provocar–lhe uma reação adversa. Assim, para muitos pacientes cortar produtos lácteos é algo que os ajuda. Portanto, algo a ser considerado.

A remoção de produtos à base de trigo da sua dieta também deve impulsionar a capacidade de respiração do paciente. Em consequência, os bolos, biscoitos e pão de farinha branca devem ser removidos da dieta, se possível.

Embora possa parecer um pouco contraditório um asmático tomar uma bebida rica em cafeína como o café preto, é ela, de fato, que torna o café uma arma valiosa de combate à asma. A cafeína é um poderoso agente antinflamatório; portanto, beber café preto pode proporcionar ajuda significativa ao corpo para suportar as piores características inflamatórias associadas aos ataques de asma.

45

Lidando com a asma naturalmente

Este recurso talvez pareça um tanto louco, mas o fato é que tomar uma chuveirada fortalece o sistema imunológico e promove um melhor fluxo sanguíneo, o que permitindo combater a asma de forma muito mais eficaz. Basta um único banho frio diário para obter uma enorme diferença para a capacidade de resistir aos piores efeitos ou estragos da asma. Então, é definitivamente algo que vale a pena tentar: os devotos garantem que os resultados positivos são quase instantâneos.

Além do chá de gengibre com suas poderosas características antinflamatórias, muitas vezes recomendam-se chás de ervas mais relaxantes, como a camomila ou a menta. A maioria dos apreciadores de chás de ervas diz que tanto a camomila quanto a hortelã têm a habilidade não só de relaxar qualquer pessoa que as use regularmente, possuindo ainda qualidades antialergênicas. Para quem busca tratar da asma, esses dois chás são recomendados, pois ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, além de minimizar as possibilidades do tipo de reações alérgicas que muitas vezes provocam um ataque de asma. Diz- se também que estas ervas acalmam os linfonodos (gânglios linfáticos), ajudando a reduzir as chances de um ataque de asma. Outras ervas que se acredita ter características antiasma são sabão e bálsamo de limão, ambos com poderes de cura significativos.

46

Lidando com a asma naturalmente

Muitas outras ervas são amplamente conhecidas por seus efeitos antioxidantes poderosos que são mais uma vez muito úteis para lidar com condições em que a inflamação é um problema aceito como a asma.

E, sabendo que a asma não é uma doença contagiosa, vimos que os vírus podem contribuir ativamente para desencadear ataques desse mal. Assim, vale saber que muitas das seguintes ervas também possuem propriedades antivirais e antibacterianas valiosas para os asmáticos:

Alecrim:

O alecrim estimula

o sistema imunológico, melhora a circulação e melhora a digestão. Também contém exatamente o tipo de compostos antinflamatórios necessários no combate a asma. Além disto, contém polifenóis, elementos amplamente reconhecidos como compostos antivirais e antimicrobianos naturais mais eficazes.

Orégano:

Acredita-se que as

propriedades antioxidantes dos produtos químicos naturais contendoorégano são até 20 vezes mais poderosas que as de qualquer outra erva. Ele também tem fortes características antimicrobianas, além de ser uma fonte rica em muitas das vitaminas de que se precisa para uma dieta equilibrada. Considere- se ainda o fato de que contém ácidos graxos ômega-3 e se disporá de outra erva preciosa para dieta diária (é ótimo em pizzas e massas em particular).

47

Lidando com a asma naturalmente

Dill ou endro

(erva aromática da família das

Apiaceae): outra erva com qualidades antioxidantes reconhecidas, que também fornece uma fonte significativa de cálcio, evitando assim as perdas ósseas. É também uma rica fonte de minerais como manganês, magnésio e ferro, tudo o que se precisa como parte de uma dieta saudável, principalmente na batalha natural contra a asma.

Estragão:

o estragão integra a família do dente-

de-leão e da margarida; é uma erva extremamente rica em antioxidantes, bem como agentes antibacterianos e antinflamatórios. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ao mesmo tempo a proteger o fígado.

Motherwort:

Erva desconhecida no Brasil,

altamente eficaz para abrir as vias aéreas, relaxar o estresse e a ansiedade que possam agravar asma.

Todas as ervas listadas acima podem ajudar na luta contra a asma. Porém elas não constituem a poção mágica que irá livrar o paciente do seu problema do dia para a noite. Contudo, é uma boa pedida aumentar a quantidade de ervas que o paciente toma como parte de sua dieta diária, ao mesmo tempo em que segue as outras diretrizes dietéticas deste trabalho.

48

Lidando com a asma naturalmente

Além de muitos dos alimentos indicados anteriormente e das ervas mencionadas na última seção, uma das formas mais eficazes de combater a asma é garantir que o corpo seja tão forte e tão saudável quanto possível. Para isso, nada melhor do que uma dieta para a saúde e a energia, baseada nas seguintes diretrizes:

• Comer muitas frutas e legumes frescos, idealmente crus, mas cozinhados se tiverem de ser assim;

• Consumir fácil as carnes vermelhas e cortar produtos lácteos, como mencionado anteriormente;

• Manter um olho no consumo de gordura, porque uma dieta com baixo teor de gordura é, de longe, mais recomendável do que uma alta em gorduras;

• Incluir alho, cebola e gengibre, mas resistir à tentação de cozinhá-los, porque, quando se faz isto, também cozinha o que é bom;

• O suco de capim de trigo é ótimo para eliminar as toxinas e reduzir a quantidade de muco no corpo;

• Dedicar um dia por semana exclusivamente à ingestão de frutas e vegetais crus. Assim fazendo, o paciente reduzirá significativamente as toxinas e o muco do seu corpo, e também assim as chances de ataques de asma.

Alimentos específicos que se devem incluir na dieta com a maior freqüência possível são bananas, uvas, laranjas, cabaças amargas e espinafre, além de tudo o que foi mencionado anteriormente. Todos esses alimentos fornecem uma ótima fonte de vitaminas e nutrientes com várias qualidades diferentes que auxiliam o controle da asma, mantendo os pulmões lubrificados, aumentando os aminoácidos antialérgicos e assim por diante.

49

Lidando com a asma naturalmente

No documento LIDANDO COM A ASMA NATURALMENTE (páginas 36-49)

Documentos relacionados