• Nenhum resultado encontrado

Para a análise da modalidade epistêmica e da evidencialidade como marcas de (des)comprometimento dos autores de artigos científicos, partimos da concepção funcionalista da linguagem. Nesta, a língua não é entendida como um objeto autônomo, mas como um sistema que sofre pressões da situação comunicativa. Dessa forma, uma investigação funcionalista parte da análise das expressões em uso buscando entender o funcionamento da língua, pois é no uso que as expressões adquirem sentido e é no uso também que a língua revela sua recursividade, sua possibilidade de assumir diferentes funções a depender da situação comunicativa, do propósito do falante, do seu interlocutor, etc. Esta opção teórica tem, obviamente, implicações metodológicas, pois assumi-la significa estabelecer como devem ser compreendidos e interpretados os fenômenos investigados.

Nesta dissertação, partindo da concepção funcionalista da linguagem, a investigação será feita a partir da língua em uso, logo, iniciamos organizando um corpus de ocorrências efetivamente observadas em contexto real de comunicação: a interação que ocorre entre os membros da comunidade científica através da publicação de artigos científicos em anais de eventos que promovem o diálogo entre pesquisadores, professores e alunos.

Nosso corpus é formado de nove artigos científicos. A delimitação dos artigos que compõem esse corpus foi realizada a partir de alguns critérios estabelecidos:

1. área do evento;

2. ano de publicação dos anais; 3. titulação do autor do artigo; 4. número de páginas.

Como não temos a pretensão de verificar o condicionamento de diferentes áreas em relação ao fenômeno investigado, decidimos selecionar artigos publicados em anais de

eventos de uma única área: a Linguística. Vale salientar que, embora os eventos sejam da área de Linguística, é comum a apresentação de trabalhos de áreas afins desde que tenham alguma relação com o tema ou subtemas do evento. Esta interdisciplinaridade explica por que algumas ocorrências revelam, por exemplo, uma análise de obras literárias (cf. anexo: referências dos artigos científicos coletados) e não especificamente de fenômenos linguísticos.

Após decidirmos que os anais seriam retirados de eventos ocorridos na área de Linguística, delimitamos o período de publicação desses anais; assim, foram selecionados anais publicados nos anos de 2008 e 2009. Os anais escolhidos foram os seguintes:

1. anais da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), especificamente, do VI Congresso Internacional, realizado em João Pessoa (PB) em 2009;

2. anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura, realizado na Universidade Federal do Ceará no período de 2008 e publicado em 2009;

3. anais da ABRALIN EM CENA PIAUÍ, realizado em 2008 na Universidade Federal do Piauí.

4. anais do I SIMELP (Simpósio Nacional de Estudos de Língua Portuguesa), realizado em setembro de 2008, com sede na Universidade de São Paulo.

Em seguida, partimos para a escolha dos artigos que seriam selecionados em cada um desses anais. Um dos critérios decisivos para essa seleção foi a titulação do produtor do artigo, pois optamos por tentar homogeneizar a amostra no que concerne ao grau de formação dos autores. Dessa forma, todos os artigos selecionados foram escritos por Mestres. Esse critério foi estabelecido para tentar verificar alguma padronização no que diz respeito ao uso da evidencialidade e da modalidade epistêmica por autores de artigos científicos destinados a um público específico. Para verificar a titulação dos autores fizemos uma pesquisa no currículo lattes, disponível na plataforma Lattes23.

É importante esclarecer que não foram selecionados para essa pesquisa artigos

23

A plataforma Lattes é um sistema utilizado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

Tecnológico) para disponibilizar publicamente, através do endereço http://lattes.cnpq.br/, um banco de dados de currículos, de instituições e de grupos de pesquisa das áreas de Ciência e Tecnologia. Tendo em vista sua credibilidade e riqueza de informações, atualmente, o currículo lattes tem grande importância não apenas para as ações realizadas pelo CNPq, mas por várias agências de fomento do país. Em nossa pesquisa, recorremos ao currículo lattes de cada pesquisador para verificar a formação dos autores dos artigos selecionados para a análise.

científicos escritos em co-autoria. Essa decisão partiu da nossa tentativa de homogeneizar a amostra quanto ao nível de formação dos escritores, pois, caso considerássemos artigos escritos em co-autoria seria bem mais difícil equiparar a titulação dos autores.

Tendo em vista que cada um dos artigos varia muito em quantidade de páginas, decidimos homogeneizar a amostra também no que respeita ao número de páginas por período, logo, consideramos o total de 50 páginas para o ano de 2008 e 50 páginas para o ano de 2009, ou seja, cerca de 10 páginas por artigo. Essa atitude busca garantir um equilíbrio na extensão dos textos selecionados. Optamos pela análise da evidencialidade e da modalidade epistêmica como domínios funcionais indicadores do nível de comprometimento do falante em artigos científicos por pressupormos que, em tal gênero, poderemos encontrar várias marcas dessas categorias, pois os autores desse tipo de texto devem supostamente utilizar expressões que, ao mesmo tempo em que indiquem diferentes fontes da informação, revelam menor grau de subjetividade, conforme prescrição dos manuais de metodologia científica.

Após selecionarmos os artigos científicos de cada um dos anais anteriormente citados, utilizamos uma notificação própria para os artigos (A1 a A9) indicando o número da ocorrência em cada um deles (01, 02, 03, ...) e o número em relação ao corpus total coletado nesta pesquisa. Vejamos o exemplo:

Essa expressão indica que, na codificação dos dados, a ocorrência 286 do corpus foi a segunda ocorrência verificada no artigo 07 da área de Linguística. Após a constituição e delimitação do corpus, passamos para as análises qualitativa e quantitativa.