• Nenhum resultado encontrado

A maioria concorda com o facto de serem os alunos a ajudarem a resolver os seus conflitos Quase todos os alunos gostariam de aprender estratégias de resolução de conflitos.

PESSOAL NÃO DOCENTE

2. Inquérito por questionário

2.2. Construção do pré-questionário

Concluída, a pesquisa documental e a respectiva análise demos início à construção do instrumento de recolha de dados que privilegiámos – o inquérito por questionário. Assim, partindo dos objectivos da nossa investigação e tendo como base todo o trabalho exploratório realizado, a construção do questionário “cristaliza” toda uma reflexão precedente (Albarello, 1997, p.52). No entanto, “O questionário é tanto um ponto de chegada de uma reflexão como o ponto de partida para análises ulteriores” (idem). Deste modo, é preciso considerar a fragilidade subjacente à construção do mesmo, já que “ Qualquer erro, qualquer inépcia, qualquer ambiguidade, repercutir- se-á na totalidade das operações ulteriores ate às conclusões finais” (Ghiglione e Matalon, 19971, p.08).

Para construir o nosso instrumento, começámos por definir os núcleos temáticos a explorar, de acordo com os objectivos que norteavam o nosso estudo. Estabelecemos, assim, três núcleos temáticos, de acordo com o seguinte:

I- A tua escola

II- Os conflitos na tua escola III- Os teus conflitos

O primeiro núcleo baseia-se na ambiente geral da escola. Neste núcleo os alunos poderiam referir como era a relação deles com os professores, auxiliares e colegas. Os aspectos principais estavam assentes na disciplina, no respeito mútuo e no tipo de conflitos.

O segundo núcleo permitia-nos apurar a razão ou os motivos que levavam os alunos a entrar em conflito. Este núcleo é o mais pequeno do questionário.

Por último, o terceiro núcleo, abrangia uma perspectiva mais pessoal nesta área dos conflitos. As questões base consistiam em apurar se já alguma vez o aluno tinha sido vítima de conflito e qual a sua reacção face a isso. Tentámos também saber se o aluno manifestava interesse em tentar resolver os seus conflitos bem como ajudar os colegas a fazê-lo.

No final deste questionário pedimos aos alunos para nos facultar algumas informações complementares com o objectivo de tentarmos apurar a causa relação destes conflitos.

Tentámos, ao longo deste questionário, que este fosse uniforme nas opções de resposta para facilitar a leitura e as respostas do aluno.

Houve respostas onde isso não aconteceu foram as do tipo “sim/não”, “sim/não sei” e “ muitas vezes/algumas vezes” e naquelas em que os alunos tinham de seleccionar os locais onde ocorrem os conflitos, a maneira como os resolvem e as razões porque eles ocorrem.

Um dos nossos objectivos foi realizar questões fechadas, destacam-se apenas alguns casos onde os inquiridos, caso quisessem, poderiam acrescentar outra opção (questões semi-fechadas).

O pré-teste realizou-se no final do mês de Fevereiro de 2006 . Como os questionários foram preenchidos com um investigador presente, foram recolhidos devidamente preenchidos na sua totalidade, ou seja, recolheram-se os 44 questionários que os alunos de três turmas dos arredores de Lisboa preencheram.

Após a análise dos dados recolhidos no pré-teste, procederam-se a algumas alterações pertinentes. No seguinte quadro (Quadro 2), podem-se ver as alterações realizadas, bem como a razão pelo qual precedemos às respectivas alterações.

Versão utilizada no pré-

teste Versão final Observações

2 – Na tua escola a disciplina

é 2 - Na tua escola fazem-se cumprir as regras com A alteração deveu-se ao facto de os alunos não terem percebido o termo “disciplina”

3 a 5 – Na tua escola, existem problemas....

3 a 4 - Na tua escola, existem conflitos...

Procurou-se aplicar linguagem mais científica. 6 a 10 – Os alunos respeitam.... Eliminadas 11.1, 12.1 13.1, 15.1 - Se “Sim”... Eliminadas 14 – Os alunos estragam, de propósito, o material dos outros?

14.1 – Se “Sim”,

Eliminadas

Eliminámos as questões porque os dados recolhidos não eram relevantes tendo em conta os objectivos

estipulados para a investigação.

16.1- Se “sim”, são... Actual questão 10.1 – Se “Sim”, porquê?

17.1- Se “sim”, são... Actual questão 11.1 – Se “Sim”, porquê?

Considerou-se mais importante saber o porquê de terem medo em vez de saber a quantidade pessoas que têm medo de se queixar.

27 - Quando tens um conflito com alguém da escola, a quem dizes primeiro?

Eliminada Eliminámos as questões porque os

dados recolhidos não eram relevantes tendo em conta os objectivos estipulados para a investigação.

28.1 – Se “Sim”, o que

fizeste? Actual questão 16.1 – acrescentou-se a resposta “Outro:__________”

Achou-se pertinente, devido às dúvidas que existiram quando os alunos preenchiam o pré-teste.

29.1 – Se “não”, concordas com a ideia de serem os alunos a ajudar os colegas a resolver esses conflitos?

Actual 22 – Concordas com a ideia de serem os alunos a ajudar os colegas a resolver esses conflitos?

29.2 – Se “Sim”, gostarias que fosse criado na tua escola um Gabinete para a resolução desses conflitos?

Eliminada. Estas questões foram alteradas porque estavam um pouco confusas e suscitaram algumas dúvidas aos alunos que preencheram o pré-teste.

Actual 15.1.1 - Se respondeste “Disse a alguém”, a quem disseste primeiro?

Tendo em conta os dados recolhidos, considerou-se pertinente acrescentar esta questão.

O facto de terem sido eliminadas algumas questões na primeira versão obrigou a que a numeração fosse toda alterada.

Para além destas alterações, os núcleos temáticos foram reorganizados. Assim, na versão final do questionário (anexo D) eliminou-se um núcleo, tendo-se organizado da seguinte forma:

I – Os conflitos na tua escola II – Os teus conflitos na escola

No primeiro núcleo é composto por catorze questões e o segundo núcleo por nove questões sendo que algumas delas estão desdobradas em várias. No que diz respeito ao quadro que se encontra no final do questionário este também teve uma pequena alteração, acrescentou-se a opção “irmão(s) / irmã(s)”.