• Nenhum resultado encontrado

Construir relações positivas com consumidores e parceiros: Como o próprio nome já diz a empresa deve construir ótimas relações com

MARKETING ESPORTIVO COMO FERRAMENTA PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA MARCA

5. Construir relações positivas com consumidores e parceiros: Como o próprio nome já diz a empresa deve construir ótimas relações com

os clientes e parceiros para isso as organizações deveram fazer alguma ações como, apresentação de conteúdos interessantes em blogs, envio de newsletters (Boletins informativos) com matérias educativas interagir com os seguidores em redes sociais são ótimas ações que a empresa pode adotar para construir essas boas relações, basicamente quanto maior e melhor for sua relação com esses agentes e consumidores, as vendas, negociações tendem a ficar mais favoráveis para a empresa

O quadro 1 apresenta um modelo simples de cinco passos para o processo de marketing.

Quadro 1: Os 5 passos para o processo de Marketing

1. Entender o mercado e as necessidades e os desejos dos clientes 2. Elaborar uma estratégia de marketing orientada para os clientes

3. Desenvolver um programa de marketing integrado que proporcione valor superior 4. Construir relacionamentos lucrativos e criar o encantamento dos clientes

5. Capturar valor dos clientes para gerar lucro e qualidade para os clientes

Fonte: Kotler e Armstrong (2012)

Nos quatros primeiros passos, as empresas trabalham para compreender os clientes, criar valores para os mesmos e construir um forte relacionamento com eles. Já no ultimo passo colhem os frutos da criação de valor superior para os clientes.

Para Kotler e Armstrong (2003) O marketing aborda também a satisfação e para o cliente, os clientes geralmente se encontram com uma grande quantia de produtos e serviços capazes de apenas satisfazer as necessidades que os mesmo procuram.

Mas como os clientes fazem suas escolhas em meio a essa diversidade de oferta no mercado? Simples os clientes criam expectativas em relação à satisfação que varias ofertas proporcionam e fazem as escolhas de acordo com as expectativas criadas por eles. Os clientes satisfeitos compram novamente e espalham para outras pessoas fazendo assim elas se tornarem prospect – client (Possíveis consumidores), Já os clientes insatisfeitos geralmente mudam para a concorrência e depreciam o produto aos outros, isso e chamado de Marketing B2C que corresponde ao marketing boca – boca que é o melhor Marketing possível para a empresa, pois um cliente normalmente se ele ficar satisfeito ele provavelmente ira espalhar esse produto para mais 5 pessoas porem se ele não gostar ele pode chegar a depreciar o produto para 20 pessoas. Então o interessante para a empresa e para o setor de Marketing e manter a qualidade do produto e tentar ao máximo superar as expectativas dos clientes.

Para Kotler e Armstrong (2007), A orientação de marketing sustenta que o alcance das metas organizacionais depende do conhecimento das necessidades e

dos desejos dos mercados – alvo e da entrega da satisfação pretendida com mais eficiência que os concorrentes.

2.2. Estratégia de marketing

Segundo Camargo e Dias (2003) uma das primeiras aparições do termo estratégia foi aproximadamente em 3.000 anos atrás utilizada pelo general Sun Tuz, que dizia que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.

Atualmente a estratégia pode ser definida de várias maneiras Para Pôncio (2016), para alcançarmos os objetivos no quais definimos é indispensável determinar qual a estratégia a ser adotada.

Além disso, as estratégias consistem nas ações que organização deve realizar para atingir esses certos objetivos. Ainda de acordo com Pôncio (2016) a estratégia é uma maneira, ou uma formula adequada para atingir de maneiras diferentes os objetivos, e desafios estabelecidos, no melhor posicionamento possível da empresa perante o seu ambiente.

As estratégias do marketing de um modo todo se baseiam em estudos detalhados das variáveis controláveis, ou relativamente controláveis e das variáveis incontroláveis. As variáveis controláveis são todos os fatores que são gerenciáveis que podem sem redefinidos, redimensionados, ou modificados de acordo com as necessidades empresariais e os requisitos que o mercado pede como: políticas de produtos ou serviços, políticas de preço, políticas de distribuições e políticas de comunicações.

Já as variáveis incontroláveis se dividem em forças macro ambientais e micro ambientais e não podem ser gerenciadas por nenhuma empresa como, por exemplo, catástrofes naturais decréscimo da economia dos pais, sendo assim são forças externas que acabam influenciando nas ações do marketing e de todos os competidores do mercado.

As estratégias do marketing podem vir a serem também, métodos, campanhas e ações desenvolvidas para alcançar determinada demanda de mercado

e de público-alvo, e pôr em pratica as ações que possam ajudar a sanar essas necessidades.

Basicamente as estratégias de marketing se diz respeito à criação de um planejamento antes de agir, isso acaba sendo muito significativo dentro de qualquer empresa, pois qualquer decisão tomada errada pode acabar prejudicando o futuro da empresa, por mínima que seja essa decisão, por isso e importantíssimo traçar um plano antes de fazer qualquer ação.

As estratégias do marketing têm por objetivo suprir as necessidades de uma empresa ou do seu público-alvo. Existem vários tipos de ferramenta que podem ajudar uma organização realizar determinados objetivos, como por exemplo, o aumento das vendas, ou a divulgação de seu produto, hoje em dia quase todas as empresas trabalham com alguma técnica do gênero. Um simples panfleto entregue em alguma ruim bem movimentada já pode ser considerado uma estratégia de marketing. Aplicada de um jeito correto pode trazer um encadeamento de benefícios ao empregador.

De acordo com Ferrell e Hartline (2014) Uma das maiores decepções do marketing são as mudanças os clientes mudam, as concorrências mudam até mesmo a organização do marketing muda alguma estratégia bem sucedida hoje amanhã talvez não surta efeito algum no mercado o nos clientes.

Mas por que a utilização das estratégias do marketing? As estratégias são indispensáveis para qualquer empresa, já que ela é uma ferramenta de aperfeiçoamento, sendo assim uma forma de crescimento e expansão de sua marca, produto ou serviços. Além disso, ela traz consigo uma sucessão de benefícios para as empresas como.

Segundo Sousa (2018) a estratégia e importante pra empresa pois auxilia em:

1. Menos imprevistos: Com a criação de estratégia os

Documentos relacionados