• Nenhum resultado encontrado

Eixo Temático – Conjuntos de Estratégias e Ações Voltadas as Empresas - sala nº 38

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eixo Temático – Conjuntos de Estratégias e Ações Voltadas as Empresas - sala nº 38"

Copied!
63
0
0

Texto

(1)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

Eixo Temático – Conjuntos de Estratégias e Ações Voltadas as Empresas - sala nº 38 (ARTIGOS)

(2)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

MARKETPLACE RELACIONADO AO MERCADO CONSUMISTA

Bianca Martinez Retamiro Fafiman e-mail:biaretamirol@gmail.com Caroline de Oliveira Cesário Fafiman e-mail: carolinecesario@hotmail.com Katia Toffolo Fafiman e-mail: k_toffolo@yahoo.com.br

1. INTRODUÇÃO

1.1 Importância relevância do tema

Os Marketplaces são grandes shoppings virtuais, que dão acesso a consumidores e lojistas, onde produtos e serviços prestados são vendidos, cada um com sua forma de atração, servindo para agregar em lojas físicas como uma expansão para os consumidores. Buscando proporcionar, formas de visibilidade para os desejos e necessidades, e trocas, reúnem lojas de todos os portes e segmentos, o foco é a agregação de valores na fidelização dos clientes, superando suas expectativas, na transparência, fácil comunicação, na disponibilidade em esclarecer dúvidas, exposição de fotos e tamanhos reais do produto escolhido, além de uma venda de certo modo atenciosa.

Segundo Gabriel (2010, p. 28-29). Dessa forma, como o Marketing se baseia na troca, por isso quanto mais o marketing compreende o seu público-alvo e as transformações em seus hábitos, necessidades e desejos, maior é probabilidade de saber o que pode ser oferecido a esse público, que o interesse, para que ocorra a troca.

Os novos produtos e serviços cria tipicamente uma nova categoria ou um novo mercado. Um produto é selecionado e suficientemente transformado para torna-lo apropriado a satisfação de possíveis novas situações. Criando uma grande vantagem de um novo mercado, não sendo embasado no existente. O mercado

(3)

mudou, fazendo o consumidor não ser somente alvo, e se transformado em mídia e gerador de mídia. É fundamental manter o foco nessas necessidades, pois para isso, o próprio produto precisa mudar.

Segundo Kotler (2004, p. 92-93). Consumidores e clientes precisam entender rapidamente a utilidade do novo produto quando ele aparece no mercado pela primeira vez. Se isso não ocorrer, as chances de sucesso diminuem consideravelmente.

Um dos grandes diferenciais do Marketplace e das lojas virtuais são, a retirada do processo de estoque já que atualmente é de extrema importância para uma empresa física a apuração do seu movimento de entrada e saída de mercadorias. E a diversificação de mercadorias, uma quantidade maior, disponibilidade e inovações de acordo com a localização, e preço. A evolução das tecnologias digitais e sua crescente divulgação no cotidiano dos indivíduos tem influenciado drasticamente o comportamento do consumidor tanto positivamente e negativamente.

A partir do advento da Internet, com o surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação, associadas à expansão do capital, tem-se como resultado a mundialização de marcas e de consumidores. Nota-se que as mudanças ocorridas com a expansão do capitalismo possibilitaram o aumento do poder de compra e de consumo, por meio de plataformas on-line de vendas de produtos. (SANTOS, 2006).

Um desejo das empresas atualmente é impactar seus produtos no mercado online, porém um problema para ambas, que nesse ambiente exuberante, é a concorrências com empresas que desempenham um nível alto nas buscas por seus produtos. Um crescimento alto atualmente e comprovado é a elevação da busca e obtenção por produtos de moda sendo altamente lucrativo, tendo sua apresentação agradando todos os tipos de consumidores, alterando a produção dos produtos, a ilustração, a divulgação, assistência ao cliente, formas de reclamações, devoluções e trocas e distribuições. Diferenciando de qualidade, preço, grade de tamanhos,

(4)

gosto de forma pessoal, beneficiamento do material e caimento. Torna-se evidente o constante desenvolvimento de estratégias para o varejo.

1.2 Justificativa da escolha do tema

Os produtos no mercado não são vendidos sozinhos, é necessária a utilização do Marketing para conduzi-lo no mercado financeiro. O Marketing é universal, abrange todas as categorias e público alvo, deve ser utilizado incansavelmente. Pode se dizer de maneira bem clara e direta que o Marketing é o instrumento principal e a essencial de uma instituição, organização, enfim o suporte do mercado financeiro e suas categorias.

A atualidade desperta interesse nas maquinas, porém, as maquinas se diferenciam do ser humano por diversas características, os homens são seres pensantes que agregam emoções, sensações e desejos. Essas particularidades fazem toda a diferença na movimentação do mercado financeiro e dentro do Marketing. O Marketing não é apenas vendas, ele provoca ao consumidor sensações de prazer e saciedade. Todos os seres vivos possuem necessidades segundo Maslow, ao topo da pirâmide de necessidades está à realização pessoal, isso nada mais é do que suprir o próprio ego, claro que por meio de diversas maneiras, mas uma das mais comuns é o consumo de compra e agregações de bens.

Todo esse alinhamento do Marketing possui etapas a serem analisadas e compreendidas. Entre elas podemos citar:

- Conhecimento do público nos negócios, que consiste no conhecimento geral de todos sobre esse comércio, como diz o ditado popular, "Quem não é visto não é lembrado". Isso nos faz pensar em como as propagandas são feitas diretamente de público para público sendo a grande ênfase da divulgação.

- Atração do cliente ao negócio, o mercado vasto abrange diversas marcas e modelos de produtos iguais ou semelhantes, porém o que faz a diferença é como a empresa aborda seu cliente e o atrai. A organização deve conhecer seu público alvo e sempre buscar agrega-lo em suas propagandas e projetos de Marketing.

(5)

- Exigências do mercado consumidor, o público está cada vez mais meticuloso, busca qualidade de produtos, serviços e preços. Não existem mais compras às cegas, nos dias de hoje os produtos estão livremente expostos em todos os meios de visualizações, não só mais em telefones ou rádios, mas em todas as redes sociais. É inevitável não ver uma divulgação de algum produto ou serviço.

- Método de compra do negócio, nessa etapa ambas as partes ficam satisfeitas, tanto o negociador quanto o comprador, mas pode-se dizer que precisa ter cautela nessa parte porque é o momento quem que o consumidor experimenta o produto e faz suas avaliações, sugestões, reclamações e elogios.

A evolução do Marketing é agregativa e constante, a mais efetiva do momento é o Marketplace, constitui-se e uma plataforma online, comparada a um amplo shopping virtual, sua comparação ao um shopping e devido à grande quantidade e diferenciação de produtos e serviços que contem. Possui formas de compras dinâmicas, fáceis e rápidas, atingido todos os públicos. Seus objetivos e propor ao cliente a segurança e praticidade em atender e negociar seus produtos e serviços. Tendo como foco principal sobrepor as empresas contratantes a atingir o ágil do sucesso em propagandas e divulgações nas redes sociais disponíveis.

O Marketing digital não substitui a definição do mix de marketing que engloba, os 4 Ps produto, preço, promoção e praça, e 4 Cs cliente, custo, conveniência e comunicação, sendo apenas uma definição dele.

1.3 Problemática

De que forma o Marketplace tem estimulado os consumidores através das redes sociais?

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo Geral

- Identificar de que forma o Marketplace tem estimulado os consumidores através das redes sociais.

(6)

1.4.2 Objetivos Específicos

- Compreender a proveniência da plataforma digital que é o Marketplace; - Apresentar os conceitos essenciais do marketing e sua evolução estratégica ao Marketplace;

- Suprir dúvidas e apreensões sobre a utilização da plataforma nas lojas virtual;

- Destacar a importância da ferramenta do Marketplace nas empresas;

- Expor a saturação de propagandas fragmentadas que geram custos abusivos ao empresário levando a desatualização daqueles não possuem o impacto do Marketplace;

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Marketing

O Marketing possui a definição de desempenho ao mercado consumidor relacionado a bens e serviços que atua como principal atividade funcional dos negócios.

A palavra Marketing é derivada do inglês Market que significa mercado, sendo considerada toda sua essência voltada ao mercado consumidor, dinâmico, tecnológico e evolutivo. As empresas que o praticam possuem todo foco e razão em suas atividades proporcionando a expansão dos negócios e produtos.

O Marketing surgiu após a segunda Guerra Mundial na década de 1950, com o grande desfecho da evolução industrial que obteve grande impacto para a econômica e o surgimento da concorrência acirrada entre as empresas, estavam dispostas a agregar seus produtos ao mercado, conquistando o público alvo. Desde então o mercado consumidor se tornou cada vez mais exigente fazendo com que não basta apenas fabricar e vender produtos com qualidade era necessário conquistar os clientes, pois havia a grande demanda de escolha pelo melhor produto em relação de custo e benefícios. Essa técnica vem se aprimorando cada dia mais e as empresas movem seus negócios a partir do Marketing, suas vendas estão englobadas dentro da atividade do Marketing, seu grande poder de influência ao

(7)

consumismo e dinamismo ao ato de comprar, negociar e demonstrar a confiança ao público para que assim gere o lucro necessário.

Portanto, o Marketing é visto como atividade empresarial que cria a valor ao cliente e poder de escolha, gera vantagens competitivas as empresas, por meio da especialização de gestão e aquirencia de estratégicas das variáveis do Marketing que se consiste em preço, produto, comunicação e distribuição.

Segundo Kotler (2010, p. 18), o Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros.

Kotler é considerado o pai do Marketing Moderno, sendo um grande influenciador do avanço do Marketing e sua implantação nas empresas e no mercado consumidor.

O Marketing permeia tudo em sua volta, não é simples o instrumento ou área que só é utilizado para uma simples propaganda do mês de determinada empresa/loja, aglomera muito mais que o fator de vendas, é fundamental que seja uma parte da descrição de cada função na empresa utilizado desde a recepcionista até a diretoria.

O Marketing integra o cliente ao mercado e ao projeto dos produtos disponíveis, fazendo com que a relação entre empresa e cliente seja cada vez mais familiarizada. Sua função é permitir a interação e relacionamento entre ambos, pois para que haja o sucesso esperado certo produto ou serviço deve gerar confiança e agrado ao consumidor.

Segundo Druker (2014, p. 30), o Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função isolada. É o negócio, inteiro cujo resultado final depende do ponto de vista do cliente.

Já para Kotler e Setiawan (2010, p. 81), o Marketing é um processo administrativo e social pelo qual os indivíduos e organizações obtém o que necessitam por meio de criação e troca por com os outros.

Esse contexto mais prático facilita o entendimento de Marketing envolve a construção do relacionamento lucrativo e de valor com os clientes, podendo ser

(8)

entendido como a filosófica empresarial que enfatiza os cinco fatores do mercado consumidores, distribuidores, concorrentes, influenciados e macro ambiente.

2.2. Planejamento Estratégico do Marketing

Considerado o planejamento mais importante dentro de uma empresa, pois dentro do Marketing que se desenvolve todas as previsões e expectativas necessárias para a empresa, como previsão de vendas, faturamento, número de produtos a serem confeccionadas, bonificações na linha de produtos, alterações de valores dos produtos.

A partir desse planejamento que se ajusta as necessidades, e disponibiliza a empresa a evoluir constantemente, o planejamento de Marketing proporciona o crescimento ao negócio, no planejamento é apresentado o público alvo e delimitado as estratégicas.

O planejamento estratégico de Marketing é visto como uma ferramenta indispensável que auxilia na rentabilidade e sustentabilidade das empresas independente de seu tamanho e infraestrutura. O ato de planejar antes de realizar os investimentos gera economia a empresa e traz segurança, permanecendo no mercado de maneira produtiva e perene.

Por fim é necessário que seja apresentado o planejamento para os responsáveis da diretoria que poderão analisar e realizar o planejamento na prática.

2.3 Marketing digital

Segundo Levine (2010), autenticidade, honestidade e personalidade estão por trás de muito daquilo que faz sucesso na internet. O Marketing Digital é a divisão do Marketing tradicional que utiliza principalmente a internet como meio de comunicação, e meio transicional, ou seja, as compras realizadas na internet.

(9)

O objetivo do Marketing digital são os mesmos do Marketing tradicional, sendo, o relacionamento com o cliente, aumento da prospecção de determinada marca ao mercado consumidor e aumentar as vendas dos produtos do negócio que está sendo relacionado ao Marketing Digital.

O marketing vai fomentar o trafego adequado ao site determinado nas redes sociais fazendo conteúdo e anúncios sendo necessário conhecer o estereótipo do seu público. No Marketing Digital é possível realizar análises de resultados em tempo real, com esses dados é possível traças estratégias e melhorias.

A facilidade de segmentação de campanhas é visível na internet isso aumenta a assertividade das estratégias traças ao negócio, o Marketing Digital é acessível de modo mundial e muito mais viável aos empreendedores de empreendimento de menor porte, pois o custo da realização do Marketing Digital busca muito menos para o empresário.

Dentro das redes sociais está contido os anúncios online como a publicidade inativa que se engloba em meios de sites e aplicativos como uma informação contida no próprio site fazendo com que não exista a interferência com a navegação do usuário promovendo o negócio Youtube e Facebook.

O mais abrangente tipo de anuncio é o anuncio patrocinado aonde empresas expõem seus links de anuncio com palavras chaves na internet no campo de buscas.

2.4. Mídia digital

A cada dia que passa aumenta a importância com a conexão das empresas sobre a mídia nos diversos canais disponíveis nas redes sociais, e criar essa conexão possui um contexto de dificuldade, pois as empresas estão sempre disputando entre si pela a atenção do mesmo usuário e nas mesmas áreas.

Para ingressar nesse mundo digital é necessário inovar suas tendências, de acordo com o macro digital, as mais populares Mídias Sociais são:

A automação de Mídias Sociais, ato de automatizar publicações em redes sociais, requer estratégias efetivas.

Vídeos e companhias nessa mídia se enquadram vídeos, lives e storeis (micro videos) realizados pelas mídias Facebook, Instragam, Whatsapp e Snapchat.

(10)

Esses aplicativos engajam muito mais entretenimento do que qualquer mídia, são mídias que não possui esforço do usuário para produção, as lives trazem um sentimento de proximidade entre o cliente e a empresa, pois sua produção é ao vivo.

Marketing de conteúdo temporário, é algo que fica publicado por um determinado tempo de 24 horas, podem ser vídeos através de stories ou outro tipo de mídia, devem ser atraentes ao espectador, é considerada uma Mídia para um público mais novo e a geração Z (pessoas com idade em torno de 15 a e 30 anos de idade), a vantagem dessa Mídia é a durabilidade dos vídeos que são curtas e atraem o público.

Marketing de Influência é um termo novo utilizado como influenciador digital, que promove os produtos e proporciona a garantia que o público procura. Propõem a autenticidade, os influenciadores devem endossar seu produto de maneira que transpareça ao público.

Atendimento através das redes sociais, toda rede social possui um meio de comunicação, geralmente os clientes entram em contato com a empresa diretamente pelas redes sociais, que é visto como um ambiente já familiar ao público.

E-commerce Messenger, o Marketplace possibilita a comunicação dos negócios, o negociar cria os anúncios dos diversos produtos que queria vender diretamente no Messenger, pode-se dizer que é uma diversidade as Mídias.

Promoção de publicações é o grande investimento em anúncios pelas Redes Sociais que atraem clientes em potenciais nessas plataformas, possui um potencial indescritível.

2.5 Estratégias de marketing digital

O fundamental do Marketing é o relacionamento com o público e o conhecimento que deve ser passado aos clientes, visitantes dos sites, é fundamental que o empreendedor desperte a curiosidade do seu público, conheça suas necessidades e queixas essas características são necessárias para que exista o crescimento e a melhoria desse mercado.

É interessante que existam ofertas intermediarias, muitas vezes os visitantes entram em um site que ele se apresenta como algo binário, ou seja, não estreita o

(11)

relacionamento e divulgação do seu produto ou serviço com o mercado consumidor. Até mesmo um cupom de desconto que o empreendedor faça com o que o cliente adquira já é satisfatório e traz o diferencial ao negócio.

A atualização das redes sociais para distribuir conteúdo é uma das grandes maneiras de chamar a atenção do público, para isso a pagina desse negócio desse ser atrativa e a melhor alternativa é que seu canal será um gerenciador de valor, diversificado e de conteúdo interessante e intermediador.

2.6. Marketplace

Para Cunha (2016) O termo Marketplace se caracteriza como um shopping center online, não é de certo modo desconhecido, pois diversas empresas, utilizam esse meio, necessitando de informações para utiliza-lo, já que grandes marcas, fidelizaram seus próprios sites para direcionar rapidamente ao produto desejado, trazendo maior visibilidade.

Por conta da combinação para automatizar o ciclo de compras, através de tecnologias e serviços, que obtém um avanço extenso constantemente, utilizando da tecnologia em seu favor, para satisfazer certas necessidades, e criando oportunidades de negócios, esse tipo de Marketing, traz ao consumidor, uma alta praticidade e visibilidade, nos comparativos dos preços, facilidade nas procuras desejadas momentaneamente, formas de pagamentos acessíveis para diversos casos.

Favorecendo a produtividade, combinando tecnologia e serviços, a todos os portes seguimentos por meio da automação e centralização dos processos.

Para Lippert (2017) qualquer loja pode utilizar esse tipo de comercialização, existem Marketplaces que se cria a própria conta, porém outros devem ser negociados com os fornecedores, cobrando cerca de 9 a 15% de taxa, sendo o mesmo custo de mídia e investimento.

O Marketplace é completamente ligado aos E-Commerce de acordo com o tipo do produto. Para escolher categorias, deve-se fazer buscar de quais estão altamente demandados no E-Commerce. A otimização do anúncio é a descrição, fotos, títulos, fazendo o cliente, preferir o seu produto, em vez da concorrência, pelo Marketing que é gerado.

(12)

2.7. Cliente e Empresa

Segundo Gabriel (2010 p. 73-75). É indiscutível que a tecnologia não seja importante mais na vida da sociedade, o avanço digital impulsionou a evolução e melhorias de situações já existentes, não causados por essas mudanças, o marketing hoje faz o cliente buscar os produtos desejados.

Ser conectado significa que você está nesse meio, que há situações que não há sucesso sem sua utilização, o cenário do marketing traz ao mercado o contato entre cliente e empresa, já que o consumidor pode atuar, escolher, opinar, influenciar, divulgar e consumir, com as transformações constante o mundo digital se insere cada vez mais no homem. (SILVIO, 2017)

A tecnologia é poder. Para Kloter (2004 p. 22-26) O marketing lateral enfatiza esse contato principal já que alguns possíveis clientes ainda aguardam a criação de novos negócios para suas necessidades ou situações ainda não supridas.

O que define o futuro empresarial como profissional é, os preços adequados, relacionamentos, confiança, segurança e resiliência, devendo sempre prezar pela máxima eficiência.

2.8. Relacionamento, confiança, ética esperada pelo consumidor

Da forma que a tecnologia é evolução, também é riscos, o consumidor espera a lealdade da empresa que opta, querendo ser alertado e informado das assistências que obterá pelos riscos que corre, a fidelização ocorre nos benefícios que serão propostos, permitindo que a empresa aumente a sua lucratividade em cima de cada cliente buscando sempre satisfazer da melhor forma. A conquista de um novo cliente para a empresa é muito mais cara do que manter os existentes, porém ajuda e faz a empresa crescer e continuar existindo. Salientando que a satisfação é uma condição singular e pessoal de cada indivíduo.

(13)

2.9. Maiores empresas que utilizam esse meio

Para Dias (2019) de fato, uns dos maiores sucessos de startups no passado recente que aplicam o modelo de Marketplace sendo:

Americanas: reúne os melhores preços em um só lugar, e ganha uma comissão por cada venda realizada (geralmente, algo em torno de 20%).

Além disso, ela também tem os seus próprios produtos e utiliza vendedores terceirizados para aumentar o seu estoque, sem realmente ter que contratar novos.

Amazon: um mercado enorme como um dos primeiros e-commerce disponíveis na internet, e hoje é o maior varejista online do mundo. Mas não seja enganado – o Amazon em si não fornece toda essa oferta de produtos. Ela junta enormes quantidades de vendedores com quantidades ainda maiores de compradores. Por isso, é um grande exemplo de Marketplace de sucesso internacional.

Mercado Livre: no Brasil, é impossível pesquisar por um produto sem se deparar com ele. Além disso, o Mercado Pago – plataforma de pagamento da própria empresa – é a ferramenta utilizada em todas as transações.

OLX: É um site de classificados, onde empresas e pessoas podem

comercializar produtos, porém, não tem intermediação de pagamento, que é feito entre vendedor e comprador.

Zattini: encontra roupas, calçados, bolsas, relógios e muito mais em moda feminina e masculina pelos melhores preços, várias marcas variadas, acessórios e beleza c/ os melhores preços

2.10. A importância dessa ferramenta para as empresas

O Marketplace é como shoppings on-line possibilitando a alavancada das vendas das empresas por meio das vendas online, e mais visibilidade e reputação, nos seus produtos sendo diferente dos e-commerce que só pode receber esse nome quando ele traz os produtos de uma única empresa, seja um fabricante ou revendedor, em uma plataforma virtual própria. Muitos acreditam que seja um

(14)

universo novo, porém existe desde 2012 no Brasil, para quem utiliza há mais praticidade, formas diversas de pagamento.

2.11. Marketing Magento plataforma do E-Commerce

Para Guimarães (2018) A plataforma do marketing magento é uma evolução do mercado digital, com um site exclusivo, diferente do Marketplace que reúne diversas lojas virtuais em seu espaço, podendo ser um grande investimento de uma empresa ou o seu fracasso.

Através de uma não adequação, falta de coordenação e auxílio, com evoluções atuais, não voltando em atividades passadas.

Segundo Lientz (2001, p. 6) “existe uma implementação do e-business e reengenharia, deste modo deve incluir na venda de produtos, sistemas de pedidos, serviços de atendimento ao consumidor, formulário de pedido, remessa e Contabilidade.

Os módulos do Magento ajudam, e muito, quando falamos em experiência de compra. Entenda módulo como uma forma de adicionar novas funcionalidades ao seu e-commerce. ERP é a sigla para o termo “Enterprise Resource Planning” - conferido aos softwares que viabilizam a integração de setores corporativos em uma plataforma única com a finalidade de facilitar a administração de uma organização.

3. METODOLOGIA

Segundo Severino (2007, p. 127-128). As técnicas de pesquisas precisam ser compatíveis com os métodos adotados e com os paradigmas epistemológicos adotados.

Neste trabalho foram coletadas informações por meio de pesquisas bibliográficas buscando tomando como base obras qualificadas e atualizadas sobre o tema, bem como a utilização de artigos, revistas e noticiários.

Buscou-se para a realização do estudo uma empresa que se utiliza com profundidade e detalhamentos a esse ramo digital. Mostrando também as melhorias

(15)

que esse mercado inovador poderia trazer através do seu bom uso, combinando uma série de fatores para seu ápice. Nessa pesquisa foi importante a verificação da veracidade dos dados propostos.

Foi utilizado também a pesquisa exploratória e descritiva cuja definição envolve: realizar o objetivo de definir melhor o problema, promover as chamadas instituições de solução e descrever comportamentos levam a uma abordagem qualitativa levam a uma abordagem qualitativa, à análise e interpretação dos textos selecionados essa pesquisa também é usada para descobrir tendências de pensamento e opiniões, envolvem o uso de observações e comentários para se chegar a uma conclusão, suas conclusões são provisórias e podem ser mudadas à análise e interpretação dos textos e à reflexão crítica

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base nas considerações parciais do trabalho, verificou-se que o Marketplace se destaca como um avanço extenso e constante, utilizando a tecnologia para satisfazer necessidades, criando oportunidades de negócios, com alta visibilidade nos comparativos de preços e formas de pagamentos acessíveis e com diferencial. Além de favorecer a produtividade, por meio de automações e centralizações dos investimentos.

O Marketplace possibilita a consumidores e lojistas a utilizar serviços e produtos disponíveis na plataforma do Marketplace, agregando valores e fidelização, utilizando sua praticidade, na disponibilização do esclarecimento de dúvidas. O mercado atual, busca eficiência e eficácia. Logo a tecnologia agrega constantemente na área do Marketing, o aumento das vendas, crescimento do negócio em grande escala, suporte especializado, baixo risco de falência, infraestrutura tecnológica e logística, diminuindo o custo em estoques.

Posteriormente serão apresentados dados de pesquisas relacionados aos custos abusivos contidos nas diversas plataformas do Marketplace, que interferem na atualização do consumo por influência dos empresários, que utilizam esse recurso tecnológico de forma inadequada e excessiva.

(16)

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Carlos Frederico. Marketing: O que é? Quem faz? Quais as tendências? 2 . ed. Curitiba: Revista atual e ampliada. 2010.

Blog Bing. Guia de introdução aos marketplaces: como começar. 2017. Disponível em: http://blog.bling.com.br/wp-content/uploads/2017/07/e-book-marketplace-1.pdf. Acesso em: 25/03/2019

Blog Cria3. Marketing digital. Qual a importância do branding para sua empresa. 2017. Disponível em: http://cria3.com.br/blog/importancia-do-branding-para-sua-marca/

Acesso em: 20/06/2019

Blog Egestor. Controle de estoque: tudo o que você precisa saber. 2017. Disponível em: https://blog.egestor.com.br/o-que-e-controle-de-estoque/

Acesso em: 25/03/2019

Blog Eqseed. MC COURTNY, Antonhy. 10 exemplos de Marketplace de sucesso. 2016. Disponível em: http://blog.eqseed.com/exemplos-de-marketplace-de-sucesso/ Acesso em: 25/06/2019

Blog Neilpatel. B2C: Tudo que você precisa saber sobre modelo business-to-consumer. 2019. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/blog-b2c/

Acesso: 04/07/2019

Blog Novo Negócio. GONÇALVES, Vinicius. Os 10 produtos mais vendidos na internet. 2016. Disponível: https://novonegocio.com.br/empreendedorismo/produtos-mais-vendidos-internet/

Acesso em: 25/06/2019

Blog TechTudo. FERNANDES, Rodrigues. Facebook Marketplace: função para compra e venda de produtos chega ao Brasil. 2018. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/01/facebook-marketplace-funcao-para-compra-e-venda-de-produtos-chega-ao-brasil.ghtml

Acesso em: 25/06/2019

CAMPOS, Rafael. A importância de integrar o ERP ao E- Commerce. 2017. Disponível em: https://blog.vtex.com/pt/a-importancia-de-integrar-erp-ao-e-commerce/

Acesso em: 03/06/2019

COLOMBO, Rafael Dias. Lista Completa de Marketplaces no Brasil. 2019. https://www.marketplacebr.com.br/single-post/Lista-de-Marketplaces-Brasileiros-atualizado-diariamente--MARKETPLACE-BRASIL

(17)

Comércios Brasil. O avanço do Marketing Digital – comércios Brasil. 2013. (07m20s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KAPIUQfLJ0M Acesso em: 21/05/2019.

GOMES, Carlos. Marketing, Telemarketing e E-Commerce. São Paulo: Viena, 2003. GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec Editora, 2010.

GUIMARÃES, Vinicius. Escola de E-Commerce: Você sabe quais são os melhores

Marketplaces para vender. 2018. Disponível em:

https://www.escoladeecommerce.com/artigos/voce-sabe-quais-sao-os-melhores-marketplaces-para-vender/

Acesso em: 25/06/2019

KOTLER, Philip. BES, Fernando Trias. Marketing lateral: uma abordagem revolucionária para criar novas oportunidades em mercados saturados. 4. ed. Rio de Janeiro: Elseveir, 2004.

LEAL, Dalila Vieira. ALVAREZ, Francisco. O impacto do marketplace no varejo da

moda. 2002. Disponível em:

http://cinm.org.br/cinm/anais/2017/06_08_02_O%20impacto%20do%20marketplace. pdf.

Acesso em: 06/04/2019

LI, Charlene. BERNOFF, Josh. Fenômenos Sociais nos Negócios. 2. ed. Rio Janeiro: Elsevier Campus, 2012.

LIENTIZ, Bennet. REA P. Kathryn. Comece bem no e-business. São Paulo: Market Books, 2001.

LIMA, Bruno. Estratégias B2BxB2C – Conceito em 1 minuto. 2017. (01m16s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qe2PbQcgc3M

Acesso em: 04/07/2019

MILO, Lorena. Blog Bertholdo. Magento – o que é, como funciona e muito mais. 2018. Disponível em:

Acesso em: 03/06/2019

PEREIRA, Eduardo. Marketing de relacionamento: solução para fidelização dos clientes, colaboradores e fornecedores. 2013. Disponível em: https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/1011260168.pdf

Acesso em: 03/06/2019

PublishNews. CUNHA. Pereira. A corrida do Marketplace no livro. 2016. Disponível em:

https://www.publishnews.com.br/materias/2016/07/12/a-corrida-do-marketplace-no-livro

(18)

SERRAT, Vinicius Mont. O que é e como funciona um e-commerce? 2011. https://pocketlab.com.br/o-que-e-e-como-funciona-um-e-commerce/

Acesso em: 08/08/2019

SAMPAIO, Daniel. Marketplace: o que é e como alavancar as vendas por meio de uma plataforma online. 2018. Disponível em:

https://rockcontent.com/blog/marketplace/ Acesso: 03/06/2019

SILVIO T.C.S. Futuro digital – quarta revolução industrial – tendências de marketing. 2017. (05m07s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=erecN5Lrk6s Acesso em : 21/05/2019.

SOUZA, Francisco Alberto Madia. Marketing Trends 2008. M. Books, 2007.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do tralho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

VENETIANER, Tom. E-commerce corda bamba. 22. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2003.

V4 Company. O que é e como funciona um Marketplace? 2017. (07m38s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5MS3H8ly8bI

(19)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230) FUNDAÇÃO FACULDADE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI

IZABELA FERREIRA BRANDÃO MARIA EDUARDA HONORIO RAMPAZZO

CULTURA x CLIMA ORGANIZACIONAL Uma análise de seus conceitos.

MANDAGUARI 2019

(20)

CULTURA x CLIMA ORGANIZACIONAL Uma análise de seus conceitos.

IZABELA FERREIRA BRANDÃO MARIA EDUARDA HONORIO RAMPAZZO EMERSON CARLOS PINHATI.

RESUMO

Este artigo tem como finalidade apresentar sobre a cultura e o clima organizacional nas organizações. Com o objetivo de trazer o leitor a importância dos mesmos, sendo cultura e clima organizacional, fatores de grande influência entre a relação organização e seus colaboradores, pois é na cultura que se distingue uma organização das demais e é no clima organizacional que é verificado o grau de satisfação de seus colaboradores e a característica do ambiente organizacional percebida pelos indivíduos que o compõem. Além disso, será apresentado o conceito de cultura e clima, a diferença entre os assuntos abordados, a influência da cultura e do clima em uma organização, formas de se transmitir a cultura para os novos colaboradores, os fatores determinantes do clima organizacional, os indicadores do clima organizacional e as relações entre cultura organizacional e clima organizacional.

Palavras-chave: cultura organizacional; clima organizacional; colaboradores;

organização.

1. INTRODUÇÃO

Conforme Wagner e Hollenbeck (1952, p.442)

A cultura de uma organização, portanto, é a maneira informal e compartilhada de perceber a vida e a participação na organização, que mantém seus membros unidos e influencia o que pensam sobre si mesmos e seu trabalho.

A Cultura Organizacional é a totalidade de valores costumes, tradições e propósitos que fazem com que a empresa seja única, sendo assim um elemento importante no ambiente interno da organização, resultando em ter seu próprio caráter.

(21)

Clima Organizacional é um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

1.1 IMPORTÂNCIA E RELEVÂNCIA DO TEMA

Conforme Maximiano (2000, p.107)

Os dois temas abordados são de grande importância dentro das organizações, pois na Cultura Organizacional são compreendidos os valores, rituais, crenças, hábitos e outros condicionantes do comportamento dos colaboradores. Cultura é a experiência que o grupo adquiriu à medida que resolveu seus problemas externos e a adaptação interna.

No Clima Organizacional é percebida a satisfação dos colaboradores de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, sendo uma variável que interfere diretamente na produtividade.

1.2 JUSTIFICATIVA DO TEMA

Tanto Cultura, quanto Clima Organizacional são razões que interferem diretamente no desempenho que um colaborador terá dentro de uma organização, pois trabalham aspectos como exemplo: a tradição que um colaborador traz de seus antepassados no seu dia-a-dia. E a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores.

A questão da aceitação e inclusão das pessoas no mercado de trabalho independente de cor, raça, sexo, costumes, etc. E a parte da motivação, treinamento, satisfação, normas, etc. No ambiente de trabalho são aspectos muito

(22)

importantes e que são abrangidos cada dia mais, portanto, deve ser estudado de forma mais profunda para se compreender sua grande importância dentro de uma organização.

1.3 PROBLEMÁTICA

Qual a diferença entre Cultura e Clima Organizacional?

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Conhecer a diferença entre Cultura x Clima Organizacional dentro de uma empresa.

1.4.2 Objetivos Específicos

• Apresentar a diferença entre Cultura x Clima Organizacional; • Apresentar a importância da Cultura e do Clima Organizacional;

• Apresentar como a Cultura x Clima Organizacional influencia dentro de uma organização.

1.5 DEFINIÇÃO DOS TERMOS 1.6 HIPÓTESES

No clima organizacional é notado o desempenho do colaborador com a organização, podendo ser negativa ou positiva.

Na cultura organizacional é levado em consideração os valores tanto interno quanto externos do colaborador, é o que define a identidade da empresa. O clima e cultura organizacional são voltados à relação entre colaborador e empresa.

(23)

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Cultura Organizacional

2.1 Conceito de Cultura Organizacional

Para compreender melhor o que é a cultura organizacional, será abordado um pouco sobre as organizações/normas formais e as organizações/normas informais que existem dentro de uma empresa. As normas formais como grupo de pessoas, são exemplo: os objetivos, tecnologia, recursos e estrutura. E as normas informais são as que têm grande influência sobre o desempenho do colaborador.

Para ficar mais explicito tem-se como exemplo um iceberg, sendo a parte visível à organização formal e a invisível a organização informal. Conforme imagem abaixo.

Figura n 01

Dentro de qualquer organização formal existe uma organização informal, que tem grande influência sobre o desempenho. A organização informal é

(24)

frequentemente representada como a parte invisível do iceberg, muito maior que a parte visível, representada pelos elementos da organização formal, no qual abrange a visão dos fundadores da empresa e dos primeiros heróis do mundo dos negócios.

2.1.2 Influências da Cultura Organizacional na organização Conforme Maximiliano (2000, p. 106 e 107).

Toda organização tem normas informais de conduta. Essas normas de conduta constituem uma legislação de usos e costumes que definem o comportamento correto. As normas de conduta podem coincidir ou conflitar com a legislação oficial da organização. As pessoas muitas vezes criam códigos próprios que ratificam ou anulam os regulamentos oficiais, assim como há leis que “pegam” ou “não pegam”.

As normas de conduta podem definir vários aspectos da vida nas organizações, tais como:

• Qualidade e quantidade de produção.

• Disposição para colaborar ou não com a administração. • Comportamento ético.

• Forma correta de se vestir.

• “O horário em que vamos realmente trabalhar.”

O comportamento dos membros da organização é influenciado por essas normas de conduta, tanto quanto pelos regulamentos burocráticas. As normas de conduta representam um dos elementos mais importantes da cultura organizacional, que compreende também os valores, rituais, crenças, hábitos e outros condicionantes do comportamento das pessoas. Cultura é a experiência que o grupo adquiriu à medida que resolveu seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona suficientemente bem para ser considerada válida. Portanto, essa experiência pode ser ensinada aos novos integrantes como forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas.

Segundo Patricia Itala (2013, p.53). É importante compreender a cultura de uma organização, pois ela é real e impacta na vida das pessoas. A cultura exerce uma forma de controle e representa a identidade da organização.

(25)

Pode ser compreendida em três níveis:

• Artefatos: correspondem ao nível mais superficial e perceptível, que representam os aspectos visíveis, tais como organograma, políticas e diretrizes; produtos e serviços, rituais de integração, padrões de comportamento e o vestuário das pessoas.

• Valores compartilhados: são os valores importantes que definem a razão pela qual as coisas são feitas.

• Pressuposições básicas: representam o nível mais profundo e oculto da cultura, são crenças inconscientes, percepções e sentimentos; são as regras não escritas.

A figura a seguir, apresenta os níveis da cultura, do mais profundo até o mais superficial.

Figura n 02

A cultura é retratada da missão, objetivos, estilos de gestão, forma de comunicação, tomada de decisão, delegação de poder e história da organização, que representam formas de a cultura se expressar.

Artefatos visíveis

Valores compartilhados

Pressuposições básicas

(26)

2.1.3 Formas de transmitir a cultura da organização aos colaboradores

Os funcionários podem aprender a cultura por meio de histórias, rituais, símbolos materiais e linguagem. Como exemplo de histórias, existem as que se referem ao fundador da organização, lembranças dos momentos difíceis e de alegria. Os rituais são atividades que expressam e reforçam os valores presentes na organização, sendo os mais comuns os de integração, cujo objetivo é diminuir a ansiedade dos novos funcionários, possibilitando a familiarização com as regras e políticas da empresa. Os símbolos podem ser expressos pela arquitetura do edifício e o tamanho e arranjo físico das salas, e as linguagens são os termos criados para descrever equipamentos, escritórios, pessoas chave, produtos e clientes. FERREIRA (2013, p.54).

Na maioria das vezes os valores iniciais orientam e motivam a administração atual. Um bom exemplo disso é preciso apenas imaginar o inventor-herói Thomas Edison trabalhando constantemente para conseguir compreender a dedicação que os atuais funcionários têm pela empresa que ele fundou a General Electric...” imaginar o carteiro que não permite que nem chuvas, nem neve, nem tempestade de granizo, nem a chegada da noite o impeçam de entregar a correspondência.” Com a dedicação de Edison, e a perseverança dos primeiros carteiros, continuam a influenciar e a inspirar os trabalhadores nos dias de hoje. Caracterizando assim esses valores como “valores centrais de uma cultura organizacional”.

A cultura organizacional tem seus devidos valores, que influenciam os padrões éticos incorporado em uma organização. Desta forma, pode-se contextualizar uma organização que valoriza vencer no mundo dos negócios incentivando e acatando o comportamento de seus gerentes de “vencer a qualquer custo”. De maneira contraria outra empresa, pode não concordar com o lema “vencer a qualquer custo” e declarar tal atitude gerencial como antiético e inaceitável.

Afinal, a cultura organizacional é importante para os gerentes, pois os valores da empresa, que abrange os mitos de seus fundadores, influenciando o comportamento dos empregados atuais e as decisões da administração.

(27)

2.2 CLIMA ORGANIZACIONAL

O clima organizacional se trata do ambiente interno existente entre os colaboradores de uma empresa/organização, e está diretamente ligado ao nível de motivação de cada um deles. É a característica do ambiente organizacional percebida pelos indivíduos e que intervém o seu comportamento.

Para se ter um clima organizacional favorável, o ambiente organizacional tende a permitir a satisfação das necessidades individuais. Já para se criar um clima organizacional desfavorável, o ambiente organizacional tende a frustrar a satisfação das necessidades individuais. Sendo desta maneira, o ambiente de uma empresa depende do clima existente em seu interior.

O clima organizacional pode ser compreendido dentre um conjunto enorme de características qualitativas, sejam elas: saudável, doentio, frio, quente, incentivador, desmotivador, desafiador etc. De acordo com a(s) característica(s) com que cada indivíduo se compara em suas transações com o ambiente organizacional, ele o passa a perceber em função de suas transações. CHIAVENATO(2000)

Segundo Chiavenato (p. 106, 1999) “O clima organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, àqueles aspectos do ambiente que levam à provocação de diferentes espécies de motivação”.

A figura abaixo, apresenta uma visualização clara dos fatores determinantes e das variáveis dependentes intermediarias e finais do clima organizacional.

Quadro n 01 – Fatores determinantes do clima organizacional

(28)

Segundo Chiavenato (p. 106-107. 1999), o clima organizacional depende de seis fatores:

1. Estrutura da organização: que afeta o sentimento das pessoas sobre as

restrições em sua situação de trabalho, como regras excessivas, regulamentos, procedimentos, autoridade hierárquica, disciplina etc.;

2. Responsabilidade: que produz o sentimento de ser seu próprio chefe e de

não haver dependência nem dupla verificação em suas decisões;

3. Riscos: que levam à iniciativa e ao senso de arriscar e de enfrenar desafios

no cargo e na situação de trabalho;

4. Recompensas: conduzem ao sentimento de ser recompensado por um

trabalho bem feito; são a substituição do criticismo e das punições pela recompensa;

5. Calor e apoio: o sentimento de boa camaradagem geral e de ajuda mútua

que prevalecem na organização;

6. Conflito: o sentimento de que a administração não teme diferentes opiniões

ou conflitos. É a colocação das diferenças no aqui e no agora. Conforme Chiavenato (1999, p. 107-108)

Climas organizacionais distintos também podem ser criados pela variação no estilo de liderança empregado na organização. Alguns climas organizacionais podem ser criados em um curto espaço de tempo e suas características permanecem estáveis. Uma vez criados, apresentam significativos e dramáticos efeitos sobre a motivação e correspondentemente sobre o desempenho e a satisfação no cargo.

Quadro n 02 – O clima organizacional

(29)

2.2.1 Indicadores de clima organizacional

É possível mensurar o clima organizacional por meio de indicadores, sinais que impactam a qualidade dos produtos/serviços da organização e que permitem saber se algo foge à situação esperada (Luz, 2003). Veja, a seguir, alguns deles.

• Rotatividade de pessoa/Turnover: o entra e sai de funcionários (admissões e desligamentos) pode representar uma falta de comprometimento e satisfação com a empresa.

• Absenteísmo: as faltas e atrasos podem também ser considerados como falta de comprometimento e satisfação com a empresa.

• Depredação do patrimônio da empresa: atitudes de revolta indicam estado de insatisfação do funcionário.

• Programas de sugestões: um programa de sugestões que não é benfeito pode apresentar uma reação dos funcionários em relação à empresa, não demonstrando em número ou qualidade sugestões que a organização esperava.

• Avaliação de desempenho: por meio de avaliações formais, é possível entender as necessidades e motivações que afetam o desempenho dos funcionários e proporcionam satisfação no ambiente de trabalho.

• Greves: a presença de greves indica o descontentamento dos funcionários com a empresa.

• Conflitos interpessoais e interdepartamentais: são fortes indicadores, pois o relacionamento entre as pessoas e departamentos é o que define um clima tenso ou desagradável.

• Desperdícios de material: uma reação à insatisfação das condições de trabalho é danificar matérias, utilizando de forma excessiva ou incorreta. É uma forma de revolta dos trabalhadores.

• Queixas no serviço médico: os funcionários vão aos consultórios médicos fazer queixas de suas condições de trabalho, angústias, humilhações e sobrecargas.

(30)

Quadro n 03

2.3 RELAÇÕES ENTRE CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

A despeito de o clima organizacional ser afetado por fatores externos a organização (condições de saúde, habitação de cada indivíduo), assim como pelas próprias condições sociais, a cultura organizacional é uma de suas essenciais causas. É possível afirmar então, que a Cultura Organizacional é a causa e Clima Organizacional é a consequência. Clima refere-se ao estado de determinação dos empregados e Cultura decorre das práticas recorrentes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em relação à fundamentação teórica, pode-se concluir que o clima organizacional é a formar de como os colaboradores percebem o ambiente de trabalho. É a percepção dos mesmos em relação a diversos fatores presentes nas organizações e se estão satisfeitos sobre estes fatores ou não.

(31)

A cultura exerce controle e representa a identidade da organização. Sendo ela o conjunto de normas, regras, valores e atitudes. Envolve as características próprias de determinada organização, que a distingue das demais.

Sendo cultura e clima conceitos diferentes, ainda há uma grande influência da cultura sobre o clima. A cultura possui uma perspectiva em longo prazo, representa a personalidade da organização. Por outro lado, o clima em curto prazo, é espelho da organização em um determinado momento.

REFERÊNCIAS

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/conceito-de-clima-organizacional/24244 Acessado em: 29/04/2019

https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/clima-organizacional/,Acessado em: 29/04/2019

FERREIRA, Patricia Itala. Clima Organizacional e qualidade de vida no trabalho. 2013. Rio de Janeiro. LTC.

MAXIMILIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 2000. 5. ed. São Paulo. Atlas S.A.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos: fundamentos

básicos. 4. ed. 1999. São Paulo. Atlas.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 3. ed. 2000. São Paulo. Makron Books.

WAGNER III, John A.; HOLLENBECK, John R. Comportamento Organizacional:

(32)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

MARKETING ESPORTIVO COMO FERRAMENTA PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA MARCA

Mateus Augusto Felix da Silva Fafiman – e-mail: mateus_234@hotmail.com Kátia Tóffolo Profª Fafiman – e-mail: k_toffolo@yahoo.com.br

1. INTRODUÇÃO

1.1 Importância e relevância do tema

Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, do preço, promoção e distribuição de ideais, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e das organizações. No marketing a duas perspectivas a primeira, é a uma filosofia, uma atitude ou uma orientação de gerenciamento que ressalta a satisfação do cliente, já na segunda, o marketing é composto de algumas ocupações utilizado para programar essa filosofia.

Segundo Lamb JR, HairJR, McDaniel (2004) “Troca é a ideia de que as pessoas dão algo para receber algo que eles preferem” isto é troca é o termo chave na definição de marketing, pois habitualmente pensamos no dinheiro como meio de troca “ofertamos” dinheiro para “receber” as mercadorias e serviços desejados. Mas a troca também não se implica a dinheiro por que duas pessoas podem trocar ou comerciarem itens como figuras esportivas ou pinturas a óleo.

Marketing esportivo aplica os conceitos do marketing no esporte utilizando estratégias para a valorização de uma marca esportiva para Bertoldo (2000) marketing esportivo é um conjunto de ações para promoções de modalidades esportivas, clubes e associações sendo tanto para a promoção de eventos e torneios ou por patrocínios de clubes esportivos. Segundo Sousa, Matos, Sousa (2005) Empresas e Marcas costumam privilegiar esta área, aproveitando-se de boas

(33)

imagens de atletas ou clubes esportivos junto com a opinião publica gerando assim um resultado extremamente benéfico para a sua imagem.

A administração esportiva e uma área de estudo composta por uma serie de conhecimento literário relativo à teoria e a pratica por organizações profissionais dedicadas ao avanço da área pela formação profissional e pela credibilidade que esta disposta a conquistar perante a sociedade ela também evolve aplicações dos conceitos e teorias gerais da administração de esporte e aos diferentes papeis que ela desempenha na sociedade. Seu estudo engloba conhecimentos multidisciplinares e passou a ser divulgado com mais ênfase nos anos sessentas do século passado. (Pitts, 2001).

A administração esportiva no Brasil principalmente nos últimos anos vem sendo fruto de certa evolução a evolução econômica, cultural, social e política no Brasil.

1.2 JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA

Justifica-se a realização desta pesquisa por buscar e descrever os objetivos do marketing no meio esportivo para a valorização de uma marca esportiva aqui levam em consideração as ferramentas do marketing, o conceito de marketing esportivo, a administração esportiva entre outros. Neste presente estudo considera-se que o marketing esportivo vem crescendo muito em relação aos últimos anos e também que as empresas do ramo esportivo buscam sempre maior visibilidade e fortalecimento de sua marca no mercado esportivo, com investimentos nas áreas de esportes como aproveitando as ótimas imagens de atletas ou esquipes esportivas, gerando assim resultados satisfatórios e positivos para o seus negócios.

1.3 PROBLEMATICA

(34)

1.4.1 OBJETIVO GERAL

Apresentar o marketing esportivo como ferramenta para a valorização de uma marca esportiva

1.4.2 Objetivos Específicos

a) Compreender no que consiste o marketing.

b) Identificar tipos de marketing, bem como ferramenta/estratégia para a valorização da marca esportiva.

c) Estratégias do Marketing

d) Apresentar o conceito de marketing esportivo.

e) Destacar o marketing esportivo como a principal ferramenta para a valorização da marca esportiva.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1. Conceito de marketing

O marketing de forma simples e fácil nada mais é do que a entrega da satisfação ao cliente em forma de beneficio, marketing também pode significar administrar mercados para chegar a trocas, com o propósito de satisfazer as necessidades e desejos do homem à função do marketing, em meio aos negócios mais do que qualquer outra, é lidar com os clientes o marketing deve entender, criar, comunicar e proporcionar ao cliente o valor e a satisfação constituídos assim a essência do pensamento e da pratica do marketing o marketing pode ser aplicado em bens, serviços, eventos, experiências, lugares, propriedades, organizações, informações, ideias.

De acordo com Kotler e Keller (2012) O Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Uma das mais sucintas e melhores definições de marketing é a de conseguir superar as necessidades dos clientes gerando lucro para a empresa

(35)

Para Kotler e Armstrong (2004) definem Marketing como um processo administrativo e social pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros.

Segundo Kotler e Armstrong (2003), O bom Marketing é essencial para o sucesso de toda organização, seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, nacional ou global.

Empresas muito bem-sucedida sabem que, se cuidarem bem de seus clientes as suas participações no mercado junto aos seus lucros irão aumentar significativamente.

Mas afinal o que e Marketing? Varias pessoas pensam que a pratica de Marketing e apenas vendas e propagandas, mas isso já não causa mais espanto, pois diariamente somos bombardeados por comercias de televisões, campanhas de mala direta e telemarketing e ofertas na internet.

Porem vendas e propagandas constitui apenas uma pequena parte do marketing, hoje o marketing não deve ser entendido no velho sentido de apenas efetuar uma venda “mostrar e vender”, mas ser visto no novo sentido de apenas satisfazer a as necessidades dos clientes. Os processos troca envolvem trabalho, como por exemplos os vendedores precisam conquistar seus compradores identificar suas necessidades, criar bons produtos e serviços, determinar seus preços, fazer a promoção do produto, armazenar e entregar os produtos.

De acordo com Castro (2016) o marketing tem 5 objetivos principais que são

1. Vender mais: Esse objetivo é o mais básico para se compreender, é o mais utilizados pelas empresas, por mais que o Marketing não se baseia totalmente em ações de vendas grande parte dele com as estratégias utilizadas ajuda a converter em novos clientes trazendo assim possíveis lucros para a empresa.

2. Fidelizar clientes: Para esse objetivo, podem ser utilizada uma serie de estratégias de marketing, para a fidelização do cliente a empresa pode fazer com que o cliente tenha uma experiência de compra muito boa porem o mais importante e pós-venda que onde a empresa pode fidelizar com o cliente para isso a empresa pode fazer promoções de

(36)

produtos, cartões em data comemorativas, enfim fazer com que o cliente se sinta importante

3. Aumento de visibilidade de marcas e produtos: Este propósito é trata dos dois braços do marketing que são propaganda e publicidade, eles se reúnem em 3 tópicos específicos como pesquisa de mercado, definição de personas e divulgação, afim de cumprir o objetivo de expandir seus produtos conscientemente, então basicamente o mais importante com esse objetivo e que a marca, produto, oferta e serviços ganhem visibilidade e popularidade com pessoas certas, com canais corretos e nos momentos mais oportunos.

4. Gerenciar uma marca: Gerir uma marca devemos ter um conhecimento bem simples do conceito em branding. O branding traz várias técnicas para a marca se tornar cada vez mais forte no mercado e uma visão mais positiva perante o público em geral. E o que a empresa sempre procura que é estimular seu cliente a comprar pelo o que a marca representa e não somente pelo produto, sem um bom trabalho de branding marcas grandes como Coca-Cola, Apple, Samsung, Bombril teriam muito mais dificuldades em serem líderes no seus mercados de atuação, com isso concluímos que o papel do branding é agregar, projetar e defender valores para uma marca e seu produto.

5. Construir relações positivas com consumidores e parceiros: Como o próprio nome já diz a empresa deve construir ótimas relações com os clientes e parceiros para isso as organizações deveram fazer alguma ações como, apresentação de conteúdos interessantes em blogs, envio de newsletters (Boletins informativos) com matérias educativas interagir com os seguidores em redes sociais são ótimas ações que a empresa pode adotar para construir essas boas relações, basicamente quanto maior e melhor for sua relação com esses agentes e consumidores, as vendas, negociações tendem a ficar mais favoráveis para a empresa

(37)

O quadro 1 apresenta um modelo simples de cinco passos para o processo de marketing.

Quadro 1: Os 5 passos para o processo de Marketing

1. Entender o mercado e as necessidades e os desejos dos clientes 2. Elaborar uma estratégia de marketing orientada para os clientes

3. Desenvolver um programa de marketing integrado que proporcione valor superior 4. Construir relacionamentos lucrativos e criar o encantamento dos clientes

5. Capturar valor dos clientes para gerar lucro e qualidade para os clientes

Fonte: Kotler e Armstrong (2012)

Nos quatros primeiros passos, as empresas trabalham para compreender os clientes, criar valores para os mesmos e construir um forte relacionamento com eles. Já no ultimo passo colhem os frutos da criação de valor superior para os clientes.

Para Kotler e Armstrong (2003) O marketing aborda também a satisfação e para o cliente, os clientes geralmente se encontram com uma grande quantia de produtos e serviços capazes de apenas satisfazer as necessidades que os mesmo procuram.

Mas como os clientes fazem suas escolhas em meio a essa diversidade de oferta no mercado? Simples os clientes criam expectativas em relação à satisfação que varias ofertas proporcionam e fazem as escolhas de acordo com as expectativas criadas por eles. Os clientes satisfeitos compram novamente e espalham para outras pessoas fazendo assim elas se tornarem prospect – client (Possíveis consumidores), Já os clientes insatisfeitos geralmente mudam para a concorrência e depreciam o produto aos outros, isso e chamado de Marketing B2C que corresponde ao marketing boca – boca que é o melhor Marketing possível para a empresa, pois um cliente normalmente se ele ficar satisfeito ele provavelmente ira espalhar esse produto para mais 5 pessoas porem se ele não gostar ele pode chegar a depreciar o produto para 20 pessoas. Então o interessante para a empresa e para o setor de Marketing e manter a qualidade do produto e tentar ao máximo superar as expectativas dos clientes.

Para Kotler e Armstrong (2007), A orientação de marketing sustenta que o alcance das metas organizacionais depende do conhecimento das necessidades e

(38)

dos desejos dos mercados – alvo e da entrega da satisfação pretendida com mais eficiência que os concorrentes.

2.2. Estratégia de marketing

Segundo Camargo e Dias (2003) uma das primeiras aparições do termo estratégia foi aproximadamente em 3.000 anos atrás utilizada pelo general Sun Tuz, que dizia que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.

Atualmente a estratégia pode ser definida de várias maneiras Para Pôncio (2016), para alcançarmos os objetivos no quais definimos é indispensável determinar qual a estratégia a ser adotada.

Além disso, as estratégias consistem nas ações que organização deve realizar para atingir esses certos objetivos. Ainda de acordo com Pôncio (2016) a estratégia é uma maneira, ou uma formula adequada para atingir de maneiras diferentes os objetivos, e desafios estabelecidos, no melhor posicionamento possível da empresa perante o seu ambiente.

As estratégias do marketing de um modo todo se baseiam em estudos detalhados das variáveis controláveis, ou relativamente controláveis e das variáveis incontroláveis. As variáveis controláveis são todos os fatores que são gerenciáveis que podem sem redefinidos, redimensionados, ou modificados de acordo com as necessidades empresariais e os requisitos que o mercado pede como: políticas de produtos ou serviços, políticas de preço, políticas de distribuições e políticas de comunicações.

Já as variáveis incontroláveis se dividem em forças macro ambientais e micro ambientais e não podem ser gerenciadas por nenhuma empresa como, por exemplo, catástrofes naturais decréscimo da economia dos pais, sendo assim são forças externas que acabam influenciando nas ações do marketing e de todos os competidores do mercado.

As estratégias do marketing podem vir a serem também, métodos, campanhas e ações desenvolvidas para alcançar determinada demanda de mercado

(39)

e de público-alvo, e pôr em pratica as ações que possam ajudar a sanar essas necessidades.

Basicamente as estratégias de marketing se diz respeito à criação de um planejamento antes de agir, isso acaba sendo muito significativo dentro de qualquer empresa, pois qualquer decisão tomada errada pode acabar prejudicando o futuro da empresa, por mínima que seja essa decisão, por isso e importantíssimo traçar um plano antes de fazer qualquer ação.

As estratégias do marketing têm por objetivo suprir as necessidades de uma empresa ou do seu público-alvo. Existem vários tipos de ferramenta que podem ajudar uma organização realizar determinados objetivos, como por exemplo, o aumento das vendas, ou a divulgação de seu produto, hoje em dia quase todas as empresas trabalham com alguma técnica do gênero. Um simples panfleto entregue em alguma ruim bem movimentada já pode ser considerado uma estratégia de marketing. Aplicada de um jeito correto pode trazer um encadeamento de benefícios ao empregador.

De acordo com Ferrell e Hartline (2014) Uma das maiores decepções do marketing são as mudanças os clientes mudam, as concorrências mudam até mesmo a organização do marketing muda alguma estratégia bem sucedida hoje amanhã talvez não surta efeito algum no mercado o nos clientes.

Mas por que a utilização das estratégias do marketing? As estratégias são indispensáveis para qualquer empresa, já que ela é uma ferramenta de aperfeiçoamento, sendo assim uma forma de crescimento e expansão de sua marca, produto ou serviços. Além disso, ela traz consigo uma sucessão de benefícios para as empresas como.

Segundo Sousa (2018) a estratégia e importante pra empresa pois auxilia em:

1. Menos imprevistos: Com a criação de estratégia os empreendedores veta uma serie de imprevisto, pois ele terá um planejamento concreto para cada situação que venha surgir. 2. Maior controle de gastos: Para as organizações quando se

toma uma decisão precipitada acaba-se tem um gasto muito alto e coisas consideradas desnecessárias, ao ter um planejamento

(40)

à empresa terá um maior controle de seus custos de seus empreendimento.

3. Segurança na hora de tomar decisões: Ter uma estratégia traçada permite que a instituição tomem decisões de maneira mais sabia evitando assim desvantagem a própria empresa 4. Aperfeiçoamento: As estratégias do marketing são ferramentas

de aperfeiçoamento para a empresa, já que elas têm por objetivo suprir as demandas de mercados e seus públicos-alvo.

Conforme Zenone (2016) Essas estratégias não são só importante para o crescimento e a visibilidade da empresa, mas também são fundamentais para a dimensão estrutural da empresa em meio ao mercado que em diversos casos tem sua importância para se compreender o comportamento de uma empresa e seu desempenho no mercado onde ela atua.

Segundo Sparemberger e Zamberlan (2009), a empresa tem por opção escolher qual estratégia que se adequa mais com o seu negócio tendo em vista a sua capacitação e seus objetivos, os tipos de estratégias são:

1. Estratégia de sobrevivência: Essa estratégia deve ser adotada quando a

empresa não tem nenhuma alternativa mais. O seu objetivo e de parar os investimentos e reduzir ao máximo as despesas. As ações que devem ser tomadas são a redução de custos, os desinvestimentos e a liquidação de negócio.

2. Estratégia de manutenção: Neste caso a empresa está em ambiente

com predominância de ameaças porem ela possui pontos fortes acumulados ao longo do tempo que possibilitam a empresa de querem sobreviver e também manter sua posição conquistada até o momento. Sendo assim essa estratégia e preferencial quando a empresa passa ou está passando por dificuldade e a partir daí toma a decisão mais defensiva sobre as ameaças. Suas ações mais comuns são estratégia de estabilidade, estratégia de nicho e estratégias de especialização.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, Orgia é destes livros que, de tão complexos e repletos de camadas, se apresenta como um desafio e qualquer abordagem parecerá parcial e incompleta, pois se revela

O objetivo do trabalho foi estudar o avanço da formação de cor devido à reação Maillard com misturas de dois açúcares (glicose ou lactose) e dois

À frente da Igreja da Fé, de Oklahoma City, relata que desafiou os crentes para se levantarem “como uma geração que está espiritualmente em chamas, não sendo intimidados

O avô ia explicando, conforme podia, pouco sabia ler, mas ele queria sempre saber mais: “quero saber coisas do mundo – dizia muito empertigado com os seus cinco anitos – Quero saber

Estas diferenças entre as estratégias adotadas pelas empresas multinacionais também são refletidas na reação a pressões isomórficas internas do novo ambiente institucional,

Para isso foram realizadas correlações entre IBTs e os indicadores: instituições de ensino superior com programas de pós-graduação stricto sensu, quantidade de direitos

Dessa forma, a fim de ampliar o conhecimento sobre a produção científica relacionada à internacionalização, este estudo teve como objetivo analisar as publicações vinculadas

5) Se o jogador não possuir a peça necessária, deverá comprar uma peça dentre as que restaram, até encontrar uma equivalente ao valor proposto no jogo. Observação: