• Nenhum resultado encontrado

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA

2.2.3 Contabilidade como Instrumento de Controle

A contabilidade pública apresenta características a ela inerentes, ―[...] e o orçamento público a compõe com o registro da previsão das receitas e fixação das despesas, expressando as políticas desenvolvidas pela entidade pública, os interesses que nele predominam e os setores beneficiados.‖ (SOUZA; BATISTA, ANDRADE, 2004, p. 47)

A menção da contabilidade como instrumento de controle constitui-se como fator importante na Gestão Pública, haja vista o fato de que ―O controle é fundamental para executar o acompanhamento das tarefas e registros da contabilidade, além de apontar eventuais falhas. Realiza, assim, uma manutenção dos bens e aplicações dos recursos.‖ (ABUNAHMAN, 2006, p. 19)

Sobre o tema, Kohama (2003, p. 71) assim ensina: ―A Contabilidade é um instrumento que proporciona à Administração as informações e controles necessários à melhor condução dos negócios públicos.‖

Outro fator relacionado à contabilidade consiste no fato da mesma auxiliar o gestor na aplicação dos recursos públicos, por intermédio das atividades de controle sobre os atos e fatos contábeis de natureza orçamentária, financeira, operacional e patrimonial, possibilitando, dessa forma, a avaliação da exatidão, bem como da regularidade das contas públicas, permitindo-se mensurar importantes fatores na Gestão Pública, dentre os quais a eficiência, a economicidade e a legalidade. (OLIVEIRA JÚNIOR; CHAVES JÚNIOR; LIMA, 2009).

A importância do controle exercido pela contabilidade é mencionada por Silva (2003, p. 194): ―[...] a contabilidade é um dos instrumentos fundamentais de controle e deve ser o canal para introdução da sistemática do controle, pois sem ela as mudanças estão

condenadas ao fracasso [...].‖

A relação entre a contabilidade e as atividades de controle na Gestão Pública encontrou previsão inicial na Lei 4.320, de 1964:

Quanto ao papel da Contabilidade para possibilitar o controle na administração pública municipal, esta se configura como um grande sistema de informações, permitindo a prestação de contas dos atos praticados, tendo como principal instrumento disciplinador a Lei Federal no. 4.320 de 1964, que instituiu normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (CAVALCANTE; PETER; MACHADO, 2008, p. 04)

Além disso, a atividade de controle prestada pela contabilidade encontra respaldo na legislação mencionada, quando a mesma dispôs que a contabilidade, ou órgãos equivalentes – atualmente o Sistema de Controle Interno – exerceria tal atividade: ―Art. 80. Compete aos serviços de contabilidade ou órgãos equivalentes verificar a exata observância dos limites das cotas trimestrais atribuídas a cada unidade orçamentária, dentro do sistema que fôr instituído para êsse fim.‖ (BRASIL, 1964)

Ainda sobre a legislação aplicada ao tema, a LRF ―[...] atribuiu à Contabilidade Pública novas funções no controle orçamentário e financeiro, garantindo-lhe um caráter mais gerencial.‖ (ROGERS; SENA, 2007, p. 100). Referida lei, que instituiu normas sobre finanças públicas, ressaltou que o interesse existente sobre as informações contábeis não se trata de exclusividade dos gestores, alcançando toda a sociedade, a qual, com o passar do tempo, passou a ser mais ativa no acompanhamento e na fiscalização da aplicação dos recursos públicos, isso por intermédio dos instrumentos fornecidos pelo setor contábil. (ROGERS; SENA, 2007). O destaque aos instrumentos referidos ocorre considerando-se que a contabilidade não se constitui apenas como uma forma de controle, mas ela também é responsável pela elaboração de relatórios que são disponibilizados à sociedade.

Nesse sentido,

[...] é de se destacar que a Contabilidade Pública atua como uma ferramenta de controle que auxilia o gestor em sua administração, verificando se suas atividades estão de acordo com a legislação e oferecendo transparência aos seus aspectos

financeiros, pois com os relatórios fornecidos pela contabilidade a sociedade poderá verificar a veracidade do que a Administração Pública está realizando pela coletividade. (BONIFÁCIO et al., 2009, p. 03)

Essa transparência oferecida decorre de uma necessidade que naturalmente passou a ser desenvolvida pela sociedade, uma vez que ―[...] hoje em dia isso se tornou comum para os cidadãos quererem saber se os recursos públicos foram usados e investidos de uma maneira eficiente, tendo em conta a satisfação das necessidades coletivas.‖ (MARQUES, 2005, p. 06).

Muitos autores destacam o papel da contabilidade como instrumento de controle. Assim, segue o Quadro n° 3, apresentando diferentes conceitos de variados autores relativamente à contabilidade como instrumento de controle.

AUTORES INSTRUMENTO DE CONTROLE

Kohama (2003, p.71)

A Contabilidade é um instrumento que proporciona à Administração as informações e controles necessários à melhor condução dos negócios públicos.

Silva (2003, p.194)

A contabilidade é um dos instrumentos fundamentais de controle e deve ser o canal para introdução da sistemática do controle, pois sem ela as mudanças estão condenadas ao fracasso, principalmente quando os dirigentes não acreditam nas novas técnicas.

Rogers; Sena (2007, p.100)

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) atribuiu à Contabilidade Pública novas funções no controle orçamentário e financeiro, garantindo-lhe um caráter mais gerencial.

Cavalcante; Peter; Machado

(2008, p.4)

Quanto ao papel da Contabilidade para possibilitar o controle na administração pública municipal, esta se configura como um grande sistema de informações, permitindo a prestação de contas dos atos praticados.

Felix et al. (2008, p. 3)

A contabilidade governamental exerce um papel primordial junto à administração pública, pois é o principal instrumento de gestão tanto financeira quanto patrimonial, além de abranger todas as fases inerentes à atividade financeira do estado: planejamento; orçamento; execução orçamentária, financeira e patrimonial e finalmente o controle e avaliação da gestão pública.

Bonifácio et al. (2009, p.3)

Contabilidade Pública atua como uma ferramenta de controle que auxilia o gestor em sua administração.

Oliveira Júnior; Chaves Júnior; Lima (2009,

p.39)

Dentre os meios que os Administradores Públicos têm encontrado para melhor gerir o patrimônio público, cita-se a ação de controle sobre as operações de natureza contábil, orçamentária, financeira, operacional e patrimonial.

Quadro 3 - A contabilidade pública como instrumento de controle

de destacar que ―[...] o uso de tecnologia poderá contribuir para aperfeiçoar o acesso e processamento das informações contábeis, o que auxilia no planejamento dos entes municipais, trabalhando com tempestividade as informações.‖ (CAVALCANTE; PETER; MACHADO, 2008, p. 05).

Por fim, nesse contexto também se destaque que o gestor, atualmente, utiliza a contabilidade como uma forma de interação com a sociedade, uma vez que ―No processo de comunicação e de divulgação das informações, cabe ao emissor (contabilidade pública), usar a mensagem (linguagem), o canal de comunicação (demonstrativos e/ou relatórios) adequado para a boa compreensão do receptor (usuários das informações).‖ (OLIVEIRA, 2005a, p. 01).