• Nenhum resultado encontrado

INTITUIÇÃO OU POR TELEFONE 18 mulheres AV1 – LABORARATÓRIO UDESC/CEFID AVALIAÇÃO FÍSICA – 9 mulheres 9 INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA AMBULATÓRIO MCD AV3 – LABORARATÓRIO UDESC/CEFID (após 30 atendimentos) AVALIAÇÃO FÍSICA – 5 mulheres AV2 – LABORARATÓRIO UDESC/CEFID (após 15 atendimentos) AVALIAÇÃO FÍSICA – 5 mulheres ENTREVISTA INDIVIDUAL (após 30 atendimentos) 5 mulheres

Os artigos foram selecionados para leitura exploratória de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Os seguintes critérios foram associados à inclusão dos estudos: artigos de pesquisas originais, publicados em inglês, português e espanhol, entre janeiro de 2005 e dezembro de 2013. Como critérios de exclusão, utilizou-se os seguintes: artigos de revisão, reflexões teóricas, artigos que não abordavam especificamente as condições de morbidade pós-cirúrgica associadas ao tratamento fisioterapêutico, pesquisas relacionadas somente a procedimentos cirúrgicos ou clínicos, estudos que apresentavam amostra de mulheres exclusivamente com idade inferior a 60 anos, pesquisas sobre validação de instrumentos.

Assim, dos 188 artigos encontrados, após seleção pelos conteúdos através da leitura dos títulos e resumos, foram incluídos 21 estudos para compor a amostra (figura 4), sendo selecionados para a etapa de leitura exploratória e análise crítica.

Figura 4 - Fluxograma das etapas da revisão integrativa, Florianópolis, 2014.

Fonte: Dados da autora (2014).

A etapa de leitura exploratória foi realizada para identificação do artigo e compreensão de seu conteúdo. Após, na fase de leitura crítica, os principais dados foram armazenados e organizados, através da transcrição para formulário de pesquisa.

Descritores: mastectomy, physiotherapy, aged; mastectomía, fisioterapia, anciano; mastectomia, fisioterapia, idoso. Encontrados:

188 artigos (com exclusão dos repetidos)

Encontrados: ___ artigos

LILACS = 03 MEDLINE = 16 PUBMED = 75 SCIELO = 0 CINAHAL = 45

Distribuição nas bases (incluídos os repetidos)

SCOPUS = 54

Leitura dos títulos e resumos = aplicação dos critérios de inclusão e

exclusão. Selecionados: 21 artigos.

Distribuição nas bases dos artigos selecionados

4.6 VARIÁVEIS

A seguir serão descritas as variáveis avaliadas a partir da abordagem quantitativa.

4.6.1 Abordagem quantitativa - Variável independente

 Intervenção: protocolo de exercícios destinados à recuperação físico-funcional das participantes do estudo.

- Variáveis quantitativas contínuas:

 Idade: número de anos completos, levando-se em conta a data de nascimento relatada pela mulher.

 Índice de massa corporal: relação entre massa e altura ao quadrado.

 Idade da menarca: idade, em anos, informada que iniciou a menstruação fisiológica.

 Idade da menopausa: idade, em anos, da interrupção da menstruação fisiológica, relatada pela mulher.

 Tempo reprodutivo: tempo entre a menarca e menopausa, medido em anos.

 Amplitude de movimento: angulação máxima alcançada pela participante nos movimentos de ombro a serem avaliados (flexão, extensão, adução, abdução, rotação interna e rotação externa).

 Circunferência do membro: medida do perímetro do segmento de membro superior, em diferentes regiões (superiores e inferiores à referência estabelecida).

- Variáveis quantitativas discretas:

 Dor: escore de dor da região cirurgiada e membro superior homolateral.

 História gestacional: número de gestações vivenciadas informado pelas participantes, incluindo também número de abortamentos e partos.

- Variáveis qualitativas nominais:

 Estado civil: relação da participante com matrimônio (solteira, casada, união estável, separada, divorciada, viúva).

 Hábitos de vida: duas características indicadas neste estudo: o Prática de atividade física: realização de qualquer atividade física, independente da regularidade, sendo categorizada em sim e não.

o Tabagismo, hábito de fumar, relatado pela mulher e categorizado em: sim ou não.

 História pessoal de câncer: número de parentes com história da câncer, relatado pela mulher; tipo de câncer, sendo o local de acometimento do câncer dos parentes, indicado pelo relato da participante.

 Tipo cirúrgico: identificado como cirurgias radicais e conservadoras, e o tipo de intervenção axilar (biopsia do linfonodo sentinela; linfadenectomia axilar).

 Dependência: necessidade de auxílio para as atividades de vida diárias, categorizada como dependente e independente.

 Condição dérmica e linfática: alterações identificadas pela inspeção e palpação da região torácica e axilar avaliada.

- Variáveis qualitativas ordinais:

 Escolaridade: nível educacional da participante.

 Sensibilidade cutânea: percepção de sensibilidade da pele nas áreas testadas (dois pontos em cada quadrante da mama não acometida e região cirurgiada).

4.7 ANÁLISE DOS DADOS

Este tópico expõe a análise dos dados adquiridos neste estudo, também demonstrados de acordo com a abordagem.

4.7.1 Dados quantitativos

Após realização da coleta de dados, os dados foram organizados em tabelas e gráficos para melhor interpretação. Os dados foram analisados pelo programa SEstatNet (NASSAR et al., 2014).

Nos dados de identificação e caracterização das participantes, para os resultados de idade, IMC, menarca, menopausa, número de gestações, foi utilizada estatística descritiva por valores de média e desvio padrão. Já para a análise das variáveis estado civil, escolaridade, raça, antecedentes familiares de câncer, doenças associadas e tipo

cirúrgico, foi utilizada estatística descritiva por valores de frequência simples.

Em relação às variáveis colhidas pela avaliação física, na análise das variáveis padrão da condição cutânea e limiar de sensibilidade cutânea, foi utilizada estatística descritiva, através de frequência simples.

Na identificação das variáveis: circunferência (perímetro) das regiões do membro superior e amplitude de movimento do ombro, foi utilizada estatística descritiva por valores de média e desvio padrão. Já para o escore de dor, foi utilizada mediana. Para a comparação destas variáveis entre segmentos, assim como nos três momentos de avaliação, foi utilizada estatística inferencial através do teste U de Mann-Whitney, nível de significância de 0,05.

4.7.2 Dados qualitativos

Para a avaliação dos dados qualitativos, foi construído o corpus a partir das transcrições na íntegra das entrevistas. A técnica de análise foi a proposta operativa de Minayo (2004), que consiste em descobrir os núcleos de sentido, sendo que a presença ou frequência signifiquem para a avaliação. Esta é composta das seguintes etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos.

A pré-análise consiste na organização do material a ser avaliado, sendo que nesta etapa se definem registros, trechos significativos e categorias, ocorrendo leitura do material para contato com sua estrutura e orientação para posterior análise, momento em que se iniciam o registro de informações. É a fase de operacionalizar as ideias inicias para o desenvolvimento da análise (MINAYO, 2004). Segundo Minayo (2004), essa etapa apresenta três fases: leitura flutuante, constituição do corpus e reformulação de hipóteses e objetivos.

A seguinte etapa, exploração, corresponde a aplicar o que foi definido na fase anterior, através de releituras do material transcrito. É a atividade de analisar o texto em relação às características nas categorias criadas na etapa anterior (MINAYO, 2004).

A última fase, tratamento dos resultados, destina-se a revelar o conteúdo, através da busca por tendências, ideologias ou características marcantes das falas (MINAYO, 2004).

De acordo com a análise, foram traçados dois eixos temáticos e categorias associadas aos mesmos, conforme demonstra a figura 5.

Figura 5 - Esquema indicativo dos eixos temáticos e categorias relacionadas à análise qualitativa.

EIXOS TEMÁTICOS