• Nenhum resultado encontrado

O curso de formação continuada de professores dos anos iniciais para o EC foi desenvolvido no Município de Brodowski, interior de São Paulo, e caracterizado como curso de extensão da Pró-reitoria de Extensão Universitária (Proex) da Unesp. Com a denominação de Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais para o Ensino de Ciências, carga horária prevista de 40 horas, foi coordenado pelo Prof. Dr. Renato Eugênio da Silva Diniz, do Departamento de Educação do Instituto de BioCiências, da Unesp, Botucatu. O intuito da formação foi compreender e refletir sobre os elementos da AC e do ensino por investigação. Os beneficiários do curso foram professores que trabalham com os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Inicialmente foi feito contato com a dirigente municipal de ensino, no ano letivo de 2011, para obter a autorização do curso com as professoras da rede municipal, bem como estabelecer a parceria entre o município e a Unesp. Conforme disponibilidade e interesse da dirigente, a parceria foi estabelecida.

O convite aos professores foi realizado em todas as escolas municipais de Brodowski que atendem ao Ensino Fundamental I e o cronograma foi entregue para cada professora. Como estímulo, a dirigente autorizou que as professoras inscritas no curso trocassem o horário semanal de trabalho pedagógico (HTPC) pelo horário do curso, na semana do encontro. A inscrição foi feita na secretaria da Diretoria Municipal de Ensino. O Colégio Candido Portinari, escola privada do município, também recebeu o convite e, em razão do interesse demonstrado pelas professoras, foi autorizado que elas se inscrevessem no primeiro encontro.

Para adequar a carga horária do curso às atividades realizadas pelas professoras no ano letivo de 2011, o curso foi reestruturado da seguinte forma: 7 encontros presenciais de 3 horas, totalizando 21 horas de atividades presenciais, acrescido de 20 horas de atividades não presenciais (leituras de textos, elaboração de atividades, planejamento e execução de aulas). A composição detalhada do grupo e dos encontros será descrita posteriormente.

Proposta de formação continuada como contexto para a constituição dos dados da pesquisa

1º Encontro

Objetivo do curso: Promover a reflexão sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais e sobre a alfabetização científica.

Objetivos da pesquisa: Levantar dados para a caracterização dos sujeitos da pesquisa; identificar as concepções que as professoras possuem sobre o Ensino de Ciências.

Atividades propostas:

Atividade 1:

– Acolhimento das professoras presentes, com música ambiente – Apresentação do professor formador

– Apresentação das professoras participantes – Apresentação da proposta do curso

Atividade 2:

– Aplicação de dinâmica de grupo: confecção de um barquinho de dobradura em dupla. Após o término da dobradura, as professoras deverão responder a seguinte pergunta: “Por que devemos ensinar Ciências?”

Atividade 3:

– Aplicação de questionário I (foco nas concepções prévias e no perfil dos participantes)

Atividade 4:

– Apresentação e discussão do artigo Alfabetização científica no contexto das séries iniciais (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001)

– Postagem do artigo acima citado no blog do curso com a orientação para responder as seguintes perguntas:

1) O texto aborda alguns aspectos didáticos para o Ensino de Ciências nas séries iniciais. Quais desses aspectos você normalmente costuma inserir nas suas aulas de Ciências?

2) Quais aspectos (recursos) você considera viáveis ou inviáveis de serem utilizados na sua escola?

Atividade 5:

– Introdução de conceitos científicos e atividades de investigação: proposta de atividade de investigação sobre o conceito de pressão da água

Atividade complementar (não presencial):

– Elaboração de uma Sequência Didática (Plano de aula) para uma aula de Ciências do Ensino Fundamental 1 (ANEXO C)

2º Encontro

Objetivo do curso: Possibilitar nova reflexão sobre os aspectos fundamentais da alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sobre o ensino por investigação como modalidade didática.

Objetivo da pesquisa: Identificar como o Ensino de Ciências vem sendo trabalhado nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Atividades propostas:

Atividade 1:

– Apresentação e discussão sobre alfabetização científica com a presença de duas pesquisadoras convidadas: Profª Tatiana Schneider (doutoranda em Educação – USP, São Paulo) e Profª Maria Carolina Gameiro (mestranda em Ensino de Ciências – Interunidades USP, São Paulo).

– Conversa sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais abordando 2 artigos principais:

1) Alfabetização científico-tecnológica para quê? (AULER; DELIZOICOV, 2001) 2) Argumentação nas aulas de Ciências para as séries iniciais (TEIXEIRA, 2009)

Atividade 2:

– Conversa sobre o Ensino de Ciências por investigação com a abordagem do artigo: Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula (AZEVEDO, 2006)

– Tema a ser trabalhado como exemplo de atividade investigativa: Solo. A partir desse tema, será trabalhado com os seguintes conceitos: composição do solo, tipos de solo (arenoso, argiloso e solo humífero), permeabilidade, tamanho dos grãos, seres que vivem no solo, decomposição, lixo e contaminação.

– Apresentação da situação-problema para as professoras

– Desenvolvimento do trabalho: organizar as professoras em grupo para o levantamento de hipóteses e coleta de dados para solucionar o problema (distribuição de três tipos de solo ‘arenoso, argiloso e humífero’ e água)

– Elaboração de uma sequência de ensino investigativa (SEI) com o tema solo 3º Encontro

Objetivos do curso: Promover uma reflexão sobre a importância das atividades práticas no Ensino de Ciências; desenvolver uma sequência de ensino investigativa. Objetivo da pesquisa: Levantar dados sobre o Ensino de Ciências por meio de atividades experimentais.

Atividades propostas:

Atividade 1:

– Aplicação do questionário II (foco relacionado às concepções sobre as atividades investigativas no cotidiano escolar)

Atividade 2:

– Leitura e discussão do texto: Aulas práticas e a possibilidade de enculturação científica (TRIVELATO; SILVA, 2011).

Atividade 3:

– Discussão sobre Ensino de Ciências por investigação e Sequência de Ensino investigativa (SEI)

– Tema a ser trabalhado como exemplo de atividade investigativa: Alimentos. A partir desse tema, serão trabalhados os seguintes conceitos: digestão do amido na presença de saliva (utilizando-se da batata chips), ligação do iodo com o amido (reação química), construção de experimentos com grupo controle (utilizando água e iodo)

– Distribuição de materiais para o desenvolvimento da atividade: batata chips, batata, maça, farinha de trigo, pão, sal, açúcar, leite, iodo e copos plásticos

– Questionamentos a serem feitos pelo professor formador:

1. O que podemos fazer com esses materiais, considerando o tema alimentos?

2. Como podemos criar situações de problematização na aula?

3. De acordo com o contexto de cada aluno, vocês sabem como é a alimentação das crianças?

Atividade 4:

– Discussão e reflexão sobre o papel social do Ensino de Ciências na formação das crianças

4º Encontro

Objetivos do curso: Promover uma reflexão sobre o trabalho pedagógico com filmes; desenvolver uma sequência de ensino investigativa.

Objetivo da pesquisa: Levantar dados sobre as concepções de ensino por investigação.

Atividades propostas:

Atividade 1:

– O trabalho pedagógico com filmes

– Filme a ser exibido: Ilha das Flores8 (1989), extraído do site

http://www.youtube.com/watch?v=Hh6ra-18mY8 (Acesso em: 10 jun. 2011)

– Foco da discussão: conduzir os professores a uma reflexão social sobre o tema alimentação, apresentado no encontro anterior

Atividade 2:

– Leitura e discussão sobre o texto: Propostas metodológicas para o trabalho pedagógico com filmes (TRIVELATO; SILVA, 2011).

Atividade 3:

– Atividade de investigação intitulada de “Problematização como estratégia de ensino”

– Leitura e discussão do texto: Você sabia que a transformação dos alimentos é pura química?9. Texto a ser usado como disparador da atividade investigativa. – Tema a ser trabalhado como exemplo de atividade investigativa: Fermentação – Distribuição dos seguintes materiais: água, açúcar, fermento biológico, garrafa PET e bexiga

– Levantamento de hipóteses pelas professoras

– Desenvolvimento do plano de trabalho da atividade investigativa – Coleta de dados e observações finais

5º Encontro

Objetivos do curso: Promover uma reflexão sobre o levantamento dos centros de interesse do aluno; elaborar uma sequência de ensino investigativa.

Objetivo da pesquisa: Levantar dados sobre o Ensino de Ciências e sobre o ensino por investigação nos anos iniciais.

Atividades propostas:

Atividade 1:

– Leitura e discussão do texto: Ensino de Ciências: fundamentos e métodos (DELIZOICOV, 2007)

– Foco da discussão: elaboração de uma Sequência de Ensino de Ciências a partir de centros de interesses

Atividade 2:

– Elaboração de uma Sequência de Ensino coletiva – Sugestões de temas por parte das professoras – Formulação do problema a ser desenvolvido – Escolha da professora aplicadora da Sequência 6º Encontro

Objetivo do curso: Promover a análise da aula sobre a sequência de ensino investigativa.

Objetivo da pesquisa: Levantar dados sobre o Ensino de Ciências e sobre o ensino por investigação nos anos iniciais.

Atividade proposta:

Atividade 1:

– Exibição da gravação da sequência de ensino elaborada no encontro anterior e desenvolvida na sala de aula da professora selecionada como aplicadora

– Discussão coletiva sobre a aula gravada e apresentada no curso 7º Encontro

Objetivo do curso: Promover a reflexão sobre o papel social do Ensino de Ciências. Objetivo da pesquisa: Levantar dados sobre o papel social do Ensino de Ciências. Atividade proposta:

Atividade 1:

– Leitura e discussão do texto: Dimensão didático-pedagógica das interações (DELIZOICOV, 2007)

– Reflexão sobre “Momentos pedagógicos” 8º Encontro

Objetivo do curso: Refletir sobre o Ensino de Ciências e sobre o ensino por investigação nos anos iniciais.

Objetivo da pesquisa: Buscar outros elementos (indicadores) que possam contribuir para a compreensão das questões propostas na pesquisa.

Atividade proposta:

Atividade 1:

– Entrevista individual com as professoras participantes do curso – Roteiro da entrevista (ANEXO I)

Síntese dos encontros e dados da pesquisa

O Quadro 1 apresenta um resumo das atividades que fizeram parte dos encontros do curso com indicação da fonte de coleta de dados, que foram gerados na pesquisa.

Quadro 1: Síntese das atividades do curso com os dados gerados da pesquisa

Encontro Atividades do curso Dados gerados da pesquisa

1

x Dinâmica de grupo

x Aplicação de questionário 1

x Atividade de leitura e discussão sobre artigo científico

x Atividade de introdução de conceitos científicos e ensino por investigação

x Textos escritos – Respostas do questionamento inicial (dinâmica do barquinho)

x Questionário 1

x Textos escritos – Respostas das questões sobre o artigo científico

2

x Conversa com as professoras sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais

x Conversa com as professoras sobre o Ensino de Ciências por investigação

x Desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativo

x Elaboração de uma sequência didática

x Transcrição das interações discursivas orais registradas em vídeo, durante a atividade de investigação

x Plano de ensino (sequência didática)

3

x Aplicação do questionário 2

x Atividade de leitura e discussão sobre artigo científico

x Desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativo

x Questionário 2

x Transcrição das interações discursivas orais registradas em vídeo, durante a atividade de investigação

x Diário do pesquisador

4

x Trabalho pedagógico com filmes

x Atividade de leitura e discussão sobre artigo científico

x Desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativo e do papel social do Ensino de Ciências

x Transcrição das interações discursivas orais registradas em vídeo, durante a atividade de investigação

5

x Discussão/reflexão sobre as possibilidades de construir uma sequência de ensino investigativo

x Elaboração de uma sequência de ensino investigativo

x Transcrição das interações discursivas orais registradas em vídeo, durante a atividade de investigação

6 x Análise da aula em vídeo x Diário do pesquisador 7 x Conversa sobre a aula de saneamento básico (papel social do ensino)

x Leitura, discussão e registro sobre o artigo científico

x Diário do pesquisador x Registro escrito

8 x Entrevista x Transcrição das interações

discursivas orais registradas em vídeo

4 RESULTADOS, ANÁLISES E DISCUSSÕES