• Nenhum resultado encontrado

4.3 Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4.3.1 O que as professoras falam sobre o Ensino de Ciências?

Os dados para essa análise foram coletados no primeiro encontro e na entrevista com as professoras. O intuito foi verificar quais são as concepções das professoras sobre o EC nos anos iniciais, considerando que esse é o ciclo de atuação profissional delas. Para isso foi solicitado que respondessem à questão “Por que e para que devemos ensinar Ciências para as crianças?”.

As unidades de registro 1 (U1) se referem aos textos elaborados pelas professoras e as unidades de registro 2 (U2) se referem à transcrição das falas coletadas na entrevista final.

A análise foi realizada com os dados coletados das professoras EF5, AS2, FR2 e DC3.

Professora EF5

U1. A Ciência faz parte do dia a dia nosso (24 horas), então é entendermos como

melhor viver, aproveitar os recursos naturais, corpo e saúde.

U2. Para que a criança saiba que ela é parte da natureza, ela é membro da

natureza, ela é a que vai fazer a diferença na natureza. Se hoje nós temos a maior mata aqui no Brasil, ela sabe que ela tem que respeitar esse espaço porque ela vive

nesse espaço. Então, Ciências é a vida dela, é o conhecimento dela, é a natureza; ela vive dentro disso.

A análise da fala da professora EF5 mostra que a compreensão de EC dessa professora está diretamente relacionada ao ensino voltado ao entendimento da vida, da natureza e dos recursos naturais, e que a Ciência faz parte do nosso dia a dia. Professora AS2

U1. Para propor situações desafiadoras encontradas na vivência do nosso dia a dia.

U2. A gente tem que ensinar Ciências, e não só Ciências para as crianças, e ver como não somente o conteúdo para a criança para que ela saiba lidar no dia a dia, saber como viver, principalmente assim a questão do lixo, a questão da reciclagem, pra ela não ficar naquela coisa metódica, né. Poder agir, né, saber lidar com o conflito, com situações, tentar, né, modificar o que está aí no dia a dia mesmo.

Os dados indicam que a professora AS2 possui uma compreensão de EC que relaciona a aprendizagem dos conhecimentos científicos com o objetivo de ter elementos conceituais para lidar com as situações que são vivenciadas no dia a dia e que dependem do entendimento básico dos fenômenos da ciência.

Professora FR2

U1. Para que possamos mostrar aos nossos alunos como o nosso corpo funciona e para que tudo que nós temos, serve. (órgãos, sentidos etc.)

U2. Eu lembro que nós discutimos isso mesmo e que Ciências é nada mais que o cotidiano de todo mundo, é o que acontece no nosso cotidiano falado de uma outra forma. Por exemplo, a plantinha quando ela nasce, né, digamos assim, tem uma forma didática de ensinar aquilo que está acontecendo mesmo, eu acho que é por isso.

Na unidade de registro 1, foi possível identificar uma compreensão de EC que visa à aprendizagem dos conceitos relacionados ao funcionamento do corpo

humano; e, na unidade de registro 2, a professora relata que a Ciência está presente no dia a dia das pessoas e pode ser ensinada a partir do que acontece no cotidiano. Professora DC3

U1. Acredito que, com as Ciências, se possam abranger os conhecimentos sobre o mundo, seja ele animal ou vegetal. Enriquecer seu universo, trazendo novas respostas e desafiando conceitos.

U2. Olha, por quê? Eu acho que aquela questão que eu sempre falo, da construção do conhecimento deles no dia a dia, pra que eles consigam de acordo com as Ciências, acredito que seja uma das matérias mais importantes, que se aprende tudo, as experiências do dia a dia, tudo sobre a nossa vida, então tá tudo ligado. Então, acho que é para construção do conhecimento pra formação do ser humano.

De acordo com os dados acima, novamente foi encontrada uma compreensão de EC que visa à aprendizagem de conhecimentos científicos, principalmente os relacionados à vida, e, além disso, um ensino que objetiva a construção do

conhecimento a partir das relações existentes no dia a dia. A partir da análise dos textos (U1) e das falas (U2), foram criados dois grupos:

x Grupo 1 – Ideias que remetem ao EC voltado para a compreensão dos conhecimentos científicos relacionados ao ambiente, seres vivos e corpo humano.

x Grupo 2 – Ideias que remetem ao EC voltado para a compreensão de fenômenos e situações do dia a dia.

O Grupo 1 surgiu a partir do agrupamento da análise das unidades de registros das professoras EF5, AS2, FR2 e DC3. Os temas encontrados e que foram sublinhados são: entendermos como melhor viver, aproveitar os recursos naturais,

corpo e saúde; saiba que ela é parte da natureza, ela é membro da natureza, ela é a que vai fazer a diferença na natureza; Ciências é a vida dela, é o conhecimento dela, é a natureza ela vive dentro disso; mostrar aos nossos alunos como o nosso corpo

funciona e para que tudo que nós temos, serve; os conhecimentos sobre o mundo, seja ele animal ou vegetal. Enriquecer seu universo.

A relação do ensino com o meio ambiente, seres vivos e corpo humano foi muito evidente em diversos textos e falas analisados, o que permite considerar como hipótese a existência da relação entre as ideias encontradas e o ensino dos conteúdos que são praticados atualmente nas escolas. Parte-se da premissa de que nesse contexto específico existe a tendência em trabalhar conteúdos relacionados ao ambiente e corpo humano e saúde, conforme será apresentado mais adiante no Gráfico 5.

O Grupo 2 foi formado a partir dos temas sublinhados nas unidades de registros das professoras EF5, AS2, FR2 e DC3, a saber: A Ciência faz parte do dia

a dia nosso; situações desafiadoras encontradas na vivência do nosso dia a dia;

para que ela saiba lidar no dia a dia, saber como viver; Poder agir, né, saber lidar com o conflito, com situações, tentar, né, modificar o que está aí no dia a dia mesmo; Ciências é nada mais que o cotidiano de todo mundo, é o que acontece no nosso cotidiano; construção do conhecimento deles no dia a dia; as experiências do dia a dia, tudo sobre a nossa vida, então tá tudo ligado.

A partir desses dados é possível inferir que existe uma concepção de EC que relaciona a aprendizagem de conceitos à compreensão de fenômenos do dia a dia para que as pessoas possam se beneficiar e tomar decisões conscientes, com base no conhecimento científico.

De acordo com Sasseron (2008), o EC deve ser olhado a partir dos elementos presentes em nosso dia a dia e, portanto, apresentar estreita relação com a vida das pessoas. Nesta investigação, considera-se como possibilidade a aproximação entre os conceitos científicos e as situações do dia a dia no EC para crianças.