• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II – PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

5. CONTEXTO DO ESTUDO

A intenção de desenvolver o estudo sobre a construção da identidade profissional do docente da Educação Infantil orientou as investigações e iniciativas na formulação dessa pesquisa, em instituições da Rede Pública Municipal de Ensino do Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, Estado de Pernambuco - Brasil, localizado às margens do oceano Atlântico, bairro Candeias, localizado a 14 quilômetros do Recife, compreende sete Regionais: Jaboatão Centro – R1; Cavaleiro R2; Muribeca R3; Curado R4; Prazeres R5; Praias R6 e Guararapes R7.

Neste panorama territorial encontra-se a Rede Pública Municipal do Jaboatão dos Guararapes que compõe 115 Escolas Municipais que atende a 50.805 estudantes matriculados distribuídos nas modalidades de Ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Neste contexto colocamos em evidência, a Educação Infantil, campo delimitado desta pesquisa, que atende a população na faixa etária de 0 a 3 em Creches e na faixa etária de 4 e 5 anos em Pré-Escolas no quantitativo de 5.717 crianças em 90 Instituições. Como integrante do quadro funcional da Secretaria Executiva de Educação Municipal do Jaboatão dos Guararapes e por atuarmos na Gerência de Ensino como Coordenadora da Educação Infantil, optamos pela coleta de dados da pesquisa, com professoras das Creches e Pré- Escolas, tendo em vista a facilidade de transitar com freqüência entre às mesmas no cotidiano.

5.1. Caracterização situacional

Nesse momento, consideramos relevante conhecer as sete Instituições entre Creche e Pré-Escolas desta pesquisa, quanto as suas características e os sujeitos da educação que se movimentam em seu interior.

A escolha dessas Instituições que atendem a Educação Infantil, se deu por definição dos critérios do tempo de serviços das profissionais docentes com aproximadamente 05, 10, 15, 20, 25 e 30 anos de experiência na profissão docente.

Escola A

Localiza-se no perímetro urbano da Regional 6 - Praias no bairro de Candeias. Funciona em dois turnos em tempo parcial, com oito turmas da Educação Infantil com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos e seis turmas de Ensino Fundamental com crianças a partir de seis anos de idade.

A estrutura da escola é adequada, oferece espaços para diversas atividades, e compreende: uma quadra poliesportiva coberta, corredores e pátio arborizado, banheiros, cozinha e sala de leitura, secretaria e sala de direção.

O quadro de gestores compreende: dois diretores, uma supervisora pedagógica, secretária e auxiliares administrativos e serviços gerais, oriundos de outras comunidades e cidades da Região Metropolitana.

O corpo discente é composto por estudantes oriundos de famílias da classe de trabalhadores do comércio local, de indústrias e serviços autônomos e nível de escolaridade entre Ensino Fundamental e Médio.

O corpo docente é composto por professoras oriundas de outros bairros e cidades da área metropolitana, na sua maioria trabalham no exercício da docência em duas escolas da mesma Rede e/ou de Redes de ensino distintas. Participam da formação continuada mensalmente, oferecida pela Rede de Ensino para todos os professores. E na escola participam de encontros coletivos mensais para planejamento e estudos. As reuniões com os pais são transformados em encontros para comemoração de datas alusivas ao dia das mães e dos pais.

Escola B

Localiza-se na zona rural, área de difícil acesso, Regional 5 - Prazeres. Funciona em dois turnos em tempo parcial, com três turmas de crianças na faixa etária de 4 e 5 anos

da Educação Infantil e dez turmas de Ensino Fundamental com crianças a partir de seis anos de idade.

A escola compõe uma estrutura que oferece espaços internos para diversas atividades, com uma pequena área coberta, corredores, banheiros, cozinha e sala de leitura/ pequena biblioteca, sala dos professores e secretaria.

O quadro de gestores compreende dois diretores, uma supervisora pedagógica, secretária e auxiliares administrativos e serviços gerais, oriundos de outras comunidades e cidades da área metropolitana.

O corpo discente é composto por estudantes oriundos de famílias pobres trabalhadoras do campo, alguns desempregados e analfabetos e outros com nível de escolaridade até as séries iniciais do Ensino Fundamental. Moram nos engenhos, nos sítios e logradouros circunvizinhos a escola. A maioria destas crianças caminha de sua casa à escola.

O corpo docente é composto por professoras oriundas de outros bairros e cidades da área metropolitana, na sua maioria trabalham no exercício da docência em duas escolas da mesma Rede e/ou de Redes de ensino distintas. Diariamente enfrentam o trânsito em estradas sem asfalto para chegar à escola. Participam da formação continuada mensalmente oferecida pela Rede de Ensino e dos encontros coletivos de docentes na escola para o conselho de classe e planejamento. Os encontros com os pais e mestres se realizam bimestralmente.

Escola C

Localiza-se na no perímetro urbano da Regional 1 – Jaboatão Centro. Funciona em dois turnos em tempo parcial, com cinco turmas da Educação Infantil com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos.

No que se refere à estrutura física, o prédio escolar tem uma estrutura pequena e precária, apesar dos espaços internos serem organizados para atendimento, as atividades se limitam a esses espaços na medida do possível. Possui uma pequena área coberta, banheiros, cozinha, brinquedoteca e secretaria.

O quadro de gestores compreende uma diretora, auxiliares administrativos e serviços gerais, oriundos de outras comunidades e cidades da Região Metropolitana.

O corpo discente é composto de crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, oriundas de famílias com baixo nível de escolaridade, pertence a classe trabalhadora: do comércio local, empregadas domésticas e serviços informais.

O corpo docente é composto por professoras oriundas de outros bairros e cidades da área metropolitana, na sua maioria com dois vínculos, que diz respeito ao trabalho da docência em duas escolas da mesma Rede e/ou de Redes de ensino distintas. Participam da formação continuada oferecida pela Rede de Ensino mensalmente e de encontros coletivos de docentes na escola para planejamento e com os pais nas comemorações das mães e pais.

Escola D

Localiza-se no perímetro urbano da Regional 2- Cavaleiro. Funciona com o atendimento a crianças de zero a três anos de idade, no período de tempo integral, em seis turmas nos horários da manhã e tarde.

Quanto a sua estrutura provisória é adequada. O prédio é alugado e dispõe de um ambiente tranqüilo, seguro, arejado e espaçoso para as crianças e professoras. Com área externa arborizada. A alimentação é distribuída em cinco refeições diariamente.

O quadro de gestores compreende uma diretora, uma supervisora pedagógica, e auxiliar administrativos e serviços gerais, oriundos de outras comunidades e cidades da área metropolitana.

O corpo discente é composto de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos de idade, oriundas de famílias com baixo nível de escolaridade. Pertence a classe trabalhadora de feirantes, empregados no comércio local e desempregados.

O corpo docente é composto por professoras oriundas de outros bairros e cidades da área metropolitana, trabalham na docência em duas escolas da mesma Rede e/ou de Redes de ensino distintas. Participam da formação continuada mensalmente oferecida pela Rede

de Ensino para todos os professores. Na Instituição os encontros coletivos de professoras se realizam quinzenalmente para estudos e planejamento.

Os pais participam de reuniões mensais, para informações da situação do atendimento, para festividades comemorativas dos pais e para informações de cuidados e garantia de direitos das crianças.

Escola E

Localiza-se na no perímetro urbano da Regional 7 – Guararapes. Funciona em dois turnos em tempo parcial, com quatro turmas da Educação Infantil com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos.

A estrutura física do prédio escolar é de pequeno porte e precária, com apenas duas salas de aula, banheiros, cozinha e sala da direção. As atividades se limitam a esses espaços na medida do possível. Possui uma área externa arborizada.

O quadro de gestores compreende uma diretora, auxiliares administrativos e serviços gerais, oriundos de outras comunidades e cidades da área metropolitana.

O corpo discente é composto de crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, oriundas de famílias da classe trabalhadora em empregos no comércio, serviços domésticos e vendedores autônomos, na sua maioria com nível de escolaridade nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

O corpo docente é composto por professoras oriundas de outros bairros e cidades da área metropolitana, com trabalho de docência em duas escolas da mesma Rede e/ou de Redes de ensino distintas. Participam da formação continuada mensais oferecida pela Rede de Ensino. Os encontros coletivos de docentes na escola são realizados mensalmente para planejamento e com os pais e docentes e para informações do atendimento e também para as festas comemorativas dos pais.

Localiza-se na no perímetro urbano da Regional 2 – Cavaleiro. Funciona em dois turnos em tempo parcial, com uma turma da Educação Infantil com crianças na faixa etária de 5 anos e quatorze turmas de Ensino Fundamental.

A estrutura física caractreriza-se como escola de pequeno porte, oferece espaços precários para atividades, compreende corredores pequena área coberta, banheiros, cozinha e sala de leitura, secretaria e sala de direção.

O quadro de gestores compreende dois diretores, uma supervisora pedagógica, secretária e auxiliares administrativos e serviços gerais, oriundos do próprio bairro e de outras comunidades e cidades da Região Metropolitana.

O corpo docente é composto por professoras oriundas de outros bairros e cidades da Região Metropolitana, na sua maioria com dois vínculos, que diz respeito ao trabalho da docência em duas escolas da mesma Rede e/ou de Redes de ensino distintas. Participam mensalmente da formação continuada oferecida pela Rede de Ensino. Na escola são realizados de encontros coletivos quinzenais para estudos e planejamento. As reuniões com os pais se realizam mensalmente.

Escola G

Localiza-se na no perímetro urbano da Regional 7 – Guararapes. Funciona em três turnos em tempo parcial, com quatro turmas da Educação Infantil com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos e oito turmas de Ensino Fundamental e quatro turmas de Educação de jovens e Adultos.

A estrutura física, o prédio escolar é caracterizada de pequeno porte e precária, apesar dos espaços internos serem organizados para atendimento, as atividades se limitam a esses espaços na medida do possível. Possui área interna sem cobertura, banheiros, cozinha, sala de leitura, secretaria e sala da direção.

O quadro de gestores compreende duas diretoras, coordenadora pedagógica, auxiliares administrativos e serviços gerais, oriundos da mesma comunidade, de outros bairros e de cidades da área metropolitana.

O corpo discente é composto de crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, oriundas de famílias de baixo nível de escolaridade nas séries Iniciais do Ensino Fundamental, da classe trabalhadora em empregos no comércio local, serviços domésticos e vendedores autônomos. O corpo docente é composto por professoras oriundas de outros bairros e cidades da Região Metropolitana, na sua maioria com dois vínculos, exercendo a função de docência em duas escolas da mesma Rede e/ou de Redes de ensino distintas. Participam da formação continuada mensais oferecida pela Rede de Ensino. Os encontros coletivos de docentes se realizam na escola mensalmente para planejamento. Os encontros com os pais são realizados bimestralmente para informações e outros para festividades na escola.

Todas as Escolas envolvidas na pesquisa possuem a Proposta Curricular da Rede, que de modo institucional orienta a prática pedagógica do profissional docente da Educação Infantil.

6 . SUJEITOS DA PESQUISA

6.1 População e Amostra do Estudo

Este estudo compõe uma população de cinquenta professoras que ensinam crianças na faixa etária de zero a cinco anos de idade da Educação Infantil, do universo de sete Unidades Educacionais da Rede Pública de Ensino do Jaboatão dos Guararapes-PE.

A escolha dos sujeitos docentes da Educação Infantil, partícipes da pesquisa, ganha significado nos argumentos de Gomes (2009, p. 37) quando enfatiza que esses profissionais, apresentam singularidade que se diferencia dos professores dos demais níveis de ensino, pois atuam diretamente com as crianças e às famílias. Afirma ainda, que “é nesse tripé (educador, crianças e famílias) que suas identidades profissionais poderão sustentar-se”.

Pois os professores, “são sujeitos que vão produzindo sentidos em seus processos de aprender e ensinar, nos quais se integram suas condições sociais e afetivas, seus pensamentos e emoções”. Pelo exposto, à experiência profissional conduziram a definir o

objeto de estudo centrado na construção das identidades profissionais com ênfase na carreira do docente da Educação Infantil.

Nessa trajetória, o quantitativo de sujeitos envolvidos nessa pesquisa, totalizaram 10 professoras da Educação Infantil selecionadas, considerando o tempo de serviço dos 5 aos 30 anos dedicados a docência na Rede Pública de Ensino Municipal do Jaboatão dos Guararapes. As professoras foram contactadas, e nos locais marcados pelas mesmas, considerando os dias e horários das entrevistas, tendo como local da realização das entrevistas o âmbito das instituições de Creche e Pré-Escolas. Foram esclarecidos os objetivos da pesquisa, da ênfase na confidencialidade. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais. Os depoimentos foram gravados e preenchidos um formulário de participação, pelas professoras entrevistadas.

Vale destacar, que tendo em vista a importância da confidencialidade na pesquisa, optou-se por utilizar os seguintes pseudônimos, destacando-se como um dos aspectos de preservação da identidade das professoras pesquisadas: corresponde ao universo feminino das Marias docentes na Educação Infantil.

A população que compõe este estudo é formada por dez professoras da Educação Infantil, no universo de cinquenta professoras das escolas em estudo, selecionadas para participar da pesquisa e conforme critérios de seleção que segundo Huberman (1995), se ajustam nos ciclos de vida profissional.

A amostra escolhida foi de dez professoras, compreendendo os grupos por tempo de exercício na docência e identificação nos “ciclos de vida profissional,” o que permitiu a organização da população que compõe a amostra de forma intencional e antecipada.

Conforme amostra escolhida no total de 10 professoras das Instituições da Educação Infantil, em Creche e Pré-Escolas, foi agrupada em três classes por tempo de exercício na docência na sua totalidade entre: (5 a 10 anos) = 4; (11 a 20 anos) = 1; e de (21 a 30 anos) =5. No que se refere às idades das professoras variam de 31 a 57 anos.

A amostra apresenta-se constituída em três classes, conforme os critérios estabelecidos, organizadas da seguinte forma:

Anos de experiência (5 - 10), constituída por 4 professoras, com média X = 9,5 por tempo de serviço e a média de idades de X= 34,5 anos;

Anos de experiência, (11 – 20), constituída por 1 professora, com média X =15 por tempo de serviço e a media de idades de X =51 anos;

Anos de experiência (21 – 30), constituída por 5 professoras, com média X =23,4 por tempo de serviço e a media de idades de X = 47,6 anos;

ANOS DE