• Nenhum resultado encontrado

O contexto de ensino investigado é de um curso de Licenciatura Plena em Letras com habilitação para Língua Inglesa, com duração de cinco anos, oferecido no período noturno por uma universidade pública, localizada no interior do estado de São Paulo. A universidade possui cerca de 6.000 estudantes em 37 cursos de graduação e 1.900 em 29 programas de pós-graduação.

Em 2006, o curso de Letras da universidade completou dez anos formando professores de língua portuguesa, literaturas brasileira e portuguesa, língua inglesa ou língua espanhola e suas literaturas. Das 40 vagas oferecidas, 20 são para habilitação em Português- Inglês e 20 para Português-Espanhol, sendo a opção pela língua estrangeira feita de acordo com a classificação no vestibular, na ocasião da matrícula. Em se tratando de um curso noturno, grande parte do corpo discente compõe um quadro de alunos que conciliam trabalho e estudo.

O referido curso de Letras tem como principal objetivo:

“(...) trabalhar com o aluno de modo que ele adquira os conteúdos científicos específicos na sua área e na área pedagógica, sendo crítico o necessário para não se restringir a um mero receptor de informações, e desenvolver suas habilidades sem perder de vista o seu futuro papel de educador.”5

As disciplinas oferecidas aos alunos com habilitação em Língua Inglesa visam à “construção da competência comunicativa com o desenvolvimento de habilidades orais e escritas e à compreensão de elementos constituintes do processo de ensino e aprendizagem de línguas”.6

A área de língua inglesa conta com uma diversidade de disciplinas distribuídas ao longo do curso, sendo elas reservadas ao ensino e aprendizagem de língua inglesa, literatura inglesa, literatura norte-americana, lingüística aplicada, prática de ensino e estágio

5

Disponível na página da universidade. Acesso em 19 de agosto de 2006.

6

supervisionado, além de disciplinas optativas com foco em metodologia, gramática, produção oral, pronúncia e exames de proficiência em língua inglesa.

O curso também oferece aos alunos de graduação, a oportunidade de participar de projetos de extensão e de grupos de pesquisa nas áreas de língua inglesa, língua espanhola, português para estrangeiros, língua portuguesa, lingüística, e literatura buscando o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Em 2006, o curso de Letras obteve nota cinco (máximo de cinco) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)7, assegurando ao curso um lugar de destaque entre os 37 cursos de graduação oferecidos na universidade, o que comprova o comprometimento com a formação profissional.

Alterações e Implantações Relevantes no Currículo do Curso

O contexto desta investigação teve como base para a reformulação curricular, alterações relevantes no que diz respeito aos currículos das Licenciaturas, sendo uma delas, a instituição de uma nova distribuição da carga horária conforme orientada na Resolução de 19 de fevereiro de 2002 (CP 2/2002 p.1) prevista no artigo 1º:

“Art.1º A carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, será efetivada mediante a integralização de, no mínimo, 2800 (duas mil e oitocentas) horas, nas quais a articulação teoria-prática garanta, nos termos dos seus projetos pedagógicos, as seguintes dimensões dos componentes comuns:

I - 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso;

II - 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso;

III - 1800 (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural;

IV - 200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico- culturais”.

7

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes-ENADE institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Disponível em: <http://enade.inep.gov.br> Acesso em 19 agosto de 2006.

Além da inclusão da prática como componente curricular que deve ser contemplada ao longo do processo formativo dos professores, houve aumento da carga horária reservada para a Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, bem como o adiantamento de seu oferecimento na grade curricular, com o intuito de envolver o futuro professor no exercício do magistério para aprimorar sua prática pedagógica.

Nas 200 horas a serem dedicadas a outras formas de atividades acadêmico- científico-culturais, incluem-se a participação em congressos, seminários, projetos e pesquisa. Para tanto, a universidade em estudo, na área de ensino e aprendizagem de línguas, oferece aos alunos a oportunidade de participação em projetos de extensão em ensino e aprendizagem de línguas com a supervisão dos professores-formadores em campos como português para estrangeiros, inglês para crianças da rede pública e inglês para fins específicos em parceria com empresas.

Além desses projetos, a universidade também dispõe de um centro de referência e estudo em língua inglesa aliado a um programa de monitoria, financiado pela própria instituição. Nesse programa, os alunos da graduação atuam como monitores de língua inglesa, atendendo aos pares menos proficientes em LE do curso de Letras.

A universidade também oferece à comunidade ACIEPEs (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) nas quais, na área de língua inglesa, professores- formadores, pesquisadores e futuros professores trabalham juntos no oferecimento de cursos sobre ensino e aprendizagem da língua para professores da rede pública de ensino.

Muitos resultados advindos desses projetos são divulgados pelos professores em formação em eventos organizados internamente pelo Departamento de Letras e pela área de Língua Inglesa, assim como em eventos externos voltados para o ensino e aprendizagem de línguas.

De acordo com a Resolução CP 1/2002 do CNE, a formação de professores deve preparar o profissional para a pesquisa com foco no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o curso em estudo incentiva a pesquisa realizada por alunos de graduação por meio de iniciação científica apoiadas por agências de fomento e pela própria universidade. Além disso, com a instituição da nova grade, houve também a inclusão de monografias como trabalho de conclusão de curso a serem incluídas a partir do 9º semestre de curso.

Nas disciplinas didáticas, ministradas pelo Departamento de Educação, os futuros professores também realizam pesquisas de campo envolvendo aspectos acerca do

ensino e aprendizagem e do ambiente escolar, como parte do processo avaliativo em disciplinas.