• Nenhum resultado encontrado

Plano de Ensino

Seção 1. Caracterização complementar da turma/disciplina.

Turma/Disciplina: 063711 - A - HABILIDADE ORAL EM LINGUA INGLESA:

DESENV. E PRAT. PEDAGOGICA Objetivos Gerais da Disciplina

Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competência lingüístico-comunicativa por intermédio da competência profissional através de: a) reflexão sobre temas como: tipos de aprendizes, fator idade, motivação, estilos de aprendizagem, contextos educacionais; b) preparação de atividades de micro-ensino que envolvam os temas abordados.

Ementa da Disciplina

Desenvolvimento da competência lingüístico-comunicativa, com enfoque nas habilidades orais (listening/speaking), refletindo sobre temas que envolvam a caracterização dos aprendizes de LE, estratégias de compreensão auditiva e produção oral com atividades de micro-ensino.

Número de Créditos

Teóricos Práticos Estágio Total

2 2 0 4

Seção 2. Desenvolvimento da Turma/Disciplina Tópicos/Duração

Apresentação do curso (programa, objetivos e avaliação) e questionnaire for students: 2hs Reflective Teaching and Past Experiences: 4hs

Motivation and Language Learning: 6hs Learning Styles and Strategies: 6 hs Listening Strategies: 4 hs

Age Factor and Language Learning: 4 hs Age Factor and Brain Lateralization: 2 hs Teacher’s Competence: 4hs

Student’s Competence: 4 hs

Teaching Grammar and Grammar activities: 8hs Guidelines for Presentations: 4hs

Micro-Teaching: 6hs

Feedback on micro-teaching: 2hs Written Test: 2hs

Feedback on Written Test and Course Evaluation: 2hs

Capacitar o aluno a desenvolver sua competência lingüístico-comunicativa por intermédio da competência profissional com enfoque nas habilidades orais-listening/speaking através da relação das teorias de ensino e aprendizagem de língua inglesa com as experiências dos alunos enquanto aprendizes da língua.

Promover debates e discussões que visem à ampliação de vocabulário, ao aperfeiçoamento de estruturas gramaticais e ao aprimoramento da fluência dos alunos.

Proporcionar ao aluno oportunidades para criar atividades de gramática envolvendo criatividade e teorias sobre ensino e aprendizagem de línguas para o desenvolvimento de sua prática pedagógica.

Estratégias de Ensino

a) Aulas expositivas com a utilização de transparências e slides em data show envolvendo textos selecionados pelo professor conforme a bibliografia da disciplina.

b) Aulas práticas envolvendo exercícios de compreensão oral e produção oral a serem desenvolvidas no Laboratório de Linguagem do Departamento de Letras.

c) Trabalhos em grupos e em duplas como debates e discussões, a fim de estimular a participação e produção oral dos alunos desenvolvida em sala de aula sob a orientação do professor.

d) Estudo e discussão de tópicos gramaticais por meio da leitura de textos que envolvam os temas: motivação, tipos de aprendizes, estilos de aprendizagem, fator idade na

aprendizagem de línguas e competências de alunos e professores.

e) Orientações necessárias para o desenvolvimento das atividades de micro-ensino. f) Discussão sobre os resultados das atividades e reflexão sobre os temas abordados.

Atividades dos Alunos

a) Ler seleção de textos propostos para discussão em sala de aula.

b) Participar das discussões e debates em grupos e em duplas sobre tópicos envolvendo ensino e aprendizagem de línguas.

c) Realizar atividades de compreensão oral envolvendo diferentes estratégias de listening. d) Estudar o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem de línguas. e) Reconhecer as diferentes formas de apresentação de estruturas gramaticais.

f) Realizar atividades propostas com relação às competências dos alunos. g) Elaborar atividades de micro-ensino que envolvam os temas abordados.

h) Refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem por meio da elaboração de diários dialogados de aprendizagem.

Recursos a serem utilizados

O curso contará com o material preparado e adaptado pelo professor responsável pela disciplina. Sendo eles:

- Textos retirados de diversas fontes (livros, artigos de internet e livros de gramática) conforme a bibliografia.

- Como recurso material auxiliar, o professor utilizará recursos áudio-visuais como aparelho retro-projetor, transparências, data show, aparelho de DVD, DVDs, aparelho de som,

Procedimentos de Avaliação do aprendizado dos alunos

(provas, trabalhos individuais ou em grupo, participação, trabalhos extra-classe, seminários, relatórios, exercícios, etc..)

A avaliação de desempenho do aluno será realizada da seguinte forma:

a) Avaliação Escrita (0-3) envolvendo o conteúdo teórico de ensino/aprendizagem visto ao longo do semestre, bem como reflexões acerca do processo ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras;

b) Apresentação Oral (0-4) englobando tópicos gramaticais, procedimentos, estratégias, técnicas e abordagens discutidas em sala de aula;

c) Auto-avaliação do aluno (0-1) estimulando a reflexão e avaliação do aluno com relação à sua apresentação oral e desempenho durante o semestre.

d) Diários de Aprendizagem (0-2) realizados a partir de tópicos discutidos em sala envolvendo as experiências dos alunos com relação à aprendizagem de línguas. A média final será o somatório de todas as notas.

Bibliografia

Publicação (Procure usar normas ABNT. a menos da formatação)

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. 1ª. ed. Campinas: Pontes, 1993. 75 p.

BROWN, H. D. Principles of Language Learning and Teaching. 4a ed. New York: Longman Pearson Education, 2000. 351p.

FILLMORE, L. W.; SNOW, C. E. What teachers need to know about language. ERIC-

Education Resources Information Center. Washington. ED444379 p. 1-42. 2000.

Disponível em <http://eric.ed.gov > Acesso em: 12 abr. 2006.

HARMER, J. How to teach English. 10a ed. London: Longman, 2003.

LEECH, G., SVARTVIK, J. A Communicative Grammar of English. New York: Longman, 1994.

MCLAUGHLIN, B. Myths and Misconceptions about Second Language Learning: what every teacher needs to unlearn. Educational Practice Report n. 5. 1992. p.1-8. Disponível em: <http://www.ncela.gwu.edu/pubs/ncrcdsll/epr5.htm> Acesso em: 15 mar. 2005.

NGEOW, K. Y. H. Motivation and Transfer in Language Learning. ERIC Digest, ED427318, p. 1-5, 1998. Disponível em: <http://www.ericdigests.org/1999- 4/motivation.htm>. Acesso em: 05 mai. 2006.

RICHARDS, J. C.; LOCKHART, C. Reflective Teaching in Second Language

Classrooms. 1a.ed. New York: CUP, 1994. 218p.

SHUMIN, K. Factors to consider: Developing Adult EFL Students’ Speaking Abilities. In: RICHARDS, J. C.; RENANDYA, W. A. (eds.). Methodology in Language Teaching: an

anthology of current practices. 5a ed. New York: Cambridge University Press, 2005. p.

204-211.

UR, P. A Course in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. UR, P. Grammar Practice Activities: A practical guide for teachers. CUP, 1988. UR,P. Discussions that work. CUP, 1993

WHAT are the types of learning styles? Disponível em:

<http://www.ldpride.net/learningstyles >. Acesso em: 31 mar. 2005. 4 p. Vários filmes em DVD, textos de jornais, artigos de revistas e sites de internet.