• Nenhum resultado encontrado

4.1 Caraterização da escola objeto de estudo

Para fazer uma caraterização do contexto procedemos à análise de alguns documentos de referência, designadamente o plano anual de atividades da escola, alguns dados de

indisciplina do ano letivo 2011/2012 e dados do RGPH 2010 realizado pelo Instituto

Nacional de Estatística de Cabo Verde (INECV).

Desta forma podemos afirmar que a escola está localizada na zona de Achadinha, na Cidade da Praia- Cabo Verde. A referida escola está implantada num bairro com vários problemas sociais destacando-se, entre outros, a pobreza, alcoolismo, consumo de estupefacientes, violência / guerras constantes entre grupos de jovens delinquentes. Estes problemas não favorecem um clima de paz social, estabilidade, não constituem referências do bom comportamento e de bons exemplos na sociedade, refletindo diretamente no comportamento das crianças, adolescentes e jovens na escola e na sala de aula.

Trata-se de um bairro que cresceu de forma desordenada, sem qualquer plano urbanístico, carecendo de uma melhor organização.

Segundo os dados do RGPH 2010 realizado pelo INECV, o bairro de Achadinha, tem uma população total de 8483 habitantes, sendo 51,6% (4379) são do sexo feminino e 48,4% (4104) do sexo masculino.

O quadro a seguir ilustra as caraterísticas da população servida pela escola objeto de estudo.

Tabela 1: Caraterísticas da população servida pela escola.

Sexo População residente Sexo do representante do agregado familiar Idade Menos de 15 anos Entre 15 e 64 anos Mais de 65 anos M 4104 1265 1156 2750 194 F 4379 1107 1226 2825 323 Total 8483 2372 2382 5576 517 Fonte: INE CV

52 Da análise da tabela 1 podemos verificar que, à semelhança da população do país, o barro de Achadinha é habitada maioritariamente pela mulher, cerca de 51,6%. Podemos ainda afirmar que a maioria do agregado familiar é representada por homem.

Ainda de acordo com RGPH 2010, a população da Achadinha apresenta os seguintes níveis de escolaridade:

Tabela 2: Distribuição da população segundo sexo e nível de instrução.

Sexo Nunca frequentou Pré- escolar Alfabetiza ção EB ES C. Médio Bacharel/S uperior M 273 173 20 1441 1564 29 347 F 574 178 29 1336 1558 45 381 Fonte INECV

Da observação da tabela 2 constatamos que a maioria da população desse bairro possui escolaridade ao nível do ensino básico ou secundário. Podemos também verificar que um número significativo da população feminina nunca frequentou.

Ainda de acordo com a mesma fonte, da totalidade da população desse bairro, 76.1% da população ativa ocupada é masculina, 2.8% é desempregada e 21.1% é inativa. Relativamente à população feminina, 61% é ativa ocupada, 5.6% é desempregada e 33.8% é inativa.

Constatamos também que, de acordo com os dados de RGPH 2010, 37,1% da população do referido bairro habita em moradia independente e 62,9% habita em apartamento.

Da totalidade da população de Achadinha, 67.7% vive do trabalho, 11.7% a cargo de família residente em Cabo Verde, 2.3% vive a cargo da família residente no estrangeiro. Constatamos também que 1.1%, 6%, 4.9% e 1.1% da população vive do rendimento de propriedade/empresa, da reforma, de pensão e apoio social respetivamente. Verificamos ainda que 4.9% da população vive de outro meio.

Além da ESRS, o bairro conta ainda com algumas infraestruturas como escola do ensino básico, polidesportivo, mercado municipal, centro de saúde. A escola está cercada por vários estabelecimentos comerciais como lojas, bares e restaurantes e mercado municipal.

53

A escola Regina Silva

A referida escola funciona num edifício construído para o Ensino Básico Integrado, não garantindo, á partida, as melhores condições para o funcionamento do Ensino Secundário.

De acordo com a estatística da escola, no presente ano letivo, ela possui um total de oitocentos e noventa e três (893) alunos (385 do 3º ciclo do ensino básico, 297 do 9º ano e 211 do 10º ano), sendo quatrocentos e setenta e três do sexo feminino e quatrocentos e vinte do sexo masculino, do sétimo ao décimo ano de escolaridade, distribuídos por vinte e quatro turmas.

Das vinte e quatro turmas, apenas duas têm número de alunos inferiores a trinta. As restantes têm um número elevado de alunos, sendo que algumas chegam a ter quarenta e três a quarenta e cinco. Por isso, a superlotação das salas de aula é uma realidade nessa escola.

A ESRS possui um total de quarenta e sete professores. Destes, um possui doutoramento, quatro têm mestrados, vinte são licenciados, quatro frequentam formação e apenas um não tem qualquer formação. Dos professores formados, trinta e seis possui formação na área de ensino e oito tem formação noutras áreas.

Dos quarenta e sete professores, apenas 2 (4,25%) tem menos de três anos a lecionar nessa escola, pelo que podemos afirmar que há estabilidade relativamente ao pessoal docente.

A escola não possui um projeto educativo nem regulamento interno. Contudo, as suas ações são orientadas pelo plano anual de atividades.

Ela é composta por doze salas de aula, uma sala de informática, gabinete do diretor e subdiretores pedagógico, administrativo e para assuntos sociais e comunitários. Possui também secretaria, um polidesportivo e uma sala para reuniões mas não possui biblioteca.

As salas de aula estão mobiladas com mesas e cadeiras para duas pessoas, dispostas em filas. Está também equipada com quadro negro. Contudo, há na escola computador e data show que podem ser utilizadas nas aulas.

Conforme consta dos registos da escola, é no 3º ciclo do ensino básico (7º e 8º ano) que se verifica maior número de casos de indisciplina e também onde se regista maior

54 número de medidas disciplinares sancionatória “ordem de saída da sala de aula”. As razões mais frequentes para a aplicação dessa medida foram, principalmente, atitudes de desrespeito aos professores e aos colegas dirigindo-lhes palavras obscenas, perturbação do andamento da aula, entrada na sala aos gritos e agressão física e verbal aos colegas. Verificou-se também perturbações como conversas paralelas, recusa em realizar atividades propostas pelo professor, sujar a sala de aula outros espaços escolar que mereceram medidas pedagógicas e de integração.

55

Documentos relacionados