• Nenhum resultado encontrado

IFES NÚMERO MÉDIO DE ALUNOS * ALUNOS ASSISTIDOS % DE ALUNOS ASSISTIDOS

5. CONTEXTUALIZANDO O CENÁRIO DA PESQUISA

O Centro Acadêmico de Vitória fica localizado no município de Vitória de Santo Antão, na zona da mata do estado de Pernambuco, região que tem como característica principal a monocultura da cana de açúcar.

O município com 129.974 habitantes, segundo o censo IBGE 2010, localiza-se a 53 km da capital, na mesorregião Mata e na Microrregião Vitória de Santo Antão do estado de Pernambuco, limitando-se a norte com Glória do Goitá e Chã de Alegria, a sul com Primavera e Escada, a leste com Moreno, Cabo e São Lourenço da Mata, e a oeste com Pombos (Figura 1).

Figura 1 – Mapa Rodoviário de Pernambuco – localização de Vitória de Santo Antão Fonte: Google maps (2014)

Historicamente, a cidade de Vitória de Santo Antão teve o seu desenvolvimento atrelado a sua estratégica posição geográfica, estando na principal rota de acesso ao interior e, mais especificamente, à região do São Francisco. Atualmente, se destaca pelo seu polo industrial, sendo base para fábricas renomadas e de grande importância para o desenvolvimento econômico da região, tais como: Sadia, Kraft Foods, Destilaria JB, Pitú, a fábrica de vidros OI (antiga SIV), Celite, Isoeste, Anjo, Ventisol, dentre outras empresas renomadas, além do recentemente inaugurado Vitória Park Shopping e Coliseum Leilões15. Segundo dados do Censo (2010), a economia do município está sustentada em 3 pilares: agropecuária, indústria e serviços, sendo este último o maior responsável pelo seu Produto

15

Dados extraídos do portal eletrônico da Prefeitura da Vitória de Santo Antão. Disponível em: < http://prefeituradavitoria.pe.gov.br/web/>.

64

Interno Bruto (PIB). O PIB do município corresponde a aproximadamente 3% do PIB do estado de Pernambuco (IBGE, 2010, b).

5.1 O CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA (CAV)

O CAV ofertou inicialmente apenas os cursos de graduação em Nutrição (Bacharelado), em Enfermagem (Bacharelado) e a Licenciatura em Ciências Biológicas (UFPE, CAV, 2007). Atualmente oferece também os cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e Saúde Coletiva (Bacharelado) (UFPE, CAV, 2013b). Cabe destacar, que conforme dados do portal eletrônico E-MEC do Ministério da Educação, a UFPE foi pioneira no oferecimento desses cursos no município.

Na época da implantação do Centro Acadêmico de Vitória, conforme relato da direção atual do campus, a Secretaria Municipal de Educação realizou um levantamento com os alunos do 3º ano do ensino médio das escolas públicas e privadas do município em relação ao curso de graduação de seu interesse, obtendo como resultado uma maioria das indicações para os cursos da área de saúde, em consonância com a carência desses serviços oferecidos pela região.

Desde sua criação, o CAV tem sua estrutura administrativa composta por Núcleos, diferentemente da divisão em Centro e Departamentos adotada pelo do campus Recife da UFPE. Nos Núcleos estão inseridas as Coordenações dos cursos de graduação, assim divididas: Núcleo de Biologia (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas), Núcleo de Enfermagem (curso de bacharelado em Enfermagem), Núcleo de Nutrição (curso de Bacharelado em Nutrição e Bacharelado em Saúde Coletiva), Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte (cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física) (UFPE, CAV, 2013b).

Nesse formato administrativo, o Núcleo que apresenta apenas um curso de graduação tem o Coordenador do curso como Coordenador de Núcleo, concomitantemente, o que diminui os trâmites burocráticos e agiliza a tomada de decisão. Em casos de Núcleo com mais de um curso de graduação, dentre os Coordenadores desses cursos, são indicados o Coordenador e Vice- Coordenador do Núcleo.

65

Atualmente o campus Vitória, como é conhecido o CAV, oferece dois programas de Pós-Graduação Strictu Sensu (mestrado), o Programa de Pós-Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente e o Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica. Oferece também os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na área de Saúde Pública (o Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde) desde 2010, e na área de Enfermagem em Urgência e Emergência (Especialização), desde o primeiro semestre de 2013 (UFPE, CAV, 2013b).

O CAV conta com um corpo técnico qualificado, com cerca de 60 servidores, distribuídos entre os cargos de nível médio (Auxiliar e Assistente em Administração, Técnico de Laboratório em áreas diversas , Técnico em Contabilidade e Intérprete em Libras) e nível superior (Nutricionista, Enfermeiro, Psicólogo, Assistente Social, Administrador, Químico, Bibliotecário/Documentalista, Farmacêutico, Técnico em Assuntos Educacionais, Secretário Executivo, Médico do Trabalho e Médico Veterinário), apresentando muitas vezes, titulação superior à exigida para o provimento dos respectivos cargos, como cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. O corpo Docente é formado por 25 professores contratados como substitutos e 124 docentes do quadro permanente da UFPE, em sua maioria doutores (78 doutores e 46 mestres), distribuídos entre as classe de Professor Titular, Adjunto, Assistente e Auxiliar, dois professores visitante e um professor com lotação provisória, responsáveis pelas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão (UFPE, CAV, 2013b).

Portanto, o campus Vitória é um centro consolidado e com profissionais qualificados de forma a atender o objetivo principal da expansão do ensino superior que é a ampliação da oferta de vagas sem prejuízo da qualidade do ensino.

5.2 ENSAIANDO OS DADOS DO PNAES NO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA: LEVANTAMENTO PRÉVIO DAS INFORMAÇÕES.

O Centro Acadêmico de Vitória no 2º semestre de 2013 tinha 1322 alunos regularmente matriculados16 em seus cursos de graduação, distribuídos conforme tabela 5,

16

66

com uma maior concentração de alunos matriculados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Do total de 1322 alunos matriculados, 80417 estão inseridos no Programa Nacional de Assistência Estudantil, totalizando 2014 auxílios distribuídos (Tabela 6), uma vez que cada aluno pode receber mais de um auxílio, desde que cumpra os requisitos necessários e a soma total dos benefícios (exceto o auxílio alimentação e o auxílio psicológico) não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio18.

Tabela 5 – Distribuição de alunos por curso do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE (2013.2).

Fonte: Siga. Elaboração da autora.

Tabela 6 – Percentual de beneficiários e benefícios do PNAES por curso do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE (2013.2).

Fonte: UFPE, Núcleo de Assistência Estudantil e Apoio Psicossocial – NAEPS/ CAV (2013a). Elaboração da autora.

17

Planilha de beneficiários atualizada até 15 de janeiro de 2014. UFPE, Núcleo de Assistência Estudantil e Apoio Psicossocial – NAEPS/ CAV (2013a).

18

Disponível em: < http://www.ufpe.br/proaes/images/proaes/editall.pdf>. Acesso em: 22 mai 2014.

CURSO Nº DE ALUNOS %

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA) 375 28,37

EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO) 200 15,13

EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA) 200 15,13

ENFERMAGEM 243 18,38

NUTRIÇÃO 246 18,61

SAÚDE COLETIVA 58 4

TOTAL 1322 100%

Nº DE BENEFICIÁRIOS x Nº DE BENEFÍCIOS POR CURSO x ALUNOS MATRICULADOS Nº TOTAL DE BENEFÍCIOS CAV

Ciências Biológicas Educação Física (Bacharelado) Educação Física (Licenciatura) 1,98% 432 21,44% 154 62,60% 389 19,31% 14,89% Nutrição 30,98% 95 47,50% 229 11,37% Saúde Coletiva Enfermagem Nº DE BENEFICIÁRIOS Nº DE BENEFÍCIOS 253 67,47% 624 165 67,90% 116 58% 300 21 36,20% 40 CURSO

67

Como podemos observar há um maior número de beneficiários nos cursos de Enfermagem e de Licenciatura em Ciências Biológicas. Ao compararmos o número de benefícios concentrados por curso ao número total de benefícios distribuídos no CAV, observamos uma maior prevalência de benefícios recebidos pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, visto que 30,98% dos benefícios distribuídos no Centro Acadêmico estão concentrados neste curso.

Há uma maior concentração em todos os cursos do auxílio destinado à alimentação, o que parece indicar que esta ação é o carro chefe do Programa (Tabela 7). Nesse aspecto, destaca-se o curso de Saúde Coletiva, onde 52,5% dos alunos são beneficiários deste tipo de auxílio. Apenas um estudante do curso de nutrição recebe o auxílio creche, representando 0,25% dos auxílios distribuídos neste curso. O auxílio emergencial é recebido por apenas um estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, representando 0,16% dos auxílios recebidos pelos estudantes deste curso.

Tabela 7 – Percentual do número de benefícios PNAES, por tipo, comparados ao total dos auxílios distribuídos por curso no Centro Acadêmico de Vitória da UFPE (2013.2).

Fonte:UFPE, Núcleo de Assistência Estudantil e Apoio Psicossocial – NAEPS/ CAV (2013a). Elaboração da autora.

Podemos observar ainda na tabela 7 que dentre os cursos do CAV, aqueles que têm o maior número de estudantes beneficiados pelo auxílio moradia (cujo deslocamento diário é inviável) e que consequentemente passam a ser beneficiados pelo complemento do auxílio alimentação destinado às refeições dos finais de semana (auxílio alimentação CEU’s), são os de Enfermagem e Nutrição. Já o curso que se destaca por apresentar maior número de beneficiários pelo auxílio transporte (cujos estudantes fazem o deslocamento diário campus – residência) é o de Saúde Coletiva.

A renda familiar dos estudantes do CAV, de acordo com o estudo “migração e mobilidade cotidiana: os efeitos da interiorização das universidades federais em Pernambuco”

CIÊNCIAS EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA