• Nenhum resultado encontrado

3 O Lúdico no contexto da Educação Infantil para o desenvolvimento e

5.2 Contextualizando o objeto de estudo

2 O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Os critérios utilizados para calcular o IDH são grau de escolaridade, renda e nível de saúde.

A Escola Municipal de Educação Infantil Mundo do Saber situa-se na Rua Santa Rosa, n° 530 na cidade de Tucunduva – Rio Grande do Sul e atualmente atende crianças de 0 a 6 anos.

FIGURA 4 – Localização da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo do Saber, segundo o

Google Maps.

Segundo o Regimento Escolar (2014) da Escola a creche tem como objetivo,

Reconhecer a infância como um dos momentos mais importantes da vida envolvendo a criança num mundo lúdico marcado por alterações estáveis e progressivas, de prazer e bem-estar e oportunizar experiências enriquecedoras e significativas, através do cuidar e do educar, em um ambiente aconchegante e desafiador que propicie a exploração, a curiosidade, incentivando o desenvolvimento de todas as suas potencialidades.

E em relação a pré-escola segundo o Regimento Escolar, a Escola define seus objetivos como sendo,

Oportunizar a criança o ato de brincar expressando seus sentimentos, seu ser poético e estético com o corpo e o intelecto, desenvolvendo hábitos, atitudes e competências que a acompanharão na vida adulta e oportunizar novas experiências em diferentes momentos e diferentes ambientes de forma lúdica propiciando seu desenvolvimento físico, social, psíquico e moral, respeitando suas potencialidades e limites, visando a formação do seu ser, complementando assim a ação da família.

A Educação Infantil iniciou seus trabalhos educacionais junto ao prédio da APAE, atendendo crianças de 4 e 5 anos, de forma experimental durante os

anos de 1999 a 2002, em virtude de uma demanda. Mais tarde, em 2003 foi autorizada para funcionamento, conforme Decreto Municipal n° 066/2002, de 04 de dezembro de 2002; Parecer n° 1445/2002 do Conselho Estadual de Educação, de 18 de dezembro de 2002, com a denominação “ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNDO DO SABER”, com atendimento a crianças de 3 a 6 anos. A partir deste ano, com a autorização para o funcionamento, deu-se início ao atendimento a duas turmas, uma com alunos de 3 e 4 anos e outra com alunos de 5 anos, no turno vespertino.

Em 2007 iniciou-se os trabalhos com três turmas, nos dois turnos e em 2010 abriu-se atendimento para seis turmas de 3, 4 e 5 anos: duas de manhã e quatro a tarde.

No mês de junho, no ano de 2014 iniciou-se as atividades escolares de crianças de 0, 1 e 2 anos, formada com uma turma matutina e duas turmas de vespertino, num total de 27 crianças3.

Atualmente a escola dispõe de oito professoras, três monitoras, uma diretora, duas coordenadoras pedagógicas, três funcionárias e uma professora especifica referente a hora do conto, que atua uma vez na semana com todas as turmas enquanto as professoras titulares realizam planejamento.

A Escola possui seis salas de aula e dois berçários. Também dispõe de biblioteca, refeitório com sala de áudio e vídeo, cozinha, deposito, sala de professores, sala para a equipe diretiva, dois banheiros, feminino e masculino, área coberta, área verde e um amplo espaço com brinquedos. Em relação aos recursos tecnológicos e audiovisuais disponíveis são: dois televisores, dois aparelhos de DVD, um notebook, data show, dois computadores, impressora xerocadora, maquina filmadora, câmera digital, telefone caixa de som, três microfones e aparelho de som.

Os aspectos sociais da comunidade escolar são constituídos por famílias que residem no meio rural e urbano, sendo que a maioria é da zona urbana. A maioria das famílias pertence a classe média baixa, e é empregada no comércio local da cidade ou pequenas empresas; outra parte sobrevive da

3 A creche ainda possui restrições em seu funcionamento. A sua implementação ocorreu de forma antecipada devido a obrigatoriedade do município implementar a Educação Infantil de 0 a 3 anos.

agricultura e produção leiteira. Um grande número de pais possui o ensino fundamental e médio, e apenas alguns possuem o ensino superior. As famílias são pertencentes a diversos credos religiosos, sobressaindo a religião católica.

Segundo o Projeto Político Pedagógico (2014) a Escola tem como objetivo,

 Proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico, moral e social.

 Contribuir para a formação global e harmônica da criança, propiciando- lhe experiências concretas que levem ao seu desenvolvimento integral.  Tornar-se espaço lúdico, um tempo fantasioso e acolhedor para a

criança em ambiente estimulante.

 Colaborar para a aquisição de um conjunto de conceitos básicos, habilidades, atitudes e hábitos que se transformem em comportamentos indispensável para o pleno desenvolvimento infantil e crescimento saudável.

No atendimento dos objetivos, a prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades, segundo o Projeto Político Pedagógico (2014),

 Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

 Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar.

 Estabelecer vínculos afetivos de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social.

 Estabelecer a ampliar cada vez mais as relações sociais articulando seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

 Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo- se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente a valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.

 Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

 Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plásticas, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no processo de construção de significados, enriquecendo cada vez maus sua capacidade expressiva.

 Conhecer as produções e manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, valorizando a diversidade.

 Desenvolver de forma lúdica as atividades de formação de hábitos, atitudes e habilidades, atendendo especialmente às necessidades, interesses e possibilidades da criança.

Documentos relacionados