• Nenhum resultado encontrado

Contratos de fornecedores e critérios de performance

No documento Gerenciamento de Projetos de TI (páginas 81-84)

q

Após contratar um fornecedor, os critérios de performance devem ser claramente documentados na declaração de trabalho:

1 Descrição clara dos requisitos da atividade ou do entregável 1 Datas de entrega

1 Requisitos de performance 1 Critérios de aceitação

Os critérios para contratar fornecedores devem ser claramente definidos na declaração de trabalho, que inclui os seguintes pontos:

1 Descrição clara dos requisitos da atividade ou do entregável; 1 Datas de entrega;

1 Requisitos de performance; 1 Critérios de aceitação.

Esses critérios se tornam críticos para se definir o nível de resposta do fornecedor e, assim, a justificativa para o reembolso dos serviços. O gerente de projetos deve se certificar que o teste final e a aceitação dos entregáveis são ambos gerenciados adequadamente.

Tabela 4.2

Métodos para avaliação.

G er en ci am en to d e P ro je to s d e T I

Tipos de contrato

q

1 Para que um contrato seja executado dentro das expectativas das partes envolvidas, é necessário o estabelecimento de cláusulas e condições

1 Escolher o tipo de contrato a ser utilizado em um fornecimento depende de inúmeros fatores

1 Podemos citar alguns desses tipos a seguir: 2 Contratos de compra e venda

2 Contratos de locação

2 Empréstimo: comodato e mútuo 2 Prestação de serviços

2 Empreitada 2 Licitações

É da natureza de todos os contratos serem bilaterais (duas partes, no mínimo) e sinalagmá- tico (aceitação formal ou tácita das partes). O Código Civil Brasileiro (Lei no. 10.406/2002) dispõe sobre a existência de formas diferenciadas de contratação e classifica os contratos em espécies, estabelecendo para cada uma delas características e funções. Destacamos algumas destas:

1 Contratos de compra e venda: nesse contrato, uma das partes se obriga a transferir o domínio (propriedade) de certa coisa, e a que recebe deverá pagar o preço correspondente. 1 Contratos de locação: uma das partes se obriga a ceder à outra, por tempo determinado

ou não, uso e gozo da coisa não consumível, mediante certa contribuição. Não ocorre a transferência de propriedade.

1 Empréstimo (comodato e mútuo): comodato é o empréstimo de coisa não consumível que não pode ser substituída (cadeiras, equipamentos, imóveis). As despesas para manu- tenção da coisa são de responsabilidade do comodatário. Mútuo é o empréstimo de coisa consumível (por exemplo, um saco de cimento). Sua característica é a substituição do produto, por outro de mesmo gênero, qualidade e quantidade.

1 Prestação de serviços: é toda espécie de trabalho lícito que pode ser contratado, mediante retribuição, a uma pessoa física, excetuados os que não estiverem sujeitos a leis trabalhistas ou lei especial.

1 Empreitada: nesse tipo de contrato, os serviços são realizados para implantar determi- nada obra, pessoalmente ou por meio de terceiros, mediante determinada remuneração, de acordo com orientações do cliente, sem vínculo empregatício de qualquer natureza. Nessa espécie de contrato o empreiteiro de uma obra pode contribuir para ela só com o seu trabalho ou também com materiais.

1 Licitação: procedimento administrativo formal em que a Administração Pública convoca, mediante condições estabelecidas em ato próprio (edital ou convite), empresas interes- sadas na apresentação de propostas para o oferecimento de bens e serviços. A Lei nº 8.666 de 1993, ao regulamentar o artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal, estabe- leceu normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Ca pí tu lo 4 - P la no d e g er en ci am en to d o p ro je to

q

Tipos de licitação: 1 Concorrência 1 Tomada de preços 1 Convite 1 Pregão Concorrência

Modalidade da qual podem participar quaisquer interessados que na fase de habilitação preliminar comprovem possuir requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução do objeto da licitação. Tomada de preços

Modalidade realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebi- mento das propostas, observada a necessária qualificação.

Convite

Modalidade realizada entre interessados do ramo de que trata o objeto da licitação, esco- lhidos e convidados em número mínimo de três pela Administração. O convite é a moda- lidade de licitação mais simples. A Administração escolhe quem quer convidar, entre os possíveis interessados, cadastrados ou não. A divulgação deve ser feita mediante afixação de cópia do convite em quadro de avisos do órgão ou entidade, localizado em lugar de ampla divulgação.

No convite é possível a participação de interessados que não tenham sido formalmente convidados, mas que sejam do ramo do objeto licitado, desde que cadastrados no órgão ou entidade licitadora ou no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF. Esses interessados devem solicitar o convite com antecedência de até 24 horas da apresen- tação das propostas.

Para alcançar o maior número possível de interessados no objeto licitado e evitar a repe- tição do procedimento, muitos órgãos ou entidades vêm utilizando a publicação do convite na imprensa oficial e em jornal de grande circulação, além da distribuição direta aos forne- cedores do ramo.

Pregão

É a modalidade de licitação em que a disputa pelo fornecimento de bens e serviços comuns é feita em sessão pública. Os licitantes apresentam suas propostas de preço por escrito e por lances verbais, independentemente do valor estimado da contratação.

Ao contrário do que ocorre em outras modalidades, no pregão a escolha da proposta é feita antes da análise da documentação, razão maior de sua celeridade.

O pregão é modalidade alternativa ao convite, tomada de preços e concorrência para contra- tação de bens e serviços comuns. Não é obrigatória, mas deve ser prioritária e é aplicável a qualquer valor estimado de contratação.

G er en ci am en to d e P ro je to s d e T I

Exercício de fixação 1 e

No documento Gerenciamento de Projetos de TI (páginas 81-84)

Documentos relacionados